O piretro é uma das plantas despretensiosas plantadas pelos jardineiros. Produz inflorescências espetaculares de várias cores. Na aparência, lembram flores de camomila. Esta planta também possui propriedades medicinais. Suas flores são ativamente utilizadas na medicina popular para tratar muitas doenças. Abaixo estão informações sobre como plantar e cuidar do piretro no jardim.
- Descrição geral e características
- Vantagens e desvantagens de uma flor
- Variedades de piretro
- Sutilezas de pouso
- Solo e recipiente
- Cuidados com mudas
- Transplante
- Regras para cuidar das flores
- Rega
- Alimentação e fertilizante
- Aparar
- Inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Aplicação em paisagismo
Descrição geral e características
Piretro tem vários nomes: donzela crisântemo, Matricaria excepcional, dálmata, camomila caucasiana. Cultivado principalmente como anual. A altura dos arbustos varia entre 20 centímetros e 1 metro.
O sistema raiz é poderoso. As folhas são dissecadas com precisão, verdes brilhantes. Eles exalam um perfume de crisântemo. Os botões são de cor branca, creme, amarelo, rosa. Eles florescem no final de maio ou início de junho. A floração dura até a geada.
Vantagens e desvantagens de uma flor
As qualidades positivas do piretro incluem as seguintes características:
- aparência espetacular de plantas;
- longo período de floração;
- facilidade de atendimento;
- boa imunidade;
- Possibilidade de utilização como planta de corte.
Nenhuma deficiência significativa foi identificada na camomila dálmata.
Variedades de piretro
Os especialistas desenvolveram muitas variedades de cultura. Os principais:
- Matricária. O arbusto atinge 50 centímetros de altura. Flores simples ou duplas. Eles são pintados de branco ou amarelo. As variedades mais populares: Silbeoteppich, Dal White, Virgo.
- Escudo de Piretro. Esta é uma variedade alta de cultura. 15-20 flores crescem no caule. Eles são coletados em escudos soltos. Botões com pétalas brancas florescem em junho.
- Camomila Robinson. Grandes botões da cultura são coloridos em rosa, vermelho e roxo. Os gigantes de Robinson florescem em junho. A matricária desta variedade tolera bem a sombra parcial.
- Piretro rosa. Os brotos da planta crescem até 70 centímetros. Quando totalmente floridos, os botões da camomila persa atingem um diâmetro de 5 centímetros. As pétalas da flor são rosa, o centro é amarelo.
- Piretro vermelho. Também é chamada de camomila caucasiana, já que o berço da flor é o Cáucaso. As folhas da cultura são dissecadas duas vezes com precisão.As pétalas dos botões são cereja escura.
- O piretro branco é uma planta perene. As pétalas dos botões são pintadas de branco. As inflorescências podem ser simples ou duplas. A altura dos arbustos é de 20 a 100 centímetros.
- Gigantes Piretro Carmesim. Grandes inflorescências da cultura em forma de camomila são de cor carmesim. As folhas são graciosas e emplumadas. Os arbustos toleram bem invernos rigorosos.
- Bola dourada de piretro. A planta perene é cultivada anualmente. A altura dos arbustos é de 20 a 25 centímetros. Os cestos-inflorescências esféricos são pintados de amarelo. Seu diâmetro é de 3 a 4 centímetros.
- Piretro duplo. As inflorescências da cultura têm formato duplo. As pétalas podem ser coloridas de branco, amarelo, rosa.
Informações adicionais. A planta é usada na medicina popular como antipirético. Por esta propriedade, a cultura recebeu o nome de “piretro”, que se traduz como “febre”, “calor”.
Sutilezas de pouso
A matricária inicia o plantio no final de fevereiro ou início de março. O material da semente é pré-estratificado.
Solo e recipiente
Muitos jardineiros preferem o pré-cultivo a partir de sementes. Para a semeadura, escolha recipientes com laterais baixas. Eles são preenchidos com uma mistura de turfa e areia. As sementes são distribuídas na superfície, borrifadas com água de borrifador e levemente borrifadas com substrato. Para manter as condições de estufa, o recipiente é coberto com filme.
Cuidados com mudas
A caixa com sementes é colocada em uma sala com temperatura de 18-20 °C. O material de cobertura é retirado todos os dias para ventilar as lavouras. Após o surgimento das filmagens, o filme é retirado. Quando 3-4 folhas se formarem nas mudas, comece a colher. Para isso, cada arbusto é cuidadosamente retirado com uma pinça e plantado em um pequeno vaso.2 semanas antes do plantio em local permanente, os arbustos jovens começam a endurecer.
Transplante
As matricárias são plantadas no local depois de passada a ameaça de geada. Para o plantio, selecione uma área iluminada pelo sol pela manhã e à noite. Quase todos os tipos de culturas toleram bem a sombra parcial.
O plantio de mudas em terreno aberto é feito da seguinte forma:
- cavar buracos com 20 a 25 centímetros de profundidade a uma distância de 25 a 30 centímetros;
- plante arbustos com um torrão de terra;
- cobrir com substrato;
- água abundantemente.
Para preservar a umidade, a área pode ser coberta com turfa, palha e grama cortada.
Regras para cuidar das flores
O cuidado consiste em regar e alimentar periodicamente as plantas. Para manter o aspecto decorativo da cultura, são cortados os caules com botões desbotados.
Rega
Piretro tem um sistema radicular bem desenvolvido. Portanto, os arbustos não precisam de regas frequentes. A terra é irrigada apenas em caso de seca prolongada. Após a rega, o solo fica solto. O procedimento promove a circulação de ar necessária ao sistema radicular.
Alimentação e fertilizante
Piretro prefere crescer em solo fértil. Portanto, os nutrientes são adicionados pelo menos 3 vezes por temporada. Use suplementos minerais complexos. Ao cavar o solo, adiciona-se estrume podre.
Aparar
Os botões desbotados são removidos. O procedimento contribui para o aspecto decorativo da bucha. Além disso, novos brotos crescerão a partir de botões laterais dormentes. No final da temporada, o jardineiro poderá admirar os novos pincéis floridos.
Inverno
As partes aéreas das espécies perenes de piretro são cortadas no final do outono. O círculo do tronco da árvore é polvilhado com turfa ou estrume podre. O material de cobertura morta evitará o congelamento das raízes. No início da primavera, a cobertura morta é removida.
Proteção contra doenças e pragas
O piretro tem boa imunidade. A cultura raramente é afetada por doenças e pragas. O fungo se forma, via de regra, a partir do excesso de umidade do solo. Portanto, é necessário regar as plantas moderadamente. Os fungicidas são usados para prevenir a ocorrência de doenças. Os arbustos afetados pela podridão são retirados do local.
Os inseticidas são usados para prevenir e eliminar insetos nocivos. Lesmas que comem as folhas são coletadas manualmente.
Métodos de reprodução
A camomila dálmata pode ser propagada no local por meio de sementes, divisão do arbusto ou estacas. A propagação das sementes é realizada no final do inverno ou início da primavera. A semente é plantada primeiro em um recipiente raso. À medida que as plantas se desenvolvem, elas são plantadas em recipientes separados. Os arbustos cultivados são plantados no solo.
Para estacas, corte os brotos das raízes. As partes inferiores são tratadas com estimulador de crescimento e plantadas em vasos com terra solta. Os recipientes são cobertos com filme. Logo as raízes começarão a se formar nas mudas. Brotos bem enraizados são plantados no local. Uma vez a cada 2-3 anos, o piretro perene é dividido. O procedimento é realizado no outono. O sistema radicular é desenterrado e dividido em partes. Cada divisão é plantada em cova previamente preparada.
Aplicação em paisagismo
Variedades de piretro de baixo crescimento são usadas para bordar canteiros de flores e plantadas como borda ao longo do caminho do jardim. Arbustos altos podem ser plantados como uma ilha separada no fundo do gramado. A cultura também decora mixborders, cristas e canteiros de flores. As plantas ficam impressionantes em combinação com sinos, dedaleiras e cravos.