O heliotrópio é uma flor plantada e cuidada de maneira especial. A planta adora calor e cresce no mesmo lugar há muitos anos. Mas no nosso clima a flor certamente congela no inverno, por isso é cultivada como planta anual. O heliotrópio tem um aroma incrível, que lembra baunilha, e é usado em perfumaria. E a flor também se volta para o sol e o segue, como um girassol.
- Descrição e recursos
- Cultivo de mudas
- Datas de desembarque
- Seleção e preparação de sementes
- Como plantar
- Condições de temperatura e luz
- Escolhendo
- Endurecimento
- Rega
- Cobertura
- Plantar em terreno aberto
- Quando plantar
- Requisitos do solo
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura morta
- Cobertura
- Doenças e pragas
- Pulgão
- Ácaro aranha
- Mosca branca
- Podridão cinzenta
- Cobertura
- Depois da floração
- Coleta e armazenamento de sementes
- Preparando-se para o inverno
- Tipos
- peruano
- Abrangente de caule
- Escudo
- Híbrido
- semelhante a uma árvore
- pubescente
- Variedades populares
- Marina
- Anão Real
- Dama Branca
- Beleza Negra
- Odisseu
- Brisa do mar
- Hélios azul
- Reprodução
- Estacas
- Sementes
- Características de crescer em casa
- Benefício e perigo
- Uso em paisagismo
Descrição e recursos
Se você decidir plantar heliotrópio, sua dacha se transformará assim que a planta começar a florescer. Pequenas flores, dispostas em inflorescências, vão encher o seu jardim com um agradável aroma a baunilha. A planta possui uma ampla paleta de cores:
- As inflorescências podem parecer azuis.
- Existem heliotrópios rosa e brancos.
- A flor também pode ter uma tonalidade roxa brilhante.
As folhas da planta também merecem atenção por serem decorativas - parecem ser cobertas por franjas e têm formato oval e ovóide.
A altura do heliotrópio varia, depende da variedade da planta e pode variar de 20 a 60 centímetros. Se você preferir variedades de baixo crescimento, plante-as em vasos ou vasos de barro disponíveis no local. As flores parecem espetaculares.
Como mencionado anteriormente, o heliotrópio adora calor. A América do Sul é considerada sua pátria, a flor cresce em climas subtropicais e tropicais sem mudar de local. Você pode plantar heliotrópio em uma estufa, regá-lo e cuidar dele abundantemente, além de protegê-lo da geada. Neste caso, ele irá deliciá-lo por muitos anos. Mas quando plantada em terreno aberto, congela no inverno, no ano que vem a flor terá que ser plantada novamente.
Cultivo de mudas
No nosso clima, pelas suas especificidades, as sementes não têm tempo de amadurecer. Por isso, dá-se preferência aos materiais vendidos nas lojas. Se você pegar sementes de amigos para plantar, é improvável que sua taxa de germinação lhe agrade. Mas mesmo que as sementes germinem, os arbustos terão alturas diferentes. Essas plantas parecem deslocadas no local.
Datas de desembarque
Se você decidir plantar uma flor e cultivá-la a partir de uma semente, escolha o material com cuidado. É melhor começar a germinar as sementes no final de fevereiro. Quando a flor brota, ela é plantada sob filme ou em campo aberto.
Atenção! Muitas vezes, as mudas são preparadas para o plantio guardando-as em caixas ou vasos, permitindo que a flor fique mais forte e ganhe força.
Do momento do plantio até o início da floração do heliotrópio, decorrem 3-4 meses. Se for plantar em campo aberto, guarde as flores em casa até que a temperatura na região se estabilize. O heliotrópio adora calor, por isso é melhor plantá-lo no início de maio. Mas aqui depende muito das características de temperatura do clima.
Seleção e preparação de sementes
Ao selecionar sementes, siga as seguintes regras:
- preste atenção na aparência do material de plantio - as sementes não devem apresentar podridão ou sinais de mofo;
- é improvável que o material úmido para o plantio seja adequado.
