Razões pelas quais os gladíolos não florescem, métodos de tratamento e prevenção

Os gladíolos são uma decoração para um jardim. Os criadores desenvolveram variedades com diferentes formatos e cores de pétalas. Mas às vezes o aparecimento dos gladíolos decepciona o jardineiro, pois as plantas podem não formar flechas de flores durante todo o verão. Ou os botões do pedúnculo formado secam sem florescer. Abaixo estão informações sobre por que os gladíolos não florescem, qual o motivo e como corrigir erros no cuidado.


Possíveis causas de problemas com flores

Pode haver vários motivos pelos quais os gladíolos não florescem. Depois de identificar os erros e corrigi-los, o jardineiro cultivará plantas espetaculares com botões que se abrem gradativamente em seu terreno.

Material de plantio de má qualidade

Ao comprar material de plantio de vendedores aleatórios, o jardineiro não pode esperar que os gladíolos floresçam. Os botões não se formarão em plantas muito jovens. O bulbo deve primeiro crescer em volume e ficar mais forte. Só depois disso ela está pronta para estender a flecha da flor. Se os rebentos grandes não florescerem, eles podem estar infectados com microorganismos patogênicos e pragas. Além disso, é necessário adquirir variedades de gladíolos adaptadas à região em que o jardineiro mora. Por exemplo, em áreas frias, as plantas de maturação tardia podem não ter tempo para formar botões.

Observação! A peculiaridade de algumas variedades de gladíolos é que, após a floração, precisam de 1 a 2 anos para descansar.

Lugar errado para pousar

Plante os bulbos em uma área bem iluminada. Na sombra, os gladíolos podem não florescer. Na sombra parcial, as plantas não produzem uma flecha bonita: ela se formará fina e curva.

por que os gladíolos não florescem

O local de pouso deve ser ventilado. Se as plantas estiverem muito próximas umas das outras e não houver ventilação, existe a possibilidade de serem infectadas por fungos. Além disso, a área de plantio de gladíolos precisa ser trocada a cada 2 anos.

Incumprimento das regras de aterragem

A cultura é plantada no local depois que o solo aquece até 10 °C. Ao realizar o procedimento, observe as seguintes regras:

  • a profundidade de plantio em solos pesados ​​é de 3 diâmetros de bulbo;
  • nos pulmões - 4 diâmetros.

Se o plantio for muito profundo, o desenvolvimento do gladíolo é atrasado, podendo não produzir pedúnculo este ano.Mais uma regra deve ser observada: as plantas jovens e adultas são plantadas separadamente. Caso contrário, grandes gladíolos matarão as crianças e não permitirão que se desenvolvam totalmente.

Importante! Para prevenir a infecção dos rebentos por doenças e pragas, os sulcos são regados com Fitosporina antes do plantio.

Clima

As plantas reagem à falta de umidade do solo, bem como ao seu excesso. Em clima quente e seco, a cultura é regada a cada 2-3 dias. Se os gladíolos crescerem em altitudes mais elevadas, eles precisarão de irrigação diária.

por que os gladíolos não florescem

Chuvas frequentes e regas abundantes contribuem para o aparecimento de doenças fúngicas. As plantas enfraquecidas por microrganismos patogênicos não formam pedúnculo.

Cuidados inadequados

Para que os gladíolos floresçam linda e abundantemente, eles precisam de cuidados adequados. É o seguinte:

  1. Os bulbos são alimentados várias vezes por temporada. A falta de nutrição faz com que a planta perca a imunidade e seja atacada por doenças e pragas. Os arbustos enfraquecidos têm dificuldade em formar e florescer botões.
  2. A crosta formada após a rega impede a aeração do solo. Para permitir que o ar penetre mais profundamente, o solo ao redor das plantas é solto.
  3. A área é polvilhada com cobertura morta. Ajuda a reter a umidade do solo e controla o equilíbrio da temperatura. Além disso, a cobertura morta evita que os nutrientes sejam eliminados do solo.
  4. Para que o bulbo também possa crescer em pedúnculo na próxima safra, depois que os botões secarem este ano, ele é cortado. Nesse caso, restam pelo menos 4 folhas, pois por elas se alimenta a parte subterrânea da planta.

por que os gladíolos não florescem

Observação! Grama cortada, palha e turfa são usadas como material de cobertura morta.

Doenças e pragas

A floração dos gladíolos depende muito da presença de doenças e pragas.

Fusarium

A doença é causada por um fungo. Ele entra no solo através de um bulbo infectado e também se forma devido à rega abundante das plantas e à fertilização excessiva. Com o fusarium, os bulbos ficam cobertos de manchas marrons e a parte aérea cresce mal. As folhas ficam amarelas prematuramente e a flecha da flor não se forma.

Importante! A área infectada é tratada com fungicidas e nela são plantados gladíolos após 5 anos.

Tripes

Pequenos insetos perfuram o tecido e sugam a seiva celular dos caules e folhas. Os tripes se reproduzem rapidamente: da primavera ao outono, podem se desenvolver 9 gerações de insetos. A praga penetra no botão e o infecta. Então ele rasteja gradualmente para o solo, destruindo o rebento. Para prevenir o aparecimento de tripes, a planta é tratada com Karbofos.

pragas de tripes

Verme

A larva do besouro click geralmente infecta gladíolos jovens. O verme faz buracos no bulbo; se o solo estiver seco, ele rói o núcleo do caule. A praga gosta de aparecer em áreas cobertas de ervas daninhas. Portanto, restos de plantas, especialmente grama de trigo, são cuidadosamente removidos ao redor dos gladíolos. Como isca, você pode colocar vegetais crus cortados no solo: cenoura, batata, beterraba.

Ácaro da raiz da cebola

A praga entra no local com sementes. Penetra no interior do bulbo, afinando-o gradativamente. Propaga-se rapidamente em solo com alta umidade. Nas plantas enfraquecidas pela praga, os botões não florescem ou nem se formam. Eles se livram dos ácaros das raízes pulverizando a semente com um acaricida.

Conclusão

Os gladíolos são lindas plantas de jardim. A flecha da flor forma botões cuja cor e formato dependem da variedade.Mas às vezes a floração pode não ocorrer.

Depois de estudar as informações sobre as causas dos problemas com as plantas e corrigir os erros, o jardineiro cultivará gladíolos espetaculares no local, com botões florescendo em poucos dias de verão.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim