A importância e habitat das bactérias do solo, método de alimentação e benefícios e malefícios

O papel das bactérias do solo não pode ser superestimado. Eles são necessários para transformar resíduos orgânicos em minerais, que é sua finalidade principal. Consideremos as características do habitat dos microrganismos, suas variedades e classificação de acordo com diversos critérios, como e de que se alimentam. Como as bactérias do solo diferem das bactérias em decomposição?


informações gerais

Bactérias e fungos do solo contribuem para a decomposição de resíduos orgânicos em elementos minerais, sem esse processo a existência de biocenoses seria impossível. Seu principal significado é que eles processam partículas de tecidos vegetais e animais em húmus nutritivo, que é então usado por novas plantas para nutrição, crescimento e desenvolvimento. O efeito positivo das bactérias também se nota no fato de que o húmus resultante de sua atividade forma o solo, torna a camada superior fértil e melhora a estrutura do solo.

Os benefícios e malefícios dos microrganismos do solo são determinados pela sua composição, variedades e quantidade. Nem sempre os microrganismos benéficos predominam no solo, se por algum motivo os nocivos, como o mofo, se multiplicarem, o substrato torna-se impróprio para uso. O impacto negativo do mofo se manifesta na supressão das plantas, o que leva à sua morte. O solo também pode conter portadores de doenças infecciosas perigosas - tétano, antraz, infecções intestinais e outras.

Habitat

Diferentes tipos de microrganismos no solo alimentam-se de diferentes resíduos orgânicos e vivem em diferentes camadas. Eles estão localizados principalmente na área onde as raízes das plantas estão localizadas. Os microrganismos consomem resíduos vegetais frescos e substâncias localizadas perto do sistema radicular das plantas.

Para o crescimento bem-sucedido das culturas, é necessário que, antes de tudo, bactérias fotossintéticas vivam no solo. Microrganismos desse tipo fixam nitrogênio e carbono do ar, produzem matéria orgânica e ligam muitos outros nutrientes que nutrem as plantas e participam da ciclagem de compostos.

micróbios verdes

Tipos de bactérias do solo

Toda a flora bacteriana do solo é dividida em grupos dependendo de sua estrutura, consumo de oxigênio, funções, nutrição e outras características.

De acordo com a forma das paredes celulares

A diferença na estrutura das paredes celulares dos microrganismos do solo foi revelada como resultado de pesquisas. Com base nesta característica, os organismos unicelulares são divididos em 3 grupos principais:

  • bacilos, em que a célula tem formato cilíndrico;
  • cocos com células esféricas;
  • espirila em forma de espiral.

Existem bactérias com formatos complexos, por exemplo, os actinomicetos, que apresentam formato ramificado.

formas de bactérias

Em relação ao oxigênio

Todas as bactérias do solo são divididas em grupos, um dos quais consome oxigênio e o outro pode viver sem ele. Estes são microrganismos aeróbicos e anaeróbicos. A atitude em relação ao oxigênio também determina quais reações ocorrerão com a ajuda desses microrganismos. As bactérias anaeróbias são responsáveis ​​pelos processos de fermentação; com este método é produzida menos energia do que com o método aeróbio, que é mais eficaz neste aspecto.

De acordo com a capacidade de coloração pelo método de Gram

O método se baseia no fato de que alguns tipos de microrganismos do solo possuem uma camada protetora externa que não permite a entrada de substâncias. Essas bactérias são consideradas gram-positivas, aquelas que se coram com corantes são gram-negativas. Estes incluem: pseudomonas, azotobactérias, organismos unicelulares nodulares, enterobactérias, citófagos, mixobactérias, bactérias nitrificantes. Microrganismos Gram-positivos: bacilos, bactérias anaeróbicas, semelhantes a corinas e formadoras de esporos.

Por tipo de alimento

Os microrganismos são divididos em autotróficos e heterotróficos.Organismos autotróficos criam compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos no processo de atividade vital; organismos heterotróficos usam matéria orgânica para nutrição.

Por função

Microorganismos nitrificantes são usados ​​para aumentar o valor nutricional do solo. Os microrganismos nodulares fixam o nitrogênio do ar e o transferem para o solo, enquanto os microrganismos nitrificantes convertem o nitrogênio da forma de amônio em nitrato, aumentando assim sua disponibilidade para as plantas.

germes ruins

Com base em suas características funcionais, distinguem-se os seguintes grupos de microrganismos:

  1. Os decompositores, que consomem matéria orgânica fresca, decompõem-na e mineralizam-na.
  2. Os mutualistas são capazes de conviver com as plantas em condições mutuamente benéficas. Um exemplo são as bactérias nodulares.
  3. Os quimioautotróficos processam matéria inorgânica que não contém carbono.
  4. Patógenos que causam doenças em plantas e animais.
Especialista:
Todos os organismos unicelulares, exceto os patógenos, transformam a matéria orgânica do solo, acumulam nitrogênio, neutralizam substâncias tóxicas de pesticidas, previnem doenças de plantas e formam microagregados do solo que aumentam a capacidade de umidade do solo.

Como as bactérias se alimentam?

Para obter alimento e energia, as bactérias do solo utilizam diferentes métodos. Alguns se alimentam de substâncias orgânicas, outros de substâncias inorgânicas. Ao decompor a matéria orgânica, eles constroem suas próprias células e utilizam substâncias inorgânicas para nutrição.

mãos no chão

Qual é a diferença entre bactérias em decomposição e bactérias do solo?

Os processos de decomposição são causados ​​​​por saprófitas. Eles estão localizados na camada superior do solo, seu objetivo é a decomposição de tecidos mortos em alta velocidade. Os saprófitos exigem matéria orgânica; sua atividade vital é impossível sem proteínas, carboidratos, substâncias contendo nitrogênio, nucleotídeos e vitaminas.

Os microrganismos do solo desempenham funções no solo relacionadas à circulação de nutrientes, água e à inibição de bactérias patogênicas. Alguns produzem substâncias que ligam as partículas do solo em agregados, tornando-o mais estrutural e aumentando a sua capacidade de retenção de água. Muitos microrganismos benéficos competem com patógenos nas superfícies aéreas e nos sistemas radiculares.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim