Descrição das variedades de bálsamo de Waller, cultivo, propagação e cuidado

A planta herbácea bálsamo perene Wallera (Wallera) é apreciada pelos floricultores por suas belas inflorescências duplas de formato e cor originais. Este tipo de bálsamo é popularmente chamado de “Vanka molhada” ou “Touchy”. A flor é capaz de espalhar sementes por longas distâncias ao menor toque. A planta é utilizada em paisagismo, onde a flor é utilizada em diversas combinações.


Descrição e características

O bálsamo de Waller é um representante proeminente da família Balsam. A planta é perene, mas costuma ser cultivada como flor anual. Principais características e características distintivas:

  • Sistema raiz poderoso.
  • Caule grosso, suculento, mas bastante frágil.
  • As folhas são de cor verde rica, largas, alongadas com pequenos dentes uniformes ao longo do perímetro.
  • As inflorescências são formadas em grupos ou crescem uma de cada vez.
  • A semente do fruto é uma cápsula.
  • A altura da planta é de até 60 centímetros.
  • As cores das flores são variadas: do branco ao roxo profundo.


A planta adora o calor, nas latitudes setentrionais, em campo aberto, é cultivada anualmente. Não é capaz de resistir a invernos rigorosos e geadas.

História de origem

O bálsamo de Waller é nativo das florestas tropicais de Zanzibar. A espécie foi descoberta pelo imperador deste país no século XIX. Foi usado como decoração paisagística nos palácios dos governantes do Oriente. Durante a Renascença, o bálsamo conquistou oficialmente os corações dos europeus.

Apesar de Vanka molhada ser uma flor que gosta de calor, ela se sente bem na zona central do nosso país. O principal é não deixar o bálsamo em campo aberto durante o inverno, ele deve ser transplantado para um vaso.

Bálsamo de Waller

Diversidade varietal

A gama de cores e a variedade varietal dos bálsamos de Waller surpreendem agradavelmente. A flor pode ser combinada com várias composições de paisagens, canteiros de flores e slides alpinos.Use como planta de fronteira.

Os jardineiros podem escolher qual bálsamo plantar. Alguns jardineiros cultivam diversas variedades diferentes em seu terreno ao mesmo tempo.

Música branco puro

Luxuosas flores duplas brancas e macias cobrem completamente o arbusto. As inflorescências lembram rosas, o diâmetro da flor é de 20 milímetros. Perfeito para cultivo em vasos e vasos individuais. Requer rega e não tolera bem a seca.

diversidade varietal

Música bicolor vermelho escuro

O vermelho clássico combinado com transições para o branco é uma característica distintiva da cor das inflorescências. Cada flor é individual e diferente da outra. O arbusto é compacto, de pequena altura.

Música bem roxa

A cor roxa cósmica das inflorescências é fascinante. As flores são grandes, duplas e florescem juntas. A planta adora umidade e pode ser cultivada em sombra parcial. Forma um poderoso sistema raiz.

Música vermelho carmesim

A inesquecível cor escarlate das grandes inflorescências duplas. A planta fica ótima em arranjos de flores e vasos individuais. O arbusto é poderoso e se espalha. É necessária rega regular.

cor escarlate

Música energia rosa

“Rosa energético” é a tradução literal do nome da variedade. A saturação da cor é realmente incrível. Decore terraços e varandas de jardins e chalés. Fica ótimo em composições com Musica pure white.

Música energia laranja

A suculenta cor vermelho-laranja das inflorescências parece picante em arranjos de flores e projetos paisagísticos. As flores são grandes, duplas e cobrem completamente o arbusto. Não tolera seca e ressecamento do solo.

composição de flores

Cuidado

Apesar de a flor se sentir bem quando cultivada em ambientes fechados e ter um bom desempenho em campo aberto, é necessário realizar um trabalho competente cuidando de bálsamos.

Pousar

Os impatiens são plantados por sementes ou estacas. Para terreno aberto, a melhor época de plantio é no início de junho. É necessário que a ameaça de geada tenha passado e uma temperatura estável positiva tenha sido estabelecida à noite. Escolha uma área ensolarada e bem iluminada para a flor. Nas terras baixas, com umidade estagnada nas raízes, o bálsamo não cresce.

primeiros tiros

Escolhendo um pote

Escolher o recipiente certo para o bálsamo não será difícil. O sistema radicular da flor é poderoso, mas superficial; as raízes não são profundas. Uma panela rasa com gargalo largo seria o ideal.

Em uma nota! Quanto mais próxima a flor estiver do vaso, mais ovários e flores ela coletará..

Um truque inteligente é usado no projeto paisagístico: várias mudas são plantadas em um recipiente e diferentes variações de cores podem ser plantadas juntas. O arbusto ficará mais magnífico e elegante.

Preparação do solo

O bálsamo de Waller não gosta de solos ácidos. O solo deve ser solto e nutritivo. Você pode usar uma mistura pronta de turfa e areia para plantas com flores ou fazer você mesmo a composição. Húmus de folha misturado com turfa e areia em proporções iguais.

Importante! O vaso de flores deve ter drenagem para as raízes. Bálsamo não tolera umidade estagnada.

solo ácido

Transferir

Wet Vanka tolera bem o replantio, o que pode ser feito ainda na época de floração. Ao cultivar dentro de casa, será necessário atualizar e desbastar o arbusto antes de 2 a 3 anos. É melhor fazer este procedimento no início da primavera. Se a planta se sente confortável, floresce abundantemente, não perde as folhas e não perde o seu belo aspecto, não é necessário replantar.

Rega

O bálsamo é uma planta que adora umidade e tem um caule grosso e suculento. A secagem do solo não é permitida.A rega é feita nas primeiras horas da manhã ou ao final da tarde, preferencialmente por irrigação gota a gota. A água deve ser morna, com baixo teor de álcalis.

Umidade

A planta vem de florestas tropicais quentes e adora calor e umidade. Para evitar que as folhas percam a cor e murchem, no verão devem ser borrifadas com água de borrifador. Se adicionar 10 gotas de verde brilhante à solução (para cada 10 litros de água), a cor da folhagem vai melhorar, o arbusto receberá energia adicional e tratamento anti-séptico.

crescendo em umidade

Modo térmico

Temperatura ideal para crescimento e floração +25 0C. Os raios longos e “quentes” do sol são destrutivos. Ao cultivar plantas na varanda, é necessário sombreamento. No inverno, a temperatura do ar e do solo não deve cair abaixo de +10 0COM.

Iluminação

O bálsamo de Waller é uma planta de dias longos. Quanto mais luz a flor receber, melhor ela se sentirá e florescerá abundantemente. É importante lembrar que a exposição prolongada à luz solar direta pode causar queimaduras nas folhas.

iluminação externa

Métodos de reprodução

O bálsamo se propaga facilmente, usando estacas ou sementes. Em condições naturais, a planta aumenta a sua população “esguichando” sementes de uma vagem madura ao longo de distâncias consideráveis.

Sementes

Antes do plantio das mudas no solo, as sementes são embebidas e desinfetadas em solução de permanganato de potássio. O solo deve ser leve, com adição de areia. A melhor época para semear é março. Os primeiros tiros aparecerão em 10 dias. Na fase de três folhas, as plantas são colhidas e transplantadas para recipientes individuais. No início do verão, o bálsamo é plantado em campo aberto.

Estacas

Quando cultivado dentro de casa, o bálsamo é propagado por estacas.Um pequeno galho de 6 a 8 centímetros de comprimento é cortado de uma planta adulta e as folhas inferiores são removidas. As mudas são colocadas em água em um pequeno recipiente. Após 10 dias aparecerão raízes, quando o sistema radicular crescer, o galho é transplantado para um local permanente. O processo é fácil, a planta cria raízes rapidamente e em um mês começa a florescer.

cortes em um copo

Crescendo a partir de sementes

À primeira vista, cultivar bálsamo a partir de sementes parece uma tarefa difícil. Na verdade isso não é verdade. As sementes apresentam boa germinação, os rebentos jovens apresentam elevadas taxas de crescimento. Se as práticas agrícolas forem seguidas, três meses após a semeadura a planta irá deliciar o jardineiro com lindas flores.

Requisitos de terreno

Solo solto com nível de pH neutro é o principal requisito de solo para o bálsamo. A drenagem não precisa ser instalada em caixas de mudas, mas é obrigatória sua presença em recipientes permanentes. A frouxidão do solo pode ser obtida adicionando areia.

Plantando em caixa de mudas

As sementes são plantadas a uma distância de 10 centímetros uma da outra em forma de tabuleiro de xadrez e borrifadas com terra e depois regadas. A caixa é coberta com filme e colocada em local claro e quente. A temperatura ideal para germinação de sementes é de +20 0De a +22 0C. Os primeiros brotos farão as delícias dos jardineiros em 10 dias.

a germinação da semente

Temperatura

A temperatura ideal para germinação de sementes é de +20 0De a +22 0C. As estufas de filme devem ser ventiladas e a condensação removida. Em temperaturas mais baixas ou mais altas, a germinação das sementes fica mais lenta.

Escolhendo

Os rebentos jovens são plantados na fase de três folhas. A essa altura, o sistema radicular está suficientemente formado e a planta está pronta para a colheita. Os potes não são profundos, mas sim com gargalo largo (10 centímetros). A pinça do bálsamo é feita na fase da sétima folha.Este evento contribui para a formação de um arbusto mais exuberante.

brotos jovens

Endurecimento

Os impatiens precisam ser endurecidos, as plantas estarão mais adaptadas às condições do verão russo. Em maio, as mudas começam a se adaptar gradativamente às temperaturas baixas. Os vasos com plantas são colocados no terraço ou varanda por um curto período de tempo.

Transferir

Com um sistema de cultivo perene, a flor é replantada após 2-3 anos, altura em que as raízes têm tempo de crescer na drenagem e o solo deve ser substituído. Para o cultivo anual, o plantio de plantas em vasos começa no início de junho, quando a temperatura noturna ultrapassa +10 0COM.

Aparar

Uma medida sanitária é podar a planta. Os ramos que se estendem para cima são aparados, os rebentos laterais altos, os ramos secos e as folhas são removidos. O arbusto ganha um formato elegante e a floração é estimulada.

remoção de podridão

Florescer

Impatiens floresce do verão ao final do outono. Quando cultivado dentro de casa e nas condições certas - até janeiro. A planta necessita de um “período de descanso”, geralmente durante os meses de inverno - dezembro, janeiro e fevereiro. As flores e botões de Impatiens são removidos, a rega é reduzida e removida da luz solar direta. Após o descanso, a planta desperta em março. Durante este período, você pode fertilizar plantas de interior com flores com coquetéis minerais.

Cobertura

Os impatiens são pouco exigentes na hora de fertilizar, mas se houver floração abundante não farão mal. Você pode usar fertilizantes minerais na forma de bastões ou misturas minerais líquidas complexas. Devem ser utilizados de acordo com as instruções, evitando overdose.

Proteção contra doenças e pragas

A principal doença dos bálsamos é o apodrecimento do sistema radicular, que ataca um arbusto saudável em condições inadequadas. A falta de drenagem e a rega excessiva são os principais erros cometidos pelos jardineiros.

doenças em flores

Pragas de insetos, como tripes, ácaros e moscas brancas, podem ser transferidas de outras plantas para o bálsamo de Waller. Nesse caso, é realizado tratamento inseticida.

Medidas preventivas para proteger as plantas de doenças e pragas:

  • Pulverizar flores e regar plantas com uma solução de permanganato de potássio.
  • Remoção oportuna de folhas secas.
  • Afrouxando vasos e floreiras.
  • Disponibilidade de drenagem.
  • Iluminação equilibrada e rega racional.

Nas condições certas, o bálsamo raramente adoece.

Dificuldades crescentes

Um jardineiro novato pode encontrar certas dificuldades no cultivo de bálsamos. A planta pode adoecer repentinamente ou produzir poucos botões. Vejamos os principais problemas que surgem ao cuidar de uma flor.

apodrecendo em uma panela

Folhas pequenas

A destruição das folhas nas plantas adultas começa no momento em que o solo do vaso se esgota. É necessário replantar e podar a planta, repor o solo, fazendo nova drenagem. Um mês após o transplante, alimente o bálsamo com um complexo mineral.

As folhas caem, enrolam, apodrecem

Esses sintomas são um sinal de doença. O enrolamento das folhas se desenvolve devido à infestação da planta com ácaros. O uso de inseticidas é necessário. A queda das folhas é sinal de irrigação insuficiente do solo, a planta não tem umidade suficiente. É necessário equilibrar a frequência e o volume das regas.

O apodrecimento de caules e folhas ocorre no contexto do desenvolvimento de infecções fúngicas devido à rega excessiva, falta de drenagem e transferência de bactérias de outras plantas. Para evitar esses fenômenos, é necessário inspecionar regularmente as plantas em busca de sinais de infecções bacterianas e larvas de insetos.

folhas caem

As folhas secam e caem

Se não houver sinais de doenças infecciosas ou danos causados ​​​​por pragas, o problema é falta de umidade. Não devemos esquecer que o bálsamo vem das florestas tropicais. Pulverizar as folhas e regar regularmente são elementos essenciais do cuidado.

Floração fraca

Impatiens se recusa a florescer, o que significa que carece de nutrientes e luz. Jardineiros experientes plantam plantas em vasos apertados, o que estimula a floração. O excesso de fertilizantes nitrogenados provoca o crescimento da folhagem em detrimento da formação de botões e da floração. É necessário ajustar o horário de alimentação e os tipos de fertilizantes utilizados.

Pare de florescer

Se o bálsamo parou de florescer, a planta pode ter entrado em um período de dormência. Balsam “tira férias” durante os meses de inverno. Nesse período, é importante reduzir a quantidade de regas e retirar a planta para local fresco. Se a cessação da floração ocorrer no verão, o problema se deve a condições de cultivo desfavoráveis, cuidados inadequados ou infecção da planta por infecções fúngicas ou virais.

vaso

Uso em paisagismo

Os impatiens têm sido usados ​​em projetos paisagísticos há décadas. Slides alpinos, arranjos de flores em canteiros de flores - com a ajuda dessas lindas flores são criadas lindas combinações. O bálsamo de Waller é usado como planta de fronteira.

Os arbustos são plantados em grupos e separadamente, combinando cores e variedades de flores. Decoração de terraços, varandas, varandas - matagais de bálsamo ficarão impressionantes em vasos de flores em grupo e individuais.

O bálsamo de Waller conquistou merecidamente os corações dos jardineiros russos e se tornou uma decoração maravilhosa para jardins e paisagens campestres. A planta é despretensiosa, facilmente propagada em casa e adaptada ao clima da Rússia central.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim