Nem uma única colina alpina ou jardim de pedras pode prescindir de plantações jovens. A planta, que possui uma linda roseta de folhas carnudas e um pedúnculo alto, pode ser usada em plantios em grupo ou criada em composições separadas. O juvenil possui vários tipos, que diferem não só no formato das folhas, mas também na cor.
Descrição da planta
Pertence à família Tolstyankov. A aparência corresponde totalmente ao nome.Com brotos e folhas espessados, destaca-se da variedade de outras espécies. É chamada de rosa de pedra porque sua roseta lembra um botão de rosa que cresce direto do solo.
As inflorescências dos juvenis crescem densamente, uma a uma, formando grupos inteiros de dezenas de plantas crescendo juntas. As folhas são densas e carnudas, com pontas pontiagudas, fechadas em roseta. As flores em forma de estrela vêm em amarelo, rosa e branco. Eles estão localizados em brotos únicos que crescem até 20 centímetros de altura.
Tipos de jovens
É importante não confundir espécies e variedades de plantas. As espécies são criadas pela natureza no processo de desenvolvimento e as variedades são cultivadas pelo homem (criador). Na natureza, existem 12 espécies principais desta cultura e mais de 50 subespécies.
Cobertura rejuvenescida
Refere-se a grandes representantes do sempervivum. A circunferência de sua roseta é 20 e sua altura é 8 centímetros. Pedúnculos com folhas estão repletos de flores. Altura – até 60 centímetros.
Floresce no meio do verão e termina no final de agosto. As flores são de cor cereja escura ou clara. Stone rose se reproduz rapidamente. As folhas, ligeiramente pontiagudas nas pontas, agrupam-se em cacho. Os brotos são de cor vermelha. Esta espécie possui duas subespécies:
- com folhas roxas;
- folhas marrons.
O tamanho das rosetas é de 3 a 20 centímetros.
russo
Esse tipo de roseta pode ter até 35 centímetros de largura, com base de apenas 7 centímetros. Uma característica especial são os caules, cobertos de pêlos e estrias. As folhas das rosetas são alongadas. As inflorescências são amarelas, fofas, com até 10 centímetros de altura. Eles começam a florescer em julho-agosto. A floração não dura mais de 40 dias.
teia de aranha
É esse tipo de sempervivum que chama a atenção pelo seu aspecto. A perene possui rosetas esféricas - até 2 centímetros. Folhas verdes exuberantes com bordas de cereja.Recebeu esse nome por causa dos fios brancos entrelaçados que ficam nas folhas da planta. Visualmente eles se assemelham a uma teia de aranha.
As flores vermelho-púrpura desta espécie aparecem em meados de julho. A erva-aranha possui outras variedades que diferem na cor e no tamanho das folhas.
Mármore
O jovem Mramornoe distingue-se pela ligeira pilosidade em tenra idade. As folhas são verdes na base e vermelhas no meio e nas pontas. A largura do juvenil é de até 10 centímetros. Os pedúnculos estão repletos de flores vermelhas, decoradas com uma borda branca. Eles se estendem até 20 centímetros de altura.
esférico
Enraíza-se bem em solo rochoso e não tolera sombra ou umidade estagnada. Possuindo pequenas rosetas (apenas 3 centímetros), produz um pedúnculo de até 15 centímetros de altura. Floresce em julho. As flores verde-amarelas estão densamente dispostas e florescem juntas. As folhas são verdes com bordas vermelhas.
subdimensionado
Este tinha pequenas rosetas jovens - de até 2,5 centímetros. As folhas verdes têm bordas pontiagudas que lembram cílios. Pedúnculos com folhas ao longo do tronco chegam a atingir 25 centímetros. As flores são vermelho-lilás, delicadas. Cada pétala possui uma faixa mais escura no meio. A floração vai dos últimos dias de junho a meados de agosto.
caucasiano
A espécie caucasiana merece atenção especial. A roseta pode atingir até 20 centímetros de altura e sua largura não ultrapassa 5 centímetros. Os caules são peludos, pois são cobertos por múltiplos pêlos glandulares. A inflorescência se estende por até 7 centímetros, com muitas flores roxas e lilases.
Importante! Se não se pretende colher sementes, após a floração o pedúnculo deve ser retirado. Quando as sementes se formam, o pedúnculo seca e a própria roseta começa a secar, resultando na morte da planta.
As variedades eram jovens
Sempervivum possui muitas variedades e formas de origem híbrida. Alguns podem até ser cultivados dentro de casa. Muitos se tornaram muito populares entre os jardineiros.
Wulfen parecia mais jovem
Um dos favoritos dos floricultores. Atrai com folhas brilhantes, ao longo das bordas das quais há cílios. As rosetas são pequenas – até 5 centímetros de diâmetro; delas brotam um pedúnculo de até 25 centímetros de comprimento. Flores de cor limão e aroma agradável. No centro há uma mancha roxa.
Gama
Esta variedade espetacular foi desenvolvida recentemente. Difere dos demais exemplares pela cor marrom escura das folhas. Floresce com flores brancas a partir de meados do verão.
Plantando e cuidando dos jovens
Para que o sempervivum seja agradável à vista, ele precisa de certas condições de crescimento e reprodução.
Características de cultivo
A tecnologia agrícola desta flor é muito simples. Ele não tem medo das geadas da primavera, da seca ou do sol escaldante do verão. Não requer fertilizantes ou rega sistemática. Não é propenso a doenças (exceto podridão) e não é afetado por pragas.
As seguintes regras de cultivo devem ser levadas em consideração:
- Adora áreas claras e ensolaradas. Na sombra, as folhas ficarão opacas e o crescimento e o desenvolvimento da planta desacelerarão. Jardins ornamentais e escorregadores alpinos são a melhor opção.
- Cresce em diferentes solos, exceto em solos úmidos, onde a umidade estagna. Prefere solos soltos e leves.
- O replantio deve ser feito quando a roseta ficar visivelmente menor e enrolada. Aproximadamente uma vez a cada 3 anos, no início do outono.
- Só precisa de rega em tempo seco, pois tolera a seca com tranquilidade. A rega excessiva não é recomendada, pois quando a umidade fica estagnada, a planta fica apodrecida.
- Preparando-se para o inverno. As plantas maduras são resistentes ao inverno.Apenas os jovens precisam de abrigo. Você pode cobri-lo com ramos de abeto ou com um material de cobertura especial.
- É necessário remover prontamente os caules das flores desbotadas e as folhas podres. Após a rega, o solo precisa ser solto.
Mesmo um iniciante pode lidar com essas regras simples de cuidado.
Reprodução jovem
Os jovens reproduzem-se bem por conta própria. Nas hastes provenientes da planta-mãe forma-se um botão, que então forma uma roseta. Ao atingir o solo, imediatamente começa a criar raízes. Existem vários processos desse tipo na roseta mãe.
Com o tempo, pode haver cerca de 10 crianças ao seu redor. Dentro de um ano, eles se transformam em uma planta adulta. Eles são separados e transplantados para um novo local. A distância um do outro é de cerca de 7 centímetros. As plantas jovens criam raízes e criam raízes bem.
Use no jardim
O principal uso do sempervivum são, obviamente, escorregadores alpinos e jardins ornamentais. As composições destas plantas podem decorar qualquer jardim de pedras. Eles se encaixam perfeitamente em qualquer estilo e tamanho.
Algumas variedades, com pequenas rosetas e pedúnculos, são utilizadas para pequenos jardins ornamentais. A quantidade e variedade de espécies e variedades permitem fazer até um tapete verde nos canteiros, bem como criar pequenas composições individuais.
Uma variedade híbrida muito popular é o Faraó. É sempre utilizado em plantios em grupo. Todas as variedades e tipos de juvenis harmonizam-se bem com saxifrage e sedum.
Doenças e pragas
Os pássaros são as principais pragas das folhas das plantas. O sistema radicular é danificado pelas larvas. A flor afetada começa a murchar e precisa ser replantada. O local anterior precisa ser limpo de larvas.
As doenças incluem podridão. Pode aparecer na base da roseta devido ao excesso de água ou ao tempo úmido e chuvoso.As folhas podres precisam ser removidas.
Propriedades medicinais
Os juvenis são usados há muito tempo na medicina. Afinal, possui propriedades antiinflamatórias, desinfetantes e analgésicas..
É utilizado no tratamento de tais doenças:
- úlcera estomacal;
- escorbuto;
- doenças do sistema cardiovascular;
- estomatite;
- epilepsia;
- febre.
Para picadas, feridas ou cortes de insetos, você pode usar uma folha amassada dos filhotes. O suco da planta remove manchas senis do rosto e sardas.
Importante! Antes de usar a planta para fins medicinais, você deve consultar o seu médico.
Não existem muitas plantas que não requeiram muita atenção. O rejuvenescimento é um deles. Não é à toa que os jardineiros o amam tanto: é despretensioso, bonito e pode servir de decoração para qualquer jardim. E há um grande número de variedades.