Descrição da variedade de rosa trepadeira Indigoletta, plantio e cuidados

Não é à toa que a rosa é chamada de rainha. A flor, que simboliza o amor e a inocência, é cultivada em pátios e dachas, nas ruas e parques, e cultivada em jardins botânicos. Os criadores desenvolveram muitas variedades que diferem em formato, tamanho das flores e cor das pétalas. A rosa trepadeira Indigoletta é adequada para criar sebes, decorar arcos e decorar edifícios.


História da aparência

A variedade Azubis com um tom de flores incomum, que os paisagistas gostam de usar, foi desenvolvida pelo criador holandês Van de Laak em 1981. Indigoletta atraiu imediatamente a atenção dos floricultores por causa de seus botões roxos, extremamente raros de encontrar em rosas.

A planta sente-se normalmente à sombra parcial, onde adquire uma cor rica, e raramente é afetada por doenças. Os ramos da rosa, chamada Rainha Azul, estão dispostos em leque, o que promove floração abundante tanto na parte superior quanto na parte inferior da planta.

Descrição e características da rosa Indigoletta

A altura do arbusto Rose Indigolett chega a 3 m.A corola da flor em flor, cobrindo os estames e pistilos, é de cor lilás-azulada ou rosa. O botão em forma de vidro chama a atenção por sua tonalidade roxa brilhante. O diâmetro da corola, composta por 3 dúzias de pétalas duplas, é de pelo menos 8 cm.

Os arbustos densos da variedade Indigoletta têm raízes poderosas e as vinhas resistentes crescem até 1,5 m de largura. Os galhos são cobertos por folhas brilhantes.

A rosa floresce abundantemente no início e no final do verão e exala um aroma delicado. Os arbustos trepadeiras requerem isolamento para o inverno, mas não é fácil cobrir os brotos eretos.

rosas Indigoletta

Principais vantagens e desvantagens

A beleza da rosa Indigoletta foi apreciada não apenas por paisagistas de países europeus, mas também por floricultores da região do Baixo Volga, regiões de Rostov e Kaliningrado, Moldávia e Ucrânia.

As vantagens da variedade incluem:

  • coloração original de botões e pétalas;
  • boa resistência ao gelo;
  • altamente decorativo;
  • floração abundante;
  • aroma brilhante.

A rosa holandesa coberta não congela a -30 ° C, mas os brotos são difíceis de dobrar. A umidade excessiva provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas na planta.Indigoletta adora luz, mas sob a luz direta do sol as pétalas perdem a cor brilhante.

flor florescer

Características de cultivo

Embora a rosa seja uma cultura despretensiosa, para que a planta agrade pelo seu aspecto decorativo e pela floração exuberante e duradoura é necessário escolher um local adequado e cuidar bem dela.

Quando e onde plantar?

Para prevenir a infecção, não é recomendado colocar Indigoletta em uma área onde costumavam crescer rosas. Quando utilizados para fazer um arco, os arbustos são plantados no lado iluminado pelo sol. A planta fica confortável em sombra parcial, onde as flores mantêm sua cor rica.

Ao colocar o Indigoletta ao longo de um mirante ou prédio, os furos são feitos a uma distância de um metro, o que evita o acúmulo de umidade.

A rosa não tolera água estagnada, não tolera correntes de ar e ventos frios e cresce bem em solo solto.

No rosa trepadeira plantada na primavera No verão brota brotos e possui folhagem espessa. Quando colocados no solo no início do outono, os arbustos ficam mais fortes e toleram bem o inverno.

plantar no chão

Seleção de material de plantio

Rosas com 1 ou 2 anos com raízes intactas e dois ou três caules já lignificados criam raízes rapidamente. As mudas devem ser podadas e isentas de folhas e frutos. É melhor comprar arbustos de Indigoletta vendidos em vasilhame, embora sejam mais caros do que rosas com colarinho de raiz nua. Se as mudas apresentarem casca enrugada, devem ser mantidas em água por várias horas. Quando transportadas para o local, as raízes da planta não devem secar.

Esquema de plantio

Restam até 7 botões na roseira, os brotos são encurtados para 30 cm, cobrindo os pontos de corte. O buraco é cavado até meio metro de profundidade e preenchido com a mistura:

  • areia;
  • composto;
  • húmus;
  • terra.

A muda de Indigoletta é colocada em uma cova para que o colo da raiz não fique coberto de terra. É deixado um intervalo de 85–90 cm entre os arbustos e 1,5–2 m entre linhas.

planos de plantio

Para que a rosa se enrole lindamente na cerca, na hora do plantio eles recuam cerca de um metro e meio dela.

