Cultivar a estrela egípcia, como também é chamada a flor das pentas, não é difícil. O único ponto que vale a pena prestar atenção é que em latitudes médias é cultivada apenas como planta anual em campo aberto. Mas em casa, no parapeito da janela, o exótico hóspede se delicia com as cores vivas no período nublado - de outubro a fevereiro. A pátria desta planta, como todo o gênero Rubiaceae, são os trópicos da África e a ilha de Madagascar.
- Descrição geral e características de uma cultura perene
- Variedades pentas
- Prós e contras de uma flor
- Sutilezas do cultivo de culturas ornamentais
- Iluminação e colocação
- Preparação de material de plantio
- Material de plantio
- Esquema de plantio
- Nuances do cuidado com flores
- Rega
- Fertilizante
- Aparar
- Transferir
- Doenças, pragas e formas de combatê-las
- Métodos de reprodução
- Aplicação em design de jardins
Descrição geral e características de uma cultura perene
Em campo aberto, a planta anual chega a 0,5 metros. É caracterizada por brotos eretos e fracamente ramificados e folhas de cor verde e formato amplamente lanceolado. O comprimento das lâminas foliares das pentas não ultrapassa 8 cm.As flores tubulares de uma planta exótica aparecem na primavera, processo que continua até o outono. Os botões têm cores diferentes, este parâmetro depende da variedade.
Variedades pentas
Pentas lanceoladas possuem diversas variedades:
- Novo arco F1. O híbrido é caracterizado pela floração abundante e altura não superior a 25 cm, com flores de tonalidade rosa, branca e vermelha.
- Starla branca. Atinge uma altura máxima de até 45 cm e floresce com estrelas de cinco pontas brancas como a neve.
- Tons Lavanda Starla. Planta poderosa que atinge 50 cm de altura e a tonalidade das inflorescências é lilás delicado.
- Mistura Starla. A variedade floresce continuamente durante seis meses com estrelas roxas, rosa e brancas.
Prós e contras de uma flor
Antes de plantar, estude os prós e os contras de uma cultura exótica.
Os benefícios para os jardineiros incluem:
- Aparência decorativa atraente da planta.
- Uma variedade de tons de flores.
- Longo período de floração.
As desvantagens incluem:
- Impossível crescer como planta perene em nosso clima.
- Requisitos para composição e iluminação do solo.
- A necessidade de podas para preservar as qualidades decorativas.
Sutilezas do cultivo de culturas ornamentais
Via de regra, o processo de cultivo de uma estrela egípcia começa com o plantio de sementes para mudas.
Iluminação e colocação
A luz solar é essencial para o cultivo de pentas. Porém, é melhor escolher um local onde haja sombra leve sob o sol forte do meio-dia. Uma leve brisa ou pequenas correntes de ar não são problema para a estrela egípcia.
Preparação de material de plantio
As sementes de Pentas são adquiridas em loja especializada em jardinagem. Este material não requer preparação especial, alguns jardineiros o embebem por vários minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio. Comece a semear em janeiro.
Material de plantio
Coloque solo fértil em um recipiente de plástico e umedeça-o levemente com água de um borrifador. As sementes ficam espalhadas pela superfície, não há necessidade de cobri-la com terra. Cubra a parte superior do recipiente com vidro ou filme plástico e coloque em local aquecido. Não se esqueça de umedecer regularmente o solo. Após 3 semanas aparecem os brotos e as mudas são plantadas em recipientes separados.
Esquema de plantio
5-6 semanas após a colheita, as mudas jovens são transferidas para fora. No entanto, você precisa esperar até que o tempo esteja consistentemente quente. Pentas não possui requisitos especiais para a composição do solo, a única condição é a fertilidade.
Nuances do cuidado com flores
Para que a estrela egípcia se delicie com uma floração longa e abundante, são organizados cuidados mínimos com as flores.
Rega
Para irrigar mudas de pentas, utiliza-se apenas água pré-decantada. O solo é umedecido regularmente, mas tente não inundar as flores. Um sinal de que a planta precisa de rega é a camada superficial do solo seca. Se você exagerar constantemente na irrigação, isso levará ao apodrecimento do sistema radicular e subsequente morte da flor.
Fertilizante
O jardineiro só poderá observar a floração a longo prazo se usar fertilizantes durante o período de cultivo. O procedimento de fertilização é realizado a cada 10-14 dias. Compre preparações complexas para culturas com flores.
Aparar
As qualidades decorativas da estrela egípcia dependem da poda oportuna. Para preservar a beleza da planta ao longo da temporada, as pentas não podem ultrapassar os 45 centímetros. E para deixar os arbustos mais exuberantes, os brotos no topo da estrela egípcia são pinçados periodicamente.
Transferir
Se a estrela egípcia for cultivada em um canteiro de flores em terreno aberto, o replantio não será necessário. Todos os anos as sementes são semeadas novamente para mudas e plantadas na parcela. No caso da pentas ser uma planta de interior colocada em vaso, o replantio é feito anualmente, trocando o recipiente por um maior.
Em idade mais avançada, a estrela egípcia pode ser replantada uma vez a cada 2 anos, sendo recomendado aparar levemente as raízes.
Doenças, pragas e formas de combatê-las
Uma flor tropical raramente está exposta a pragas e doenças. Principalmente se a planta for bem cuidada. Em casos raros, um jardineiro enfrenta os seguintes problemas:
- Clorose. Esta doença ocorre devido à falta de ferro no solo. As folhas da estrela egípcia primeiro ficam amarelas e depois morrem completamente. Para salvar a planta, é introduzido fertilizante com quelato de ferro.
- Pulgão. Pequenos insetos secretam uma seiva pegajosa que cobre as lâminas das folhas da planta. Quando há uma pequena quantidade da praga, usam-se receitas populares - infusão de malmequeres ou alho. Em caso de infecção grave, o uso de insectoacaricidas não pode ser evitado.“Aktellik” e “Aktara” são considerados os mais eficazes no controle de pragas.
- Ácaro aranha. A teia pegajosa que envolve a estrela egípcia é o primeiro sinal do aparecimento de uma praga. Pequenos pontos são visíveis no interior da folha - esta é a praga. Quando houver pequena concentração de insetos, use uma solução de sabão verde, que é usado para limpar as folhas da planta. Em caso de danos em massa, adquira agentes acaricidas e aplique-os conforme instruções da embalagem.
Métodos de reprodução
Como em nossas latitudes a flor tropical é cultivada apenas como planta anual, ela é propagada anualmente a partir de sementes, semeando-as em janeiro para as mudas.
Aplicação em design de jardins
Graças à variedade de cores e ao longo período de floração, as pentas são a opção ideal para decorar uma paisagem de jardim. A estrela egípcia é usada para decorar bordas e canteiros de flores, é plantada em primeiro plano e arbustos altos e perenes (thuja, zimbro) são colocados no fundo. O principal ao plantar pentas em um local é levar em consideração a combinação de tonalidades para que os canteiros não fiquem muito pretensiosos.