A Rosa Mosqueta é uma das culturas mais antigas. A planta é um arbusto que se distingue pelas flores e frutos invulgares, bem como pela presença de espinhos. São simultaneamente responsáveis tanto pelos aspectos estéticos e decorativos, como pelas qualidades produtivas. Para reconhecer uma cultura entre milhares de outras e procurá-la no lugar certo, você precisa saber onde crescem as roseiras e sua aparência.
Descrição da roseira brava
A Rosa Mosqueta é um arbusto espinhoso que pertence à família Rosaceae. A planta brilha com tons marrom-avermelhados dos galhos, e sua combinação com grandes flores rosadas é responsável pelo lado estético. Que outras características podem ser identificadas?
Flores de Rosa Mosqueta: tipo e características
Durante a floração, aparecem inflorescências nos ramos, diferindo no formato paniculado ou corimbose. Na maioria dos casos são pintados em tons de branco e rosa, mas às vezes são amarelos. As inflorescências são compostas por 4 a 6 botões, que crescem até 10 centímetros de diâmetro, o número máximo de pétalas é de 11 pétalas, também existem muitos pistilos e estames, existe uma corola grande, podem ser de dois tipos: monocotiledôneas, dicotiledônea.
Características das inflorescências:
- Abre às 5h, fecha perto das 20h.
- Resistência a condições climáticas adversas.
- Eles permanecem frescos por muito tempo após o corte.
- Dotados de propriedades curativas, por isso são utilizados na medicina popular. Alguns tipos contêm substâncias com efeitos antiinflamatórios e analgésicos. Infusões e decocções são feitas a partir deles para fortalecer o sistema imunológico e aumentar o tônus geral do corpo.
Rosa Mosqueta: tipo e forma
Os frutos são caracterizados pelas seguintes características:
- Parecem árvores com várias aveleiras, secas e alongadas.
- Casca dura.
- Os frutos não têm mais de 15 milímetros de diâmetro. As nozes são pequenas, alongadas e têm bordas amareladas ou marrons.
- A superfície pode ser lisa ou eriçada. A placa está presente.
- A cor pode ser vermelho alaranjado, escarlate ou bordô.
- Dentro há longos cabelos amarelos.
- A polpa é carnuda.
- A parte superior é dura e quebradiça quando pressionada.
- As nozes são pequenas.
- Os frutos maduros apresentam pequenas reentrâncias pentagonais e uma área vazia no lugar de uma flor caída.
- O comprimento varia de 0,7 a 3 centímetros.
A roseira brava é uma baga ou uma fruta?
Do ponto de vista botânico, a roseira brava é uma baga. A confusão com o fruto surge devido ao facto de, no caso deste arbusto, os frutos serem formados por vários pequenos frutos fundidos rodeados por uma casca exterior comum de espinhos, enquanto o fruto habitual é considerado um todo.
Na vida cotidiana e na culinária, o termo “fruta” é mais amplo, portanto os bagos desta cultura podem ser classificados como frutos - são corpos frutíferos agridoces de plantas que se diferenciam dos bagos pela presença de uma estrutura interna específica com sementes e sementes. No contexto desta definição, a roseira brava pode ser classificada como fruta porque possui sementes duras dentro de cada baga.
Na verdade, geralmente são nozes difíceis de quebrar.
Habitats de roseira brava na natureza
A roseira brava cresce em toda a Europa, Ásia e Norte da África. Habitats comuns:
- Florestas. O arbusto prefere espaços abertos e é frequentemente encontrado em florestas de coníferas e caducifólias perto da intersecção de caminhos e perto de lagoas.
- A planta gosta de áreas costeiras e litorais. A água salgada, o ar e o vento contribuem para o seu desenvolvimento. A cultura desempenha um papel importante no fortalecimento e proteção das dunas de areia, mantendo a areia no lugar com as suas raízes e criando uma barreira contra o vento.
- Em encostas rochosas e chalés de verão próximos a corpos d'água. A planta prefere solos férteis e com boa drenagem, mas também pode sobreviver em solos pobres, como arenito e argila.
Crescimento e desenvolvimento da Rosa Mosqueta: sazonalidade e velocidade
O arbusto cresce rapidamente.O pico de desenvolvimento ocorre no 3º ano após o plantio, pois é quando se forma forte densidade.
O período de maturação depende do local de crescimento e das condições climáticas. Em média, a primeira colheita ocorre no início de Setembro, no segundo ano da época de cultivo. A colheita dá frutos de forma consistente durante 4 anos. As colheitas maiores e da mais alta qualidade são produzidas por plantas com mais de 4 mas menos de 8 anos.
A roseira brava pode ser encontrada em quase todos os lugares. A principal característica do arbusto é a sua despretensão, mas ao mesmo tempo um rendimento elevado e estável.