Para melhorar a fertilidade do solo, os agricultores e proprietários de casas de veraneio utilizam vários métodos, incluindo produtos à base de microrganismos eficazes. Antes de utilizar os preparados EM no jardim, vale a pena entender o que são e como utilizá-los corretamente para obter o resultado esperado. É preciso lembrar que tais meios são utilizados em combinação com outros métodos, somente neste caso será possível melhorar o solo do local.
O que são drogas EM e sua história
Nos últimos anos, cada vez mais jardineiros dão preferência à agricultura biológica e utilizam preparações exclusivamente naturais nas suas dachas. A fertilidade de qualquer solo depende não apenas de uma quantidade suficiente de macro e microelementos nele contidos, mas também da presença de bactérias benéficas no solo que estimulam o funcionamento da microflora do solo.
Os produtos EM são preparações que contêm microrganismos benéficos. Esses produtos contêm fungos, leveduras e bactérias, que ajudam a aumentar a fertilidade do solo e a obter uma colheita limpa e rica de frutas.
O primeiro medicamento usando tecnologias EM foi inventado por cientistas japoneses em 1982 e foi chamado de “Kyussey EM1”. Posteriormente, produtos similares para enriquecer o solo e aumentar a imunidade das culturas cultivadas passaram a ser produzidos por fabricantes de diversos países, inclusive empresas nacionais.
Composição e princípio de ação
As preparações EM contêm vários microrganismos benéficos, são eles:
- fermentação de cogumelos;
- bactérias fixadoras de nitrogênio;
- cogumelos fermentados;
- fungos fotossintéticos;
- Bactérias Actinomicetes.
Dependendo da presença de microrganismos benéficos em um determinado grupo, o produto é utilizado para:
- melhorar a estrutura do solo;
- acelerando o processo de formação de húmus;
- melhorando a fotossíntese das plantas;
- supressão da atividade de microrganismos nocivos;
- aumentando a fixação de nitrogênio;
- estimulando a germinação mais rápida da semente;
- acelerar a decomposição da matéria orgânica do solo;
- estimulação do desenvolvimento e crescimento das culturas.
Para que é usado e como é usado?
Depois de preparada a solução de trabalho, ela é utilizada na jardinagem de diversas maneiras:
- para fazer composto;
- melhorar a qualidade do solo e a sua composição;
- para estratificação pré-semeadura da semente e beneficiamento das mudas antes do plantio em campo aberto;
- destruir ervas daninhas;
- para alimentação de culturas adultas (raízes e foliares);
- iniciar o processo de decomposição da matéria orgânica em fossas e banheiros rurais.
Dependendo da finalidade da aplicação, o princípio de uso será diferente:
- Imersão de tubérculos e sementes. Eles são mantidos na solução de trabalho por 2 a 10 horas antes de serem plantados no solo.
- Processamento de mudas. As mudas são pulverizadas antes do transplante para campo aberto e o procedimento é repetido após 10-14 dias.
- Fazendo composto. Para criá-lo é utilizado qualquer resíduo orgânico, que é disposto em camadas e irrigado com o fluido de trabalho do preparo EM. Este método permite acelerar o processo de amadurecimento do fertilizante em até 1-3 meses.
- Cultivo do solo. As preparações EM são utilizadas para enriquecer o solo tanto no outono, após a colheita, quanto na primavera, antes do plantio. Você também pode adicionar a solução de trabalho aos poços. Para aumentar a eficiência dos microrganismos, recomenda-se aplicar o produto sob uma camada de cobertura morta.
Preparação de preparações EM
Para ativar o produto são utilizados diversos fatores – luz, ar, umidade ou aumento da temperatura do ar. Antes de usar, basta diluir o produto comprado em loja com água morna na concentração especificada nas instruções do fabricante.
Medidas de precaução
As preparações EM são classificadas como substâncias orgânicas e, portanto, não representam perigo nem para os seres humanos, nem para os insetos produtores de mel e habitantes de corpos d'água. Ao trabalhar com eles, siga as regras básicas de segurança - use roupas de trabalho e luvas de borracha.
Termos e condições de armazenamento
As preparações à base de bactérias benéficas têm vida útil ilimitada, uma vez que os microrganismos em sua composição estão na forma “adormecida”. Porém, para fazer isso, você deve seguir as regras de armazenamento de fundos. Mantenha as preparações EM em uma sala escura e fresca, com umidade do ar não superior a 60%.