Plantar e cuidar de sparaxis em terreno aberto, os melhores tipos e variedades

As plantas herbáceas bulbosas perenes são apreciadas por todos os jardineiros; essas plantas decoram áreas por muitos anos. Recentemente, as vistas tradicionais do nosso país foram complementadas por hóspedes de países estrangeiros, que possuem um charme exótico, brilho especial e elegância. Vejamos como cultivar sparaxis em terreno aberto - as características de plantio e cuidado, as condições necessárias sob as quais uma flor que gosta de calor se sentirá em casa.


Descrição geral e características da flor sparaxis

Sparaxis pertence à família Iridaceae e pertence ao gênero dos rebentos. Na natureza, é encontrada apenas no sul da África, onde floresce ao longo das margens dos reservatórios. Uma espécie (Sparaxis tricolor) foi introduzida na Califórnia.

Nas condições africanas, a esparaxis cresce até um metro, mas quando transferida para as nossas latitudes produz um pedúnculo de 50 a 60 centímetros de altura. Características da Sparaxis:

  1. A roseta basal consiste em folhagem lanceolada lisa de uma rica cor verde, como muitas íris.
  2. Cormo.
  3. As espécies anãs crescem até 15 centímetros, o resto - 50-60 centímetros.
  4. Flores de até 5 centímetros de diâmetro. A forma é em forma de estrela ou funil. O pistilo é pronunciado, fortemente saliente, com 3 estigmas. A cor das pétalas na maioria delas apresenta transições contrastantes.

As flores não são grandes, mas o pronunciado contraste de cores faz da esparaxe em flor a principal decoração de qualquer local. As pétalas são pintadas em 2 a 3 cores, as transições parecem ser desenhadas com linhas claras. Várias cores - amarelo, laranja, roxo, branco.

Em condições semelhantes às africanas, a sparaxis floresce na primavera e delicia-se com uma profusão de cores durante todo o verão. Na realidade da Zona Média, com a necessidade de retirar os bulbos do solo para o inverno, a floração começa no final do verão.

flor de esparaxis

Tipos e variedades

Para a seleção são utilizados os 4 tipos de sparaxis mais decorativos, o número total de variedades é maior. Os criadores conseguiram criar variedades com combinações de cores brilhantes e contrastantes - do branco ao roxo profundo; a cor do perianto combina 3 cores.

Os líderes em popularidade são as seguintes variedades:

  1. Bilbifera. O menos caprichoso de todos os sparaxis, com pétalas estreitas de tonalidade branca ou amarelo-limão.As pétalas estão distantes umas das outras e não se tocam. O grupo cria composições de luz perfuradas com aparência monocromática. Diâmetro – 5 centímetros, altura – até 60 centímetros.
  2. Tricolor, tricolor. Preferida entre os jardineiros, combina 3 tons contrastantes em suas pétalas. Normalmente, os tricolores são vendidos como uma mistura com diferentes cores de pétalas. O pedúnculo apresenta de 5 a 7 botões, que florescem sucessivamente.
  3. Grandiflora. Flores de uma beleza notável com brácteas que combinam com a cor das pétalas e apresentam um aroma agradável. No pedúnculo existem de 3 a 5 botões de cor branca, roxa ou amarela.
  4. Elegante. Esta espécie é anã e cresce até 15 centímetros. A cor laranja das pétalas com centro violeta-bordô é especialmente popular.

As variedades Sunny Day, Moonlight e Lord of Fire também são apreciadas pelos floricultores.

flores bonitas

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem da sparaxis é o alto efeito decorativo das plantações em grupo. As flores são plantadas firmemente. A vegetação lanceolada está ligada na parte inferior, os pedúnculos estão salpicados de cabeças brilhantes de cores extravagantes. As flores pequenas destacam-se claramente no verde. Os detalhes são desenhados com traços precisos, sem meios-tons ou pontos borrados. As lâmpadas permanecem viáveis ​​por até 3 anos, mas requerem armazenamento adequado.

Uma desvantagem significativa da sparaxis é que a planta é exótica e as condições da maioria das regiões russas estão longe das africanas. Os floricultores têm que criar condições especiais para a planta, fazendo com que a floração se desloque para o final do verão. Somente nas regiões mais ao sul os bulbos podem hibernar no solo, os canteiros ainda precisam ser cobertos com cobertura morta. Sparaxis só pode ser cultivado a partir de sementes em estufas estacionárias.

aparência decorativa

Sutilezas do cultivo de culturas ornamentais

Para aqueles que dominam o plantio e o cuidado de gladíolos, tulipas e íris, não é difícil dominar a tecnologia agrícola de cultivo de sparaxis. O parente mais próximo das culturas favoritas de todos é cultivado de acordo com as mesmas regras.

Quando e onde plantar

Para as camas, escolha locais ensolarados, sem sombra, mas protegidos do vento e das correntes de ar. As terras baixas onde a água se acumula não são utilizadas. O bulbo pode ficar molhado e apodrecer se houver excesso de umidade. Para drenagem, use uma camada de argila expandida e adicione areia à mistura de solo. Ao plantar em solos argilosos ou arenosos, dilua o solo com matéria orgânica.

No território da Rússia, são recomendadas as seguintes datas para o plantio de sparaxis:

  1. Regiões do sul onde as temperaturas no inverno não caem abaixo de 0°. Final de setembro, primeira quinzena de outubro. As camas são cobertas com cobertura morta para o inverno.
  2. A zona intermediária é o final de abril, meados de maio.