Recomendações para cuidar da variedade

Indigoletta agrada com floração repetida, cores vivas, somente quando bem cuidada. Necessidades culturais:

  • na irrigação regular;
  • alimentando;
  • em soltar a terra;
  • poda de galhos.

Para reter a umidade, o solo sob a planta é coberto com serragem, palha ou turfa. Os brotos de rosas trepadeiras são presos a um suporte ou treliça com barbante forte. Mais flores aparecem em brotos direcionados horizontalmente.

planta de liga

Rega

Os arbustos jovens precisam ser irrigados todas as semanas, mas a estagnação da umidade não deve ser permitida, pois pode levar ao apodrecimento das raízes. Se a planta for plantada no lado ensolarado, recomenda-se borrifar os caules e as folhas com água morna duas vezes ao dia. No primeiro mês, coloque um balde de líquido sob a rosa; em clima quente, dois baldes cada. Não é recomendado irrigar uma planta com flores com mangueira.

Fertilização e qualidade do solo

2–3 meses antes do plantio da flor, a área é cuidadosamente desenterrada, raízes e ervas daninhas são selecionadas e o solo ácido é corrigido. O seguinte é adicionado ao solo:

  • orgânico;
  • superfosfato;
  • bactérias do solo.

Fertilize a rosa com verbasco ou misturas minerais que contenham potássio e fósforo. Antes da floração, é realizada a alimentação foliar. Você precisa ter cuidado ao usar complexos contendo nitrogênio. Com excesso desse componente, folhas e caules crescem, mas poucos botões se formam.

adicionando grânulos

Poda e replantio

Na primavera e no outono, os ramos velhos, secos e doentes são removidos e os cílios mais longos que o suporte são encurtados.Não restam mais do que três crescimentos anuais e até 7 brotos com flores na rosa.

Indigoletta é replantada na primavera, antes que as folhas comecem a florescer. A essa altura a terra deve aquecer até 7°C. Para formar raízes fortes, é recomendável arrancar os botões formados na rosa.

É melhor replantar os arbustos no outono, um mês e meio antes da chegada da geada. Antes do procedimento, a planta é regada abundantemente, os brotos são amarrados e cavados em círculo até a profundidade de 0,2 m.Quando solta, a rosa é facilmente removida do solo.

poda de caule

As raízes precisam ser encurtadas e as áreas secas ou podres removidas. As áreas cortadas devem ser polvilhadas com cinza ou tratadas com verde brilhante. O arbusto é plantado na cova preparada junto com um torrão de terra, adicionando terra, regando e compactando o solo várias vezes.

Características do inverno de uma flor

Se a temperatura do ar no mês mais frio do ano não cair abaixo de -15 ° C, a rosa pode simplesmente ser enterrada no solo. Nas latitudes médias, os brotos da Indigoletta são primeiro cobertos com laços de corda, inclinados em direção ao solo e presos com estacas. Uma semana depois, os galhos caem ainda mais, encurtando o barbante. Blocos de madeira são colocados sob a base, agulhas de pinheiro ou serragem são colocadas em cima e cobertas com filme.

preparação para o inverno

Métodos de controle de doenças e pragas

Indigoletta sofre de oídio, as folhas ficam cobertas de placa e os botões secam. Para evitar que a rosa seja afetada pela doença, na primavera os arbustos são borrifados com preparações de cobre, no verão - com uma solução preparada com sabão e soda cáustica.

Os brotos infectados são cortados junto com as folhas e queimados. A planta é tratada com Gamair, Planriz ou Fitosporin.

Em clima úmido e quente, Indigoletta é afetada pela mancha preta. A remoção oportuna das folhas da área e o cumprimento das regras de irrigação ajudam a prevenir o desenvolvimento da doença.Para tratar as plantas, pulveriza-se calda bordalesa e utilizam-se fungicidas biológicos como Ridomil Gold e Topaz.

sachê de Fitosporina

Propagação de rosa

A variedade Indigoletta pode ser propagada no local por meio de brotos, ou melhor ainda, estacas com 3 nós. Uma incisão é feita em um ângulo de 45° a partir da gema inferior e as folhas são arrancadas. Os brotos são plantados em recipiente com mistura de areia e terra e coberto com vidro ou filme.

Com rega regular, as mudas criam raízes.

Use no design de jardins

Rosas trepadeiras que crescem juntas formam uma cerca viva. Os brotos floridos da variedade Indigoletta decoram arcos metálicos semicirculares instalados para emoldurar um terreno ou canteiro de flores. As rosas são plantadas perto de gramados, caminhos e colocadas ao lado de pedras.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim