Representantes da família Hyacinth ficam espetaculares em jardins e terrenos particulares. Aqueles que amam prímulas delicadas e atraentes terão interesse em aprender como plantar Pushkinia corretamente e quais cuidados essa flor, muitas vezes chamada de jacinto anão, exige. Esta flor foi descoberta pela primeira vez pelo famoso químico, botânico e mineralogista russo Apollos Apollosovich Musin-Pushkin.
- Descrição e recursos
- Crescendo em terreno aberto
- Datas de desembarque
- Seleção e preparação de sementes
- Preparação do solo
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura morta
- Cobertura
- Doenças e pragas
- Podridão cinzenta
- Achelenchoides
- Roedores
- Transferir
- Depois da floração
- Coleta e armazenamento de sementes
- Preparando-se para o inverno
- Forçando em casa
- Tipos
- Em forma de jacinto
- Proleskovidnaia
- libanês
- Bilgineri
- Pismena
- Variedades populares
- Alba
- Libanótica
- Reprodução
- Sementes
- Lâmpadas
- Parceiros
- Uso em paisagismo
Descrição e recursos
Pushkinia é uma pequena flor muito bonita pertencente à subfamília Hyacinthaceae e à família de plantas Espargos. Segundo algumas fontes, também está incluída na família Liliaceae.
Na natureza, a Pushkinia cresce principalmente no Cáucaso, na Ásia Menor e na Ásia Ocidental. As condições mais favoráveis são as encostas rochosas e húmidas, bem como os prados de montanha com abundância de arbustos.
A altura média desta prímula é de 15 a 20 centímetros. Esta cultura pertence à categoria dos efemeroides - plantas herbáceas perenes com um curto período de crescimento. Os bulbos são ovóides e cobertos por finas escamas marrons na parte superior. Na base do caule existem 2 ou 3 folhas verde-escuras em forma de cinto. Flores em forma de sino, de cor branca ou azul claro, formam inflorescências racemosas. Eles aparecem alguns dias após a formação das folhas. No final da floração, os frutos formam-se em caixas cheias de sementes redondas, castanhas claras.
Pushkinia tem tamanho miniatura, mas esta flor do início da primavera tem propriedades decorativas pronunciadas. O período de floração começa em abril ou maio, dependendo da região, e dura até três semanas.
Crescendo em terreno aberto
Para cultivar Pushkinia com sucesso, você precisa escolher o local certo e preparar um solo nutritivo.
Datas de desembarque
As sementes devem ser semeadas em campo aberto de meados de setembro a vinte de outubro.Assim, depois de submetidos ao procedimento de estratificação natural, germinarão na próxima primavera.
Seleção e preparação de sementes
Sementes ou bulbos de plantas são usados como sementes..
As sementes de Pushkinia devem ser colhidas para posterior semeadura em junho, imediatamente após o término do período de floração. Como o solo está muito seco nesta época, o próprio processo de semeadura deve ser adiado até o outono. Até o momento, é necessário proteger as sementes do ressecamento, colocando-as na geladeira para armazenamento.
Os bulbos precisam ser desenterrados no outono, quando as folhas da planta ficam amareladas e começam a secar. Separe com cuidado os bulbos filhos dos bulbos-mãe e seque-os em local com sombra e ventilado. Até o plantio, devem ser armazenados em caixa de papelão ou madeira. No fundo você deve primeiro colocar uma camada nutritiva de serragem ou turfa levemente umedecida.
Preparação do solo
O solo para a semeadura da planta deve estar bem drenado, ou seja, livre de excesso de água. Se o solo tiver estrutura muito densa, deve ser solto misturando-o com húmus de folhas, turfa ou areia de rio. A área de plantio da planta deve ser suficientemente iluminada pelo sol, mas é permitida sombra clara. A estagnação da umidade deve ser evitada.
Esquema de plantio
As sementes devem ser semeadas a uma profundidade de pelo menos 5 centímetros e os bulbos plantados a uma profundidade de 7 centímetros. Deve-se manter uma distância de até 10 centímetros entre elas - isso permitirá que as flores se desenvolvam confortavelmente sem se aglomerarem.
Cuidado
A rega e alimentação adequadas da Pushkinia, bem como o controle de pragas e doenças garantirão o desenvolvimento saudável e a aparência atraente da planta.
Rega
Se o tempo seco prevalecer na primavera, Pushkinia requer rega intensiva. Esta planta precisa especialmente de umidade vital durante o crescimento das folhas e pedúnculos.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
É necessário afrouxar e remover ervas daninhas do solo após o desbotamento da Pushkinia. É necessário remover prontamente todas as ervas daninhas que sufocam o crescimento de uma flor em miniatura.
Cobertura morta
Ao aplicar cobertura morta no solo onde a Pushkinia cresce, você pode reduzir a quantidade de irrigação e remoção de ervas daninhas.
Recomenda-se usar turfa como cobertura morta. Este procedimento é realizado imediatamente após o plantio da flor.
Cobertura
No início da primavera, Pushkinia precisa de nutrientes com especial urgência, então você precisa alimentá-la com fertilizante mineral seco. Para um metro quadrado de área você precisará de 50-60 gramas do produto - espalhe seus grânulos uniformemente ao redor de cada flor e deixe até dissolver completamente. Depois, para que substâncias valiosas cheguem às raízes, solte o solo entre as fileiras.
Doenças e pragas
Pushkinia é relativamente resistente a pragas e doenças, mas em alguns casos é afetada por roedores, mofo cinzento e Achelenchoides. Cada problema tem sua própria solução e métodos preventivos.
Podridão cinzenta
O mofo cinzento, também conhecido como botrítis, é uma doença fúngica perigosa e que se espalha rapidamente. Seu primeiro sintoma é o aparecimento de manchas cinzentas em qualquer parte da planta acima do solo. Em caso de emergência, é necessário tratar a planta infectada com uma solução com propriedades fungicidas.
Recomendado para estes fins:
- Mistura bordalesa;
- "Topázio";
- "Previkur";
- "Kuproxat";
- "Skor."
Para prevenção, é preciso garantir que ao regar a água não caia nas folhas da planta, e também evitar o excesso de fertilizantes à base de nitrogênio.
Achelenchoides
Achellenchoides é uma doença que se manifesta pela podridão anelar e pelo aparecimento de uma coloração marrom nas escamas dos bulbos. O crescimento natural da planta afetada diminui e sua atratividade externa é perdida. A solução para o problema será a destruição completa dos bulbos doentes.
Para prevenir a infecção por Achellenchoides, é necessário manter os bulbos em água morna a uma temperatura de +43 graus por 15 minutos antes do plantio.
Roedores
Ratos e outros tipos de roedores adoram comer os bulbos suculentos da Pushkinia. Portanto, você precisa cuidar antecipadamente de armadilhas confiáveis.
Outro inimigo desta flor é o ácaro da pradaria. Ele rói o fundo e se move pelo meio do bulbo, e como resultado ele começa a apodrecer ou secar. Tratar a planta com um preparado inseticida ajudará a eliminar o problema. Para fins preventivos, esse tratamento deve ser realizado antes do plantio.
Transferir
Periodicamente, a Pushkinia requer um transplante. É aconselhável realizar a cada 4-5 anos. Durante este período, 5 a 7 brotos filhos aparecem em cada bulbo. As plantas ficam apertadas no local, o que prejudica o seu aspecto estético.
Depois da floração
Os bulbos para transplante devem ser desenterrados no meio do verão, quando a parte aérea da planta estiver significativamente seca. O material de plantio deve ser cuidadosamente classificado, livrando-se dos exemplares podres ou danificados. Coloque os bulbos saudáveis em uma caixa de papelão e coloque em local fresco e ventilado. O plantio no solo é feito normalmente, em meados de setembro ou outubro.
Coleta e armazenamento de sementes
A melhor época para coletar sementes de Pushkinia é junho. Eles precisam ser secos e colocados em uma caixa de papelão. Recomenda-se guardar no compartimento de vegetais da geladeira, onde são fornecidas as condições ideais de temperatura.
Preparando-se para o inverno
Recomenda-se cobrir o solo onde a Pushkinia foi transplantada com uma camada de palha ou turfa antes do inverno.
Forçando em casa
Forçar acelera a estação de crescimento da Pushkinia, alterando a luz, a umidade, a temperatura e outros fatores que afetam positivamente seu crescimento e floração.
Para forçar em casa você precisa de:
- Selecione vários bulbos saudáveis de Pushkinia.
- Prepare um vaso de até 7 cm de altura e 12-15 cm de diâmetro.
- Encha o vaso com solo nutritivo composto por húmus de folhas, areia de rio e solo de grama na proporção de 1:1:2.
- Plante os bulbos.
- Esconda o recipiente em local escuro e fresco, com temperatura não superior a +10 graus e umidade de 85-90%.
- Após 8 a 10 semanas, mova o recipiente para uma sala iluminada com temperatura do ar não superior a +15 graus.
- Água conforme necessário.
- Após 2 semanas começará o período de floração.
Tipos
Existem diversas variedades de Pushkinia.
Em forma de jacinto
Pushkinia em forma de jacinto na vida selvagem é encontrada principalmente nas montanhas da Transcaucásia Oriental e no norte do Irã. Esta é uma planta em miniatura com folhas bastante carnudas e roliças. As inflorescências ovais apresentam estrutura densa e cor azul claro, o mais próximo possível do branco.
Proleskovidnaia
Esta variedade de Pushkinia é comum no Cáucaso, na Turquia e no Irã. Prefere crescer em bordas de florestas e prados entre arbustos. As flores em forma de sino apresentam uma agradável tonalidade azul.
libanês
Uma das subespécies da variedade florestal da planta é chamada Pushkinia libanesa. A principal diferença é que possui flores maiores com coroas bidentadas.
Bilgineri
Pushkinia Bilgineri foi descoberta em 2014 pelo botânico turco Hasan Yaldırım. É caracterizada por uma cor quase branca e um formato refinado das pétalas.
Pismena
Pushkinia Pishmena se distingue de outras espécies pela cor verde-amarelada do perianto. Esta planta é comum no Irã e na Turquia.
Variedades populares
Entre o grande número de variedades, as seguintes são populares.
Alba
Uma das raras variedades de Pushkinia libanesa é chamada Alba. Seus diferenciais são a cor branca como a neve e a presença de uma expressiva linha azul na nervura da pétala. As inflorescências são ovais e as folhas são finas e lineares.
Libanótica
Outra subespécie da Pushkinia libanesa é a Libanotica. Esta planta chama a atenção com flores grandes e de um lindo tom azul.
Reprodução
Para a propagação, são utilizadas sementes ou bulbos filhos da planta.
Sementes
As sementes para propagação de Pushkinia são coletadas no final do período de floração. Devem ser secos ao ar livre e armazenados até o outono em local fresco e escuro. O plantio no solo é feito a uma profundidade de pelo menos 5 cm, a distâncias semelhantes entre si, para que as plantas possam crescer e se desenvolver livremente.
Lâmpadas
Os bulbos são coletados em Pushkinia, que atingiu 4 a 5 anos de idade. Isso é feito após a floração, geralmente no meio do verão. Espécimes bonitos e saudáveis, sem danos ou sinais de doenças, são selecionados para o plantio. Todo o material deve ser seco e armazenado em local fresco e escuro.
Os bulbos de Pushkinia são plantados a uma profundidade de até 7 cm e a distância entre os furos é de 10 cm.
Parceiros
As seguintes plantas são reconhecidas como as melhores parceiras da Pushkinia no jardim:
- tulipas;
- narcisos de baixo crescimento;
- prímula;
- Quionodoxa;
- cilas;
- muscari;
- persistente;
- sede
Uso em paisagismo
Pushkinia é um elemento insubstituível que parece harmonioso em slides alpinos, canteiros de flores, mixborders e bordas. Na primavera, as flores azuis claras chamam a atenção, dando uma sensação de leveza e frescor. No verão, a ênfase está nas suculentas folhas verdes escuras da Pushkinia.