A lavanda é uma planta ornamental perene com lindas flores e um aroma incrível. A lavanda pertence à família Yamnotaceae. Este gênero inclui cerca de 30 espécies. Para propagar a lavanda em sua região, nenhum esforço especial é necessário. Você só precisa conhecer o algoritmo correto de ações.
Ferramentas necessárias
Você não precisa de nenhuma ferramenta especial para propagar a lavanda. Basta uma pá para desenterrar o arbusto e dividi-lo na propagação por divisão, e uma faca afiada com a qual você pode tirar as mudas e aparar as folhas.Não se usa tesoura, pois aperta os dutos dos caules, e depois disso a alfazema não enraíza bem.
Métodos para propagação de lavanda
A lavanda pode ser propagada de várias maneiras.
Estacas
Os jardineiros consideram este método o melhor, pois com essa propagação todas as qualidades parentais da planta são preservadas. Tanto as estacas verdes como as lenhosas são adequadas para tal propagação. Para preparar mudas verdes, é necessário cortar os brotos mais perto do topo do caule. Seu comprimento deve ser de no mínimo 13 cm e as estacas preparadas devem ter pelo menos 2 nós de crescimento.
No corte de ramos lenhosos, o corte é feito na base da planta. Basta um pedaço de 5 a 6 cm de comprimento, ao usar essas mudas é preciso mergulhá-las antes do plantio em uma solução que estimule o crescimento, sem ela as mudas não germinarão.
Todas as folhas, exceto a parte superior, são cortadas das estacas. As folhas superiores são necessárias para alimentá-la, mas se você deixar muitas folhas, a planta gastará toda a sua energia na folhagem em vez de criar raízes.
Em seguida, as mudas são plantadas em recipientes com substrato, imergindo completamente o primeiro nó no solo. A parte superior do recipiente é coberta com polietileno e enviada para um local aquecido, por exemplo, uma estufa ou jardim de inverno.
Bom saber! Os potes de barro são mais adequados como recipientes para o plantio de mudas, pois, ao contrário do plástico, a argila permite a passagem do ar, necessário para o desenvolvimento normal do sistema radicular da planta.
A rega é feita imediatamente após o plantio e depois à medida que o solo seca. Após 1,5 meses, as plantas formarão uma raiz forte e poderão ser plantadas em vasos separados. Quando a lavanda cresce um pouco mais, ela é plantada em campo aberto em local permanente.
Criação por camadas
Esta criação é realizada na primavera. Os ramos externos do arbusto são usados como camadas. Eles devem dobrar bem para que possam ser facilmente inclinados em direção ao solo.
Perto do arbusto-mãe é necessário cavar um buraco de 10 a 15 cm de profundidade, posicionado de forma que seja fácil colocar nele a parte central do galho. É fixado com grampos ou pressionado com pedra para que o galho crie raízes e não escorregue do solo. Preencha o buraco com terra. A parte superior do galho com folhas deve permanecer acima do solo.
É necessário controlar as áreas com estratificação para que não ressequem. Além disso, o solo ao redor das mudas está amontoado. O transplante é realizado somente após um ano. No outono, a área ao redor das mudas é coberta com cobertura morta. Isso ajuda a reter a umidade e proteger a raiz da geada.
Ao mover um arbusto já formado para um novo local, é necessário desenterrá-lo com um pedaço de terra para não danificar acidentalmente as raízes. Plante a planta no solo junto com este solo.
Dividindo o mato
A propagação da lavanda por divisão do arbusto é possível, mas não aconselhável. Já os arbustos de lavanda reagem mal a tais manipulações e podem até morrer.
Para propagar por divisão, é necessário preparar o arbusto com antecedência. Escolha um arbusto bem crescido e no outono após a floração apare-o, deixando um comprimento de 8 a 10 cm A alfazema aparada fica bem amontoada para que o solo preencha todos os espaços entre os caules.
Com o início da primavera, o processo de amontoamento se repete. Durante o verão, o arbusto produzirá muitos brotos verdes. No outono, é desenterrado e dividido em 2 a 3 partes com uma pá. Os cortes devem ser tratados com piche ou carvão triturado. Os arbustos preparados são plantados em novos locais.
Sementes
Quando você mesmo coleta as sementes, não há garantia de que elas se desenvolverão nas mesmas plantas que a planta-mãe. Portanto, se você decidir propagar plantas por meio de sementes, o melhor é adquiri-las em lojas especializadas.
Antes de semear sementes de lavanda no solo, elas devem ser estratificadas. Para isso, as sementes são misturadas com material retentor de umidade. Pode ser areia, turfa ou serragem. Despeje as sementes e o material selecionado em um pequeno recipiente e polvilhe com água de um borrifador. Cubra frouxamente com uma tampa e coloque na adega ou na geladeira por 1,5 a 2 meses.
Durante este período, não se esqueça das sementes. É necessário verificar periodicamente a umidade. Eles não devem secar, mas a umidade excessiva não fará nenhum bem.
Após a estratificação, as sementes estão prontas para a semeadura. Para isso, prepare recipientes com furos de drenagem. Eles são preenchidos com solo feito de areia e húmus. As sementes são colocadas na superfície do substrato e cobertas com areia. A espessura da camada deve ser de cerca de 3 mm.
As sementes semeadas são regadas cuidadosamente, de preferência com borrifador, e cobertas com polietileno. Em seguida, coloque os recipientes em local ensolarado.
Depois que a lavanda germina e forma 2 folhas, ela é plantada em recipientes diferentes, 6 peças em um. Quando as mudas crescem um pouco mais, são plantadas na horta. Ao propagar a lavanda por sementes, você precisa estar preparado para o fato de que ela florescerá no máximo em um ano.
Possíveis problemas
Uma camada branca ou rosa pode aparecer no colo da raiz de estacas e plantas adultas. Com o seu aparecimento, a planta começa a murchar. Esta doença é chamada murcha de Fusarium. Para prevenção, o solo é tratado com produtos químicos especiais.
Podem aparecer manchas amarelas nos rebentos jovens, que ficam cinzentos com o tempo. Os galhos murcham, secam e enrolam. Esta é uma infecção da ferrugem do caule. Todos os ramos danificados devem ser removidos e os arbustos tratados com calda bordalesa.
Para cultivar arbustos de lavanda em sua dacha ou quintal usando mudas ou qualquer outro método, você precisa ser paciente e experiente. Então esta incrível planta irá deliciar os seus proprietários com uma floração abundante e um aroma inesquecível.