Juvenil é uma planta ideal para áreas ensolaradas e solo infértil. Possui vários nomes populares: rosa-pedra, trovão, couve-lebre, tenaz, gordurosa. Plantar e cuidar de juvenis em campo aberto não é difícil, pois é muito despretensioso. Esta é uma planta ideal para jardineiros iniciantes.
- Descrição geral do arbusto
- Variedades e variedades de jovens
- Regras para o cultivo
- Seleção e preparação de um local de pouso
- Que solo é necessário para uma rosa-pedra?
- Processo de plantio
- Como cuidar dos jovens?
- Regras de rega
- Fertilizante e alimentação
- Como é que a colheita inverna?
- Doenças e pragas
- Tecnologia de reprodução
- Sementes
- Estacas
- Crianças e bigodes
- Jovem: combinação com outras plantas
Descrição geral do arbusto
Juvenil é uma suculenta perene de cobertura do solo. Possui estrutura em roseta de folhas carnudas. Seu diâmetro varia de 1 a 20 centímetros. As folhas são densas, nuas ou cobertas por pêlos glandulares. O rizoma fibroso está localizado na camada superior do solo.
A lâmina foliar, dependendo da variedade, é pintada em diversas cores: verde, prata, vermelho-bordô. As flores jovens desabrocham de junho a agosto e apresentam um aroma delicado. A reprodução é feita por crianças, que a planta é capaz de lançar a uma distância de cerca de 1 metro.
Variedades e variedades de jovens
Básico espécies de jovensexistente na natureza:
- Cobertura. O formato das plantas é esférico ou ligeiramente achatado, o diâmetro das rosetas é de 4 a 15 centímetros. Começa a florescer de meados de julho até o final de agosto.
- Russo. O diâmetro da planta chega a 6 centímetros. As inflorescências são amarelas e crescem até 35 centímetros.
- Teia de aranha. Essa espécie de juvenil recebeu esse nome pelos pelos glandulares que envolvem uma pequena roseta (de até 4 centímetros de diâmetro).
- Mármore. As rosetas da planta chegam a 10 centímetros. As lâminas das folhas jovens apresentam ligeira pubescência; a cor da base é verde, passando gradativamente para vermelho.
- Em forma de bola. As placas foliares dos jovens são oblongo-espatuladas, reunidas em roseta, cujo tamanho é de 5 centímetros.
- Caucasiano. A altura das folhas da planta chega a 20 centímetros, a largura da roseta é de 5 centímetros. As inflorescências são de cor lilás-violeta.
As variedades mais populares de jovens:
- Faraó. A altura da roseta é de 10 centímetros, as lâminas das folhas são roxas, com pequenos reflexos verdes.
- Princesa. A planta tem folhas bem fechadas com pontas marrom-escuras.
- Montana.As rosetas dos juvenis são grandes, de cor verde brilhante.
- Júlia. No início, as lâminas das folhas dos arbustos apresentam uma cor pantanosa, que muda para vermelho no outono.
- Ed. A peculiaridade do plantio são as pequenas rosetas vermelhas.
Observação! Após a secagem dos botões, a flecha da flor deve ser retirada, caso contrário a roseta pode morrer por causa disso.
Regras para o cultivo
Para que as plantas cresçam rapidamente e ao mesmo tempo tenham um aspecto decorativo, é necessário inicialmente escolher o local e o solo adequados para elas, e cuidar dos arbustos ao longo da temporada.
Seleção e preparação de um local de pouso
Juvenil é uma planta que adora luz, por isso o local de plantio deve ser bem iluminado. Na sombra, as placas foliares perdem o brilho e a atratividade. É plantada no local de março a outubro. A rosa-pedra deve ter tempo para criar raízes antes do início da geada. Cria raízes com facilidade e produz rapidamente numerosos descendentes.
Que solo é necessário para uma rosa-pedra?
O sistema radicular da planta é superficial, portanto o substrato selecionado é solto, com predomínio de areia. Se o solo estiver muito pesado e úmido, as raízes podem apodrecer. Os juvenis tolerarão a seca mais facilmente do que a umidade excessiva. Por isso, na cova de plantio é colocada uma drenagem composta por cacos quebrados, argila expandida, pedrinhas e areia. Se o arbusto for plantado em vaso, compra-se um substrato para cultivo de cactos.
Processo de plantio
A flor é plantada em terreno aberto da seguinte forma:
- é cavada uma cova de plantio;
- a drenagem é colocada na parte inferior;
- solo solto é derramado por cima;
- As mudas são colocadas no meio da cova e cobertas com o restante da terra.
Se forem plantados vários arbustos, a distância entre os exemplares jovens é mantida na faixa de 5 a 7 centímetros, e entre os mais velhos - 10 a 12 centímetros.As plantações são regadas imediatamente e novamente após 3 dias.
Como cuidar dos jovens?
Cuidar da planta não causa muita dificuldade. É bastante despretensioso, mas pelo seu aspecto espetacular é necessário cumprir os requisitos. Rega rara, afrouxamento cuidadoso, remoção de ervas daninhas e botões desbotados - esses procedimentos beneficiarão o plantio.
Regras de rega
As folhas eram jovens e gordas, armazenando umidade. Por este motivo, a planta não necessita de regas frequentes e abundantes. As chuvas que caem durante a temporada são suficientes para ele. Com rega excessiva, o plantio pode ser afetado por doenças fúngicas.
Conselho! A rosa-pedra não necessita de regas frequentes, pelo que se recomenda o seu cultivo em hortas raramente visitadas pelos veranistas, bem como em regiões pertencentes à zona agrícola de risco.
Fertilizante e alimentação
A fertilização rejuvenescida não é um procedimento obrigatório. Você só pode alimentar plantas maduras - uma vez por temporada, na primavera. Para isso, use fertilizante para suculentas na dose que é a metade das demais plantações. Arbustos excessivamente alimentados podem não sobreviver a um inverno gelado.
Como é que a colheita inverna?
Os juvenis são capazes de resistir a geadas severas sem perdas. O perigo de os juvenis passarem o inverno no jardim surge apenas devido à entrada de umidade entre as placas das folhas. Com degelos frequentes, a neve derrete, deixando gotículas de água nos estômatos. Por causa disso, a planta pode ser afetada pela podridão, causando a morte das rosetas das folhas. Para evitar isso, quando chega o inverno, os jovens ficam cobertos.
Grandes garrafas plásticas são usadas como abrigo. Eles são cortados e as rosetas são cobertas por jovens.Para evitar que o material de cobertura seja levado pelo vento, ele é fixado com pinos metálicos. Para que as plantas jovens possam passar o inverno com sucesso, elas são cobertas com ramos de abeto.
Doenças e pragas
Os jovens podem adoecer devido a cuidados inadequados, nomeadamente regas muito frequentes. A planta começa a apodrecer, infectando os arbustos próximos. Para evitar isso, as plantas afetadas são retiradas do canteiro. O solo onde cresceram os jovens doentes deve ser pulverizado com um fungicida.
Os pássaros podem danificar as plantações. Eles bicam arbustos jovens e fracos e os espalham pela área. Além dos pássaros, as larvas do bechafer também danificam as plantações. As pragas são removidas do canteiro manualmente e as plantas são enraizadas novamente.
Além disso, uma rosa-pedra pode ser cercada por colônias de pulgões, que sugam o suco da planta. Os jovens começarão gradualmente a murchar por muito tempo. Mealybugs agem de maneira semelhante. Para se livrar das pragas, os arbustos são pulverizados com inseticida.
Tecnologia de reprodução
Os juvenis podem ser propagados por sementes, estacas e descendentes.
Sementes
Você precisa semear as sementes imediatamente após coletá-las em seu local ou comprá-las em uma floricultura. Quanto mais frescos eles são, mais rápido eles brotam e criam raízes. A preparação e criação de juvenis com sementes é realizada da seguinte forma:
- A drenagem é feita na parte inferior da caixa de plantio.
- O solo para as suculentas surge de cima.
- As sementes são semeadas em fileiras, a uma distância de 4 centímetros uma da outra. Não há necessidade de cobri-los com terra.
- O material da semente é pulverizado com um borrifador.
- A caixa é coberta com filme para criar condições de estufa.
Após cerca de 10 dias, aparecerão os primeiros brotos. Em seguida, o filme é retirado e as mudas recebem cuidados constantes.Se necessário, eles são desbastados para garantir área de alimentação suficiente. Quando os arbustos crescem, podem ser plantados em terreno aberto ou em vaso.
Estacas
Nesse caso, as estacas são placas foliares que se separam da roseta e, após o plantio, criam raízes, transformando-se em plantas independentes. O procedimento de propagação por estacas é o seguinte:
- As placas das folhas são cortadas com uma faca afiada e desinfetada.
- As seções são polvilhadas com carvão. Este procedimento evitará que apodreçam.
- As estacas são colocadas em local seco para secar durante 2 semanas.
- Cada folha é plantada em uma caixa com areia úmida e coberta com filme.
As mudas são ventiladas todos os dias e regadas conforme necessário. É necessário garantir que a areia não fique constantemente molhada. Quando se formam raízes e rosetas jovens, as plantas são plantadas em local permanente.
Importante! Após o corte, as mudas não são plantadas imediatamente, mas deixadas 2 semanas em local seco para secar..
Crianças e bigodes
A planta jovem forma plantas jovens ao seu redor, que são chamadas de bebês. Para a propagação, são separados com faca afiada junto com a raiz, que é polvilhada com estimulador de crescimento antes do plantio. Coloque as crianças em local bem iluminado pelo sol.
Em vez de filhos, algumas variedades de esteva formam caules com um botão vegetativo na extremidade, que são chamados de bigodes. Para que possam criar raízes mais rápido, são pressionados contra o solo, fixados com alfinetes, borrifado um substrato em volta e regado. Em breve o bigode formará raízes, após as quais será separado e transplantado para um local definitivo.
Jovem: combinação com outras plantas
A rosa-pedra é apreciada pelos paisagistas por sua beleza, despretensão e resistência à seca.Pode ser plantada numa colina alpina, num jardim de pedras, ao longo de um caminho de jardim. O juvenil é usado como tapete, plantando-se nas proximidades diversas variedades de plantas de cores diferentes.
Além disso, os arbustos são combinados com outras plantas resistentes à seca: sedum, saxifrage, duchesne, arabis, beldroegas. Alguns jardineiros plantam-no como cobertura de uma casinha de cachorro ou gazebo, tendo previamente instalado uma rede especial de jardim no telhado. Eles também são usados para criar minijardins em troncos e plantá-los em vasos e floreiras.