A grande variedade de variedades de rosas obriga os jardineiros a inventar novas maneiras de enraizar essas flores. Para obter a variedade desejada, dá-se preferência ao cultivo próprio de mudas. Recentemente, o uso de tubérculos de batata para plantio tornou-se cada vez mais popular. Vale a pena saber com antecedência como cultivar uma rosa na batata, como escolher o solo e as mudas certas.
- Características do método
- Vantagens e desvantagens do método
- Preparando uma muda de rosa e um tubérculo de batata
- Quais batatas escolher
- Como escolher as mudas certas
- Processamento de estacas
- Preparação de inventário
- Enraizando mudas de rosa em batatas
- Pote e terra
- Pousar
- Criando um efeito estufa
- Esperando pelo resultado
- Possíveis dificuldades e formas de resolvê-las
- Cuidados adicionais
Características do método
Este método de cultivo de mudas possui características próprias. Tem se mostrado uma boa forma de obter uma muda de rosa de um determinado buquê. É claro que não é adequado para variedades importadas, pois passam por longos transportes e processamento químico. Mas para o cultivo de rosas domésticas já aclimatadas, é bastante adequado.
O uso de um tubérculo de batata permite que a planta receba umidade suficiente, além de micro e macronutrientes.
Vantagens e desvantagens do método
Como qualquer outro método de enraizamento, cultivar uma rosa a partir de uma muda de batata tem aspectos positivos e negativos.
As vantagens do método incluem:
- simplicidade do processo tecnológico;
- a capacidade de enraizar até mesmo uma flor de um buquê apresentado;
- a rosa recebe excelentes níveis de umidade, oxigênio e componentes nutricionais das batatas;
- o tubérculo protegerá a planta de fatores negativos.
O uso de batatas evita danos às futuras mudas. Por exemplo, quando plantado diretamente no solo, pode secar e, quando germinado em água, pode apodrecer.
As desvantagens deste método incluem:
- o método não pode ser utilizado para todos os tipos de rosas, não é adequado para a propagação de variedades trepadeiras;
- Somente plantas com caule reto podem ser utilizadas;
- após o transplante para local permanente, 15% das plantas morrem, apesar do sistema radicular desenvolvido;
- Existem requisitos elevados para o local de plantio (sem correntes de ar e luz solar direta, solo nutritivo)
Preparando uma muda de rosa e um tubérculo de batata
Terreno aberto e peitoril de janela residencial são adequados para o cultivo. O sucesso do evento depende em grande parte da escolha do material de qualidade, da adesão à tecnologia e do adequado preparo e execução do procedimento.
O jardineiro precisa estar atento à fase preparatória. Deve incluir a seleção e preparação de tubérculos de batata e mudas de rosa, seleção e processamento de ferramentas e recipientes para vasos.
Quais batatas escolher
A escolha da batata também determina o sucesso de toda a manipulação, pois ela se torna um depósito de nutrientes. O principal requisito de um vegetal é o frescor. Tubérculos grandes, livres de danos e doenças, são selecionados para plantio. Em seguida você deve remover todos os olhos. Caso contrário, o vegetal começará a brotar e tirará nutrição e umidade das mudas.
Como escolher as mudas certas
O caule de uma flor não aberta é adequado para estacas. Sua espessura deve ser superior a 0,5 cm.Após a seleção, a planta deve passar pela etapa de preparo e beneficiamento. Dele são retirados espinhos e folhas para que não se alimentem. A parte superior da haste é cortada em ângulo reto e a parte inferior é cortada em uma inclinação de 45 graus. Para a poda é preferível usar podadores ou tesouras afiadas para não esmagar o caule.
Para obter um bom corte, utilize o seguinte esquema: o corte superior deve ficar 1 cm acima da última gema, o corte inferior deve ficar 2 cm depois dela. O número ideal de rudimentos por corte é de 3-4 unidades. O comprimento do corte não deve ultrapassar 15-20 cm.
Processamento de estacas
Após o preparo, a planta deve ser tratada com bioestimulantes. As lojas especializadas oferecem uma grande seleção de diversos medicamentos, sendo os mais populares “Kornerost”, “Kornevin” e “Gumisol-N”. Os seguintes métodos populares são usados:
- 1 colher de sopa de mel;
- uma solução fraca de permanganato de potássio na qual a planta é colocada;
- 2 colheres de chá de suco de babosa, conservadas na geladeira por pelo menos 24 horas;
- 1 colher de chá de cinza de madeira.
Os componentes são misturados com água decantada à temperatura ambiente.As mudas são mantidas em estimulantes por pelo menos 6 horas.
Preparação de inventário
As seguintes ferramentas serão úteis para plantar rosas:
- podador;
- faca;
- espátula
Se você decidiu plantar uma rosa em um vaso de batata, também deve ter cuidado com sua escolha. Recipientes de tamanho médio ou garrafas plásticas com gargalo cortado funcionam bem. Como preparação, os recipientes são tratados com vapor ou água fervente. Depois disso, uma camada de drenagem de cinco centímetros é colocada no fundo.
Enraizando mudas de rosa em batatas
Se a germinação for realizada no outono ou inverno, deve-se selecionar recipientes ou vasos para futuras mudas. Na primavera ou no verão, as plantas podem ser plantadas imediatamente em terreno aberto. Para acelerar o enraizamento, você pode criar um pequeno efeito estufa. Para fazer isso, cubra com garrafas plásticas cortadas.
Pote e terra
Para que o enraizamento da estaca seja bem-sucedido, deve-se atentar para o estado do solo. Muitas lojas oferecem mistura de solo pronta para rosas. Isto é muito cómodo porque já está enriquecido com todos os elementos úteis necessários.
Também é possível selecionar um terreno de um jardim ou de uma casa de veraneio. Fertilizante mineral e húmus devem ser adicionados a esse solo. Como desinfetante, você pode congelar o solo por vários dias, após os quais é descongelado. Para restaurar a microflora do solo, o medicamento “Fitosporin” ou um produto similar é adequado.
Para desinfecção, você também pode usar uma solução rosa claro de permanganato de potássio. Depois de preparado o substrato e o vaso, que também se recomenda desinfetar, coloca-se no fundo do recipiente a drenagem, seguida de uma camada de areia e terra. Depois disso, você pode plantar a rosa nas batatas.
Pousar
Depois de passar pelo tratamento preparatório, o corte é preso na batata em um ângulo agudo. Não há necessidade de furar todo o tubérculo, bastará deixar a borda da planta no meio do vegetal. Uma batata é destinada a uma muda.
A seguir, a união é colocada em um recipiente com solo preparado. Se o enraizamento for realizado diretamente em terreno aberto, 2/3 da turfa misturada com solo fértil é colocada em uma vala cavada. A areia é colocada por cima, o que não permite o acúmulo de excesso de umidade. O plantio é realizado pela manhã ou à noite.
Criando um efeito estufa
A utilização de recipientes de vidro ou plástico para cobertura dos brotos aproxima as condições de desenvolvimento das condições de casa de vegetação. Isso permite manter um nível suficiente de umidade do solo.
A estufa improvisada pode ser removida depois que os botões começarem a crescer. Antes disso, é permitido abrir ligeiramente as mudas para ventilação por curtos períodos de tempo. Recomenda-se que as ações sejam realizadas uma semana após o plantio.
Esperando pelo resultado
Muitos jardineiros, tendo lidado com o assunto, como enraizar uma rosa na batata, contando os dias em que você poderá aproveitar o resultado. Se a muda foi tratada com bioestimulantes, o primeiro aparecimento de raízes pode ser esperado após 14-20 dias. As raízes verdadeiras aparecem aproximadamente 4-5 semanas após o plantio.
Na maioria das vezes, os jardineiros recebem uma nova planta em uma temporada (às vezes duas). Isto é conseguido observando todas as regras agrotécnicas.
Possíveis dificuldades e formas de resolvê-las
Segundo as estatísticas, 15% das mudas não passam pelo processo de enraizamento. Isto está associado a certas dificuldades. O mais comum deles:
- O broto apodreceu. Isto é devido ao excesso de umidade na panela ou trincheira.Você pode tentar renovar o corte inferior e colocar a planta de volta no tubérculo.
- O enraizamento não ocorre. Pode ser causado por solo inadequado ou variedade de rosa. Por exemplo, as variedades trepadeiras não criam raízes nas batatas. A tecnologia do cuidado também pode ter sido violada.
- Escurecimento das estacas. Muito provavelmente, a planta está infectada. Se a escuridão se espalhar por toda a planta, ela não poderá ser salva. Se permanecerem partes verdes, a rosa é tratada com sulfato de cobre (solução a 5%).
Cuidados adicionais
As mudas devem receber boa iluminação, mas sem luz solar direta. A temperatura ideal para crescimento é + 22…+ 24 graus. A rega moderada é combinada com pulverização. Utiliza-se água sedimentada e à temperatura ambiente. É importante garantir que não haja rascunhos.
Cultivar rosas em batatas não é difícil. Além da escolha de um bom material de plantio, é necessário tratamento com estimulantes de crescimento e plantio adequado. Não esqueça que as mudas precisam de cuidados cuidadosos. Em 1-2 temporadas você pode obter uma planta jovem e forte. O método é adequado para o cultivo de rosas tanto em uma casa de verão quanto em um apartamento.