Hosta é uma planta perene, parte da família dos espargos. São arbustos formados por folhas basais. As flores desta planta lembram lírios. Hosta pode ser propagado semeando sementes, dividindo raízes ou plantando mudas.
- Momento ideal
- Preparação
- Como um hosta se reproduz?
- Sementes
- Seleção e preparação de material de plantio
- Como plantar em casa
- Crescente
- Por estacas
- Prazos
- Como cortar e plantar
- Dividindo o mato
- Qual é o melhor momento para compartilhar?
- Como dividir corretamente
- Escolhendo o período ideal
- Usando a ferramenta certa
- Como cavar ou cortar
- Dicas e avisos
A planta hosta é popular entre os jardineiros por sua despretensão e decoratividade.
Momento ideal
O início de abril é uma boa época para plantar sementes. Quando propagada por estacas ou divisões, a hosta pode ser plantada de maio a julho. A divisão também pode ser feita no final do verão.
Preparação
É necessário preparar o material de plantio e um local onde primeiro será necessário germinar o hosta. Para sementes é necessário realizar estratificação por 4 meses. Se forem semeados no final do outono, isso ocorrerá durante o inverno. Como resultado, as sementes fracas morrerão e as mais viáveis produzirão descendentes.
Como um hosta se reproduz?
Para propagar o hosta, pode-se usar sementes, estacas ou separar parte da raiz. O último método é bem tolerado por plantas que já têm 4 anos. Se forem mais jovens, como resultado desta ação, o crescimento do hospedeiro pode desacelerar.
Sementes
Este método de propagação de hosta é o mais trabalhoso. Geralmente é usado por criadores. As sementes desta planta apresentam germinação deficiente (não mais que 70%). Para aumentá-lo, você pode usar estimulantes.
Com este método de propagação, o hosta adquire um aspecto decorativo no quarto ano.
O cultivo por sementes é eficaz nos casos em que novas variedades são cultivadas.
Se as sementes germinarem, os hospedeiros serão saudáveis, resistentes e resistentes às difíceis condições climáticas.
Seleção e preparação de material de plantio
Material de plantio - sementes oblongas de cor marrom escuro. No local onde estão as flores desbotadas, formam-se caixas amarelas. Deles você pode obter material de plantio.
Os frutos das sementes são formados 6 a 7 semanas após a ocorrência da polinização. Normalmente esse momento ocorre bem no final do verão ou início do outono.Quando a caixa começar a abrir, é hora de coletar as sementes.
Isso pode ser feito até que a caixa esteja completamente seca e comece a apodrecer. A duração do período de colheita do material de plantio não é superior a 5 dias.
Em seguida, as sementes de hosta devem ser bem secas. Recomenda-se fornecer uma temperatura alta para isso. Dentro de 10 minutos, ocorrerá a evaporação completa da umidade da semente. Neste ponto o procedimento de secagem deve ser concluído.
Depois disso, o peixe-leão é retirado e a semente colocada na geladeira por um mês. Antes do plantio, são tratados com estimulantes de crescimento. Para isso, você pode usar Epin, Zircon.
Como plantar em casa
Para germinar sementes de hosta, é necessário colocá-las em um recipiente plástico com terra. Deve ter furos na parte inferior.
O recipiente deve ser tratado com água fervente e depois enxugado com álcool.
É importante usar solo estéril. Para isso, você pode adquiri-lo em uma loja especializada. Se você usar solo autocoletado, precisará adicionar cristais de permanganato de potássio, turfa e perlita. A drenagem é feita na parte inferior e solo úmido é colocado em cima.
O solo deve ser compactado com tábua de madeira. As sementes precisam ser plantadas a uma profundidade de 6 a 7 mm. Uma pequena quantidade de perlita é adicionada por cima e o solo é compactado. Isso é feito para melhorar a germinação das sementes.
A parte superior do recipiente é coberta com filme.
Crescente
Ao crescer, forneça uma temperatura de 20 graus Celsius. Depois de duas semanas, os brotos devem aparecer.
É importante que os brotos não fiquem expostos à luz solar direta. Para isso, use filme, que deve ser retirado durante o dia por duas horas.
Quando aparece a primeira folha, o broto é transplantado para um recipiente separado. Ao mesmo tempo, o solo do novo recipiente deve ser mais estéril e nutritivo em relação ao anterior. Uma fina camada de areia é adicionada por cima. Em um recipiente novo, a planta não é coberta com filme.
A rega deve ser feita com muito cuidado. Para isso, coloque água em uma bandeja onde há um recipiente com um broto. A estagnação da água não deve ocorrer. Para acostumar os brotos de hosta às condições de temperatura do campo aberto, eles são periodicamente levados para fora e aí mantidos. A princípio, o tempo é limitado a um quarto de hora e depois deve ser aumentado gradativamente.
O plantio no solo é feito desde que a temperatura do ar seja de 20 graus ou mais. O solo das mudas é umedecido, as raízes junto com o solo são cuidadosamente removidas e transplantadas para campo aberto. Em seguida, adicione terra e compacte levemente.
Por estacas
Com este método de reprodução, o novo broto terá as propriedades de seu progenitor. Isto também será verdade na propagação de variedades híbridas.
Para aumentar a taxa de sobrevivência do hosta, é necessário separar cuidadosamente o talão na formação das estacas.
Prazos
As estacas são realizadas durante um longo período - do final da primavera até meados do verão. Durante os primeiros dias após serem plantadas no solo, as mudas doem. Se você cuidar bem deles, eles criarão raízes.
Como cortar e plantar
Para este procedimento, são preferidos brotos com calcanhar bem definido. É importante que eles possam ser facilmente separados. Você precisa escolher brotos onde as folhas tenham pecíolos pequenos e sejam de tamanho relativamente pequeno.
É importante regar as mudas regularmente até que estejam completamente enraizadas. Eles podem parecer flácidos e fracos nos primeiros dias, mas eventualmente se fortalecerão e começarão a crescer.
Dividindo o mato
Este método de propagação de hostas é o mais popular. Não requer muito esforço. É necessário dividir quando a planta já cresceu muito. Quando o hosta já tem dez anos e o centro da planta não cresce mais, neste caso vale a pena dividir o arbusto.
Qual é o melhor momento para compartilhar?
A melhor época para propagação por divisão é a primavera ou o verão. No entanto, isso também pode ser feito no outono, mas o mais tardar 30 dias antes da primeira geada. É preciso dar tempo às divisões para que comecem a se enraizar no novo local.
Como dividir corretamente
A quantidade de material de plantio disponível depende de quanto o arbusto cresceu. Se as plantas estiverem relativamente distantes umas das outras, suas raízes crescerão bem e várias partes viáveis poderão ser separadas de uma planta.
Escolhendo o período ideal
A divisão geralmente é realizada 4 a 5 anos após o plantio. Isso é feito para que a planta se desenvolva bem e crie raízes. Isso é feito na primavera ou na primeira quinzena de setembro. Se você propagar plantas mais jovens dessa maneira, isso poderá ter um efeito negativo em seu desenvolvimento.
Usando a ferramenta certa
Com uma faca afiada, é necessário separar a roseta de folhas junto com parte da raiz. O local do corte é tratado com areia. Isso ajudará a planta a curar a ferida. Quanto mais afiada a ferramenta, menos danos serão causados à bucha-mãe.
Como cavar ou cortar
Em alguns casos, isso pode ser feito sem desenterrar a parte principal da raiz.Porém, é melhor desenterrar completamente a raiz da planta-mãe do solo e dividi-la em várias partes para que cada uma delas tenha 2 ou mais rosetas de folhas.
Às vezes você não precisa do número máximo de divisões, mas de um pequeno número de divisões grandes.
As raízes são plantadas em estufa ou em local com sombra sob uma garrafa de plástico. Em 3-4 semanas os arbustos começarão a esticar. Eles são regados abundantemente. Todos os dias permitem respirar o ar circundante retirando a película ou a garrafa. Quando os arbustos crescem, eles são transplantados para um local permanente.
Dicas e avisos
O material obtido pela divisão dos arbustos hosta deve ser plantado na mesma profundidade da raiz do arbusto-mãe. Neste caso, a distância entre as plantas individuais deve ser de pelo menos 30-35 cm.
Ao plantar mudas no solo, é indesejável que as folhas sejam grandes.
Nesse caso, muita umidade irá evaporar deles. Para evitar isso, as folhas maiores são cortadas em um terço.
Ao plantar em terreno aberto, é recomendável adicionar cobertura morta na camada superior. Para isso você pode, por exemplo, usar casca triturada.