Cultivar vegetais em casa é um desafio para jardineiros criativos. Eles não têm terreno, mas querem cultivar e conseguir ervas frescas, pepinos, tomates, abóboras e até melancias para a mesa.
Os residentes de verão da cidade estão cheios de entusiasmo. Eles estudam literatura especializada, selecionam material de plantio, estudam as propriedades dos solos de plantio e se familiarizam com fertilizantes orgânicos e complexos minerais. As pessoas estão prontas para abrir mão de seu parapeito de janela mais brilhante e de sua varanda favorita pelas plantas.
Os fabricantes se esforçam para atender às necessidades dos jardineiros. As empresas produzem uma série de sementes na categoria “milagre da varanda”.Variedades e híbridos são selecionados levando em consideração o crescimento em condições específicas: pouca luz, ar muito seco, nutrição limitada.
Os resultados das atividades conjuntas são impressionantes. Os jardineiros têm orgulho de suas abobrinhas, berinjelas e abóboras. Os produtos caseiros agradam pela limpeza ecológica e pelo sabor. A experiência é compartilhada com amigos e conhecidos.
Do que a abóbora gosta?
Antes de plantar abóboras na varanda, é recomendável estudar as preferências da cultura do melão. A planta requer:
- Panela grande (45 litros ou mais é adequado). Recomenda-se verificar a presença de furos para escoamento da água durante a rega e colocar uma bandeja sob o recipiente.
- Solo nutritivo (pH cerca de 6,0). A mistura de solo para mudas de abóbora deve ser enriquecida com composto maduro (2 partes) e areia (1 parte). Você mesmo pode preparar o solo (solo do jardim: húmus: turfa: areia na proporção 2:1:1:1).
- Apoia. As abóboras crescem rapidamente. A massa verde requer iluminação uniforme. A cultura deve ter a oportunidade de trançar estruturas pré-preparadas.
- Iluminação. É necessário colocar o vaso de abóbora no lado sudeste, sudoeste, leste ou oeste do apartamento. Na varanda norte, a planta reluta em dar frutos.
É necessário prever a possibilidade de umidificação regular do ar: numa varanda envidraçada a abóbora precisa disso.
Seleção de material de plantio
O jardineiro decidiu a escolha do local, comprou vasos de plantio e compôs o solo. É hora de ir ao armazém comprar sementes de abóbora. É preciso ter cuidado: a colheita depende de uma escolha bem sucedida.
Alguns jardineiros urbanos fazem isso de forma simples: usam sementes de abóbora compradas no mercado. Gostei do sabor, por que se preocupar? Mas a planta-mãe amadureceu em um campo de melão em terreno aberto.As condições climáticas permitiram resistir a um longo período vegetativo. É improvável que seja possível repetir a mesma coisa na loggia.
Preste atenção se a variedade ou híbrido foi adquirido. Neste último caso, as sementes de abóbora não transferirão as propriedades de seus pais. O jardineiro despenderá muito esforço, mas o resultado final será algo incompreensível.
Faz mais sentido ir à loja. Os vendedores estão montando uma prateleira especial com sementes para os residentes urbanos de verão. É aqui que você deve procurar o material de plantio certo.
Caso não seja possível comprar sementes da série “milagre da varanda”, recomenda-se limitar-se às de maturação precoce. variedades ou híbridos de abóboras arbustivas. Não requerem formação e normalização e ocupam menos espaço.
Como plantar corretamente?
Há benefícios em cultivar abóbora em casa. Uma varanda ou loggia envidraçada muda o momento do plantio: não há necessidade de esperar que o tempo quente e consistente chegue.
Forçar as mudas reduzirá ainda mais o tempo antes da frutificação. Recomenda-se semear as sementes da planta 2 a 3 semanas antes do plantio pretendido em um vaso grande. Quando colocada em local permanente, a abóbora deve ter de 1 a 2 folhas verdadeiras.
A semente de abóbora deve ser enterrada 1,5–2 cm e colocada na horizontal (de preferência plana). Recomenda-se cobrir o recipiente com um filme furado e colocá-lo em local aquecido. Após o aparecimento das folhas do cotilédone, retire o filme.
As abóboras não gostam de transplantar. As mudas devem ser transbordadas. Ao usar vasos de turfa, as plantas não ficam feridas. Antes do transplante, recomenda-se colocar o vaso em um recipiente com água até ficar completamente molhado.
Como cuidar?
O cultivo de abóboras dentro de casa exige o cumprimento de certas regras. Para obter uma boa colheita, recomenda-se:
- Regue recipientes com plantas regularmente. O solo deve estar úmido.
- Monitore a umidade do ar. De manhã cedo ou à noite (após o pôr do sol), borrife a planta com água morna.
- Nada mal para combinar pulverizando abóbora com alimentação foliar. Antes da pega dos frutos, o uso de solução de uréia é eficaz.
- Uma vez a cada 10 dias, a abóbora deve ser alimentada. Antes da floração, recomenda-se o uso de fertilizantes orgânicos. Uma solução de esterco de pássaro ou vaca servirá. Em seguida deve-se adicionar o complexo mineral (de acordo com as instruções do fabricante). Pare de fertilizar duas semanas antes da colheita.
- A polinização artificial pode ser necessária. É produzido pela manhã, antes das 11 horas. Use uma escova macia ou cotonete. O pólen é coletado da flor masculina e cuidadosamente aplicado no pistilo da flor feminina.
- Você pode evitar a polinização manual trabalhosa plantando plantas aromáticas picantes (manjericão, hissopo, hortelã) nas proximidades. Eles atrairão abelhas e zangões.
- Não é recomendado permitir que as temperaturas subam acima de 30 graus Celsius. O pólen da planta é esterilizado: não será possível polinizar as flores femininas.
- A abóbora deve ser ventilada regularmente. Esta medida ajudará a reduzir as temperaturas e proporcionará acesso a insetos polinizadores.
- Ao colocar um recipiente com uma abóbora no parapeito de uma janela nordeste ou noroeste, será necessária iluminação. É melhor usar uma lâmpada agrícola.
A normalização não deve ser negligenciada. Às vezes, uma planta exausta deixa cair abóboras verdes. A retirada do excesso de fruta permite preservar a colheita principal.
O cultivo de abóboras em casa requer iluminação insuficiente e nutrição limitada. Para obter frutos comercializáveis, recomenda-se retirar o excesso de brotos laterais da planta.
Avaliações
Depois que os jardineiros plantaram e cultivaram uma abóbora em casa, é hora de compartilhar suas impressões. Os veranistas notam uma dependência direta da qualidade da colheita obtida do material selecionado. Alguns conseguiram colher frutos de variedades tardias: o envidraçamento cria o efeito de estufa. Gosto do sabor e da comercialização dos produtos. Mas o preço do solo, dos recipientes para plantio e dos fertilizantes é decepcionante.
As falhas ocorreram apenas entre aqueles que foram irresponsáveis no trabalho preparatório (seleção das sementes, preparo das mudas) e não seguiram as regras de cuidado da planta.