Dizem das rosas que não são apenas uma flor universal para um buquê e uma decoração maravilhosa para o jardim da frente, mas também um remédio, porque o aroma das rosas pode curar uma dor de cabeça. E as flores amarelas brilhantes das rosas da variedade de chá híbrido Kerio também vão levantar o seu ânimo, pois mesmo em um dia nublado elas vão te lembrar do sol. O que você precisa saber sobre esta planta para que ela te delicie com uma floração longa e bonita?
- Descrição e características da rosa Kerio
- Principais aspectos positivos e negativos
- Como cultivar uma flor
- Condições de cultivo
- Iluminação e localização
- Temperatura e umidade do ar
- Preparação
- Seleção de mudas
- Tecnologia de plantio escalonado
- Cuidado adequado com a variedade
- Rega
- Cuidado do solo
- Fertilizante e alimentação
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas da variedade
- Propagação de flores
- Uso em paisagismo
Descrição e características da rosa Kerio
A variedade foi registrada na Holanda em 2002, depois conquistou a Europa e depois a Rússia. As rosas-chá híbridas são rosas cortadas, o que as torna perfeitas para buquês. Praticamente não desaparecem ao sol.
Parâmetro | Característica |
Altura do arbusto | 100-120 centímetros |
Largura do arbusto | 50-60 centímetros |
Cor da flor | Amarelo-laranja, pétalas com uma faixa avermelhada na borda |
Tamanho da flor | Grande, 10-12 cm |
Forma de flor | Clássico, “vidro” |
Aroma | Leve |
Período de floração | Toda a temporada |
Principais aspectos positivos e negativos
A variedade tem muitas vantagens:
- Em primeiro lugar, a componente estética. Botões amarelos brilhantes, sombreados por folhas verdes escuras, ficam bem em qualquer jardim de flores. Praticamente não sujeito a esgotamento.
- As rosas Kerio são perfeitas para fazer buquês devido aos seus longos brotos, que produzem uma flor de cada vez, e um pequeno número de espinhos. Duram muito tempo em vaso, até 10 dias.
- As plantas hibernam bem. Porém, é recomendável cobrir os arbustos para o inverno para que possam resistir melhor ao inverno.
- A variedade é resistente a doenças.
Os defeitos nas rosas Kerio são difíceis de detectar. Alguns jardineiros consideram o lado negativo que flores brilhantes são difíceis de encaixar na composição: todas as outras plantas podem desbotar contra o fundo.
Como cultivar uma flor
Para que uma muda se transforme em uma planta saudável e forte que floresça durante todo o verão, você deve seguir as recomendações de cultivo. Via de regra, são mais ou menos semelhantes para todas as variedades de rosas. Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção à garantia de condições adequadas de cultivo.
Condições de cultivo
Apesar de até um jardineiro inexperiente poder cuidar de rosas da variedade Kerio, é necessário tentar criar as condições ideais para elas. As principais condições incluem iluminação, temperatura, teor de umidade do ar e características do solo.
Iluminação e localização
Para as mudas, escolha um local com iluminação suficiente e protegido do vento.
Temperatura e umidade do ar
As plantas são consideradas resistentes ao frio e hibernam bem com os devidos cuidados. Eles preferem umidade moderada.
Preparação
As plantas preferem solo ligeiramente ácido, ligeiramente solto e nutritivo, com umidade moderada.
Seleção de mudas
As mudas são selecionadas no meio da primavera. É dada preferência a amostras fortes, as fracas são rejeitadas. É preciso atentar para o fato de que a parte vegetativa está bem desenvolvida e o sistema radicular fechado.
Tecnologia de plantio escalonado
Após a escolha do local para o plantio, são preparadas covas de 50 cm de profundidade a uma distância de 40 cm uma da outra, regadas e fertilizadas. As plantas são plantadas após o aquecimento do solo, geralmente em maio. Antes do plantio em campo aberto, as mudas são armazenadas em local fresco durante o dia e, imediatamente antes do plantio, são embebidas por 3 horas em água limpa.
Cuidado adequado com a variedade
Ao cuidar de um jardim de flores, você precisa realizar regularmente uma série de atividades, que variam dependendo da estação. As plantas são regadas, alimentadas e podadas de acordo com um determinado padrão.
Rega
Regar com muita frequência é prejudicial às plantas; regue-as não mais do que em dias alternados. Durante a estação seca, a frequência pode ser aumentada. No início do outono, a rega é reduzida para se preparar para o inverno.
As rosas não gostam de água fria, por isso não é recomendado regar as plantas com água da torneira ou de poço. É melhor deixar descansar por pelo menos um dia.
Ao regar, evite o contato com caules e folhas e umedeça o solo sob o arbusto.
Cuidado do solo
O solo deve ser afrouxado regularmente até uma profundidade rasa para não danificar o sistema radicular.
Fertilizante e alimentação
Alimente várias vezes durante a temporada com fertilizantes minerais e orgânicos de acordo com o esquema abaixo:
- Antes do plantio, compostos contendo nitrogênio são adicionados ao solo.
- Durante a floração, a planta necessita de potássio e fósforo, que são adicionados várias semanas antes do aparecimento dos botões.
- Durante a brotação, o estrume é adicionado.
- A última fertilização antes do inverno é novamente realizada com fertilizantes de potássio e fósforo. Um truque popular: enterrar uma casca de banana no chão, debaixo de um arbusto, pois contém um alto teor de potássio.
Aparar
A poda regular garante a beleza e a saúde das roseiras:
- A primeira poda é feita após o inverno, o mais tardar no momento em que os botões começam a florescer. Os galhos congelados são descartados e restam de 5 a 7 botões naqueles que hibernaram com sucesso.
- A poda de verão é realizada para remover galhos crescidos e desbastar o meio do arbusto.
- No outono, os brotos doentes e fracos são eliminados em preparação para o inverno. É importante não podar muito cedo no outono para não causar crescimento excessivo das plantas.
Preparando-se para o inverno
Para garantir que as rosas sobrevivam com segurança ao inverno, são realizadas as seguintes atividades:
- No final do verão, reduza a rega e solte o solo para evitar o desenvolvimento ativo da planta.
- Aplique fertilizante de raiz.
- Tratado contra doenças e pragas.
- Produzir poda.
- Cubra com material esticado sobre a moldura.
Doenças e pragas da variedade
As rosas Kerio são altamente resistentes a doenças. Entre as pragas de plantas, os pulgões representam a maior ameaça. Como lidar com isso:
- Método mecânico. As pragas são eliminadas com um jato de água. O método não é seguro porque pode danificar folhas e flores.
- Remédios populares. As plantas são tratadas com uma solução de pontas de batata, sabão, alho, tabaco e até infusão de pimenta vermelha.
- Tratamento químico com medicamentos adquiridos em loja especializada. Recomenda-se tratar com produtos químicos à noite, escolhendo para isso o tempo seco.
Propagação de flores
As rosas Kerio são propagadas por estacas. A melhor época para colhê-los é no início do verão. Para fazer uma muda, pegue a parte central do caule com 3-4 botões e corte as folhas em dois terços. O corte da parte superior é reto, a parte inferior é cortada em um ângulo de 45 graus. As estacas são enraizadas nos buracos após imersão preliminar em uma solução formadora de raízes, após o que são pulverizadas todos os dias. As mudas ficarão prontas em dois anos.
Uso em paisagismo
As roseiras são utilizadas como elemento independente da composição e combinadas com outras plantas. As rosas Kerio não devem ser colocadas ao lado de outras rosas ou flores amarelas. Contra o fundo das flores amarelas brilhantes desta variedade, outros tons de amarelo aparecerão desbotados.
Se seguir as recomendações de cuidados, as rosas Kerio vão decorar o seu jardim de flores durante todo o verão. E se você corta buquês, o principal a lembrar é que isso deve ser feito de manhã cedo, depois do frescor da noite. Então as luzes amarelas das flores farão as delícias dos olhos por muito tempo, para inveja de convidados e vizinhos.