A rosa chá híbrida Versilia é uma planta bonita e de longa floração, caracterizada por boa imunidade e resistência a muitas doenças. A inflorescência é utilizada para melhorar áreas de ruas, jardins e praças. As rosas também são usadas como flores de corte. Num vaso com água, pode manter as suas características externas durante várias semanas.
- A história da rosa de chá híbrida Versilia
- Descrição da variedade
- Qual é a diferença de outros tipos?
- Características de cuidado antes e depois da floração
- O que fazer se não houver botões?
- Quando e como ocorre a floração?
- Sutilezas de cultivar uma planta
- Quando plantar?
- Selecionando um local
- Preparando e plantando uma muda
- Cuidados adicionais com a colheita
- Regras de rega e umidade
- Fertilização e qualidade do solo
- Poda e replantio
- Características do inverno de uma flor
- Controle de doenças e pragas
- Como propagar?
- Uso em paisagismo
A história da rosa de chá híbrida Versilia
A rosa híbrida foi desenvolvida no final do século XX, nomeadamente em 1990. Botânicos franceses estiveram envolvidos no desenvolvimento da variedade. Todos os experimentos foram realizados no conhecido viveiro NIRP International. Os jardineiros gostaram desde o início da linda rosa, que se distingue pelo alto nível de vitalidade no corte. Depois de algum tempo, a variedade apareceu na Rússia.
Descrição da variedade
A rosa Terry se distingue por pequenas inflorescências em tom pastel. Seu botão é em forma de cálice e se desenvolve sobre um pedúnculo forte. O tamanho da inflorescência pode chegar a 12 cm de diâmetro. Um botão contém até 30 pétalas aveludadas. A roseira atinge 130 cm de altura e seus arbustos são eretos. As folhas têm superfície brilhante e cor verde escura. A rosa exala um aroma sutil e sutil de baunilha.
Qual é a diferença de outros tipos?
A principal característica da variedade é a longa durabilidade após o corte. A planta dura muito tempo no vaso e não perde a aparência e o aroma originais. A planta é resistente ao frio e às mudanças bruscas de temperatura. Essas qualidades não são compartilhadas por outros representantes da família Rosaceae.
Características de cuidado antes e depois da floração
A planta precisa de rega e poda regulares. Esses procedimentos são necessários para o crescimento produtivo e a formação de novos brotos. As rosas arbustivas precisam ser capinadas regularmente para remover as ervas daninhas. Essa abordagem ajuda a acelerar o aparecimento de inflorescências durante a estação de crescimento. Para o crescimento produtivo são utilizados fertilizantes orgânicos e minerais, além de agentes preventivos contra doenças.
Importante! Após o término do período de floração, as rosas são capinadas, podadas e irrigadas com agentes preventivos.
O que fazer se não houver botões?
A ausência de botões pode indicar cuidados inadequados com a inflorescência. O crescimento lento indica falta de componentes minerais e sistema radicular pouco desenvolvido. Para corrigir o problema, é necessário fertilizar com fertilizantes potássicos, bem como produtos que contenham maior nível de nitrogênio. Depois disso, deve-se fazer regas abundantes.
Quando e como ocorre a floração?
Você pode ver os primeiros botões de veludo nos arbustos no início ou meados de maio. Isso acontece depois que os brotos crescem a partir dos botões. As inflorescências florescem gradualmente. Este indicador é importante para cortes progressivos. Rose Versilia floresce continuamente durante todo o verão, mesmo em baixas temperaturas e tempo nublado. O final da estação de crescimento ocorre no início e meados de setembro.
Sutilezas de cultivar uma planta
Para evitar que as culturas desenvolvam doenças, é necessário lembrar as condições adequadas de cultivo.
Quando plantar?
A rosa deve ser plantada no momento em que o ar já está completamente aquecido. O período ideal é meados ou final de maio. Nas regiões frias, o plantio é realizado em junho. É melhor realizar o procedimento em um dia quente e sem vento.
