Descrição e características do cultivo de gladíolos japoneses, plantio e cuidados

Um jardineiro pode decorar um jardim com gladíolos japoneses durante toda a temporada. A princípio, a beleza da área é dada pelas estreitas folhas em forma de espada da planta. Então, de junho a setembro, inflorescências em forma de espinhos de várias cores começam a florescer. Abaixo está uma descrição e características da crocosmia, informações sobre tipos de plantas, métodos de reprodução e características de cultivo.


Descrição e características

O gladíolo japonês tem vários nomes: crocosmia, montbretia, tritonia. A cultura vem da África do Sul. Pertence à família Íris. A planta é alta. Os pedúnculos atingem uma altura de 1,5 metros. As folhas são estreitas e em forma de espada. Seu comprimento é de cerca de 60 centímetros. A inflorescência é em forma de espiga, composta por flores em forma de funil em estrela. Eles têm uma variedade de cores: escarlate, amarelo, vermelho, laranja.

Os botões florescem no início de junho. A floração dura até setembro. O gladíolo japonês se reproduz por sementes e bulbos. Cada um deles é capaz de desenvolver 3 pedúnculos.

Crocosmia é usada para paisagismo e cortada. Uma flecha de flor pode ficar na água por 2 semanas sem murchar. Pode decorar qualquer buquê.

Informações adicionais. "Crocosmia" é traduzido do latim como "cheiro de açafrão". A planta tem esse nome devido ao aroma que emana das flores secas.

Espécies de plantas

Os criadores criaram muitos tipos e variedades de gladíolo japonês. Eles diferem no período de floração, na altura dos arbustos e na cor das inflorescências.

Gladíolo japonês

Paniculata crocosmia

Os arbustos de gladíolos japoneses atingem uma altura de 1,5 metros. No topo do broto da flor, formam-se botões de cor laranja brilhante. Eles começam a florescer em junho.

Lúcifer

A flecha da flor deste híbrido atinge uma altura de 1,5 metros. Pedúnculos com inflorescências paniculadas escarlates ou vermelhas conferem ao arbusto um aspecto único. O gladíolo japonês Lúcifer é caracterizado por maior resistência ao gelo.Em regiões de clima temperado, os bulbos não precisam ser desenterrados no outono.

Estrela do Oriente

Star of the East é uma das variedades espetaculares de crocosmia. Floresce tarde. A altura do arbusto é de cerca de 1 metro. As inflorescências consistem em botões laranja-damasco. Flores grandes com diâmetro de 10 centímetros têm formato de estrela. A resistência ao gelo da Estrela do Oriente é baixa.

Estrela do Oriente

Canário de Norwich

Os arbustos de gladíolos japoneses da variedade Norwich Canary atingem uma altura de 60 centímetros. Flores amarelas brilhantes são formadas em pedúnculos fortes. Os botões florescem gradualmente, começando de baixo.

Emily Mackenzie

Montbrecia EmilyMcKenzie atinge uma altura de 60 centímetros. As inflorescências em forma de espinhos consistem em flores marrom-alaranjadas. Há uma mancha laranja brilhante na base do botão. A planta tolera bem as flutuações de temperatura. Floresce tarde.

Métodos de reprodução

Um jardineiro pode propagar o gladíolo japonês em um terreno de duas maneiras: sementes e bulbos. Ao criar híbridos com a primeira opção, as características parentais podem não ser preservadas.

Estrela do Oriente

Sementes

O procedimento é realizado no final do inverno ou início da primavera. As sementes ficam embebidas por um dia em água morna. Em seguida, são semeados em recipiente com laterais baixas. O substrato selecionado é solto e respirável. Você mesmo pode prepará-lo com turfa, solo gramado, húmus e areia de rio.

A caixa com as colheitas é coberta com uma película transparente e colocada em local aquecido. Quando aparecem os primeiros brotos, a tampa é removida. O cuidado consiste em regar e soltar o solo em tempo hábil.