É melhor adquirir um pacote de sementes em loja especializada. Você mesmo pode coletar as sementes, mas pode haver problemas de germinação.
Como plantar
O material de plantio escolhido corretamente faz parte do sucesso. Outro componente é uma mistura de solo que você mesmo pode preparar, basta misturar:
- Húmus amadurecido.
- Turfa e areia (em diferentes proporções).
Você pode comprar terra na loja, esse substrato é adequado para o plantio de sementes.Mas é melhor tratar o solo com uma solução forte de permanganato de potássio antes do plantio (basta enxaguar).
Se você não germinar as sementes, ao plantar a cultura, siga as seguintes regras:
- umedecer o solo;
- cubra as sementes com 1-2 milímetros de solo;
- cubra a caixa ou recipiente com filme;
- mantenha a temperatura entre 19 e 20 graus.
Após 1 a 3 semanas aparecerão os brotos, neste momento o filme é retirado e as caixas são colocadas em um parapeito claro da janela. Se, após o tempo determinado, as sementes não germinarem, o material de plantio é retirado e os recipientes jogados fora, de preferência junto com a terra.
Condições de temperatura e luz
O heliotrópio adora calor e luz. Portanto, as mudas são cultivadas a uma temperatura de 22 a 25 graus. Se não houver luz suficiente, use lâmpadas especiais.
Escolhendo
Quando aparecem 2 a 3 folhas na planta, ela é transplantada para um recipiente separado, após regar o solo e soltá-lo completamente. Quando a flor atingir a altura de 10 centímetros, aperte o ponto de crescimento para que apareçam brotos laterais. O transplante para o solo é feito quando o tempo está quente lá fora, excluindo-se as geadas que podem destruir a colheita. É aconselhável realizar as manipulações no final de maio, início de junho.
Endurecimento
A flor adora calor, por isso é melhor endurecer as sementes e tratá-las com uma solução de permanganato de potássio. Adicione estimulantes de crescimento. Não é recomendado expor as mudas a baixas temperaturas - isso pode levar à sua morte.
Rega
O heliotrópio adora umidade e precisa ser regado com frequência, mas a planta não tolera água estagnada na região. Para evitar o apodrecimento das raízes do arbusto, cuide do sistema de drenagem.
Cobertura
São alimentados com qualquer fertilizante mineral, o procedimento é realizado após o plantio das mudas preparadas no solo ou em estufa.A fertilização é repetida após 14 dias e também realizada durante o período vegetativo para otimizar o processo.
Você pode alimentar as mudas depois que as primeiras folhas aparecerem na flor. Também é realizado com fertilizantes orgânicos ou minerais.
Plantar em terreno aberto
Produzido quando a temperatura exigida é estabelecida na região. Mais frequentemente, a planta é plantada em estufa ou sob uma cobertura de filme.
Quando plantar
As mudas são plantadas no final de maio, início de junho. Se você estiver replantando em uma estufa, poderá fazê-lo mais cedo. Muito depende do clima e das flutuações de temperatura. As plantas podem ser plantadas mais cedo se o tempo permitir.
Requisitos do solo
O substrato é uma mistura de argila, areia e turfa. Se houver muita areia no solo, adicione argila e turfa, se ao contrário, adicione areia.
Esquema de plantio
É aconselhável seguir o seguinte algoritmo de ações:
- Prepare o solo com antecedência, regue abundantemente e depois solte.
- Forme um buraco raso para acomodar as raízes da planta.
- Plante e polvilhe o sistema radicular com terra.
- No dia seguinte, fertilize com fertilizante mineral ou orgânico.
Cuidado
Qualquer cultura exige cuidados, caso contrário não se pode esperar que dê frutos ou se delicie com uma floração abundante. Portanto, antes de plantar o heliotrópio, familiarize-se com as regras de cuidado.
Rega
A flor adora água, recomenda-se regá-la abundantemente, diariamente, se o clima da região for quente. Mas não tolera bem a seca - perde imediatamente o efeito decorativo. Porém, o excesso de água no local traz consequências - o sistema radicular apodrece e aumenta o risco de desenvolver doenças fúngicas.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Você terá que tirar as ervas daninhas regularmente, arrancá-las para que não prejudiquem a planta. Afrouxe o solo após cada rega, ou seja, diariamente ou uma vez a cada 2 dias.
Cobertura morta
Este procedimento reduzirá significativamente a frequência de rega. Você pode usar palha, capim seco ou serragem. Eles são colocados diretamente ao redor do sistema radicular da flor. Ajuda: a cobertura morta não só reduzirá a intensidade da rega, mas também aliviará o residente de verão da remoção regular de ervas daninhas e do afrouxamento do solo.
Cobertura
É realizado em várias etapas. É dada preferência a fertilizantes minerais ou orgânicos que introduzam:
- após o plantio no solo;
- os procedimentos são repetidos após 10-14 dias;
- e também recorrem ao auxílio de fertilizantes durante o período vegetativo.
Doenças e pragas
Existem várias pragas que podem causar sérios danos a uma planta. Quanto às doenças, os cuidados inadequados e o não cumprimento das recomendações de rega aumentam o risco de desenvolvimento de infecções fúngicas.
Pulgão
Pequenos insetos formam colônias, não é difícil detectá-los, mas podem ser destruídos tratando-os com um inseticida.
Ácaro aranha
Afeta principalmente brotos e mudas jovens. Teias de aranha e pontos brancos aparecem nas folhas, indicando que a flor está afetada por ácaros.
Mosca branca
Será necessário tratar com inseticida 2 vezes, com intervalo de 2 semanas entre os tratamentos.
Podridão cinzenta
Se as folhas da planta começarem a secar, aparecerão áreas de necrose nelas, vale a pena coletar os brotos danificados, arrancar as folhas e depois queimá-las.
Cobertura
Realizar após o plantio da planta no solo ou estufa, quando atingir a altura de 10 centímetros. Aperte o ponto de crescimento, o que permite estimular o crescimento dos rebentos laterais do arbusto.
Depois da floração
Quando a estação de cultivo terminar, você poderá começar a preparar a colheita para o inverno. Alguns jardineiros estão começando a coletar material de plantio.
Coleta e armazenamento de sementes
Se você ainda decidir tentar coletar material de plantio, siga as seguintes regras:
- Você terá que esperar até que as flores murchem e as folhas sequem.
- Então comece a procurar caixas cheias de sementes.
- É aconselhável armazenar o material de plantio em local seco e em temperatura ambiente.
A autocoleta de material de plantio raramente produz sementes adequadas para plantio.
Preparando-se para o inverno
Você só pode salvar uma flor se:
- desenterrar a parte mãe, faça-o antes do início do frio;
- plante em vaso e cuide durante todo o inverno (regar, soltar a terra);
- Na primavera você pode usar mudas para plantar heliotrópio no local.
Tipos
Existem muitos tipos de heliotrópio na natureza, mas nem todos criaram raízes e são cultivados em nosso país. Vejamos diversas variedades de flores que os jardineiros costumam plantar em suas propriedades.
peruano
Uma espécie comum com flores roxas escuras. Os arbustos atingem 60 centímetros de altura. As folhas são verdes escuras, lembrando a forma e a tonalidade da tília.
Abrangente de caule
Adequado para quem gosta de culturas compactas - uma variedade de baixo crescimento.
Escudo
Distingue-se por flores grandes e folhas pequenas, em comparação com outras espécies. A variedade é generalizada.
Híbrido
A espécie é compacta e costuma ser usada para cultivo doméstico. Os arbustos atingem uma altura de 30 a 50 centímetros. As cores das flores variam, do roxo escuro ao branco.A variedade não tolera falta de luz e morre rapidamente em local escuro.
semelhante a uma árvore
Floresce abundantemente e por muito tempo, o período vegetativo dura até o início das primeiras geadas. Os arbustos são decorados com inflorescências roxas escuras.
pubescente
Nos arbustos aparecem pequenas inflorescências imperceptíveis que, quando florescem, adquirem uma tonalidade amarela. A altura do heliotrópio é de 20 a 50 centímetros, o caule é rígido.
Variedades populares
Existem diversas variedades que são populares entre os residentes de verão e são amplamente cultivadas em nosso país.
Marina
Tem ampla distribuição e vai decorar a área com pequenas inflorescências de tonalidade púrpura escura. As folhas verdes escuras também parecem decorativas. Os arbustos florescem até o frio, enchendo a área com um aroma maravilhoso.
Anão Real
Os arbustos compactos surpreenderão o jardineiro, mas ainda mais a capacidade das flores mudarem de cor durante a estação de crescimento. Inicialmente, os botões apresentam uma tonalidade rosada e, quando florescem, tornam-se brancos.
Dama Branca
Arbustos compactos com inflorescências brancas ou rosa claro vão decorar o local. Durante a estação de crescimento, pequenos botões se formam na planta.
Beleza Negra
O jardineiro ficará satisfeito com o aroma pronunciado de baunilha e grandes flores violeta-púrpura localizadas em um caule rígido.
Odisseu
São plantadas em varandas, o arbusto não difere nas grandes dimensões, chegando a 30 centímetros de altura.
Brisa do mar
É plantada nas bordaduras, decorando-as com flores azuis que formam grandes inflorescências em forma de escudo. Cresce até 45 centímetros de altura. O cheiro contém notas de frescura.
Hélios azul
A planta é de tamanho médio, com 25-30 centímetros de altura, decorada com inflorescências azul-violeta. Devido ao seu tamanho modesto, costuma ser plantado em vasos.A variedade é exigente quanto ao solo e requer cuidados cuidadosos.
Reprodução
Ocorre de diversas formas e envolve a participação de estacas e da planta-mãe no processo ou é realizada a partir de sementes.
Estacas
Remova a parte superior do broto e corte-o. Retire as folhas (últimas). O corte é tratado com um estimulante em pó. Isso ajudará o heliotrópio a formar raízes mais rapidamente. É aconselhável colocar as mudas em uma mistura de turfa e depois transplantar a planta para um vaso com substrato ou transferir o plantio para o local.
Sementes
É improvável que a propagação de uma flor com sementes, coletando-as você mesmo, seja bem-sucedida. Mas você pode comprar material de plantio. É germinado da maneira padrão.
Características de crescer em casa
Ao plantar heliotrópio em vaso, você deverá seguir algumas regras:
- Cuide bem da flor, regue conforme necessário, solte a terra.
- Forneça ao heliotrópio condições de temperatura e iluminação adicional. A temperatura ambiente deve ser de 15 a 18 graus.
Benefício e perigo
O heliotrópio tem muitas propriedades úteis; seu uso permite:
- livrar-se de vermes e outros parasitas que vivem no corpo humano;
- a flor reduz o tamanho das pedras formadas nos rins;
- O suco da planta é usado para remover verrugas e papilomas.
Mas a planta contém um alcalóide perigoso que pode causar intoxicação no corpo. Portanto, você deve ter cuidado com o heliotrópio.
Uso em paisagismo
Arbustos de tamanho médio com folhas decorativas e múltiplas inflorescências vão decorar qualquer área. Recomenda-se plantar a flor na entrada, bem como junto à casa, para encher de aroma não só o canteiro do jardim, mas também a casa.
O heliotrópio é plantado em varandas, bordaduras e formam-se canteiros de flores, dando-se preferência às variedades de baixo crescimento.
O heliotrópio é uma planta perene maravilhosa que pode mudar a aparência de um local, além de enchê-lo com aroma de baunilha. Mas para que a planta tenha uma floração duradoura, será necessário dotá-la de condições adequadas. Caso contrário, simplesmente morrerá.