A temperatura não deve estar abaixo de +10 graus.
Selecionando um local
Atenção especial deve ser dada à seleção do local. Botânicos experientes aconselham o plantio de flores no lado sul do local. Rose adora cores ensolaradas, então locais com sombra não são adequados neste caso. Apenas um leve sombreamento em um dos lados é aceitável.Não se deve plantar sob grandes copas de árvores, perto de muros e cercas. Tais condições afetarão a velocidade de desenvolvimento das inflorescências de Versilia.
Importante! Não deve haver outras inflorescências espalhadas perto da cultura da planta. Caso contrário, interferirão no pleno desenvolvimento da rosa.
Preparando e plantando uma muda
As mudas devem primeiro ser embebidas em solução profilática. O sistema radicular ficará saturado de componentes minerais, o que aumentará a imunidade e a resistência à geada da inflorescência. O solo para o plantio precisa ser adubado e fértil. Portanto, é tratado com mistura de turfa ou areia. O procedimento de pouso é assim:
- Cave um buraco com no máximo 50 cm de profundidade.
- Despeje um balde de água nele e deixe por 2 dias.
- Aplique fertilizante orgânico.
- Coloque as mudas no buraco.
- Cubra as raízes e compacte o solo.
Os brotos não devem ser muito longos. Eles precisam ser encurtados.
Cuidados adicionais com a colheita
A floração abundante de uma rosa também depende de cuidados adequados com ela. Consiste em regar, fertilizar e podar em tempo hábil.
Regras de rega e umidade
A variedade Versilia gosta de umidade moderada, por isso não há necessidade de regar a planta com muita frequência. O excesso de umidade pode causar o apodrecimento dos caules. Durante a estação de crescimento, a cultura da planta é regada todas as semanas. No restante do tempo, a frequência dos procedimentos é reduzida para 2 vezes por mês. Se o arbusto crescer em região de clima úmido, a irrigação pode ser feita uma vez a cada 2 meses.
Fertilização e qualidade do solo
Versilia adora solos férteis e fertilizados. Portanto, você precisará alimentar a planta 4 vezes por ano. A maior parte dos procedimentos de fertilização é realizada entre março e agosto.A última vez que a rosa é alimentada é após o término da floração. Desta forma, está preparado para o frio que se aproxima. A alimentação no outono fortalece a imunidade da planta e aumenta sua resistência à geada.
Poda e replantio
A poda preventiva é necessária na primavera, quando a rosa floresce, e no outono, quando termina o período de cultivo. No processo, são retirados brotos secos e danificados que atrapalham o pleno desenvolvimento do arbusto. Antes do inverno, recomenda-se encurtar todos os brotos para 50 cm.
O replantio é necessário quando o arbusto cresce. Se estiver apertado em uma área pequena, você terá que desenterrar a planta e plantá-la em um local maior. O procedimento termina com rega abundante.
Características do inverno de uma flor
Os jardineiros recomendam cobrir a inflorescência para o inverno. Para isso, pegue ramos de abeto, grama seca ou folhagem. Nas regiões do sul, não será necessário abrigo.
Controle de doenças e pragas
Rose Versilia é suscetível ao câncer bacteriano, oídio e ferrugem. Os arbustos são frequentemente atacados por pulgões.
Para evitar problemas, é necessário realizar pulverizações preventivas 2 vezes ao ano: antes e depois da floração.
Como propagar?
A propagação das plantas é feita por meio de estacas. Para fazer isso, desenterre um arbusto e divida-o em várias partes. Um deles é colocado em uma solução especial por um tempo, e com a chegada da primavera é plantado em campo aberto.
Uso em paisagismo
A variedade Versilia é plantada para melhorar casas de veraneio, parques e praças. A planta é combinada com outros representantes da família Rosaceae. Mas Versilia é frequentemente usada sozinha na paisagem.