Clematis Prince é um elemento único de decoração de jardim que se adapta perfeitamente a qualquer design. Esta planta original é uma videira com lindas flores.
- Características gerais da clematite Knyazhik
- Variedades de variedades
- Vantagens e desvantagens da clematite Knyazhika
- Características do plantio de clematite
- Seleção do local e preparação do solo
- Preparação de material de plantio
- Processo de plantio
- Cuidados adicionais
- Regar e afrouxar
- Aplicação de fertilizante
- Poda adequada
- Abrigo para o inverno
- Principais doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Usando Knyazhik em paisagismo
É importante destacar que Knyazhik é considerado um “parente” da clematite, diferindo dela apenas na estrutura da flor e na taxa de crescimento.O florescimento do Knyazhnik atrai a atenção de outras pessoas. É utilizado no desenho de arcos, sebes ou simplesmente para criar um ponto luminoso em composições verdes.
Características gerais da clematite Knyazhik
Prince é uma elegante trepadeira perene com flores magníficas. A família à qual pertence é considerada Ranunculaceae. O habitat natural são as regiões do norte.
A planta possui caules flexíveis, lenhosos, altamente ramificados, densamente cobertos por folhagem esculpida. A videira é fixada ao suporte por pecíolos longos e retorcidos. Seus botões, formados um a um, lembram o formato de sinos. As flores podem ser azuis, brancas, rosa, roxas ou bicolores, dependendo da variedade. As sépalas de Knyazhika são bastante grandes, uma xícara contém de 4 a 8. A planta floresce no início do verão.
Variedades de variedades
Existem vários tipos mais populares de clematis Knyazhik:
Visualizar | Descrição |
Alpino | O habitat natural são as florestas da Europa e dos Estados Bálticos. As flores têm o formato de grandes sinos, possuem 4 sépalas nas quais as pétalas ficam escondidas. Entre os tons que caracterizam esta variedade estão: rosa, lilás, azul e roxo. A lâmina foliar é de cor verde rica e apresenta formato trifoliolado e bordas serrilhadas. O período de floração começa no final de maio. Variedades populares deste tipo de Knyazhika:
|
Pétala grande | A pátria desta espécie é considerada o Extremo Oriente, assim como a Coreia, a China e a Sibéria. Uma característica especial do Príncipe de pétalas grandes é a estrutura turca da inflorescência, que lhe confere esplendor e elegância.Esta espécie possui mais pétalas pequenas cobertas por sépalas superiores do que outras. Também é mais exigente nos cuidados e, principalmente, na cobertura do mato no inverno.
As seguintes variedades desta espécie são comuns:
|
Siberiano | Em condições naturais, é encontrado nas florestas de coníferas da Rússia. O arbusto pode crescer até 3 metros. A espécie distingue-se pela floração abundante. As flores são de cor branca ou amarelada e têm o formato de sinos. O período de floração cai no meio do verão. Muitas vezes agrada os jardineiros com flores repetidas no início do outono. Este Príncipe distingue-se pela resistência ao gelo e pelo aroma delicado e doce que emana das flores. |
coreano | As espécies menos populares, raramente encontradas na Rússia. Sua característica especial são as flores amarelas, vermelhas ou roxas brilhantes. A altura varia de 2 a 3 metros. |
Vantagens e desvantagens da clematite Knyazhika
Esta cultura praticamente não tem desvantagens. Entre as vantagens do Knyazhik, o primeiro lugar é, claro, sua decoratividade e despretensão. Esta planta agrada pelo seu aspecto mesmo nos períodos sem floração. Sobrevive bem ao frio do inverno e é ideal para concretizar as ideias de design mais ousadas.
Características do plantio de clematite
Seleção do local e preparação do solo
Na hora de escolher um local para plantar em seu terreno, vale lembrar que Knyazhik, embora considerado amante da luz, se sente melhor na sombra parcial. A presença de correntes de ar e rajadas de vento fortes é inaceitável. Além disso, antes de plantar, é importante pensar e preparar os suportes onde será fixada a videira.
Knyazhik não faz nenhuma exigência especial quanto à composição do solo, porém, se seguir algumas recomendações, a videira crescerá mais intensamente:
- O solo não deve ser úmido ou pantanoso.Caso contrário, o sistema radicular estará sujeito ao apodrecimento.
- A melhor opção seria solo argiloso e levemente alcalino.
- Atenção especial deve ser dada à boa drenagem.
- O solo deve ser leve, solto e bem permeável à água e ao ar.
Preparação de material de plantio
Antes de plantar no solo, recomenda-se cortar a muda de Knyazhik pela metade para acelerar o enraizamento e estimular o crescimento de novas raízes. Partes cortadas de estacas também podem ser usadas para enraizamento.
