O desenvolvimento ativo das plantas e a rápida frutificação implicam maiores exigências não apenas na fertilidade do solo e na qualidade da irrigação. Para melhorar a nutrição das plantações, é necessário um sistema radicular desenvolvido. A vegetação é auxiliada pelo tratamento com “Etamon” - estimulador e regulador do crescimento radicular. Este produto é adequado para plantio em terreno aberto e em estufas.
Composição e forma de liberação do estimulador de crescimento
O principal ingrediente ativo do “Etamon” é o dimetildimetilfosfato de amônio (2-hidroxietil) na concentração de 500 gramas por litro no caso de solução aquosa ou na concentração de 10 gramas por quilograma na forma seca.
O medicamento está disponível em embalagens de 10 gramas (bolsa metálica), em frascos plásticos de 100, 500 e 1000 ml. O fluido de trabalho é uma solução aquosa.
Mecanismo de operação
Quando tratado com Etamon, é estimulado o rápido crescimento das raízes centrais, laterais e adventícias em mudas e plantas adultas. Como resultado, aumenta a formação de raízes e tubérculos, bem como aumenta o crescimento de raízes jovens em culturas perenes, arbustos e árvores. Isso leva a uma vida útil mais longa, floração e frutificação de plantas ornamentais e frutíferas.
Regras para usar a droga
"Etamon" é adequado para uso das seguintes maneiras:
- Processamento de sementes antes da semeadura. Pode ser combinado com agentes poliméricos formadores de filme.
- Uso em sistemas de irrigação por gotejamento. O “Etamon” é introduzido na água de irrigação na quantidade de 10 miligramas por litro de líquido. O consumo de água com o medicamento diluído é de 0,15-0,2 litros por planta.
- As culturas que crescem em terreno aberto são pulverizadas com uma solução de trabalho na concentração de 10 miligramas por litro com um consumo de 400-600 litros por hectare. O "Etamon" pode ser combinado com fertilizantes para alimentação foliar e com a maioria dos pesticidas.
Não é adequado para aplicação por pulverização na aviação agrícola.
Precauções de segurança ao trabalhar com o produto
O estimulador do sistema radicular “Etamon” pertence à classe de perigo 3, é prejudicial às abelhas melíferas e, portanto, requer a limitação do uso desses insetos durante o verão e próximo a apiários e colmeias individuais. Os tratamentos são realizados de manhã cedo ou tarde da noite, sem luz solar direta, em tempo seco e sem vento.
Para proteger os trabalhadores durante a utilização do produto, devem ser adotadas as seguintes precauções de segurança:
- Usar roupas de proteção, óculos de proteção, máscaras ou respiradores, luvas de borracha.
- Proibição de comer, beber, fumar.
- Após o tratamento, é necessário tomar banho, lavar com sabão e trocar de roupa por uma limpa.
Se o produto entrar em contato com a pele, lave a área afetada com água e sabão.
Se “Etamon” entrar em contato com os olhos ou mucosas, eles são lavados abundantemente com água corrente. Em caso de ingestão acidental, levar carvão ativado e laxante salino. A deterioração da saúde exige a procura de ajuda médica.
Condições e períodos de armazenamento
O “Etamon” deve ser armazenado em local escuro e ventilado, com temperatura de -15 a +35 graus Celsius, fora do alcance de estranhos, crianças e animais. É proibido manter juntos medicamentos e alimentos, medicamentos e rações para animais domésticos e de criação.
O armazenamento deve ser realizado em recipientes rotulados. O prazo de validade é de 36 meses fechado.
Análogos
Para a substância ativa utilizada, existe um análogo completo - o medicamento “Etamon BIO”. Existem muitos análogos em ação. Entre eles estão formadores de raízes conhecidos como “Kornevin”, “Kornestim”, “Zircon” e muitos outros.