Razões pelas quais os gladíolos podem mudar de cor e o efeito das doenças na cor

Por que os gladíolos mudam gradualmente de cor? Esta questão preocupa muitos jardineiros que cultivam esta flor real. Se a planta fosse propagada por sementes, então tudo poderia ser atribuído à polinização cruzada. Mas muitos jardineiros criam gladíolos com bulbos e devem transmitir plenamente as propriedades da planta-mãe. O que acontece com o esquema de cores?


Possíveis razões pelas quais o gladíolo muda de cor

Por mais estranho que possa parecer, várias doenças podem causar alterações na cor dos gladíolos.Os cientistas chegaram a esta conclusão após realizarem pesquisas.

Fusarium

Fusarium é talvez a doença fúngica mais perigosa dos gladíolos. Pode ser identificado pelas manchas marrons características no bulbo. Se esse material for plantado, é muito provável que não brote. Caso contrário, as mudas florescerão e depois secarão. As folhas de uma planta doente murcham imediatamente. Quando um bulbo de gladíolo infectado é armazenado, o fungo dispersa seus esporos em sementes saudáveis.

Esclerotinia

Esta doença também é popularmente chamada de podridão negra. Cresce bem em solos ácidos e densos, especialmente em climas frios e chuvosos. O primeiro sinal de dano ao gladíolo é a folhagem ficar marrom, após o que o caule apodrece e cai. Na planta afetada são observadas áreas pretas - aglomerações de fungos. As raízes do bulbo mudam de cor para marrons e depois apodrecem. Manchas marrons ou marrons escuras também são visíveis no material de plantio. Não há cura para esta doença. Gradualmente, ele se espalha para os rebentos-filhos formados.

por que os gladíolos mudam de cor

Botritiose

Os produtores de flores chamam essa doença de podridão cinzenta. Sua propagação é favorecida pelo clima úmido e frio. É durante esse período que os esporos dos fungos são transportados pelo vento e pelas gotas de chuva dos gladíolos afetados para os saudáveis.

Sinais característicos da doença:

  1. Manchas avermelhadas tornam-se visíveis nas folhas das plantas com flores.
  2. As flores perdem o aspecto decorativo, os caules e os rebentos começam a apodrecer.
  3. Ao cavar, a parte inferior do bulbo quebra ou amolece.

Esse material de plantio deve ser destruído. No entanto, pode ser usado para coletar crianças saudáveis ​​e sem sinais de doença.

por que os gladíolos mudam de cor

Septória

A doença de Septoria tem aparência muito semelhante a outras doenças fúngicas. A propagação da doença é determinada por manchas características nas folhas e, em seguida, o caule é afetado. Não é mais possível curar os gladíolos. As lâmpadas afetadas devem ser destruídas.

Neste caso, medidas preventivas oportunas são muito eficazes.

Crosta bacteriana

Bactérias patogênicas entram nos bulbos dos gladíolos vindos do solo. A crosta é caracterizada pela erosão no corpo do material de plantio, mas na parte fundamental da flor quaisquer alterações são quase imperceptíveis. Perto do próprio solo, é possível observar manchas marrons nas folhas, que, sem tratamentos preventivos e protetores, crescem e destroem a flor.

por que os gladíolos mudam de cor

Câncer

O câncer de raiz não causa menos problemas do que os fungos. Bactérias nocivas invadem o programa de células responsáveis ​​pela formação dos filhos. Depois de cavar, você pode facilmente notar bulbos doentes com crescimentos aquosos. A doença não tem cura, por isso é preciso fazer a prevenção a tempo e se livrar dos nematóides.

Mosaico

O Mosaico começou a se espalhar muito apenas nos últimos anos. Os jardineiros consideram isso um verdadeiro flagelo. Um sinal característico da doença é a alternância de manchas claras e escuras nas folhas, que posteriormente se espalham para as flores. A doença afeta negativamente não apenas as qualidades decorativas do gladíolo, mas também o seu crescimento. As flores não apenas mudam de cor, mas também ficam menores e produzem menos botões. Ao mesmo tempo, a lâmpada parece saudável. São necessários tratamentos preventivos e protetores oportunos.

por que os gladíolos mudam de cor

Os gladíolos fazem polinização cruzada?

Acredita-se que os gladíolos não sejam capazes de polinização cruzada.Por que? Porque são propagados por sementes apenas por criadores para obtenção de novas variedades.

E quando propagadas por bulbos, as características da flor mãe são totalmente transmitidas ao bebê.

Várias variedades

A polinização cruzada não ameaça os gladíolos em jardins privados, mas ainda é recomendado plantá-los por variedade, em grupos. Isso é feito para não confundir as lâmpadas durante o armazenamento e desenterrá-las separadamente. Afinal, posteriormente apenas será selecionado o melhor e mais saudável material de plantio, o restante será descartado. Como resultado de tais ações, apenas algumas das variedades mais resistentes e fortes permanecem no jardim. Via de regra, apresentam baixas qualidades decorativas. O proprietário tem a impressão de que as flores foram polinizadas e ficaram todas da mesma cor.

por que os gladíolos mudam de cor

Crescendo nas proximidades

Ao plantar diversas variedades de gladíolos nas proximidades, ocorre necessariamente a polinização cruzada. Mas para observar o resultado obtido é preciso primeiro colher as sementes da flor, depois fazer crescer rebentos, e só então deliciarão o proprietário com uma nova e inesperada profusão de cores. Este é um processo longo e trabalhoso, por isso a maioria dos jardineiros propaga os gladíolos separando os filhos bulbosos. Com este método, as flores não têm medo de qualquer polinização cruzada, mesmo que muitas variedades com características diferentes sejam cultivadas nas proximidades.

Os gladíolos são plantas lindas e majestosas. Seu esquema de cores é simplesmente incrível. Para que agradem aos olhos do proprietário por muito tempo e não alterem as características varietais murchas, as plantas devem ser bem cuidadas, evitadas de doenças e pragas, e garantir que os bulbos das variedades cultivadas não se misturem entre si. outro durante o armazenamento.Não há necessidade de se preocupar com a possibilidade de sua flor favorita ser polinizada por outros gladíolos se o jardineiro não usar a propagação de sementes e não estiver interessado na seleção.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim