Por que as folhas da flor Vanka ficam amarelas e caem e o que fazer a respeito?

Vanka molhada, também conhecida como bálsamo, chama e não me toque, é uma flor de interior muito delicada e frágil. Todos os seus nomes descrevem completamente seu personagem. Ele não gosta que suas folhas sejam tocadas, mas adora água. Se você não mantiver a umidade, ele murchará rapidamente, mas não tolera a umidade. Os floricultores iniciantes se perguntam: por que as folhas da flor molhada de Vanka muitas vezes ficam amarelas e caem? Considerando as características da flor, é necessário escolher o cuidado adequado para ela.


Características da folhagem de bálsamo de interior

As folhas de bálsamo são verdes suaves, em forma de lança e com bordas recortadas. Com muito cuidado, atingem comprimento de até 12 centímetros. As folhas contêm um grande suprimento de nutrientes, por isso são tão carnudas. Eles também têm sensibilidade muito alta. É por meio deles que quase todas as doenças das plantas podem ser identificadas.

Vanka molhada tem uma peculiaridade - antes da chuva, gotas de suco se formam em suas folhas e galhos e, à medida que evaporam, cristalizam. Por isso, é chamado de preditor de chuva doméstico.

Interessante! As folhas de bálsamo contêm oligoelementos e são adicionadas a saladas e utilizadas na homeopatia.

Principais causas e soluções

As causas do amarelecimento e queda das folhas podem ser:

  • luz solar direta na folhagem;
  • fumo do tabaco;
  • iluminação insuficiente;
  • falta de umidade;
  • baixa temperatura ambiente;
  • ar seco;
  • pragas

bálsamo

Todos esses motivos são consequência de cuidados inadequados com as plantas. Assim que forem criadas condições favoráveis ​​​​e cuidados adequados, o problema desaparecerá.

Umidade

Os impatiens não precisam de muita umidade. Deve estar dentro de 60%. Outra questão é se o ambiente estiver quente e seco e a flor perder folhas. A causa pode ser um aquecedor localizado próximo ou um radiador acima do qual há uma planta no parapeito da janela.

Para criar a umidade necessária, a planta deve ser pulverizada, evitando inflorescências. O ideal é que haja um umidificador na sala.

Rega

A terra do vaso com bálsamo deve estar sempre úmida. No verão, a planta é regada com mais frequência do que no inverno. O que fazer se uma camada branca se formar na camada superior do solo? Isto indica alcalinização do solo devido à água muito dura para irrigação.

regando flores

  1. Primeiro, remova a camada superior do solo e adicione uma nova.
  2. Para evitar que a situação se repita, é necessário usar água macia, sem impurezas desnecessárias: sedimentada ou filtrada.

Quando as folhas ficarem empoeiradas, regue-as cuidadosamente com uma mangueira de chuveiro de baixa pressão. A poeira tira a luz e a planta não conseguirá produzir clorofila.

Transferir

Você não pode plantar imediatamente uma flor em um vaso grande, pois ela não se desenvolverá e florescerá corretamente. Terra para bálsamo você pode cozinhar sozinho. Obrigatório:

  • areia fina;
  • turfa;
  • composto;
  • solo foliar.

Leve tudo em proporções iguais. Coloque pedras de argila expandida no fundo da panela para drenagem. A flor precisa ser regada e cuidadosamente removida do vaso pelo método de transferência. Em seguida, coloque em uma panela nova, compacte um pouco, polvilhe com terra e umedeça.

transplantando para canteiros de flores

Queimadura de sol

As folhas da planta perdem umidade e secam devido à luz solar direta. Há uma interrupção dos processos metabólicos naturais da planta. Quando ocorre queimadura solar, aparecem manchas com o centro ressecado nas folhas e, em seguida, as folhas caem.

Se você tirar a flor da janela a tempo e cuidar melhor dela, ela pode ser salva.

Pragas

As pragas não ignoram o bálsamo, na maioria das vezes atacam:

  • mosca branca;
  • pulgão;
  • tripes;
  • ácaro-aranha

praga de flores

Para remover moscas brancas, ácaros e pulgões, a planta é lavada e pulverizada com Actellik e Aktara. Para tripes, o tratamento é feito com Fitoverm e Vertimek.

Doenças

Ficar infetado bálsamo pode ser devido a pragas, e o fungo pode estar em solo de baixa qualidade.

Doenças Medidas de controle
Podridão parda. O caule na base escurece e seca. Tratado com Fitosporina.
Míldio.Manchas brancas aparecem na parte superior da folha e uma camada branca suja aparece na parte inferior. Os rebentos doentes são cortados e pulverizados com Allette.
Bacteriose. Aparece como manchas pretas nas folhas. Os troncos infectados são podados e pulverizados com fungicidas.
Mosaico de pepino. As folhas ficam moles, com manchas e buracos amarelos. Não pode ser tratado. A planta deve ser destruída.

A infecção pode ocorrer não apenas manutenção externa de bálsamo, mas também no apartamento.

parasita de folhas

Fumo do tabaco

A fumaça dos cigarros é destrutiva para Vanka molhada. Ele é particularmente sensível a isso, portanto, não há necessidade de fumar perto dele.

Prevenção

Para evitar doenças bálsamos, é necessário cuidar adequadamente. Siga as regras de rega e condições de temperatura. Fertilize e trate as folhas com água e sabão, seguida de lavar a planta no chuveiro.

doença de raiz

Temperatura

O bálsamo adora o calor e é dolorosamente tolerante ao frio. No verão, tolera bem temperaturas de 20 °C a 28 °C. No inverno, a temperatura do ambiente onde ela está de férias não deve ser inferior a 16 °.

Nível de luz

Vanka é uma fotófila molhada. No verão precisa ser protegido do sol movendo o vaso para sombra parcial.

Com falta de luz solar você pode observar:

  • forte alongamento do tronco e dos rebentos laterais;
  • um pequeno número de botões;
  • crescimento lento das folhas e sua palidez.

flores na janela

Não gosta de ficar apertado no parapeito da janela ou perto de outras flores.

Cobertura

A fertilização é aplicada na primavera e no verão, uma vez a cada 14 dias. Fertilizantes minerais complexos são adequados. Não são aplicados fertilizantes orgânicos, por causa deles a folhagem de Vanka cresce excessivamente. Após o replantio, a planta é alimentada somente após três semanas.

Alimente após regar, quando o solo estiver molhado.

Regras de rega

Existem várias regras para regar uma planta:

regando bálsamo

  1. Regue com freqüência, mas em pequenas porções. O excesso de água que escorre para a panela deve ser drenado para que não fique estagnado e as raízes não apodreçam.
  2. Deve haver drenagem no fundo da panela.
  3. Regue em um pequeno riacho ao longo das bordas do vaso para não inundar o colo da raiz.
  4. Após a rega, o solo precisa ser um pouco solto.

Essas regras simples o ajudarão a evitar inundar a planta e causar o apodrecimento das raízes.

Momento do transplante

Uma flor jovem precisa ser replantada todos os anos. À medida que as raízes crescem, é necessário um vaso de maior diâmetro. Impatiens gosta que suas raízes fiquem livremente localizadas no vaso. Este procedimento é realizado no verão e na primavera.

Vanka molhada é uma planta perene despretensiosa e muito bonita. Suas luxuosas inflorescências não deixarão nenhum jardineiro indiferente. E se levar para o terraço ou varanda, poderá observar uma floração vigorosa durante todo o verão.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim