A urze faz parte do grupo das urzes. Você pode plantar tanto ao ar livre, por exemplo, no jardim, no local, quanto em casa, colocando-o em vasos. A urze é famosa por suas propriedades medicinais, mas também foram encontradas contra-indicações que funcionam como um obstáculo à ingestão de produtos vegetais. No entanto, isso não limita o uso da urze em vários ramos da medicina.
- Descrição e composição química da urze
- Inflorescências
- Folhas
- Como coletar e preparar matérias-primas
- Efeitos benéficos da planta no corpo
- Efeito na pele
- Fortalecimento das articulações
- Normalização das funções gastrointestinais
- Trato urinário e rins
- Melhora o metabolismo
- Maneiras de usar urze
- Chá de urze
- Infusão de urze
- Urze querida
- Efeitos colaterais e precauções
- Contra-indicações ao uso de urze
- Conclusão
Descrição e composição química da urze
A planta parece um pequeno arbusto ramificado. Ela cresce em diferentes partes do mundo. Pode ser encontrada em maior extensão na Europa, América do Norte e África, Ásia (na zona climática temperada). Porém, a urze também foi trazida para a Rússia e, devido ao seu belo aspecto, passou a ser plantada ao lado das casas..
Até hoje não há informações completas sobre a composição da planta. Alguns componentes ainda não foram totalmente estudados.
Inflorescências
As flores de urze contêm substâncias vitamínicas, componentes minerais e resinosos, ácidos orgânicos, alcalóides que contêm nitrogênio e têm efeito hemostático, analgésico e melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular.
O efeito terapêutico anti-séptico se deve aos glicosídeos e à arbutina contidos nas flores. Devido aos flavonóides, são alcançados componentes bronzeadores, quercetina, efeitos antioxidantes, antiinflamatórios, descongestionantes, anti-histamínicos, diuréticos e antitumorais.
Folhas
A urze em suas folhas contém fenóis (incluindo derivados), cumarina, catequina, substâncias glicosídicas, ácidos fenol carbônicos (sinápico, caféico, clorogênico, vinílico). Além disso, a erva é rica em flavonóides, ácidos orgânicos e taninos.
Como coletar e preparar matérias-primas
O principal efeito medicinal da planta é exercido pelas inflorescências. Portanto, são as flores que são colhidas para fins terapêuticos. A colheita ocorre por volta de agosto, quando ocorre a floração ativa. A área necessária é cuidadosamente quebrada ou cortada, excluindo os brotos.
As raízes arrancadas do solo com uma pá têm menos eficácia medicinal. Em seguida, a raiz é limpa de sujeira e as partes superiores são cortadas.A coleta de raízes ocorre em outubro (final), novembro (início).
As plantas são secas em um local escuro onde a luz solar não penetra. Para isso, é mais adequado um sótão ou galpão no quintal. Espalhe a futura matéria-prima sobre papel ou tecido em camada fina, virando-a periodicamente. Você também pode reunir os caules com flores em um cacho, amarrá-los com linha e pendurá-los no teto. As raízes são secas da mesma forma: dispostas sobre um pano ou papel, colocadas à sombra.
Armazene a matéria-prima em um saco de tecido.
Efeitos benéficos da planta no corpo
A urze é útil devido à sua composição curativa, que permite a utilização de produtos à base dela para diversas doenças.
Efeito na pele
Se houver ferida, queimadura ou outra violação da integridade da pele, os produtos que contêm urze ajudam a acelerar a cicatrização, destruir microorganismos patogênicos, limpar a ferida e aliviar os sintomas do processo inflamatório.
Na cosmetologia, produtos vegetais são utilizados para rejuvenescer a epiderme e também como fotoprotetor, pois atuam profilaticamente contra a formação de queimaduras solares.
O extrato vegetal é utilizado devido ao seu efeito anti-seborreico, que normaliza a produção de sebo, evitando o excesso de oleosidade dos cabelos e da derme.
Os produtos à base de urze são úteis para peles oleosas, problemáticas, envelhecidas, mistas e na presença de elementos inflamatórios. Se ocorrer uma doença de pele, infusões e decocções são adicionadas aos banhos.
Fortalecimento das articulações
Heather é usada como tônico para doenças articulares, que incluem artrite, poliartrite, reumatismo e gota. Neste caso, prepare uma infusão com a qual são feitas compressas.Um pedaço de gaze é umedecido no produto preparado e aplicado na junta por 10 minutos. Aplicar compressa 3 vezes ao dia até a recuperação completa.
Normalização das funções gastrointestinais
A planta ajuda a combater doenças do trato gastrointestinal. Por exemplo, pode ser gastrite ou outra patologia que ocorre com aumento da acidez no estômago.
Trato urinário e rins
Os produtos vegetais são utilizados no tratamento de patologias do trato urinário - cistite, urolitíase, que podem ser explicadas pelo efeito diurético da urze.
Melhora o metabolismo
A urze ajuda a melhorar os processos metabólicos do corpo, por isso é frequentemente utilizada no desenvolvimento de doenças relevantes: diabetes, patologias cardiovasculares, gota, obesidade.
Maneiras de usar urze
Uma infusão e uma decocção, assim como o mel, são preparadas a partir da planta, suas flores, caules, raízes e folhas.
Chá de urze
Fazer o chá da planta não é difícil. Você precisa pegar 2 colheres de sopa de matéria-prima (qualquer parte), despeje 300 mililitros de água fervente, leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos. Após retirar do fogo, resfrie o produto, coe e beba no lugar do chá normal ao longo do dia.
Infusão de urze
Para preparar a infusão, é necessário pegar 2 colheres de sopa de matéria-prima pré-triturada, despejar 300 mililitros de água fervente e deixar por uma hora. A dosagem diária e a duração da administração diferem dependendo da condição primária para a qual a infusão é utilizada.
Urze querida
O mel de urze é produzido pelas abelhas. Encolhe tão rapidamente que a cristalização já ocorre nos favos de mel, e sua resistência é tão alta que sua remoção natural dos favos de mel é quase impossível.Por isso, na maioria dos casos, o mel de urze é extraído por prensagem em uma prensa especial que possui placas e pinos em forma de favo de mel.
Efeitos colaterais e precauções
As reações negativas após a ingestão de produtos à base de urze, via de regra, ocorrem no contexto da negligência das contra-indicações. Nenhum caso de sobredosagem foi relatado até o momento. Em alguns casos, podem ocorrer náuseas e vômitos, dor na região epigástrica.
Contra-indicações ao uso de urze
Podem ser causados danos à saúde se não forem levadas em consideração as contra-indicações existentes para o consumo de urze. As restrições absolutas incluem hipersensibilidade aos componentes incluídos na composição, patologias que ocorrem com baixa acidez do estômago e prisão de ventre.
Conclusão
A urze tem uma composição única, por isso é valorizada em diversos ramos da medicina. Por conter apenas ingredientes naturais, a urze raramente causa sintomas colaterais, mas ainda assim não é recomendado abusar da automedicação. Caso contrário, você poderá não apenas retardar sua recuperação, mas também causar danos à sua saúde.