Na hora de escolher as datas, eles se orientam pelo clima. Calor constante e solo quente são as principais condições para o crescimento. Os bulbos plantados no frio simplesmente ficam enterrados no solo, se houver excesso de umidade as raízes começarão a apodrecer.

plantando bulbos

Preparação de mudas

Poucos dias antes do plantio, os bulbos são retirados do armazenamento e transferidos para local aquecido (25-27 °). O material de plantio é inspecionado e os espécimes doentes são descartados. Antes do plantio, pode-se tratar os bulbos com fungicidas (Fundazol), estimulantes de crescimento (Kornevin) de acordo com as instruções.

Como plantar

Sparaxis é plantado em solo aquecido a 18 °, obedecendo às seguintes regras:

  • semeadura pré-inverno - com profundidade de 8 a 10 centímetros;
  • plantio de primavera – profundidade – 5-6 centímetros.

Para criar belos prados, as flores são plantadas firmemente - a uma distância de 8 a 15 centímetros umas das outras, dependendo do tamanho do arbusto sparaxis.

Ajuda: a sparaxis permanece decorativa por 5 a 6 anos, então as lâmpadas precisam ser renovadas.

sementes grandes

Cuidados com Sparaxis

Eles cuidam da flor da mesma forma que seus parentes da íris - regam-na e alimentam-na. O espaçamento entre linhas é afrouxado para fornecer acesso de ar, ervas daninhas e partes mortas dos arbustos são removidas.

Como regar e alimentar

A rega é realizada de acordo com as condições meteorológicas. Durante a estação das chuvas, não deixe a água estagnar. Durante a seca, regue 2 a 3 vezes por semana, de preferência à noite. Se estiver frio à noite, a rega é adiada até de manhã. Em altas temperaturas, o sparaxis se beneficia da aspersão quando não há sol direto.

Regras de alimentação:

  • fertilizantes contendo fósforo - no início da primavera e após a floração no inverno;
  • nitrogênio - na primavera para crescimento verde;
  • potássio - durante a brotação.

Durante a temporada, é recomendado adicionar cinzas aos canteiros de sparaxis 2 a 3 vezes.

fertilizantes em pratos

Inverno

Para manter a viabilidade dos bulbos durante o inverno, é realizada a alimentação tardia (após o término da floração) dos sparaxis com fertilizante contendo fósforo. Então as plantas não são mais regadas e deixadas secar no solo.

Os bulbos são desenterrados sem cortar as verduras e embebidos em solução de permanganato de potássio a 2% por 24 horas. Depois seque. Isso irá desinfetar o material de plantio e remover partículas de mofo e podridão. Depois de esperar que a parte aérea seque completamente, ela é separada do bulbo. Armazene o material de plantio a uma temperatura de 5-7 ° em serragem em um quarto escuro. As lâmpadas são inspecionadas periodicamente e as amostras danificadas são removidas.

Nas regiões do sul, com temperaturas positivas no inverno, os canteiros de sparaxis são cobertos com cobertura morta para o inverno e com uma camada de ramos de abeto. Os bulbos hibernam no solo, então o arbusto floresce cedo - de maio a junho.

plantas no gramado

Doenças e pragas

A maioria das doenças e pragas evita a esparaxis.O perigo é a rega excessiva, que pode causar infecções fúngicas no bulbo. É necessário melhorar a drenagem dos canteiros e normalizar a rega.

Reprodução de esparaxis

Uma maneira conveniente e rápida de reproduzir a esparaxis são os filhos produzidos pelo bulbo da mãe. Regras e sutilezas de reprodução:

  • Os rebentos são retirados do solo após o término da floração, até que a folhagem esteja completamente seca;
  • os bulbos infantis são armazenados sem separação para não perderem umidade e secarem;
  • Antes do plantio, os filhos são cuidadosamente cortados do bulbo mãe e o local do corte é tratado com carvão ativado.

Mudas jovens não podem florescer, os caules das flores são cortados por 2 anos para permitir o crescimento do bulbo.

cultivo de mudas

Importante: caso não seja necessária a propagação da esparaxis, os filhos ainda são retirados do bulbo mãe para não privar o pedúnculo de nutrientes.

A propagação de sementes de plantas bulbosas raramente é usada - as qualidades varietais podem ser perdidas. A planta floresce a partir de sementes após 3 anos, quando o bulbo amadurece. Sementes de sparaxis totalmente maduras e secas são plantadas em substrato solto até uma profundidade de 1 centímetro.

A semeadura no solo só é possível em regiões muito quentes, na zona central utiliza-se o cultivo em estufa. Antes de ser transferido para local definitivo, o sparaxis deve ficar 2 anos sem transplantar, as mudas não devem ser mexidas antes.

aparecimento de inflorescências

Uso em paisagismo

Flores pequenas e coloridas de sparaxis ficam ótimas em plantações em grupo. No projeto paisagístico, a planta é utilizada:

  • em combinação com plantas de cobertura do solo - para pontos de destaque;
  • em torno de arbustos ornamentais;
  • em mixborders, jardins ornamentais;
  • como culturas em vasos para casas e jardins;
  • em monoflores e com outras plantas bulbosas.

Sparaxis dura muito tempo quando cortado e é usado para buquês.

Apesar de certas dificuldades crescentes, os floricultores apaixonaram-se pelo brilhante africano. Sparaxis traz uma profusão de cores e notas exóticas ao design de canteiros de flores familiares. Tons requintados e detalhes geométricos das pétalas adicionam charme e originalidade às áreas.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim