Plantar e cuidar da alfazema em campo aberto, podar e preparar para o inverno

A lavanda tem se mostrado bem e é popular porque se distingue pela sua despretensão e floração primorosa, que proporcionam ao jardineiro uma beleza incrível ao longo da temporada. Plantar e cuidar da lavanda em terreno aberto é do interesse de muitos jardineiros iniciantes e daqueles que se interessaram por esta bela cultura.


Informações gerais sobre a planta

A Lavanda é um arbusto perene da família Lamiaceae, que cativa pela sua beleza, elegância e aroma delicado. A planta forma uma poderosa raiz principal, sistema radicular lenhoso e caules ramificados e eretos. Os arbustos são decorados com folhas oblongas de borda sólida ou recortada.

As flores de lavanda vêm em uma variedade de cores. No final dos pedúnculos altos e finos há 6 a 10 flores, coletadas em falsos verticilos, formando inflorescências em forma de espiga. Após a conclusão da floração, as sementes formam-se na forma de uma semente densa, seca, de formato oval e de cor marrom escura.

Variedades e variedades de lavanda

Existem 4 tipos de culturas, das quais se distinguem diversas variedades.

Lavanda angustifolia (Inglês). Os arbustos possuem uma poderosa raiz fibrosa, atingindo até 2 m de comprimento, e brotos com parte lenhosa na base. A lavanda é decorada com folhas lineares de densidade diferente, ligeiramente caídas e de cor verde com tonalidade cinza. Ela floresce no final do verão com flores coletadas em inflorescências em forma de espinhos.

Híbrido de lavanda

As seguintes variedades são usadas na jardinagem:

  • Alba;
  • Centiva Prata;
  • Munstead;
  • Roséa;
  • Hicote;
  • Centiva Azul.

Lavanda latifolia (francesa). Esta espécie possui um aroma forte. A floração ocorre mais cedo do que outras espécies - no final da primavera. As inflorescências atraem a atenção de todos os tipos de flores. As seguintes variedades são diferenciadas:

  • Helmsdale;
  • Tiara;
  • Esplendor Real da Rocky Road;
  • Salgueiro Vale.

Lavanda híbrida. Essa variedade é chamada de holandesa e pode ser cultivada para fins comerciais. Valorizada pelos seus arbustos grandes, atingindo 2 m de altura, e folhas prateadas. Agrada com suas grandes flores oblongas em julho.

Híbrido de lavanda

As seguintes variedades são populares:

  • Richard Gray;
  • Árabe;
  • Grosso.

Lavanda serrilhada. A planta é um subarbusto de tamanho médio utilizado para fins decorativos. Conquistou o seu lugar nos canteiros de flores graças à sua folhagem verde suave com tonalidade acinzentada e grandes inflorescências perfumadas. A espécie é dividida nas seguintes variedades:

  • Coroa real;
  • Pedundulata;
  • Esplendor Real.

Esplendor Real

As sutilezas de cultivar uma flor

Para obter lavanda com flores saudáveis ​​​​em seu jardim ou dacha, você precisa escolher o local certo, saber quando plantar e como plantar em terreno aberto. E então você pode admirar a bela flor de maio até o final do outono.

Selecionando um local

Uma garantia de sucesso no cultivo da lavanda é o local correto para o plantio. Portanto, é importante saber onde plantar a cultura. A planta adora áreas abertas iluminadas pelos raios do sol. Os arbustos podem criar raízes à sombra, mas não irão deliciar-se com uma floração abundante e duradoura. O sistema radicular da lavanda reage sensivelmente ao aumento da umidade do solo. Portanto, você precisa se recusar a plantá-lo em áreas úmidas.

ramo de lavanda

A planta é exigente quanto ao nível de acidez e estrutura do solo. Antes de plantar, adicione cinza de madeira ou cal ao solo, pois essas substâncias reduzirão efetivamente a acidez. E para garantir um solo poroso, o composto é sistematicamente adicionado ao canteiro. O fertilizante irá soltar o solo e enriquecê-lo com todos os nutrientes necessários.

Quando plantar

A semeadura no solo deve ser feita em outubro. As sementes são plantadas para mudas em fevereiro ou março. As mudas são plantadas no solo nos últimos dias de maio ou nos primeiros dez dias de junho.

Características de pouso

As flores podem ser cultivadas não apenas a partir de mudas, mas também de sementes. O método de sementes exige mais mão-de-obra, por isso os jardineiros optam pelo cultivo com mudas.Para fazer isso, semeie as sementes no final de fevereiro - início de março, para que os brotos tenham tempo de ficar mais fortes antes de serem transferidos para solo aberto.

plantando lavanda

Mudas de lavanda devem ser plantadas no final de maio. Prepare covas de plantio com antecedência. Uma percepção eficaz do canteiro de flores é criada mantendo uma distância de visualização ideal. Durante o plantio, mantenha uma distância entre as unidades de plantio de 80-90 cm para variedades compactas e 120 cm para híbridos altos.A profundidade dos recessos depende do tamanho das raízes das mudas.

Coloque as mudas em um buraco, endireitando as raízes, e preencha a alfazema de forma que o colo da raiz fique enterrado de 5 a 6 cm, depois regue generosamente.

Se o canteiro de flores estiver localizado em áreas onde prevalece um clima quente, a lavanda pode ser cultivada com sementes. Para tanto, utiliza-se a semeadura de inverno, que envolve o plantio de sementes no solo no mês de outubro. O material de plantio deve ser semeado a uma profundidade de 3-4 cm e o solo de cima deve ser compactado. A rega é necessária durante o clima seco do outono. No inverno, cubra o canteiro de flores com neve.

Dicas para cuidar da lavanda

Para que a lavanda permaneça bonita e saudável por muito tempo, é necessário cuidar da planta de maneira adequada e oportuna e implementar todas as técnicas agrícolas.

cultivo de lavanda

Cultivando o solo perto dos arbustos

A lavanda não cresce bem em solos densos. Suas raízes requerem boa circulação de ar. As ervas daninhas também precisam ser removidas, pois podem sufocar os arbustos jovens. Afrouxar o solo e capinar são procedimentos obrigatórios no cuidado da cultura.

Modo de rega

Com a água, a cultura recebe todos os nutrientes para o crescimento e floração normais, por isso a lavanda deve ser sistematicamente regada em abundância, principalmente em climas quentes e secos.

Poda de arbustos de lavanda

Ao cultivar lavanda, é necessária uma poda anual. Quando a floração estiver completa, corte as inflorescências desbotadas. Isso ajudará a estimular uma floração mais ativa e prolongada e a dar às flores um aspecto decorativo. No outono, encurte os galhos para mantê-los compactos e também para evitar que quebrem sob a neve e congelem em condições rigorosas de inverno.

poda de lavanda

Os arbustos com 10 anos de idade podem ser rejuvenescidos cortando-se os brotos a 5 a 10 cm da superfície do solo no outono.

Aplicação de fertilizante

A lavanda perene responde muito bem à fertilização. É importante observar a dose na aplicação dos fertilizantes. Use apenas suplementos minerais complexos. Adicione-os antes da floração, concentração - 2 colheres de sopa. eu. para 10 litros de água. Regue os arbustos com a mistura preparada.

Preparando-se para o inverno

Preparar a lavanda para um inverno frio inclui uma série de medidas que permitirão à planta enfrentar as duras condições da zona intermediária. A flor não tolera invernos com pouca neve e temperaturas caindo para -25 graus, por isso você deve cuidar de seu abrigo confiável. Para isso, no final da temporada, antes do inverno, apare os arbustos da planta e construa um abrigo com galhos de árvores coníferas.

Proteção contra doenças e pragas

Durante o processo de cultivo, os jardineiros enfrentam uma doença como a podridão cinzenta, cujo desenvolvimento pode ser desencadeado pela estagnação regular de líquido no solo devido a regas inadequadas ou chuvas prolongadas. Esta doença não tem cura. Portanto, o arbusto infectado deve ser desenterrado e queimado.

doenças de lavanda

A lavanda também não está imune a ataques de pragas. A planta pode ser favorecida por besouros arco-íris e moedas babando. Esses insetos podem ser coletados manualmente, bem como trocando a cobertura morta e tratando os arbustos com inseticidas especiais.

Métodos de reprodução

A lavanda é cultivada a partir de sementes e propagada pela divisão do arbusto, camadas e estacas:

  1. Propagação por estacas. Para isso, corte estacas de 8 a 10 cm de comprimento do caule, plante para enraizar em solo solto e úmido, aprofundando o corte inferior em 2 a 3 cm e cubra com potes. É necessário cobrir até que as mudas formem raízes.
  2. Dividindo o mato. Na fase inicial, a planta selecionada deve ser preparada. No outono, apare um arbusto poderoso e saudável com 10 cm de altura e monte-o, preenchendo todo o espaço entre os galhos. Na primavera, repita o amontoado. Durante o verão, o arbusto vai brotar. E então no outono pode ser desenterrado, dividido em partes com raízes e caules bem desenvolvidos e plantado.
  3. Reprodução por camadas. Na primavera, dobre os brotos de lavanda e coloque-os em buracos de 3 a 4 cm de profundidade e polvilhe com terra. Regue durante todo o verão e, na primavera, retire os brotos que criaram raízes no arbusto e plante-os em local permanente.

Aplicação em paisagismo

Existem muitas ideias para canteiros de flores decorativos em projetos paisagísticos. A lavanda complementará harmoniosamente a paisagem próxima à casa com suas cores, flores primorosas e beleza incrível. Os arbustos ficam lindos em jardins de pedras e mixborders. Eles recebem um lugar no centro do canteiro de flores, onde são claramente visíveis de todos os lados.

Variedades caracterizadas por crescimento alto podem ser plantadas em pequenos grupos, por exemplo, em colinas alpinas.Ao mesmo tempo, apenas não perturbe o desenho da paisagem montanhosa e escolha seus vizinhos com sabedoria.

lavanda no enredo

A lavanda fica elegante como uma borda decorando um beco no jardim. Uma moldura de flores permite dividir o jardim em zonas. A planta também ficará bem ao lado de elegantes rosas padrão.

Um tapete de flores pode se tornar uma decoração original de jardim. Para isso, determine previamente a altura dos arbustos e corte-os sistematicamente no mesmo nível.

Cultivar lavanda não é difícil, mesmo para jardineiros novatos. E com o plantio e os cuidados adequados, a perene perene vai decorar os canteiros de flores do jardim por muito tempo.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim