Se você é um bom jardineiro, provavelmente sabe que a cinza é um fertilizante universal e alimentar o repolho com cinza é um excelente método para conseguir uma excelente colheita. Para quem não gosta de usar fertilizantes do tipo industrial, o produto da combustão da lenha é excelente. Contém muitas substâncias úteis para as plantas, como potássio, cálcio, fósforo, manganês, e todas são facilmente absorvidas. A melhor cinza é considerada a obtida da palha, mas a cinza de madeira, por exemplo, a bétula, é frequentemente utilizada e acessível a todos. Agora vamos considerar a questão de como fertilizar com cinzas. Usar cinzas para fazer repolho é muito benéfico.
- Preparando a solução de cinzas
- Como fazer uma infusão de cinzas
- Decocção de cinzas
- Usando cinzas no jardim
- Alimentando as mudas
- Alimentando plantas em uma estufa
- Alimentando repolho
- Como usar cinzas para alimentar pepinos
- Como alimentar tomates e pimentões
- Alimentando beterraba e cenoura
- Alimentando cebola e alho
- Como alimentar batatas com cinzas
- Alimentando abobrinha
- Como usar cinzas no jardim
- Como alimentar morangos com cinzas
- Fertilizando uvas com cinzas
- Processamento de árvores e arbustos
- Conclusão
Preparando a solução de cinzas
Se você preparar incorretamente, só vai acabar prejudicando a planta. Na verdade, é muito simples. Pegue um balde de água, sempre de 10 litros, e despeje nele um copo com os restos da árvore queimada. A seguir, tudo isso deve ser bem misturado e regar o repolho sob a raiz com a solução resultante.
Como fazer uma infusão de cinzas
Você pode fazer um suplemento muito útil contendo muitas vitaminas. Para fazer isso, basta pegar um balde normal e enchê-lo 1/3 com cinzas. Depois disso, encha-o com água quente até a borda e deixe fermentar por cerca de 2 a 3 dias. Em seguida, o líquido precisa ser filtrado e adicionado ao repolho ou pulverizado.
Decocção de cinzas
Colete separadamente exatamente 300 gramas de fertilizante obtido da árvore queimada. Em seguida, pegue água fervente e despeje sobre ela. Então você precisa cozinhar por cerca de meia hora. Depois disso, você terá uma decocção pronta, mas deve ser resfriada, claro, coada e diluída em 10 litros de água.
Tente adicionar um pouco de sabão em pó ao caldo - cerca de 50 gramas. Então vai aderir muito melhor às folhas.
Esta maravilhosa decocção protegerá suas plantas do flagelo de vermes, pulgões, pulgas crucíferas, lesmas, nematóides e caracóis. Como você pode ver, este é realmente um remédio universal. O principal é cozinhá-lo corretamente.
Usando cinzas no jardim
Pode ser usado no jardim. Antes de fertilizar, certifique-se de determinar o nível de acidez do solo. Se for alcalino, não há necessidade de usar fertilizantes, senão só vai piorar. Se o solo for ácido, as cinzas de madeira serão muito úteis, pois o resultado será uma reação neutra. Não é necessário cultivar o solo, pode-se borrifar cinzas nas folhas das plantas.
Alimentando as mudas
Se você polinizar as mudas usando esse resíduo da combustão da madeira, ou melhor, uma camada fina a cada oito ou nove dias, ela crescerá muito mais rápido. A planta também não será suscetível a danos causados por pragas. Em seguida, você deve esperar até que finalmente se formem várias folhas, literalmente duas ou 3, e tratá-las com uma mistura de pó de tabaco e cinza. Depois disso, eles não terão medo da mosca do repolho e de outros insetos semelhantes.
Alimentando plantas em uma estufa
A solução é perfeita para regar vegetais que crescem em estufa. Se o solo estiver protegido, são usados fertilizantes do tipo raiz. Cerca de meio litro ou litro de fertilizante é usado para uma planta específica.
Alimentando repolho
Processar vegetais é um processo simples. Durante o processo de escavação, você deve aplicar aproximadamente uma ou duas xícaras de nosso fertilizante principal para repolho por metro quadrado. Se forem plantadas mudas, basta um punhado, mas em cada cova. Aliás, a cinza de madeira é excelente para proteger essa hortaliça de diversos tipos de pragas.
Basta tratar as folhas com a decocção preparada. A frequência de processamento já é influenciada pelo clima, se as chuvas frequentes não param, você deve polinizar as folhas com a maior freqüência possível. Agora você sabe processar repolho.
Como usar cinzas para alimentar pepinos
Essas hortaliças, durante o período de formação dos ovários, costumam ser muito carentes de dois tipos de nutrientes - cálcio e potássio. Por isso, jardineiros experientes, mesmo quando a planta começa a florescer, regam-na com uma infusão feita de cinzas. Isso é cerca de meio litro para cada arbusto. E procedimento semelhante deve ser realizado a cada dez dias.
Se os pepinos forem cultivados em solo aberto, deve-se usar alimentação foliar adicional. Para isso, prepara-se uma decocção e borrifa-se a folhagem, formando uma camada cinza. Quando os pepinos começam a crescer ativamente, a fertilização é feita com menos frequência, cerca de 3 ou 4 vezes por mês.
Como alimentar tomates e pimentões
Quando essas hortaliças são cultivadas, você deve derramar cerca de três copos de nosso fertilizante por 1 metro quadrado enquanto cava o solo. Quando as mudas são plantadas, é imperativo colocar um punhado de fertilizante em cada cova. Aplique cinzas à medida que a estação de crescimento avança. Antes de começar a regar, polvilhe o solo sob os arbustos com nosso fertilizante. Quando estiver completo, solte o solo.
Alimentando beterraba e cenoura
Antes de semear, adicione cinzas ao solo - 1 xícara por metro quadrado. Quando as mudas começam a aparecer, é necessário borrifar os canteiros antes de regar. Aliás, isso também ajuda no combate às pragas.
Alimentando cebola e alho
Essas hortaliças podem contrair uma doença que leva à formação de podridão. Mas se você adicionar cinza de madeira ao solo, isso evitará essa doença.No outono, na hora de cavar, deve-se adicionar 2 xícaras do produto obtido da combustão da madeira por metro quadrado, e na primavera basta uma.
Também é possível alimentar cebola e alho com infusão de cinzas. No entanto, isso não pode ser feito com frequência; três vezes por temporada é suficiente.
Como alimentar batatas com cinzas
Ao plantar batatas pela primeira vez, é aconselhável colocar cerca de duas colheres de sopa de cinza em cada cova. Na hora de cavar, basta borrifar um copo de fertilizante por metro quadrado. Em seguida vem o período de cultivo e então, quando é feito o amontoamento, devem ser adicionadas cerca de duas colheres de sopa em cada arbusto. No re-amontoamento, já se usa meio copo por arbusto. Observe que seria útil borrifar as batatas, ou seja, suas folhas, com uma infusão de cinzas. Isso irá salvá-lo de pragas, especialmente em terreno aberto.
Alimentando abobrinha
Tudo aqui é igual a qualquer outro lugar. É necessário adicionar aproximadamente um copo de cinza por metro quadrado durante o período de escavação do solo. E quando as mudas são plantadas, basta colocar uma ou duas colheres em todos os buracos.
Como usar cinzas no jardim
Com ele (justamente lenhoso), você pode proteger diversas árvores, assim como arbustos, de muitas doenças. Basta preparar uma decocção e borrifar as plantas com ela. É aconselhável realizar este procedimento à noite, quando há silêncio. Você também pode usá-lo como fertilizante. Irá acelerar o crescimento e desenvolvimento de árvores e arbustos.
Como alimentar morangos com cinzas
Você deve começar a borrifar assim que florescer. Para fazer isso, você precisará de 10 a 15 gramas de cinza por arbusto. Graças a isso, a podridão cinzenta não se espalha, o que é muito bom.Ao repetir esse procedimento, utiliza-se ainda menos fertilizante, aproximadamente o dobro.
Fertilizando uvas com cinzas
Você não deve fertilizar uvas com frequência.. 3 ou 4 vezes em uma estação é o suficiente: neste caso, é necessário tratar as folhas com uma decocção preparada com nosso ingrediente assim que o sol se põe, mas faça isso de maneira uniforme.
Aliás, a videira também é um excelente alimento. Quando termina a frutificação, são cortados no outono e depois queimados para a obtenção das cinzas.
Um quilograma é colocado em três baldes de água e infundido. A seguir, este produto deve ser guardado em algum lugar da adega, para que esfrie, mas não mais que um mês, caso contrário estragará. Aliás, lembre-se que antes de começar a usar a solução preparada é preciso diluí-la com água, as proporções são de aproximadamente cinco para um, e também adicionar lascas de sabão em pó para que a solução adira melhor às folhas.
Processamento de árvores e arbustos
No plantio de arbustos ou árvores, deve-se adicionar ao solo 100 gramas de resíduo de árvore queimada por metro quadrado. Isso permitirá que a planta se estabeleça rapidamente em um novo local e comece a se desenvolver rapidamente.
Se as árvores ou arbustos estiverem maduros, precisam ser alimentados com nosso fertilizante cerca de uma vez a cada quatro anos, acrescentando cerca de dois quilos do produto obtido da combustão da árvore em cada círculo ao redor do tronco.
Conclusão
Agora você sabe se pode usar cinzas para alimentação e como alimentar o repolho com cinzas. Acontece que este produto de combustão é universal e pode trazer grandes benefícios para os jardineiros. Além disso, está ao alcance de todos, basta queimar a madeira que não precisa e obter muitos fertilizantes úteis.