A variedade Aqua rose é famosa por seu longo período de floração, grandes inflorescências e tons ricos. A espécie foi desenvolvida por criadores holandeses. O aroma da planta não deixa ninguém indiferente. A rosa-chá híbrida é classificada como cultura ornamental. A variedade é cultivada com sucesso nos países da CEI e os arbustos enraízam-se normalmente nos solos característicos das regiões. Antes de plantar é importante se familiarizar com as regras de seleção das mudas, quando plantá-las e como cuidar da planta.
- Descrição e características do Aqua rose
- Vantagens e desvantagens da variedade
- As sutilezas de cultivar uma flor
- Datas de desembarque
- Escolhendo mudas saudáveis na hora de comprar
- Seleção e preparação de um site
- Tecnologia de pouso
- Regras de cuidados com as plantas
- Alimentando, regando
- Cobertura morta
- Tratamento do solo
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Doenças, pragas e métodos para combatê-las
- Uso em paisagismo
Descrição e características do Aqua rose
A variedade Aqua rose é um arbusto perene, resultado de uma simbiose entre o chá e as rosas remanescentes. A planta cresce de 80 a 100 centímetros de altura e 50 a 60 centímetros de largura. Praticamente não há espinhos no caule, a superfície é lisa, forte e longa. As folhas têm uma tonalidade verde brilhante. Os botões são lilases, rosados brilhantes, roxos, dependendo do local de plantio.
Se a estação passar sem chuva, a rosa azulada despertará. Permanece colorido por uma semana. As inflorescências crescem até 12 centímetros. A rosa tem pétalas densas, são cerca de 50 em um botão.Quando florescem, os botões mudam de cor e mantêm a cor. O período de floração ocorre no final de junho e antes do início das geadas a partir de -10. O arbusto é resistente a doenças e pragas. A variedade é cultivada em casa de vegetação, estufas e terreno aberto.
Vantagens e desvantagens da variedade
A variedade híbrida de rosa-chá Aqua tem uma série de prós e contras, com os quais é aconselhável se familiarizar antes de plantar.
prós | Desvantagens |
Adequado para cultivo em solo aberto, estufas, estufas | Durante a estação de crescimento, os arbustos são altamente suscetíveis ao ataque de larvas e insetos, a preservação dos botões é problemática |
Longo período de floração | Geadas longas e severas são mal toleradas pela planta |
Perfeito para fazer arranjos de flores | Se a temperatura estiver estável abaixo de 5 graus, é necessário abrigo |
Tolera bem a geada | |
Tem um aroma rico |
As sutilezas de cultivar uma flor
A variedade híbrida de rosa-chá é cultivada com o plantio de mudas em terreno aberto. Após adquirir as mudas, você deve começar imediatamente a plantá-las. Primeiro endireite-os, corte as pontas dos galhos.Não adicione fertilizante no buraco cavado, isso será feito mais tarde.
Datas de desembarque
É aconselhável plantar arbustos no outono, de setembro a outubro. Com plantio adequado e abrigo confiável, o processo de crescimento será acelerado. Na primavera, a “proteção” é retirada, as mudas jovens crescerão abundantemente.
Escolhendo mudas saudáveis na hora de comprar
É melhor comprar material em vendedores de confiança, no mercado ou em lojas especializadas. A flor é vendida em forma de mudas, as raízes são colocadas em taças de turfa.
O que procurar ao comprar:
- aparência dos brotos - devem estar intactos, verdes claros, úmidos;
- As folhas normalmente têm uma superfície coriácea, uma rica cor verde ou podem apresentar uma tonalidade acastanhada.
Você não pode armazenar mudas em uma mistura de turfa por mais de 3 semanas.
Seleção e preparação de um site
As rosas devem ser plantadas em um local onde haja luz solar suficiente, mas não o tempo todo. É aconselhável não utilizar o lado sul para que os botões não queimem e a floração se prolongue. Também não deve haver muita sombra, pois o local pode estar úmido, o que fará com que as raízes apodreçam e surjam doenças.
Você não deve plantar a planta onde crescem árvores altas, pois suas raízes e copas sombreadas suprimirão rapidamente o crescimento do arbusto. O melhor local para pousar é onde haja sombra ao meio-dia. O solo deve ser neutro, se o local for argiloso acrescente esterco e areia. O composto fresco não é recomendado, pois suas substâncias podem ter um efeito negativo no sistema radicular sensível.
Tecnologia de pouso
O processo de plantio é feito em etapas.
- Coloque as mudas no centro da cova, endireitando cuidadosamente o sistema radicular.
- Cubra as raízes com terra, colocando o pescoço 5 centímetros acima do solo.
Para conseguir uma boa formação de arbusto, plante o material de plantio a uma distância de 1 metro das demais plantas. Quanto mais alto o vizinho no jardim, maior deve ser a lacuna.
Plante mudas umas das outras com distância de 80 cm, entre linhas - 2 metros.
Regras de cuidados com as plantas
É necessário cuidar dos arbustos da seguinte forma.
- Regue generosamente o canteiro de flores e alimente-o.
- Trate os arbustos contra pragas e doenças com substâncias especiais.
- Apare as folhas murchas.
- Aplique cobertura morta no solo 2 vezes por ano.
- Realizar afrouxamento e remoção de ervas daninhas.
A variedade Aqua é fácil de cuidar e o processo não leva muito tempo.
Alimentando, regando
A pasta é amplamente utilizada como cobertura. Inclui os produtos químicos necessários e bactérias benéficas. A recarga é realizada a cada 2 semanas, no verão apenas 3-4 vezes.
Prepare o verbasco com antecedência:
- Com 1,5-2 semanas de antecedência, colocar num barril com água na proporção de 1:3;
- adicionar fertilizantes químicos à mistura: sulfato de potássio e superfosfato duplo - 15 gramas por 1 litro de água;
- Diluir o concentrado com água 1:10.
Faça sulcos com 40 centímetros de distância ao redor do arbusto e preencha-os com terra ou areia. No dia seguinte, solte o chão.
- Após retirar a cobertura e podar na primavera, alimente os arbustos com nitrato de amônio. Permitido 30 gramas por 1 metro quadrado.
- Após o início da brotação, aplique um fertilizante complexo com nitrogênio.
- Antes da nova floração, alimente com solução de verbasco - 1:10.
- Após a primeira floração, fertilizar os arbustos com fertilizante mineral completo com microelementos.
- No outono, fertilize com potássio e fósforo.
Para verificar a necessidade de rega, enfie o dedo no solo. Se estiver seco, é hora de irrigar o solo. É melhor fazer isso de manhã cedo.A água deve atingir as raízes e não afetar as áreas acima do solo - folhas e galhos. Em média, 1 rega por semana é suficiente.
Cobertura morta
No início de maio e no outono, o solo é coberto com cobertura morta. Você pode usar madeira picada, composto ou casca de árvore. Cubra a área próxima ao tronco com uma camada espessa de 7 centímetros de grama cortada ou composto. Isso evitará o superaquecimento e o ressecamento das raízes na primavera e as geadas repentinas no outono.
Tratamento do solo
Jardineiros experientes aconselham o plantio de plantas no outono, antes da geada. Você pode plantar Aqua rose na primavera. Solo muito úmido é contra-indicado para esta variedade, pois enfraquece as propriedades protetoras da planta e prejudica sua aparência. Solo neutro e fértil é o preferido. Se não atender aos critérios acima, fertilize-o com composto ou turfa. Adicione estrume podre com areia ao solo argiloso e regue generosamente. Cave buracos para que as raízes tenras tenham espaço neles. Para fortalecer a raiz, antes de plantar, mergulhe-a em água por 20 minutos.
Aparar
Os arbustos devem ser podados na primavera, verão e outono. A manipulação melhorará a floração e o crescimento.
- Antes do início da floração, podar.
- A partir de meados de agosto, podar as rosas após a floração.
- Para estimular o re-pólen após o desbotamento, corte os botões acima das cinco folhas superiores.
Use uma tesoura de poda afiada para evitar bordas irregulares e esmagadas do corte. Demora muito para crescer demais e serve como porta aberta para infecções.
Preparando-se para o inverno
Os arbustos precisam ser cobertos no outono, quando a temperatura do ar cai abaixo de zero. Caso contrário, eles congelarão ou morrerão. Você pode usar solo seco ou areia e subir o arbusto até uma altura de 30 centímetros. Coloque ramos de abeto por cima.Na primavera, remova a tampa em etapas 10 vezes. É aconselhável fazer isso à noite ou em dias nublados.
Doenças, pragas e métodos para combatê-las
As rosas-chá híbridas às vezes são afetadas por pulgões, podridão cinzenta, doenças fúngicas e pragas. Existem métodos eficazes para eliminá-los.
- Os pulgões são tratados com uma solução de álcool e sabão em pó.
- A podridão cinzenta é nivelada da seguinte forma: arranque as folhas afetadas e borrife o restante com decocção de cavalinha.
- As infestações de larvas e lagartas podem ser eliminadas com inseticidas.
Os vermes nematóides são fatais para as rosas. Eles atacam a raiz e destroem a planta. É impossível combatê-los. É melhor plantar calêndula no lugar de um arbusto murcho. Os vermes têm medo desta flor.
Uso em paisagismo
Rose Aqua é amplamente utilizada em projetos paisagísticos. As seguintes plantas devem ser escolhidas como companheiras:
- campânula, delfínio e sálvia;
- Verônica, lavanda, anafalis;
- ásteres, spurge.
Selecione o esquema de cores das plantas a seu critério.