Depois que um par de folhas verdadeiras aparece, as plantas mergulham. Pequenos vasos são usados ​​para transplante. Os arbustos cultivados são plantados em terreno aberto, previamente endurecidos. No ano plantando crocosmia florida não virá.

Lâmpadas

Durante a temporada, os bebês crescem ao redor do bulbo.Eles podem ser separados e plantados separadamente. A floração ocorrerá no próximo ano. Se os bulbos jovens não forem separados periodicamente, o arbusto-mãe ficará muito grosso e as inflorescências poderão diminuir.

Estrela do Oriente

O rebento pai continuará a se desenvolver após o procedimento. As crianças são plantadas primeiro em vasos ou diretamente em terreno aberto.

Características de cultivo

Crocosmia é plantada com bulbos no terreno. Os adultos florescerão este ano, os jovens só lançarão flores na próxima temporada.

Seleção e preparação de material de plantio

As lâmpadas devem estar secas, limpas, sem amassados ​​ou danos. Eles são retirados do porão um mês antes do plantio e as cascas são retiradas. Para desinfetar, os bulbos são colocados em solução de permanganato de potássio. O procedimento é realizado 2 horas antes do plantio no solo.

Datas de desembarque

O gladíolo japonês é plantado no local na primavera, no final de abril ou nos primeiros dez dias de maio. O solo deve aquecer até 6-10 °C.

plantando flores

Preparação e seleção de um local de pouso

O território para a crocosmia é selecionado bem iluminado pelo sol. Caso contrário, a flecha da flor ficará fina e fraca. As águas subterrâneas devem ser baixas. O substrato é selecionado que seja fértil, permeável ao ar e à água. O site está preparado desde o outono. O solo é escavado e os nutrientes são adicionados. Para 1 metro quadrado de área, use 2 baldes de húmus misturado com 40 gramas de superfosfato. Na primavera, o nitrogênio pode ser adicionado ao solo antes do plantio.

Padrão e profundidade de plantio

Bulbos pequenos são plantados a uma profundidade de 4 a 6 centímetros. Para material de plantio grande, buracos são cavados com 8 a 15 centímetros de profundidade. O plantio é feito da seguinte forma:

  • cavar sulcos com 15 centímetros de profundidade;
  • o fundo é preenchido com substrato leve e fértil;
  • disponha as lâmpadas a uma distância de 10 a 15 centímetros;
  • regado;
  • coberto com substrato.

O intervalo entre as linhas é de 25 a 30 centímetros.

plantando flores

Características de cuidados com flores

Para que os arbustos floresçam abundantemente e por muito tempo todos os anos, é necessário realizar corretamente as medidas agrotécnicas. O cuidado consiste em regar, fertilizar e soltar o solo em tempo hábil. Os brotos de flores de crocosmia alta precisam ser amarrados. Isso é feito para evitar a quebra dos pedúnculos. Os bulbos são desenterrados para o inverno, pois podem congelar no inverno rigoroso.

Como regar uma planta?

A terra é irrigada conforme necessário. A camada superior do solo deve ter tempo para secar. Em solo alagado, podem se formar microrganismos patogênicos que afetam negativamente os bulbos. Se o solo não for irrigado a tempo, as flores começarão a murchar e cair prematuramente. Use água morna e estabilizada.

regando flores

Aplicação de fertilizante

Para que os arbustos de gladíolos japoneses cresçam poderosamente e floresçam abundantemente e por muito tempo, o solo deve ser fertilizado várias vezes por temporada. Na primavera, são adicionados minerais complexos. Antes da floração, são usados ​​​​fertilizantes potássicos. No final do verão, você pode adicionar verbasco.

Importante! O fertilizante é aplicado em solo úmido, caso contrário, o sistema radicular pode ser danificado pelos sais.

Afrouxando o solo

Após cada rega você precisa soltar o solo. O procedimento ajuda a reter a umidade. Além disso, o afrouxamento evita a formação de crosta na superfície do solo. Impede que água e umidade acessem a lâmpada. Ao afrouxar, também são retiradas ervas daninhas - possíveis transmissoras de doenças e pragas.

Regras da liga

Variedades de baixo crescimento não precisam de liga. Só pode ser necessário para a crocosmia, em que o broto da flor atinge a altura de 1,5 metros. Os pedúnculos dobram e quebram quando cultivados em regiões onde há fortes rajadas de vento.Por isso, no verão são amarrados a um suporte com cordas de material natural.

Gladíolo japonês

Preparando-se para o inverno

Em áreas com invernos rigorosos, os bulbos são desenterrados, caso contrário, congelarão. O procedimento não é realizado antes de meados do outono. Mesmo após a floração, ainda no solo, os bulbos crescem. Se forem desenterrados prematuramente, não conseguirão obter os nutrientes de que necessitam.

Depois Desenterrando bulbos de gladíolos japoneses Seque bem e coloque em local fresco. Se o material não estiver suficientemente seco, existe a possibilidade de formação de microrganismos putrefativos. Nas regiões do sul, a crocosmia pode hibernar no solo. No final do outono, a parte seca da planta acima do solo é removida. Em seguida, o solo é coberto com serragem e ramos de abeto.

Doenças e pragas

Em condições desfavoráveis, a crocosmia pode ser afetada por doenças e pragas.

  1. Fusarium. As folhas afetadas pela doença começam a amarelar e secar. Os pedúnculos enfraquecem e ficam tortos. Os botões ficam deformados e sua cor muda.
  2. Podridão cinzenta. Afetado pela doença do bulbo. Uma camada cinza aparece neles.
  3. Herbácea. As lâminas das folhas ficam amarelas e secam. Esta é uma infecção viral para a qual não há cura. Os arbustos são arrancados e destruídos, o solo é tratado com produtos químicos.
  4. Tripes. Os insetos sugam a seiva celular das folhas, enfraquecendo as plantas. Com o tempo, as placas das folhas secam e as flores ficam deformadas.
  5. Ácaro aranha. As pragas aparecem no gladíolo japonês durante períodos de seca prolongada. Os insetos enredam a planta em teias de aranha e sugam o suco.
  6. Medvedka. As pragas comem os bulbos. Para destruir os grilos-toupeira, são feitas armadilhas especiais.

Gladíolo japonês

Os fungicidas são usados ​​para prevenir e tratar doenças do gladíolo japonês.Os insetos são eliminados por pulverização com inseticidas.

Observação! O tratamento com produtos químicos não deve ser realizado durante o período de floração, caso contrário, os insetos benéficos que carregam o néctar podem morrer.

Aplicação em paisagismo

Variedades altas de crocosmia são plantadas próximas a arbustos ornamentais baixos. Arbustos baixos são plantados em mixborder. Montbrecia combina bem com gramíneas ornamentais, daylilies, gaillardia, kniphofia e crisântemos do mato. A crocosmia ficará espetacular no contexto das coníferas. O gladíolo japonês é capaz de realçar a beleza de outras plantas, podendo também ser um ponto positivo na composição.

Colheita e armazenamento de bulbos

Desenterre o material de plantio antes do início da geada. Quanto mais tempo o bulbo permanecer no solo, mais nutrientes ele absorverá. A limpeza é realizada em tempo seco. Os rebentos são bem secos, caso contrário podem apodrecer no inverno. Armazene-os em um porão seco e fresco, equipado com boa ventilação. Durante o inverno, os bulbos precisam ser inspecionados, descartando os podres. Um rebento infectado com microrganismos patogênicos pode infectar todo o material de plantio.

Onde comprar lâmpadas de gladíolos chineses?

O material de plantio é adquirido em floriculturas. Na primavera produzem uma grande variedade de flores, incluindo bulbos de crocosmia. Eles devem estar saudáveis, sem amassados, manchas ou outros sinais de doença. Além disso, o material de plantio é adquirido pela Internet. Vários sites oferecem o pedido de lâmpadas de gladíolo japonesas. Antes de fazer uma compra, você precisa ler as avaliações dos vendedores.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim