O uso de agroquímicos em suas próprias roças há muito se tornou comum para a maioria dos residentes de verão. Mas, antes de usar determinados preparados, você deve conhecer mais sobre suas propriedades, escolher os mais necessários e seguros para as plantas, pois muitos deles têm características semelhantes. Por exemplo, “Epin” e “Zircon” - a que se destina cada produto, quando usar o quê. Você deve saber a qual dar preferência.
Descrição do fertilizante "Epin"
Não é realmente um fertilizante. O nome comercial "Epin" é uma abreviatura da substância ativa do medicamento - 2,4 epibrassinolida.Hoje o fabricante mudou o nome “Epin” para “Epin Extra”, mas o antigo nome continua popular entre os jardineiros.
O fitohormônio brassinolídeo é capaz de influenciar a imunidade das plantas, aumentar o crescimento, acelerar o desenvolvimento e a resistência das plantações a doenças e condições climáticas difíceis.
A droga é adequada para quaisquer vegetais, frutas vermelhas, flores de jardim e de interior. O processamento aumenta o rendimento das colheitas e melhora o sabor dos produtos. Após o processamento das flores, os botões ficam maiores e os buquês duram mais quando cortados.
O medicamento é econômico, o produto é vendido em ampolas com capacidade de 1 e 5 mililitros, frascos plásticos de 0,5 e 1 litro. A concentração da substância ativa é de 0,25 miligramas/litro.
Na pulverização das plantas, 1 mililitro do produto é misturado a 5 litros de água. As sementes de hortaliças são embebidas em uma solução do medicamento: 2 gotas por 100 mililitros de água. Para flores bulbosas você precisará de 4 gotas de Epin dissolvidas em 100 mililitros de água.
Sobre a droga "Zircão"
O produto tem efeito semelhante ao Epin. É também um bioestimulante, cuja substância ativa é um complexo de ácidos hidroxicinâmicos (caftárico, chicórico, clorogénico e outros) numa concentração não superior a 0,1 gramas por litro de solvente. Uma vez dentro da planta, a droga estimula o sistema imunológico da própria planta.
O produto é indicado para tratamento de sementes, mudas, plantios em qualquer fase de crescimento e desenvolvimento. Usado para processar flores de interior e jardim. Estimula a formação do ovário, melhora a comercialização e o sabor dos frutos silvestres e vegetais.
A embalagem do medicamento e as regras para tratamento de plantios e sementes com Zircão e Epin são idênticas. A solução preparada de Zircão pode ser armazenada em local fresco e escuro por até três dias.
Recursos do aplicativo
Ambas as drogas são usadas para pulverizar plantas. O tratamento é realizado em clima seco e nublado, pois os bioestimulantes se decompõem rapidamente quando expostos ao sol e perdem suas propriedades.
“Zircon” pode ser usado para alimentação de raízes; “Epin” não funciona em ambiente alcalino; é pulverizado exclusivamente na folha.
2-3 dias antes do tratamento com estimulantes, pode-se adicionar um complexo de fertilizantes minerais, neste caso basta metade da dose do fertilizante necessário.
O uso de bioestimulantes revelou muitas vantagens:
- Melhorando a germinação das sementes. Os brotos parecem fortes e os brotos são amigáveis.
- Mudas tratadas com medicamentos são fortes e enraízam melhor quando plantadas no solo.
- Após a pulverização, as plantas ficam mais resistentes a infecções fúngicas e bacterianas.
- As plantações se recuperam mais rapidamente após o retorno de geadas e granizo.
- O crescimento dos rebentos enfraquecidos é aumentado.
- O sabor e as qualidades comerciais dos produtos são melhorados.
- A produtividade aumenta.
- Os produtos são melhor armazenados.
Importante: devido à semelhança de ação, os medicamentos não são utilizados em conjunto. Devem ser usados sem exceder a dosagem. É mais útil tratar os leitos com uma solução de baixa concentração de bioestimulante do que ultrapassar a quantidade do medicamento.
As plantas não se acostumam com os produtos, os bioestimulantes não se acumulam no solo e sua eficácia não diminui.As preparações são adequadas para o tratamento de plantações em estufas, estufas e terrenos abertos. Pulverize as plantas uma vez por mês durante a estação de crescimento.
Qual é melhor escolher?
Durante a estação de crescimento, os dois medicamentos podem ser usados alternadamente. O “Zircão” é o melhor estimulador da germinação das sementes, promove o desenvolvimento do sistema radicular, protege as plantas de diversos tipos de infecções. O “Zircão” é rapidamente absorvido pelas plantas.
“Epin” melhora o crescimento, melhora o desenvolvimento das plantas enfraquecidas; as plantações que sofreram geadas ou secas recuperam mais rapidamente após o tratamento com este bioestimulante.
Ambos os produtos são merecidamente populares entre os residentes de verão. É bem possível alterná-las com um intervalo de 10-20 dias, então as plantas do local ficarão saudáveis e fortes, e a abundante colheita ficará perfeitamente preservada durante todo o inverno.