Muitas pessoas cultivam erva-leiteira com veios brancos porque ela tem uma bela aparência que lembra uma palmeira em miniatura. Existe a opinião de que a planta protege contra as forças do mal e neutraliza as radiações nocivas que emanam do computador. Mesmo na corte do rei mouro, utilizavam-se as propriedades medicinais da flor. Sabendo das capacidades curativas da planta, muitas pessoas a cultivam em casa para poder preparar remédios a qualquer momento.
- Seleção de variedades
- Características e descrição da serralha
- Caule e folhas
- Floração e frutos
- Suscetibilidade a doenças e insetos
- Condições necessárias para cultivo
- Requisitos para penico
- Solo ideal
- Umidade do ar
- Iluminação ideal
- Temperatura
- Métodos de propagação de plantas
- Sementes
- Estacas
- Plantar e cuidar em casa
- Comprando e replantando uma planta
- Regar e fertilizar
- Aparar
- Principais problemas associados ao cultivo
Seleção de variedades
Graças ao trabalho ativo dos criadores, mais de 2.000 espécies de plantas foram cultivadas. Entre elas, 120 variedades são cultivadas na Rússia. A cultura da família Euphorbiaceae é utilizada na floricultura doméstica e de escritório. Todas as euforbias diferem no formato das folhas e inflorescências, mas todas possuem um suco leitoso e venenoso.
Os tipos mais comuns incluem as seguintes variedades:
- triangular - com haste triangular carnuda;
- cipreste - com folhas em forma de agulha que mudam de cor durante a estação de crescimento;
- nervuras brancas - as folhas têm nervuras brancas, daí vem o nome;
- blindado - folhas estreitas em haste octogonal;
- obeso – a espécie lembra uma bola esverdeada e não possui folhas;
- coroa de espinhos - tem muitos espinhos, mas floresce lindamente;
- poinsétia – agrada com flores escarlates em dezembro;
- a cabeça de uma água-viva - com brotos que lembram tentáculos;
- palasa – tem propriedades medicinais.
Todas as variedades são bastante despretensiosas no cuidado e são adaptadas para cultivo na Rússia central.
Características e descrição da serralha
A planta de folhagem ornamental pertence ao grupo Succulentus. Com os devidos cuidados, a planta atinge dois metros de altura. Sua terra natal é Madagascar, então seu solo nativo é arenoso.
Caule e folhas
O tronco da flor é verde escuro e tem formato pentagonal. Na parte inferior é fino e denso, e na parte superior vai engrossando gradativamente e tornando-se estriado. No final dessas bordas, formam-se cerdas duras de tonalidade vermelha. A forma carnuda do tronco torna-se gradualmente lenhosa. E a parte inferior suaviza e arredonda com o tempo.
Não há ramos no caule.Folhas grandes, verdes brilhantes e com nervuras compensam a perda de ramos. Distinguem-se pela suculência e fragilidade. Se os pecíolos estiverem danificados, as folhas caem e cicatrizes se formam em seu lugar.
As folhas novas sobem, o que lhes confere a semelhança com uma palmeira. A parte superior brilhante é mais escura que a parte inferior.
As propriedades da planta incluem o fato de que no outono ela fica amarela e perde as folhas. O processo é explicado pelas curtas horas do dia. Aos primeiros raios quentes de sol, a flor volta a ficar verde e adquire lindas folhas.
Floração e frutos
A planta tem flores escuras que aparecem nas escamas. Eles se assemelham a fios finos e pegajosos brancos ou marrom-esbranquiçados. As inflorescências estão localizadas nas axilas das folhas superiores. A cultura geralmente começa a florescer no segundo ano de vida.
Os frutos são coletados em uma caixa com três ninhos onde são armazenadas as sementes. No momento do amadurecimento, ela atira neles. Uma vez em um vaso vizinho, as sementes criam raízes facilmente.
Suscetibilidade a doenças e insetos
Cuidados inadequados podem fazer com que as folhas amarelem e caiam, ou apareçam manchas marrom-escuras nas folhas. O tempo frio, a falta de iluminação e a rega excessiva podem causar o aparecimento de podridão fúngica.
As doenças de plantas mais comuns incluem:
- oídio;
- podridão negra;
- infecção viral mosaico do tabaco;
- Podridão da raiz do Fusarium.
Se uma flor caseira for afetada por insetos, as folhas na parte inferior ficarão repletas de manchas multicoloridas. As pragas que parasitam a planta são muito prejudiciais para ela. Esses parasitas incluem:
- pulgão;
- aleurodetos;
- cochonilha;
- ácaro-aranha
O não cuidado com a cultura leva ao desenvolvimento de doenças e ataques de insetos. As plantas fracas são afetadas primeiro. Se todas as regras da tecnologia agrícola forem seguidas, o risco de infecção é eliminado.
Condições necessárias para cultivo
Apesar de a flor não ser caprichosa em casa, ela precisa de condições ideais para um bem-estar confortável.
Requisitos para penico
O recipiente onde será conveniente o crescimento da flor deve ser largo o suficiente. Neste caso, a profundidade não deve ser grande, caso contrário a umidade se acumulará. Mas a planta não gosta de alagamentos.
Se não houver furos na parte inferior, você mesmo deve fazê-los. Ao mesmo tempo, não se esqueça da drenagem.
Euphorbia não é exigente quanto ao material do pote. Pode ser feito de cerâmica, argila, madeira ou plástico.
Solo ideal
É melhor usar solos para plantas destinadas a cactos e suculentas. Eles podem ser adquiridos na loja ou você mesmo pode montá-los. Para fazer isso você precisa dos seguintes componentes:
- mistura de turfa;
- areia de rio;
- húmus de folhas;
- seixos ou argila expandida.
A composição é coletada na mesma proporção. Em seguida, uma grande drenagem e a mistura preparada são colocadas no fundo.
Umidade do ar
O ambiente onde a flor cresce necessita de ventilação sistemática e umidade relativa. É preferível que a planta fique em ambiente seco, mas longe de aparelhos de aquecimento.
Não é recomendável pulverizar a planta, é melhor limpar as folhas com um pincel úmido.
Iluminação ideal
A cultura precisa de luz solar difusa. Se uma flor estiver em sombra constante, ela perde a cor brilhante de suas folhas.
Importante: após colocar a flor no parapeito da janela, vire-a periodicamente em direção à fonte de luz.
Temperatura
A flor é bastante termofílica. Se a temperatura ambiente cair abaixo de 16 graus, a planta precisará de aquecimento adicional.Em uma sala fria, o spurge começa a doer e pode ser atacado por insetos nocivos.
Métodos de propagação de plantas
Qualquer método é adequado para propagação de plantas. O evento é recomendado para ser realizado na primavera.
Sementes
A semeadura é realizada em solo leve e raso. Primeiramente o solo é umedecido, as sementes são colocadas e cobertas com filme plástico. A sala deve estar quente e iluminada. As sementes brotam muito rapidamente, por isso é preciso garantir a remoção do polietileno a tempo. Assim que aparecem várias folhas, os brotos são transplantados para recipientes separados.
Estacas
Este método é recomendado para ser realizado no início do verão, pois neste período a flor dá brotos. Usando uma faca afiada, corte cuidadosamente os brotos laterais e coloque-os na água. O procedimento é realizado para interromper a secreção de suco. O talo deve ter pelo menos 10 centímetros.
Se desejar, os brotos cortados são tratados com raiz e cravados em solo previamente preparado. Depois disso, é preciso regar bem e colocar em local aquecido. Se tudo for feito corretamente, os brotos aparecerão dentro de uma semana.
Plantar e cuidar em casa
Os cuidados com as plantas incluem plantar, podar, regar e replantar em um recipiente maior. Ao cuidar de uma planta, lembre-se de que na natureza ela cresce em um clima seco e quente. Portanto, é aconselhável manter esse ambiente em casa.
Comprando e replantando uma planta
Na hora de comprar uma safra é preciso verificar se não há manchas nas folhas e se o turgor dos brotos está normal. A flor não deve ter folhas caídas ou tronco enrugado. A planta adquirida em recipiente especial requer replantio.
Você também precisa replantar se os seguintes casos forem perceptíveis:
- as raízes têm pouco espaço no recipiente;
- a planta começou a apodrecer;
- a raiz é afetada por uma infecção fúngica.
O replantio deve ser feito regularmente para mudar os pratos para um tamanho maior e para mudar o solo para novos. Com o tempo, o solo fica esgotado.
Regar e fertilizar
A planta fica confortável com rega moderada. Começa a doer assim que a água estagna. Ela cresce mal se você não regar a flor.
Importante: é melhor hidratar mal a planta do que regá-la em excesso.
No verão basta regar a flor 2 a 3 vezes por semana, e no inverno – uma vez é o suficiente. Com a chegada da primavera, a lavoura necessita de fertilizantes. Para isso, use fertilizantes adequados para todas as suculentas. Você precisa fertilizar uma vez a cada 30 dias.
Aparar
A poda é feita para livrar a flor dos brotos secos. O procedimento também dará ao corte uma compactação e um formato bonito.
Dependendo de como você poda a planta, você pode obter resultados diferentes. Se você cortar a parte superior, isso pode causar ramificações. Para fazer isso, cerca de 7 centímetros do topo são cortados com uma faca afiada e polvilhados com cinza volante.
Brotos ou copas aparadas podem ser usadas posteriormente para propagação.
Principais problemas associados ao cultivo
A cultura cresce bem em casa. Erros no cuidado afetam negativamente o crescimento das flores. Para evitar problemas de cultivo, é necessário revisar as regras de manutenção.
As principais complicações incluem:
- queda de folhas - excesso de umidade;
- folhas secas - falta de nutrientes;
- crescimentos nos brotos - exposição prolongada ao sol.
Para evitar que a flor seja infectada com doenças e pragas, ela pode ser tratada com inseticidas.
A cultura se adapta facilmente às condições do lar.Com os devidos cuidados, o resultado no parapeito da janela da sua casa será agradável o ano todo. Não descarte o fato de que a planta não produz muito, mas ainda assim suco tóxico. Portanto, é recomendado o uso de luvas nos cuidados com a cultura.