Jasmim é uma bela planta ornamental. No entanto, nem todo jardineiro consegue cultivá-la com sucesso, pois é caprichosa no cuidado e só irá deliciar-se com uma boa floração quando muito esforço for feito. Esta palavra é frequentemente usada para descrever um falso arbusto de laranja da família das hortênsias, mas o verdadeiro jasmim é um arbusto perene. Possui caule reto ou encaracolado, variando de 1,5 a 10 metros de comprimento. No total, são conhecidas quase 200 espécies, 90 delas de interior. Um dos mais comuns é o jasmim multifloral. Algumas variedades de jasmim têm importância não apenas decorativa, mas também econômica.
Variedades, variedades e características das plantas
Jasmine cresce não só em condições naturais, mas também em casa. Em condições naturais, alguns tipos de jasmim crescem até 10 m de comprimento. Trepadeiras cultivadas em casa têm comprimento de 0,5 a 2 m.
As folhas da maioria dos arbustos têm 6 a 7 cm de comprimento, formato complexo e são fixadas ao caule por meio de um caule curto. Diferentes espécies florescem de maneiras diferentes, dependendo da espécie e das condições de detenção. Vai deliciar a proprietária com lindas flores em tons delicados - do branco ao rosa. O diâmetro de cada um é de 2 a 2,5 cm e têm um cheiro forte e agradável, diferente do cheiro da laranja simulada usual.
O jasmim enraíza-se bem em terreno aberto em áreas de clima quente. No primeiro e segundo anos, o jasmim precisa ser replantado em solo especialmente preparado. Então o transplante deverá ser realizado no máximo uma vez a cada três anos. É preferível manter todos os tipos de jasmim no lado leste ou oeste. Deve haver luz suficiente, mas não coloque a panela sob luz solar direta.
A planta não tolera áreas muito abertas ou escuras igualmente bem.
Durante o período de cultivo, a planta precisará de + 25 graus, durante o período de dormência a temperatura pode ser um pouco mais baixa. O jasmim é extremamente exigente com as condições de umidade, pois é originalmente uma planta tropical.
O jardineiro pode borrifar umidade adicional diretamente na própria planta. Para fazer isso, use um spray fino com um borrifador. A água deve ser macia. As gotas não devem cair nos botões.
No inverno, quando o jasmim está em período de dormência, a pulverização não é necessária. Você também pode comprar um umidificador pronto ou fazer você mesmo. Para todas as espécies, a rega oportuna e abundante é importante. As espécies trepadeiras precisam ser amarradas à medida que os brotos crescem.
Flor grande
Esta variedade não é tão grande quanto as outras. Sua altura é de apenas 15 a 20 cm, o caule é nu, as folhas são menores - 2 a 3 cm de comprimento. Grandes flores brancas são coletadas em inflorescências de 6 a 8 pedaços. Esta espécie é popular devido ao seu longo período de floração: de julho a outubro. As flores são muito utilizadas na floricultura na confecção de buquês e composições.
Multifloral
Este arbusto em um canteiro de flores ou jardim pode crescer até 2 m de comprimento. Ramifica fracamente, mas devido ao fato dos galhos se enrolarem, o arbusto parece muito viçoso. Durante o período de floração, uma abundância de flores aparece no arbusto. Os botões rosados ficam brancos quando florescem e têm um aroma forte.
Holofloral
Esta espécie possui um pequeno número de folhas. No inverno, o jasmim perde a maior parte deles, mas na primavera eles reaparecem. Floresce com grandes flores únicas.
Medicamento
Esta variedade é utilizada não só para fins decorativos, mas também para fins económicos. O extrato de jasmim é usado há muito tempo em cosmetologia porque tem um bom efeito antienvelhecimento. A raiz de jasmim ajuda no tratamento da insônia. Também é tomado em sua forma pura para dores de cabeça. O óleo de jasmim é usado para massagem.
A maior quantidade de substâncias úteis está contida em todas as partes da planta durante a estação de crescimento.
No entanto, existem várias condições em que o uso de tal remédio é proibido. Esse:
- Período de gravidez e lactação.
- Úlcera estomacal.
- Tendência a reações alérgicas.
- Hipertensão.
O mais fino
Esta espécie distingue-se pelo facto de o arbusto apresentar rebentos descendentes. A planta é de cor verde clara, ligeiramente pubescente na parte inferior. As flores são grandes, cada flor com até 2,5 cm de diâmetro.O arbusto floresce de janeiro a março.
Sambac
Uma trepadeira muito grande - pode atingir 5 a 6 m de comprimento, as flores são brancas, grandes, duplas. Ela floresce abundantemente de março ao final de outubro.
Achatado
Arbusto de tamanho médio com folhas verdes escuras e flores roxas claras. Os rebentos da videira precisam ser constantemente encurtados. Isso estimulará uma boa floração. Com os devidos cuidados, esta variedade florescerá durante todo o verão.
Virou-se
Este jasmim tem flores amarelas brilhantes com pétalas viradas para cima, daí o nome da espécie. As flores são pequenas, com aroma agradável. Floresce durante todo o verão.
Jasmim Rosa Bisa
Este jasmim é frequentemente usado para fins decorativos, para decorar uma casa de verão. Flores rosa brilhante aparecem por toda parte nos brotos da videira, coletadas em inflorescências de 2 a 3 pedaços. O cipó começa a florescer no início de maio e só termina após 2 a 2,5 meses.
arbusto amarelo
Esta planta tem caule reto e mede apenas 1,5 metros de altura. O arbusto tem caules lisos e flexíveis, flores semi-guarda-chuva de tonalidade amarela intensa.
Índio Branco
O parente mais próximo da variedade Sambac. O cipó tem até 6 m de comprimento, variedade que pode ser encontrada muitas vezes nas dachas como decoração decorativa. Flores tubulares semiduplas de até 2 cm de diâmetro.As flores vivem apenas 1 dia, mas florescem alternadamente, por isso a floração continua por muito tempo - do início da primavera ao final de novembro.Murchando, a flor fica rosa e depois bordô.
Costa Dourada
Uma característica distintiva da espécie é que o jasmim dourado da costa pode florescer durante todo o ano. Esta é uma variedade bastante rara. Primeiro, aparece um botão rosa profundo e depois flores brancas como a neve. Folhas verdes escuras brilhantes decoram ainda mais a videira.
Multiflora superfina
Um arbusto muito gracioso com rebentos finos e folhas bem cuidadas. Esta variedade apresenta ramificação fraca. As flores são brancas, estreitas e tubulares, emergindo de botões rosados. Floração - do início de janeiro a março.
Ordinário
Jasmim comum ou laranja simulada. É erroneamente atribuído a esta família devido à semelhança de cores e cheiro forte, embora na verdade a falsa laranja não possa ser considerada um verdadeiro jasmim. Muitas vezes pode ser visto em canteiros de jardins, mas às vezes também é cultivado em estufas ou em casa.
O arbusto floresce com flores brancas perfumadas em maio por 2 a 3 semanas. É onipresente e requer menos cuidados do que outras espécies.
Encaracolado
A variedade também pertence ao grupo do jasmim. Esta é uma pequena videira perene adequada para cultivo dentro de casa. Os próprios galhos trepadeiras são muito bonitos. Uma decoração adicional serão flores que farão as delícias do proprietário de maio a novembro.
chinês
Esta variedade recebeu este nome devido ao local onde cresceu. Sua terra natal são as florestas tropicais asiáticas. Em condições adequadas, a videira cresce até 10 metros. As flores da planta são utilizadas como aditivo aromático no chá.
Polianto
Esse tipo interno de jasmim. Traduzido, o nome significa “muitas flores”. Caracterizado por um grande número de flores durante a estação de crescimento.
Para que a planta floresça é necessário podar os brotos em tempo hábil.
Variedades vermelhas
Estas variedades de plantas são menos comuns. Eles diferem dos demais na tonalidade das flores. Eles são sempre coloridos e podem ser rosa escuro ou vermelho.
Quaisquer variedades de jasmim precisam ser aparadas e amarradas regularmente para que realmente decorem o canteiro do jardim. Caso contrário, a videira pode crescer excessivamente e perder o seu aspecto atraente.