Crocosmia é uma planta bulbosa amplamente cultivada nos países da CEI por jardineiros experientes e iniciantes. A cultura é despretensiosa ao solo, excelente para cultivo pelos veranistas. Com a sua ajuda decoram o jardim e criam maravilhosas combinações de flores. Você deve primeiro se familiarizar com o procedimento de plantio e cuidado da crocosmia em campo aberto.
- Descrição e características da crocosmia
- Crescente
- Área de pouso
- Quando plantar crocosmia
- Preparação de material de plantio
- Preparação do solo
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Liga
- Alimentando crocosmia
- Aparar
- Pragas e doenças
- Preparando-se para o inverno
- Reprodução
- Sementes
- Crianças
- Tipos e variedades populares de crocosmia
- Dourado
- Massonório
- Potsa
- Lúcifer
- McKenzie
- Rei Vermelho
- Rainha Tangerina
- Citronela
- Estrela do Oriente
- George Davidson
- Paniculata
- Possíveis dificuldades
- Uso em paisagismo
Descrição e características da crocosmia
Crocosmia pertence à família da íris e suas flores secas têm aroma de açafrão. Do grego, o nome se traduz como “cata-vento”. As inflorescências paniculadas têm formato espalhado, são brancas, laranja e amarelas, com 5 cm de diâmetro e o fruto contém uma cápsula redonda com múltiplas sementes. Crocosmia cresce em estado selvagem na África do Sul. É cultivada em países europeus desde o século XIX.
A planta cresce de 0,4 a 1,5 metros de altura. Os caules são ramificados, neles estão localizadas lâminas foliares de formato xifóide ou linear. A cultura é semelhante ao gladíolo e é cultivada pelo mesmo método. Com a ajuda da crocosmia, canteiros abertos são amplamente decorados, flores são cortadas para criar buquês. Eles são armazenados sem serem colhidos por cerca de 15 dias..
Crescente
A Crocosmia não apresenta dificuldades particulares de crescimento. A planta necessita de suporte, preparo de cova e solo adequado. Os tubérculos são pré-tratados para estimular o seu enraizamento bem-sucedido em um novo local.
Área de pouso
A Crocosmia é cultivada preferencialmente em terras férteis e com bastante húmus. A localização das águas subterrâneas perto da superfície do solo é inaceitável. Se a planta não puder ser transportada para um local seco, primeiro são realizados trabalhos de drenagem e escoamentos subterrâneos. A planta deve ser plantada em áreas bem iluminadas, onde não haja árvores altas, flores perenes ou arbustos. O local deve ser protegido do vento.
Quando plantar crocosmia
Jardineiros experientes recomendam plantar crocosmia em local permanente no final de abril ou início de maio. A terra deve aquecer até 10 graus Celsius.
Preparação de material de plantio
Antes do plantio, os rebentos são tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio. Você também pode mergulhá-los por 30 minutos em um estimulador de crescimento como Kornevin ou Epin.
Preparação do solo
O preparo do solo é feito no outono. O solo é arado, acrescenta-se a cada metro quadrado 2 baldes de húmus, 40 g de superfosfato, 100 g de cal apagada e 20 g de cloreto de potássio. Na primavera, antes do plantio, substâncias contendo nitrogênio são adicionadas ao solo na proporção de 1 m². 30 g de composição.
Esquema de plantio
Cada bucha deve estar afastada 10 cm uma da outra e a profundidade ideal dos furos é de 25 cm.
Cuidado
Cuidar da crocosmia não é difícil, basta regá-la, apará-la, alimentá-la e soltar a terra na hora certa. É aconselhável cultivar a cultura nas latitudes Sul ou médias. Como a planta é do sul, é improvável que crie raízes no Norte.
Rega
Crocosmia é regada uma vez por semana com água sedimentada. A rega excessiva não deve ser permitida, pois os bulbos podem apodrecer. Você pode borrifar as folhas no calor, a partir das 16h, com água pura de um borrifador.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Após as chuvas e irrigação, o solo é solto e as ervas daninhas são removidas. O procedimento ajuda a saturar o solo com oxigênio e a penetrar a umidade no rizoma. As ervas daninhas interferem no pleno crescimento da crocosmia e absorvem os nutrientes do solo.
Liga
A maioria das variedades de crocosmia cresce alta e requer suporte. Como tal estrutura, pegam-se estacas e amarram-se hastes de flores a elas. Se a regra for ignorada, os caules podem quebrar com o peso das inflorescências. Os nutrientes serão melhor fornecidos ao rizoma devido à liga.
Alimentando crocosmia
Quando as folhas aparecem, o solo é primeiro alimentado com fertilizantes minerais. Eles são trazidos para os canteiros com arbustos, 1 balde de cada vez.Você pode regar a plantação com uma infusão de esterco de vaca ou excrementos de pássaros. Fertilize 3 vezes por mês. No outono, a crocosmia é alimentada com potássio. O evento ajudará a fortalecer os rebentos e a planta hibernará com segurança.
Aparar
Após a floração, os caules das flores de crocosmia são cortados com tesouras de poda desinfetadas. O procedimento exige que ela não desperdice energia com eles, mas lhe dê poder para nutrir o bulbo e educar os filhos. Você pode deixar os primeiros 2-3 talos de flores nos arbustos para obter sementes deles. São secos, colocados em sacos de tecido e armazenados em local seco.
Pragas e doenças
A crocosmia pode ser atacada por grilos e tripes. Os primeiros insetos roem os tubérculos, começam a doer, as folhas murcham e ocorre o apodrecimento. As doenças incluem fusarium, icterícia e fungos. A resistência a eles é média.
Preparando-se para o inverno
É necessário cobrir a lavoura para o inverno em regiões onde a temperatura do ar cai de -20. No outono, os bulbos são retirados do solo, por volta do início de outubro. Eles precisam ser secos e colocados em uma sala fresca e bem ventilada com temperatura do ar de +10.
Se estamos falando de áreas com invernos quentes, não é necessário desenterrar a flor. É polvilhado com uma camada de ramos de abeto, aparas de madeira e folhas secas. No Sul, a área é coberta com uma camada de cobertura morta de 20 cm e por cima é colocada película aderente. Quando chega a primavera, o abrigo é removido, as folhas velhas são cortadas na superfície do solo.
Reprodução
Crocosmia é criada com sementes e bebês. Cada método envolve uma técnica separada, descrita abaixo. O primeiro método é mais trabalhoso e demorado. A propagação por mudas é popular.
Sementes
Ao semear no solo, as mudas de crocosmia podem não aparecer. O procedimento é realizado no final de fevereiro ou início de março. Antes da semeadura, as sementes são enchidas com água por 1 dia, trocando a cada 6 horas. Eles são semeados em uma mistura de turfa, areia, turfa e húmus. Cubra o recipiente com filme plástico e leve-o para um local bem iluminado.
Crianças
Todos os anos, até 6 bebês são formados nos tubérculos. A cada 2 anos, em março, você pode desenterrar um arbusto adulto, separar as mudas dele, plantando-as em recipientes separados. No mês de maio, as mudas precisam ser plantadas em local ensolarado, em covas de até 10 cm de profundidade. Este método ajuda não só a propagar a cultura, mas também a rejuvenescer arbustos velhos.
Tipos e variedades populares de crocosmia
Existem mais de 50 variedades de crocosmia, mas nos países da ex-URSS são cultivadas apenas 11. Sua descrição detalhada é fornecida a seguir.
Dourado
A crocosmia se distingue pelas folhas lineares, pequenas inflorescências de cor dourada, vermelha ou laranja. Os arbustos florescem em setembro.
Massonório
A planta é famosa por suas ricas folhas verdes em forma de espada. As flores são de um laranja ardente. Os arbustos crescem até 60 cm de altura, densamente cobertos por inflorescências. O pólen ocorre em meados de julho. A variedade é caracterizada pela maior resistência à geada.
Potsa
A Crocosmia cresce bem em áreas pantanosas e é amplamente plantada em áreas sombreadas. As folhas são estreitas, verde esmeralda. As flores são de cor laranja e de tamanho pequeno.
Lúcifer
O arbusto atinge 1,5 metros de altura. As flores são pintadas em cores pastéis ou ricamente ígneas.
McKenzie
A planta é de baixo crescimento, atingindo 60 cm de altura. As inflorescências são marrom-alaranjadas, pontiagudas para as pontas.
Rei Vermelho
A altura da crocosmia é de cerca de 80 cm.As inflorescências são de um laranja intenso, com uma mancha no meio.
Rainha Tangerina
A cultura cresce até 1,2 metro de altura, a tonalidade dos caules e folhas é de um verde intenso. As flores são laranja e de tamanho grande.
Citronela
A altura dos arbustos atinge cerca de 1 metro, as folhas e o caule são de cor verde suave. As inflorescências são amarelas brilhantes e flexíveis.
Estrela do Oriente
A crocosmia cresce até 1 metro de altura, os caules são fortes, as folhas são de um verde intenso. Os pedúnculos são da cor damasco, têm 10 cm de diâmetro, é a variedade de floração mais longa, o pólen cessa com a chegada das primeiras geadas.
George Davidson
O arbusto tem altura média de aproximadamente 70 cm, tendo como características distintivas uma roseta de folhas verde-escuras e panículas âmbar. A variedade é frequentemente cultivada para fins de corte.
Paniculata
Esta é uma das variedades mais comuns, os arbustos chegam a atingir 150 cm de altura. Os caules e folhas são verdes ricos e estreitos. O pólen ocorre em junho, a cor das inflorescências é marrom-alaranjada.
Possíveis dificuldades
A crocosmia às vezes sofre de infecções fúngicas quando cultivada em terras inundadas. O replantio e o tratamento com fungicidas ajudam a eliminar o apodrecimento. As flores também podem sucumbir à invasão do Fusarium. Os bulbos adquirem tonalidade escura, são macios, cobertos de listras. É difícil curar a doença, é melhor isolar o arbusto e destruir as partes afetadas.
A crocosmia também pode sofrer de icterícia, na qual os bulbos ficam amarelos e densos. Neles se formam muitos brotos, com folhagem fina e amarelada. Na fase inicial da patologia, você pode se livrar completamente dela aquecendo a lâmpada a +45 graus.
Eles lutam contra grilos-toupeira com Medvetox, Grizzly e Thunder.Também é recomendável instalar armadilhas repelentes para ajudar a isolar a área de insetos nocivos. Os tripes são removidos borrifando os arbustos com produtos químicos e diluídos nas proporções especificadas.
Uso em paisagismo
Crocosmia será uma decoração chique para qualquer jardim. Arbustos floridos criam cascatas coloridas em gramados, perto de lagos, piscinas e fontes.
Variedades altas decoram paredes dilapidadas de edifícios ou gazebos. Tritonia é boa em monocultura ou em canteiros mistos. A cultura pode ser plantada em cumes, canteiros de flores e jardins ornamentais.