A malva-rosa nada mais é do que uma malva. Anteriormente, a flor era chamada assim, mas com o advento da abundância de variedades, das duplas às anãs, os criadores passaram a chamá-la de porta-rosa. Esta beleza majestosa, que pode ser vista em vários locais, adapta-se perfeitamente a qualquer jardim, fica bem em diferentes canteiros de flores e como planta única.
- Descrição da planta
- Tipos, variedades de rosas
- Malva anual
- Malva-rosa real
- Estoque Terry rosa
- Malva Margarita
- Carnaval
- Tolet
- Majorette
- Stock-rosa Lyubava
- Características do cultivo de uma planta
- Quando plantar
- Como preparar sementes
- Como semear
- Transplante de mudas para terreno aberto
- Cuidados adicionais com as flores no jardim
- Fertilizante e alimentação
- Regras de rega
- Doenças e pragas do estoque de rosas
- Aplicação em paisagismo
- Qual é a diferença entre malva e malva-rosa?
Descrição da planta
Malva ou malva-rosa é uma planta bienal, menos frequentemente anual. Suas características botânicas são as seguintes:
- O caule está ereto, deitado. No início do crescimento apresenta alguma pubescência, posteriormente, durante a floração, fica nu. A pequena altura da planta é de 30 cm e a maior de 1,5 m.
- As folhas são grandes, com borda entalhada. As flores estão dispostas simetricamente em um longo caule.
- As flores são grandes, atingindo de 15 a 20 cm de diâmetro.A extremidade do caule é uma inflorescência, onde diversas flores se localizam nas axilas das folhas. As flores apresentam estrutura simples, em forma de uma fileira de pétalas, ou estrutura complexa (dupla), quando as pétalas são densamente compactadas, por isso se assemelham a uma rosa.
- A floração é abundante, começa em julho e vai até final de setembro.
- Após a floração, aparecem grandes bulbos achatados ou caixas de sementes.
- As sementes são de tamanho médio, em formato de feijão.
- O poderoso sistema radicular, que não pode ser arrancado manualmente, também chama a atenção. Possui uma raiz central, especialmente espessa, e muitas laterais. Esta estrutura é necessária para sustentar uma planta bastante grande.
É comum a malva florescer no segundo ano, mas entre a variedade de variedades há algumas que florescem no primeiro ano. Vale a pena prestar atenção especial na cor das flores. Parece que não há sombra em que a rosa malva-rosa não floresça. Começando do branco ao quase preto. Os tons mais modernos são roxo, lilás, violeta, amarelo e branco puro.
Uma flor da família Malvaceae é particularmente resistente ao frio e à seca. Invernos bem em baixas temperaturas, sem necessidade de abrigo. Fácil de cuidar.Enraíza-se em qualquer solo, tanto em zonas com luz abundante como à sombra.
Tipos, variedades de rosas
Em sua diversidade, o stock rose possui mais de 70 espécies. Abaixo estão os mais populares e procurados pelos jardineiros.
Malva anual
Planta com flores anuais. A altura atingível da flor junto com a inflorescência é de 30 a 80 cm e o diâmetro da flor é de até 10 cm.As flores podem ser de cinco pétalas de uma fileira ou duplas. É cultivada para decorar o jardim em qualquer canteiro de flores e como sebe florida.
Malva-rosa real
Uma flor misteriosa com cores diferentes. Suas flores são simplesmente inesquecíveis, densamente repletas de pétalas, com bordas fortemente recortadas. A altura da planta é de 50 cm, popular entre os jardineiros, pois floresce no ano da semeadura. A floração é abundante, de junho ao outono. Quando cortados para arranjos de buquê, todos os botões disponíveis florescem.
Estoque Terry rosa
Planta alta, com flores abundantes, até 250 cm, as flores são grandes, representadas por pétalas onduladas reunidas no centro, a parte inferior da flor é emoldurada por pétalas unifilares. Facilmente propagado dividindo o arbusto e utilizando estacas. Também é semeado por sementes, mas floresce no segundo ano de vida.
Malva Margarita
Margarita cresce até 2 metros. Suas inflorescências são abundantemente rodeadas por flores duplas de cor lilás. O diâmetro de cada um é de até 12 cm e é utilizado para decorar gazebos e varandas. Na maioria das vezes é plantado no fundo de canteiros de flores com flores de baixo crescimento.
Carnaval
Variedade de malva menos alta Carnaval. Sua altura pode chegar a 1,5 metros. As flores são compactas, franjadas e de cor amarela. A folhagem da malva atrai os olhos. As folhas são bastante grandes, de cor verde escura, com bordo esculpido e densa pubescência. Eles estão localizados em pecíolos altos.O Carnaval é bienal, semeado com sementes, por isso não perde as características varietais.
Tolet
A variedade Violeta é apreciada pelos jardineiros por causa de sua cor lilás profunda. As flores são duplas, localizadas nas axilas das folhas em inflorescência racemosa. Em uma inflorescência existem até 7 flores, que florescem de forma muito amigável. O processo continua de julho até o final do outono, se o tempo estiver ensolarado e quente lá fora. Altura da planta até 2 metros.
Majorette
Malva de baixo crescimento, cuja altura chega a 80 cm, grandes flores duplas vêm em cores diferentes: amarelo, rosa, bordô escuro. A floração é consistente, de julho quase até o final de outubro. As inflorescências ficam lindas quando cortadas.
Stock-rosa Lyubava
Planta bienal, ereta, com flores abundantes, com 80 cm de altura, flores densamente duplas coletadas em longas inflorescências que florescem até o outono. Lyubava é linda emoldurada por canteiros de flores. Sua rica cor vermelha atrai a atenção dos jardineiros externos.
Características do cultivo de uma planta
É importante saber que as mudas de malva são muito frágeis e podem ser facilmente danificadas na hora do transplante. Para evitar isso, você precisa comprar vasos de turfa individuais que são enterrados no solo junto com a muda.
Quando plantar
O plantio de sementes deve começar em abril-maio. Se você tiver uma estufa, o prazo pode ser adiado em um mês. Se as sementes forem semeadas diretamente em terreno aberto, você deve respeitar o momento em que o solo está completamente aquecido e as fortes geadas noturnas já passaram. O final de maio é a melhor opção.
Se as sementes forem plantadas em terreno aberto, a roseira florescerá apenas no ano seguinte.
Como preparar sementes
O cultivo a partir de sementes de malva garante floração precoce e germinação máxima.As melhores sementes são aquelas colhidas em uma planta de dois anos ou compradas em loja. A etapa preparatória consiste na embebição das sementes.
Para fazer isso, eles são colocados em uma tigela pequena e enchidos com água morna. Deixe neste estado por 12 horas. Durante esse período, os aquênios absorvem água e eclodem rapidamente.
Como semear
O algoritmo de semeadura é o seguinte:
- Leve potes ou copos separados, de preferência de turfa. Despeje terra neles; a mistura de solo mais nutritiva, que inclui turfa, areia, terra e serragem, é adequada.
- Coloque uma semente em cada xícara. Se forem levados recipientes ou caixas de mudas para o plantio, são feitos sulcos nos quais as sementes são colocadas a uma distância de 1 a 2 cm. Polvilhe por cima uma camada de 1 cm de espessura da mistura restante.
- Derrame bem e cubra com uma película escura ou tampa de plástico.
- Coloque em local aquecido, mas a temperatura sob o abrigo não deve ultrapassar 20 graus.
Após cerca de 14 dias aparecerão brotos que precisam ser arrancados para que as plantas fiquem cada vez mais fortes. Para isso, retire os brotos fracos, deixando uma distância de 3 cm entre os adjacentes.
Após o surgimento das filmagens, não é possível retirar o filme imediatamente. Isso é feito gradativamente, primeiro por 10 minutos e assim sucessivamente até que as plantas se acostumem com a luz do dia.
Durante o crescimento, as mudas devem ser regadas, endurecidas e ventiladas regularmente. Com o aparecimento da terceira folha, costuma-se colocar as mudas em local fresco. Se os brotos começarem a esticar, forneça iluminação adicional. A próxima etapa do cultivo de mudas é o transplante para terreno aberto.
