Representante da família Malvaceae, a flor lavatera ainda é tão popular entre os jardineiros hoje quanto era há várias décadas. O gênero não é numeroso, mas inclui ervas, arbustos e árvores. O método de cultivo de lavatera a partir de sementes é uma atividade simples e divertida. No final das contas, o jardineiro recebe uma beleza alta com botões multicoloridos e brilhantes. É importante preparar bem o solo, semear o material e cuidar bem das mudas jovens.
- Descrição e características da flor Lavatera
- Vantagens e desvantagens
- Características do cultivo de lavatera
- Preparando o local de pouso
- Preparação de material de plantio
- Quando e como plantar
- Recomendações para cuidar de culturas ornamentais
- Rega e fertilizantes
- Invernada perene
- Como lidar com doenças e pragas
- Métodos para propagação de lavatera
- Exemplos de uso em paisagismo
Descrição e características da flor Lavatera
Esta planta também é conhecida por nomes como rosa selvagem ou khatma. O habitat natural da Lavatera é o Mediterrâneo, o Leste Asiático e a Austrália. O gênero é bastante pequeno, com um total de cerca de 25 espécies. Além disso, existem árvores e arbustos, bem como plantas herbáceas. As primeiras menções a esta cultura datam do século XVI, e recebeu o nome em homenagem aos irmãos Lavater, médicos e naturalistas suíços. Lavatera ganhou popularidade especial apenas no século passado.
A altura dos arbustos de lavatera varia de 0,5 a 1,5 metros. Nos últimos anos, os criadores desenvolveram muitas variedades desta cultura ornamental. A principal característica que os une são placas de folhas lobadas dispostas alternadamente e cobertas por pequenos pêlos. A tonalidade das flores Lavatera é incrível - há representantes amarelos, vermelhos, rosa e brancos. A planta floresce por muito tempo - os primeiros botões aparecem em junho e os últimos em meados do outono.
As flores de Lavatera são excelentes para cortar - duram uma semana inteira no vaso sem perder o apelo decorativo. Quanto ao cultivo, muitos jardineiros chamam a Lavatera de flor para os preguiçosos. Na verdade, a cultura é uma das menos exigentes e não ocupa muito tempo dos veranistas. Lavatera de três meses é uma das variedades mais populares cultivadas pelos jardineiros.
Vantagens e desvantagens
Vantagens e desvantagens são o que os jardineiros prestam primeiro atenção ao escolher flores para decorar seu jardim.
As vantagens da lavatera incluem:
- Aparência atraente e uma paleta variada de tons de cores.
- Despretensão ao local de crescimento.
- Pouco exigente para regar e fertilizar.
- Fácil de cultivar a partir de sementes.
Das desvantagens, nota-se:
- A necessidade de remoção oportuna de botões desbotados.
- Em casos raros, danos por ferrugem.
Características do cultivo de lavatera
Mesmo os jardineiros novatos não têm dificuldades em cultivar lavatera a partir de sementes. O principal é escolher o local certo, preparar o material de plantio e cuidar o mínimo possível da planta.
Preparando o local de pouso
Para cultivar lavatera, é necessário um solo que permita a boa passagem da água e do ar e que tenha uma estrutura solta. No outono, a área selecionada é desenterrada, as raízes das ervas daninhas são selecionadas e fertilizantes complexos são aplicados.
Assim que as geadas passam e o clima consistentemente quente na primavera se estabelece, o solo é mais uma vez levemente solto e derramado com água.
Preparação de material de plantio
As sementes secas da planta podem ser semeadas diretamente em terreno aberto, fazendo sulcos no solo. No entanto, para aproximar o período de floração, muitos jardineiros primeiro cultivam mudas dentro de casa e, quando chega um clima consistentemente quente, transferem-nas para canteiros de flores.
O processo de cultivo de mudas ocorre da seguinte forma:
- Prepare recipientes de plástico ou caixas de madeira, no fundo dos quais seja instalada uma camada de drenagem.
- Em uma loja de jardinagem, eles compram solo especial para mudas de flores e colocam em recipientes.
- O substrato colocado é derramado com água à temperatura ambiente.
- Sementes secas de lavatera são enterradas 10 cm no solo.
- Cubra os recipientes com vidro ou filme plástico.
- Retire periodicamente a cobertura para que as culturas fiquem ventiladas e ao mesmo tempo regue o solo para que fique sempre ligeiramente húmido.
- Quando aparecem os primeiros brotos (após cerca de 15 dias), é organizada iluminação adicional, pois sem ela as mudas se esticarão em um fio e não serão viáveis.
- Quando os brotos ficam mais fortes, a tampa é removida.
- Futuramente, as lavouras serão irrigadas regularmente e o recipiente será virado com os diferentes lados voltados para o sol para garantir o desenvolvimento uniforme das mudas.
- O processo de colheita geralmente é ignorado e as mudas são imediatamente plantadas nos canteiros.
Quando e como plantar
A melhor época para o plantio de culturas ornamentais é de abril a maio, dependendo do clima da região. Alguns jardineiros também praticam semear antes do inverno. Neste caso, os canteiros deverão ser isolados com folhas secas ou ramos de abeto.
Se foi decidido semear sementes de flores diretamente em terreno aberto, execute as seguintes ações:
- No canteiro preparado no outono, são feitos sulcos a uma distância de 25 cm.
- As sementes secas são colocadas em sulcos a uma distância de 20 cm uma da outra.
- Se a variedade lavatera for alta, instale imediatamente suportes para que as flores não sejam quebradas por rajadas de vento.
- Regue o material plantado e aguarde a germinação.
No caso das mudas prontas, elas são simplesmente transferidas para os canteiros, mantendo a mesma distância entre as mudas.
Lavatera cultivada a partir de mudas floresce 2 a 3 semanas antes daquela que foi semeada diretamente em terreno aberto.
Recomendações para cuidar de culturas ornamentais
Cuidar da pia decorativa é simples: até mesmo jardineiros inexperientes podem cuidar disso. Tudo o que a planta precisa é de umidade periódica, prevenção de doenças e pragas, aplicação de fertilizantes complexos, preparação para o inverno.
Rega e fertilizantes
Lavatera é bastante resistente a climas áridos e requer rega apenas em climas particularmente quentes.Nesses períodos, a umedecimento é realizada uma vez por semana, despejando cerca de 20-25 litros de água sob um arbusto adulto. Se chover periodicamente, esse procedimento é abandonado, a planta tem precipitação natural suficiente.
Para fertilizar arbustos recém-plantados, utilizam-se uréia e nitrophoska. Pegue uma colher de sopa de cada componente e dissolva-os em um balde com água limpa. Recomenda-se adicionar componentes nutricionais uma segunda vez quando os botões começarem a se formar na planta. Neste caso, utiliza-se sulfato de sódio e potássio. Eles são medidos em uma colher de sopa por balde de 10 litros de água.
Invernada perene
Para proteger uma planta perene da geada, seus brotos são dobrados ao solo e presos com grampos. Folhas secas caídas ou ramos de abeto são colocados em cima. Em regiões com invernos particularmente frios, qualquer material de cobertura, spunbond ou lutrasil, é colocado por cima, que é retirado nos primeiros dias quentes para que a planta não apodreça.
Como lidar com doenças e pragas
A imunidade persistente da cultura ornamental permite que você não se preocupe com sua saúde, em casos raros a lavatera é afetada pela ferrugem. Em seguida, são notadas manchas amarelas ou marrons na planta, localizadas na parte inferior das folhas. Essas áreas devem ser removidas e toda a cultura pulverizada com calda bordalesa. Produtos químicos como Topaz e Kuproksat também são eficazes no combate à ferrugem.
Se a lavatera estiver gravemente afetada pela doença, é melhor desenterrar esses espécimes e queimá-los para não expor outras plantas do local ao risco de infecção.
Entre os insetos da lavatera, ocasionalmente podem ser encontrados pulgões. Isso acontece nos casos em que existem grandes colônias dessa praga no local.Para destruí-lo, são usados medicamentos comprados - “Aktara” ou “Aktellik”.
Métodos para propagação de lavatera
Lavatera é cultivada apenas com sementes. Eles são imediatamente enviados para terreno aberto ou as mudas são primeiro cultivadas e só depois transferidas para canteiros de flores.
Exemplos de uso em paisagismo
Os melhores companheiros de jardim para a bela lavatera são plantas como delfínio, petúnia e íris. O recorte decorativo fica impressionante em um gramado verde, ao fundo em mixborders. Variedades de baixo crescimento são usadas para criar bordas e caminhos de moldura. No entanto, você não deve combinar mais de três tons de lavatera em um canteiro de flores, pois essa mistura parece pegajosa e sem gosto.