Depois de plantar vegetais e frutas no jardim, os jardineiros planejam colher uma rica colheita. Porém, enfrentam uma situação em que, em vez de ovários, aparecem flores estéreis nos arbustos e os frutos, antes que tenham tempo de se formar, caem das plantas. Para evitar este problema, jardineiros experientes recomendam o uso de estimulantes de crescimento. "Bud" - um medicamento doméstico, tem muitas vantagens, graças às quais é frequentemente utilizado pelos jardineiros nas suas roças.
Composição da droga "Bud"
O estimulador de crescimento denominado “Bud” contém componentes ativos que ajudam a aumentar o número de ovários em um arbusto e reduzir o número de flores estéreis, aceleram o amadurecimento dos frutos e evitam a queda dos ovários. Além disso, graças ao complexo de componentes ativos, aumentam a taxa de sobrevivência de mudas em terrenos abertos e estufas e a germinação de sementes, bem como a resistência das plantas a patógenos e pragas de insetos.
O produto químico contém sal sódico de ácidos giberélicos, que promove a formação de frutos e o crescimento ativo de frutas e vegetais, bem como de plantas ornamentais. 1 quilograma do medicamento contém 20 gramas de substância ativa. Além disso, o produto químico contém humato de potássio e um conjunto de elementos necessários às culturas - boro, manganês e cobre, além de polissacarídeos e vitaminas.
Forma de liberação e princípio de operação
O estimulante chega à venda na forma de pó, que para facilidade de uso é embalado em sacos de papel de 2 e 10 gramas. O componente ativo do agente químico, penetrando nas plantas e sementes, ativa as forças vitais da cultura e promove crescimento acelerado e aumento do número de ovários. Existem duas variedades de “Bud” nas prateleiras das lojas - destinadas à pulverização de plantas ornamentais de interior e jardim e ao processamento de fruteiras, dependendo da necessidade, adquire-se uma ou outra opção.
O hormônio do crescimento obtido artificialmente aumenta a produtividade, estimula a germinação até mesmo de sementes antigas e reduz o tempo de amadurecimento dos frutos, o que é especialmente importante em regiões com verões curtos.
Finalidade de um estimulante de crescimento
As instruções do fabricante indicam em quais casos é aconselhável o uso de estimulador de crescimento. É usado para:
- crescimento intensivo da massa verde das plantas de interior e melhoria da qualidade dos botões;
- aumentar a quantidade de culturas colhidas e melhorar a qualidade dos frutos colhidos;
- acelerar a germinação de sementes de plantas cultivadas e melhorar a taxa de sobrevivência das mudas após o plantio em campo aberto;
- redução da formação de flores estéreis nas fruteiras, reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças;
- aumentando a resistência das plantas ao frio, clima úmido e calor extremo.
Por ser um estimulante natural, a droga não agride as plantas cultivadas e não polui o solo do local.
Instruções de uso
As instruções do produto químico indicam as dosagens recomendadas e regras de utilização do fertilizante.
Para vegetais
Para cada variedade de hortaliça existe seu próprio padrão de estimulador de crescimento, que deve ser respeitado:
- Repolho branco e couve-flor. 15 gramas de pó são dissolvidos em 10 litros de água e a cultura é tratada três vezes. Repolho branco - quando aparece a primeira folha verdadeira, quando se formam 6-7 folhas e quando a cabeça está firme. Colorido - no momento da formação de 5-6 folhas, no início da formação da cabeça e quando as folhas fecham acima da cabeça. São utilizados 4 litros de fluido de trabalho por cem metros quadrados.
- Tomates e berinjelas. Para 10 litros de água decantada, use 15 gramas do medicamento. Os tomates são tratados na fase de floração do primeiro cacho, segundo e terceiro cacho; são necessárias três pulverizações no total. Os pequenos azuis são tratados duas vezes - na época da brotação e na fase de floração. Para cem metros quadrados de jardim, utilize 4 litros de solução de trabalho.
- Batata.Tratado antes do plantio em terreno aberto. 5 gramas do produto químico são dissolvidos em 3 litros de água; 50 kg de material de plantio exigirão um litro de fluido de trabalho.
- Legumes. Trate duas vezes durante a estação de crescimento - na época da brotação e da floração. 10 gramas do medicamento são diluídos em 10 litros, sendo necessários 4 litros de fluido de trabalho por cem metros quadrados.
Para arbustos de jardim e árvores frutíferas
O produto químico também é usado para tratar frutas silvestres e árvores frutíferas. O estimulador é utilizado de acordo com o seguinte esquema:
- Morangos, morangos e groselhas. Dissolva 10 gramas de pó em 10 litros de água limpa e sedimentada; use 4 litros de líquido por cem metros quadrados (ou despeje 0,5 litro de solução sob uma groselha). Os tratamentos são realizados 2 a 3 vezes por temporada, dependendo do estado das plantas cultivadas. A primeira está em fase de floração, a segunda e a terceira em intervalos de uma semana.
- Árvores frutíferas (macieira, damasco e outras). Para 10 litros de água você precisará de 10 gramas de estimulante. Regue as árvores três vezes por temporada, usando 1 litro de fluido de trabalho por planta adulta - na fase de floração, depois e durante a formação dos ovários.
Outras aplicações
Um recipiente de 10 litros de água limpa e sedimentada exigirá 2 gramas de pó. As plantas são pulverizadas duas vezes por temporada (momento da formação dos botões e período de floração). Por 10 m² metros de canteiros de flores levam 1 litro de solução de trabalho.
Você também pode mergulhar os bulbos de flores no estimulador antes de plantá-los nos canteiros. Um grama de hormônio do crescimento é diluído em 10 litros de água decantada ou de nascente e o material de plantio é mantido na solução por pelo menos 5 horas.100 ml de solução de trabalho são suficientes para embeber um quilo de cebola.
Medidas de precaução
O produto químico doméstico pertence à 3ª classe de toxicidade e apresenta pouco perigo para o jardineiro que pulveriza e insetos benéficos, portanto é permitido para uso em canteiros pessoais. Ao entrar em contato com um produto químico, siga os requisitos básicos de segurança - use roupas de proteção, lave com sabão e lave as roupas após terminar o tratamento.
Termos e condições de armazenamento
O prazo de validade do produto químico nacional é de 2 anos a partir da data de produção. Mantenha o produto químico em uma despensa escura, fora do alcance das crianças.
Análogos do produto
Se necessário, substitua o medicamento estimulante adquirindo um produto como “Kornevin” ou “Flodostim”.