Os pepinos são uma cultura caprichosa que adora umidade e calor. Mesmo uma ligeira diminuição da temperatura tem um efeito prejudicial para esta planta. Se o solo não estiver suficientemente úmido, os brotos podem parar de se desenvolver. A má iluminação, o excesso de umidade e as mudanças de temperatura também prejudicam esta cultura. Tudo isso reduz a imunidade da planta e contribui para o desenvolvimento de doenças como peronospora, oídio e ascochyta. Para aumentar a resistência dos pepinos a esses fatores de estresse, residentes de verão experientes usam um produto especial — Epin extra.
Características da droga
Epin extra é um estimulador de crescimento artificial para hortaliças e hortas. A sua popularidade deve-se à sua elevada eficiência: após a pulverização, a imunidade das plantas é fortalecida, o crescimento é melhorado e a produtividade aumenta. Como observam os jardineiros, após o uso do Epin, a qualidade dos frutos maduros também melhora.
A eficácia do medicamento se deve à sua composição. Inclui epibrassinolida, um fitohormônio artificial que aumenta as defesas da planta. O efeito desta substância é idêntico ao do fitohormônio natural - brassinolida. Graças a ele, os pepinos são menos suscetíveis a diversas doenças e a planta doente se recupera mais rapidamente.
Epin aumenta a resistência das plantas jovens e adultas a fenômenos estressantes como chuvas, secas e geadas.
O uso de Epin dá os seguintes resultados:
- a produtividade das culturas hortícolas aumenta em mais de 15%;
- os metais pesados e outras substâncias nocivas contidas no solo são neutralizados;
- o nível de pesticidas e nitratos nas frutas diminui;
- melhora a germinação das sementes tratadas com o produto;
- o medicamento promove melhor enraizamento das mudas durante o transplante;
- Os rebentos jovens crescem ativamente e os velhos são renovados;
- os frutos das plantas tratadas são maiores e amadurecem mais cedo;
- a colheita colhida é armazenada por mais tempo.
Epin extra é vendido em ampolas. Antes do uso, o produto deve ser diluído em água conforme instruções.
Para diluir o medicamento, deve-se usar água fervida ou filtrada! Não deve ser utilizada água alcalina, pois inibe a ação do princípio ativo.
É possível borrifar pepinos com Epin?
Numerosos experimentos e análises de jardineiros mostram que não só é possível, mas também necessário usar Epin para pulverizar pepinos.Os resultados do uso deste medicamento são positivos: estimula o desenvolvimento e o crescimento normal da planta sem esticá-la e fortalece o sistema radicular. Observou-se também que o número de flores e brotos nos pepinos aumenta. O processamento de sementes de pepino melhora sua germinação e as mudas germinadas são fortes e resistentes ao calor.
A ação do Epin permite reduzir pela metade o risco de a planta contrair peronosporose e outras doenças.
Como usar o Epin?
O medicamento Epin extra é eficaz quando usado em plantações de jardinagem, flores de interior e exterior, cogumelos, árvores frutíferas e de frutos silvestres. As recomendações de uso são diferentes em cada caso.
As instruções para usar Epin para pepinos incluem os seguintes pontos:
- Tratamento de sementes. As sementes de pepino são embebidas na solução preparada (algumas gotas do produto em meio copo de água). A imersão dura 18 horas. A solução deve estar à temperatura ambiente. Este procedimento garante fotos rápidas e amigáveis.
- Pulverização de mudas. Para mudas, prepare a seguinte solução: adicione 1 ml do medicamento a 5 litros de água. O produto resultante deve ser pulverizado sobre os brotos quando aparecerem 2 ou 3 folhas. Durante a formação dos botões, o procedimento deve ser repetido. O número de ovários na planta aumenta após este tratamento.
- Uma planta adulta é pulverizada com solução Epin em caso de situações estressantes - se os pés de pepino estiverem expostos a doenças ou geadas, em caso de brotos quebrados ou invasão de pragas. Plantas danificadas e doentes se recuperam mais rapidamente após usar Epin. Para isso, 6 a 7 gotas do produto são dissolvidas em meio copo de água. Este tratamento é realizado em intervalos de 10 dias.
Recomendações gerais para uso do medicamento
Para obter o efeito máximo ao usar Epin, certas regras devem ser seguidas:
- A pulverização das plantas deve ser realizada à noite ou pela manhã, quando não há vento ou precipitação. Também não deve haver orvalho nas folhas. Não é recomendável realizar o procedimento durante o dia, pois a solução evapora ao sol e as plantas não têm tempo de absorvê-la.
- O produto não é absorvido pelo sistema radicular, portanto apenas a parte aérea da cultura é tratada - brotos e folhas.
- Deve-se manter um intervalo de duas semanas entre as pulverizações, pois o medicamento é absorvido pela planta em 3 dias. Para uma planta saudável, 3 tratamentos por verão são suficientes para prevenção.
- Antes de usar, o medicamento deve ser bem misturado. Dissolve-se completamente em ambiente ácido. Portanto, antes de diluir o produto, pode-se adicionar um pouco de ácido cítrico à água.
- A solução deve ser utilizada imediatamente após o preparo, pois suas propriedades benéficas são perdidas durante o armazenamento.
- Ao processar culturas hortícolas e de frutos silvestres, incluindo pepinos, a solução deve ser distribuída uniformemente sobre as folhas e brotos. O produto também deve ser aplicado na parte inferior das folhas.
- Epin não é um fertilizante. Este é um adaptógeno que estimula o desenvolvimento e crescimento da cultura, mas não nutre de forma alguma a planta. Portanto, você não deve recusar a nutrição programada das plantas.
- Antes de pulverizar a lavoura, deve-se prepará-la: retirar brotos quebrados, pragas, soltar e fertilizar o solo.
- Antes de usar o bioestimulador, é recomendável ler as instruções para evitar overdose. Epin deve ser usado apenas para o fim a que se destina.
Medidas de precaução
Epin foi classificado como classe de perigo 3, não contém toxinas, é seguro para humanos e animais e também é inofensivo do ponto de vista ambiental. No entanto, precauções básicas devem ser tomadas. Ao tratar plantas com o medicamento, é necessário usar luvas e máscara protetora. Até o final da pulverização, não se deve comer, beber ou fumar.
A droga contém álcool etílico e shampoo. Em caso de contato com a pele, lavar abundantemente com água e sabão. Se o produto entrar em contato com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente.
Se o produto for engolido acidentalmente, você deve enxaguar imediatamente a boca e induzir o vômito bebendo bastante água. Depois disso, você deve consultar um médico. Se isso não for possível, você deve beber 5 comprimidos de qualquer sorvente.
O medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. Epin é armazenado longe de alimentos e remédios, bem como de fogo aberto. O prazo de validade do produto biológico é de 3 anos a partir da data de lançamento. Após este ano, o medicamento não poderá ser usado.
O produto não requer descarte especial. As ampolas usadas e o restante da solução são descartados no lixo comum.
Vantagens do bioestimulador Epin extra
Alguns estimulantes de crescimento para culturas hortícolas fazem com que cresçam ativamente imediatamente após a aplicação do produto. Epin funciona de maneira diferente. Penetrando na planta, estimula seus processos biológicos naturais e atua suavemente.
A droga reduz o crescimento de hormônios que retardam o desenvolvimento e o crescimento das mudas. Desperta células dormentes de mudas e melhora sua imunidade. Como resultado, o rendimento da colheita aumenta, mas a planta em si não sofre.
Numerosas análises de residentes de verão mostram que Epin realmente funciona. Não só aumenta o rendimento de pepinos e outras culturas, mas também reduz significativamente o nível de pesticidas utilizados no seu cultivo. Isso significa que o valor ambiental do produto aumenta.