Processo de plantio
É muito importante plantar Knyazhik obedecendo às recomendações básicas:
- A cova de plantio deve ser de tamanho adequado, aproximadamente 70-70-70, e estar localizada próxima ao futuro suporte da planta. Deve ser deixada uma distância de pelo menos 1 metro entre as mudas.
- O fundo do buraco deve ser coberto com uma camada de drenagem. Para isso, cascalho ou tijolo quebrado misturado com areia é perfeito.
- A seguir, recomenda-se colocar uma camada de esterco de cavalo, que serve como excelente fertilizante.
- Depois disso, é necessário preencher o volume restante com a mistura de barro preparada. Deve conter composto, cinza, superfosfato e fertilizante mineral complexo. Se o solo for altamente ácido, recomenda-se adicionar cal apagada.
- É importante lembrar que o sistema radicular do Knyazhik é muito frágil, por isso o processo de plantio deve ser feito com muito cuidado. Caso a muda já apresente danos no sistema radicular, eles precisam ser removidos, após o que é recomendado tratar os cortes com carvão ativado ou permanganato de potássio.
- Depois de plantar a muda no solo, é preciso regar generosamente a planta e soltar o solo.
- Mudas que atingiram dois anos de idade toleram melhor o transplante.
- Para proteger uma planta jovem de doenças, você pode preencher a camada superior do solo ao redor do colo da raiz com areia de rio misturada com cinza de madeira e adicionar uma solução fraca de permanganato de potássio ao regar.
Cuidados adicionais
Regar e afrouxar
As taxas de irrigação são determinadas pela temperatura ambiente. Se o verão for quente, Knyazhik precisa ser regado pelo menos duas vezes por semana, especialmente as plantas jovens. Em temperaturas moderadas, uma rega por semana é suficiente.
O afrouxamento do solo tem um efeito benéfico na saúde do sistema radicular da planta, por isso deve ser feito sempre antes da próxima rega.
Aplicação de fertilizante
Traga fertilizantes orgânicos e minerais Recomenda-se quinzenalmente, interrompendo a alimentação apenas durante o período de floração ativa.
Uréia, verbasco, excrementos de frango ou fertilizantes minerais complexos são excelentes para alimentação.
Poda adequada
Você deve saber que já no primeiro ano após o plantio, os Knyazhiki produzem brotos perenes que não podem ser podados. Portanto, no momento do plantio é importante levar em consideração a localização do suporte diretamente próximo à planta. A poda é feita apenas para remover caules danificados e mal cuidados.
Para que uma planta jovem cresça mais forte e forme rapidamente um sistema radicular, é necessário beliscar prontamente as pontas dos brotos que atingiram 20 cm de comprimento.
Abrigo para o inverno
Como algumas espécies de plantas vieram das regiões do norte, Knyazhik é considerada uma planta resistente à geada e não precisa de abrigo durante o inverno. Os rebentos longos não são podados no inverno.
Principais doenças e pragas
Deve-se notar que Knyazhik é bastante suscetível a várias doenças e pragas. Entre as doenças mais comuns estão:
- ferrugem - manifestada pela deformação dos brotos, aparecimento de protuberâncias alaranjadas nas folhas ou brotos. Pulverizar com calda bordalesa ajudará a lidar com isso;
- mancha marrom - caracterizada por manchas marrons nas folhas, após as quais aparecem buracos. Para evitar danos em grande escala à planta, é necessário retirar as partes danificadas da planta ao primeiro sinal e tratá-la com oxicloreto de cobre ou sulfato de cobre;
- O alagamento do solo geralmente leva a infecções fúngicas do sistema radicular. A única maneira de salvar uma planta doente é replantá-la em outro solo e remover as partes danificadas do sistema radicular.
As pragas mais comuns que atacam esta videira são os caracóis e as lesmas. Nesse caso, armadilhas especiais localizadas ao redor do arbusto podem ajudar. No inverno, o sistema radicular e os caules do Knyazhik podem ser danificados pelos ratos, então você também precisa tomar cuidado para limitar o acesso deles à planta.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de reproduzir Knyazhik:
- estacas;
- camadas;
- divisão de rizomas.
Uma maneira eficaz é plantar uma nova planta em camadas. Para fazer isso, os caules jovens são dobrados e cobertos com terra na primavera. E exatamente um ano depois eles podem ser separados da mata-mãe e transplantados para um local permanente.
Usando Knyazhik em paisagismo
Esta planta incrível pode decorar qualquer área. Ao envolverem um suporte, conseguem criar composições magníficas. Esta videira é frequentemente plantada perto de gazebos e arcos para torná-los decorativos. Além disso, você pode colocar Knyazhik próximo a árvores grandes, cujos troncos servirão de suporte natural.
Alguns designers plantam Knyazhik como plantas de cobertura do solo.