Importante! A malva não gosta de picaretas, por isso só deve ser plantada com torrão de terra.
Transplante de mudas para terreno aberto
Em maio começam a plantar plantas no canteiro. A localização do seu crescimento é determinada antecipadamente, pois não será possível replantá-lo posteriormente:
- Escolha um local iluminado e protegido de ventos fortes. Devido à altura decente da planta, o vento pode afetar negativamente a beleza. A malva vai quebrar e dobrar.
- A malva-rosa não tolera lugares com sombra. Seu crescimento será inibido e suas flores ficarão pálidas.
- O solo deve ser fornecido com húmus e areia com pedrinhas grandes para drenagem. Além disso, deve-se adicionar cal ao solo para reduzir a acidez, composto e serragem. É importante lembrar que a flor não tolera solos argilosos pesados.
- Os buracos estão sendo preparados. A sua localização depende do espaço ocupado no canteiro, mas vale manter uma distância entre vizinhos de 30 a 60 cm.
- Se as mudas crescerem em vasos de turfa, elas serão simplesmente enterradas no canteiro junto com o recipiente. Se o recipiente ou vaso for de plástico, transfira a muda junto com a terra para o buraco e cave.
- Regue generosamente as mudas.
Principalmente, as mudas são plantadas no fundo dos canteiros devido à sua altura. O primeiro plano não é adequado para malva, pois bloqueará outras flores.
Cuidados adicionais com as flores no jardim
A malva é uma planta despretensiosa de cuidar, mas a floração abundante e colorida depende da sua qualidade.
Fertilizante e alimentação
O azevinho rosa é alimentado duas vezes por temporada: após o plantio das mudas jovens e em agosto. Formulações complexas de fertilizantes para flores de jardim, que podem ser adquiridas na loja, são adequadas.
Se a malva-rosa for perene, então húmus ou composto é adicionado uma vez por ano, principalmente na primavera.
Regras de rega
A malva adora umidade, mas o excesso deprime a flor.Regue no máximo uma vez por semana na raiz, evitando que a água entre nas folhas.
Doenças e pragas do estoque de rosas
Apesar do crescimento da planta e de sua despretensão, a malva é suscetível a doenças: oídio, ferrugem e danos por nematóides. Tais fenômenos ocorrem devido ao excesso de umidade, clima úmido e frio, além de pouca iluminação.
Claro que é impossível prevenir a ocorrência da doença, mas é possível tratar os canteiros de flores. Quando aparecem os primeiros sinais de doença, a planta é alimentada com uma solução de fungicidas. Durante o período de infecção pela ferrugem da malva, é necessário arrancar as folhas afetadas e tratar com calda bordalesa.
Se aparecerem habitantes nocivos nas flores, a planta deve ser pulverizada com uma solução inseticida.
Aplicação em paisagismo
Eles decoram o jardim com a ajuda de malva ou malva-rosa. Parece harmonioso em canteiros de flores durante todo o verão. Além de flores requintadas, o canteiro é decorado com grande folhagem. As plantações em grupo são utilizadas, em forma de muros ou sebes, para dividir o jardim em zonas.
Fileiras de malva camuflam muito bem as dependências do local. Podem ser plantadas sob árvores altas, junto com outras plantas perenes, mas com altura um pouco menor. Você pode brincar com tons de cores plantando flores anuais no fundo. O principal é a imaginação.
Qual é a diferença entre malva e malva-rosa?
Rosa malva e malva são a mesma coisa. Só a palavra malva é mais familiar entre as pessoas. O estoque de rosas pertence ao gênero Malvaceae. Existem subespécies perenes, bienais e anuais.
O estoque de rosa é uma planta despretensiosa e com flores abundantes. As flores podem ser observadas de junho a setembro. É cultivada principalmente por meio de sementes para mudas para garantir a floração precoce.Após o plantio ao ar livre, são prestados cuidados mínimos com a cultura. Para conseguir uma floração colorida, basta escolher o local certo e com boa iluminação, longe dos ventos predominantes. Então os canteiros ficarão perfumados com flores duplas e de camada única de várias cores.