A lavanda é uma planta que não só vai decorar qualquer jardim, mas também será útil no dia a dia e durante o tratamento. Esta flor tem um aroma agradável e calmante, por isso é muito utilizada para aromaterapia. Cultivar lavanda em seu jardim não é tão difícil, mesmo se você mora na região norte. Basta conhecer as regras de plantio e cuidado da alfazema na Sibéria e também escolher uma variedade resistente ao frio.
- Variedades de lavanda resistentes à geada
- Características do cultivo de arbustos na Sibéria
- Como cultivar mudas de lavanda a partir de sementes
- Transplante de mudas para terreno aberto
- É possível semear diretamente em campo aberto?
- Regras para cuidar da lavanda
- Rega
- Alimentando
- Cuidado do solo
- Aparar
- Abrigo
- Proteção contra doenças e pragas
- Cultura reprodutiva
Variedades de lavanda resistentes à geada
A lavanda veio do sul, então das 20 espécies de plantas, apenas uma é adequada para a Sibéria - a lavanda angustifolia. Seu outro nome é inglês. Sob uma espessa camada de neve, pode resistir a geadas de até -35 graus. A lavanda angustifolia parece um subarbusto esférico, com até 70 centímetros de altura. Abaixo, os brotos são lenhosos, as flores são roxas e lilases, semelhantes a espiguetas.
Foi a partir desta espécie que foram cultivadas variedades adequadas para o plantio na Sibéria:
- Beachwood é um dos mais resistentes ao frio. As inflorescências são de uma agradável cor azul, a época de floração vai de junho a julho.
- Normandia - embora esta variedade seja anual, ela cresce em quase todas as condições. Cresce rapidamente massa verde e forma flores.
- Munstead - atinge uma altura de 40 centímetros, tolera bem o vento. As flores são de um azul profundo.
- Hidcote - o arbusto pode crescer até 1 metro, produz muitos rebentos, as flores são roxas escuras. Esta variedade floresce durante os meses de verão.
- Alba - até 40 centímetros. As flores são brancas e diferem de outras variedades pelo seu aroma ácido e brilhante. A composição de Alba parece interessante em combinação com outras variedades.
- Rosea - inflorescências rosa pálido.
- Buena Vista é uma das variedades mais interessantes. As flores são azuis, com taças azuladas. Ela floresce em duas ondas - primeiro no verão (até julho) e depois no outono.
- Lavandin - floresce abundantemente e também tem o aroma mais forte. Portanto, ao cultivá-lo, é preciso ter cuidado se tiver alergia.
A variedade de variedades permite-lhe escolher as que mais lhe agradam em função da cor e da época de floração.
Características do cultivo de arbustos na Sibéria
Muitos jardineiros que decidem cultivar lavanda na Sibéria notam que cuidar dela não difere muito dependendo da região.Mas a flor deve ser preparada com cuidado para o inverno e, além disso, existem outras nuances.
Como cultivar mudas de lavanda a partir de sementes
As sementes são a melhor forma de cultivar lavanda na Sibéria. Eles são endurecidos para que posteriormente as sementes e plantas germinadas não morram devido às mudanças de temperatura. Todo o processo de obtenção de mudas é dividido em 4 etapas:
- Compra de sementes. Certifique-se de verificar o prazo de validade e a integridade da embalagem, caso contrário as sementes podem não brotar.
- O endurecimento (ou estratificação) dura 1 mês, durante o qual as sementes são armazenadas em embalagens na prateleira inferior da geladeira.
- A semeadura ocorre no início de março. Para fazer isso, use um vaso raso com solo fértil. Você precisa enterrar as sementes a uma profundidade de 3 milímetros. Não esqueça de regar (a água deve estar em temperatura ambiente).
- Colheita - realizada após o aparecimento de duas folhas. Cada planta precisa ser transplantada para um recipiente separado.
Para cultivar mudas na última etapa, mantenha a temperatura em +20 graus. Depois disso, no final de maio e início de julho, você pode plantar as plantas ao ar livre.
Transplante de mudas para terreno aberto
Mesmo para variedades de lavanda resistentes ao frio, a localização desempenha um papel importante. Deve atender aos seguintes requisitos:
- muito sol;
- quente o suficiente;
- sem vento;
- não deve haver água estagnada - isso é prejudicial às raízes;
- opção ideal - contrafortes, colinas.
Quanto ao solo, é preferível escolher solo arenoso-argiloso e com boa drenagem. Você pode replantar quando a temperatura subir acima de zero à noite, em um dia quente e sem precipitação. Plante cada semente a uma profundidade de 30 centímetros, e a distância entre os furos deve corresponder à metade do arbusto. A aglomeração é prejudicial à lavanda e impede a floração abundante. Após cavar um buraco, preencha-o com solo fértil e, após o plantio, regue as plantas.
É possível semear diretamente em campo aberto?
Mesmo na Sibéria é possível plantando sementes de lavanda na rua, em terreno aberto. É mais simples, mas reduz significativamente o número de brotos de lavanda. Além disso, se você escolheu os meses de outono para a semeadura (setembro ou outubro), existe o risco de as sementes congelarem após as primeiras geadas.
Para evitar que isso aconteça, após a primeira nevasca, jogue o máximo de neve possível no local de plantio. Isso irá mantê-lo aquecido e as sementes endurecerão naturalmente durante o inverno.
Não é tão arriscado plantar sementes na primavera. Mas então você precisará resfriá-los da mesma forma que antes de semear em vasos. Coloque as sementes em um recipiente com areia e deixe-as em local fresco por um mês e meio a dois meses. Então você pode plantá-los.
Regras para cuidar da lavanda
A lavanda é uma planta despretensiosa e não requer cuidados especiais. Portanto, até mesmo um jardineiro novato pode lidar com isso.
Rega
O excesso de umidade prejudica a lavanda. Portanto, regue somente depois que a camada superior do solo secar. Você precisa aumentar a rega durante a floração e interrompê-la imediatamente. Mas se você plantou as plantas em uma encosta de onde a água flui facilmente, cave buracos próximos para retê-la.
Alimentando
A lavanda não precisa de fertilizantes abundantes e, se o solo for fértil o suficiente, você não poderá adicionar mais nada. Em outro caso, a fertilização é feita duas vezes:
- Na primavera, quando o arbusto está crescendo, o nitrogênio é bom. Por exemplo, uréia (meia colher de sopa em 5 litros de água por planta) e fertilizantes orgânicos.
- No verão, antes da floração, use fertilizantes minerais ou ainda orgânicos.
Os fertilizantes orgânicos devem ser enterrados o mais profundamente possível.
Cuidado do solo
O afrouxamento é necessário para que a lavanda melhore a troca de ar, embora isso não seja fácil de fazer com arbustos crescidos. Não cave muito fundo ou poderá danificar as raízes e remova todas as ervas daninhas. Para facilitar o cuidado do solo, você pode cobri-lo com turfa - isso evitará o crescimento de ervas daninhas e a formação de crosta. Além da turfa, apenas composto solto pode ser usado como cobertura morta, caso contrário a terra ficará muito úmida.
Aparar
Em climas frios, a poda costuma ser realizada na primavera, obedecendo às seguintes regras:
- Os galhos secos são podados primeiro e depois os danificados.
- Cada planta deve ter 6 hastes verdes recém-crescidas.
- No outono a poda não é feita para que os galhos criem uma camada e a planta hiberne no calor.
Se você podar dessa maneira, a planta rejuvenescerá e o próprio arbusto ficará limpo e crescerá descontroladamente. Mas remover todos os caules até as partes lenhosas pode ser prejudicial para a lavanda.
Abrigo
Certifique-se de cobrir a lavanda para o inverno, pois é uma planta que adora o calor. Para fazer isso use:
- agrofibra;
- serapilheira;
- Além disso, você pode colocar uma camada de ramos de abeto por cima.
Nunca cubra com composto ou folhas caídas. A umidade se acumula sob eles, e é por isso que a lavanda começa a apodrecer.
Proteção contra doenças e pragas
Não existem tantas doenças na lavanda e as pragas também podem ser encontradas com pouca frequência. Em primeiro lugar, são o besouro arco-íris (alimenta-se de folhas) e a pennitsa (por causa da qual a planta fica coberta por uma desagradável espuma branca). Neste caso, basta lavar a planta com jato forte de água.O mesmo deve ser feito se você notar pulgões, mas depois trate todos os arbustos com Actellik.
Quando afetado por besouros arco-íris e cigarrinhas, é necessário trocar a camada de cobertura morta sob a alfazema. Mas a doença mais perigosa é a podridão cinzenta. Aparece quando há umidade excessiva ou em clima úmido. Os arbustos doentes devem ser destruídos, os restantes devem ser tratados com solução fungicida.
Cultura reprodutiva
A maneira mais fácil de criar lavanda - dividindo um arbusto já maduro. Para isso, no início do verão, os arbustos são cobertos com terra para que mais raízes se formem nos caules. Em setembro ou outubro, os arbustos são desenterrados e cuidadosamente divididos em várias partes com uma pá, que depois são transplantados para o local desejado. Esta lavanda florescerá no próximo ano.
Outro método eficaz são as camadas. O broto mais antigo é fixado ao solo com uma ponta de metal, terra é colocada em cima, mas a parte superior permanece livre. As raízes crescem na parte polvilhada com terra, após o que o broto é cortado e plantado em novo local. Você precisa cuidar dele da mesma forma que um arbusto adulto.
A propagação por estacas permite obter novos arbustos em qualquer época do ano. Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:
- Corte galhos lenhosos de um arbusto adulto.
- Coloque solo universal para mudas em vasos altos, que primeiro você rega com água morna.
- Cole as mudas no solo.
- Os potes precisam ser cobertos com filme para manter a umidade elevada por baixo.
- Areje os vasos diariamente e borrife o solo quando secar.
- Depois de um a dois meses, cada broto irá brotar raízes e folhas.
Depois disso, na primavera ou no outono, novos arbustos podem ser plantados em terreno aberto.