Vamos falar sobre um arbusto florido chamado variedade Hydrangea Early Blue (popularmente chamado de Early Blue). Esta planta pode decorar qualquer área. Além disso, esta espécie perene foi criada por criadores recentemente - em 2006. Devido à sua relativa “juventude”, o arbusto perene ainda não se espalhou. A seguir apresentamos informações detalhadas sobre este arbusto ornamental.
- Características da hortênsia Early Blue
- O uso de hortênsia Early Blue em projetos paisagísticos
- Resistência à geada da hortênsia Early Blue
- Tecnologia de plantio e tecnologia agrícola para cuidar da hortênsia Early Blue de folhas grandes
- Selecionando um local e preparando o solo para o plantio
- Requisitos para o plantio de hortênsias
- Regar e fertilizar
- Formação da coroa de Hydrangea largeleaf Early Blue
- Preparando a planta para o inverno
- Métodos de propagação de hortênsia Early Blue
- Proteção contra doenças e pragas
Características da hortênsia Early Blue
Hortênsia de folhas grandes com copa exuberante é a verdadeira decoração de um jardim florido. A altura e o diâmetro da colheita chegam a 1,2 metros. A planta pode viver em média até vinte anos. A floração do arbusto começa a partir dos rebentos que se formaram no ano passado, bem como dos rebentos desta primavera.
Nos ramos formam-se grandes inflorescências esféricas, atingindo diâmetro de até trinta centímetros. Os botões têm uma cor incomum: do azulado ao rosa. A planta floresce por um longo período - do meio do verão ao início do outono. A hortênsia tem folhas grandes, brilhantes, lisas, verde-escuras com bordas irregulares.
O uso de hortênsia Early Blue em projetos paisagísticos
A hortênsia é usada ativamente por jardineiros e paisagistas. Hydrangea Early Blue é ótimo em composições de grupo e individuais. A planta também é usada para decorar jardins rochosos.
Arbustos perenes são vizinhos perfeitos:
- com todas as variedades de hortênsias;
- rododendro;
- coníferas;
- azevinho;
- vários arbustos decíduos;
- plantas herbáceas de baixo crescimento.
Devido ao sistema radicular desenvolvido da hortênsia Early Blue, jardineiros e designers plantam-na em grandes vasos, cultivam-na dentro de casa e, quando chega a primavera, plantam-na com segurança em terreno aberto.
Resistência à geada da hortênsia Early Blue
Esta variedade apresenta robustez média no inverno. O arbusto prefere um clima quente, onde pode facilmente sobreviver ao inverno sem abrigo.Nas regiões mais frias da Federação Russa, as hortênsias precisam ser cobertas antes da primeira geada.
Os jardineiros cobrem o arbusto com fibras agrícolas especiais ou ramos de abeto. Neste caso, é necessário amarrar os brotos do arbusto em um único fardo. O material de plantio jovem é coberto com serragem ou folhas caídas. Uma planta madura é cuidadosamente dobrada no solo.
Tecnologia de plantio e tecnologia agrícola para cuidar da hortênsia Early Blue de folhas grandes
O plantio de arbustos é feito de forma padronizada. O cuidado adicional com a planta não exige muito esforço se forem observadas certas nuances agrotécnicas.
Selecionando um local e preparando o solo para o plantio
A planta gosta de crescer em áreas iluminadas, mas não deve ser deixada sob os raios escaldantes do sol. Portanto, uma área semi-sombreada é adequada para arbustos perenes. O solo deve ser semi-ácido ou ácido, mas em nenhuma circunstância deve ser utilizado solo calcário.
Antes do plantio, a área é escavada, acrescentando-se nas covas: areia de rio, terra frondosa, turfa e húmus. Para dar aos botões um tom rosado, os jardineiros adicionam adicionalmente alúmen de potássio ao solo uma vez a cada sete dias. Mas não exagere, senão pode prejudicar a cultura.
Requisitos para o plantio de hortênsias
Para plantar hortênsias, siga este algoritmo simples:
- Antes de plantar, prepare covas com profundidade e largura de 40 centímetros.
- Coloque argila expandida ou drenagem no fundo do buraco. Este conselho é relevante para solos argilosos e pesados.
- Preencha os buracos com o substrato de que falamos na seção anterior.
- Além disso, para aumentar a acidez do solo, coloque agulhas de abeto no fundo.
- Antes de plantar, coloque as mudas em um recipiente com água e deixe nesta posição por várias horas.
- Coloque a planta exatamente no centro da cova, sem aprofundar o pescoço do cavalo.Espalhe as raízes e cubra com substrato.
- Compacte a área ao redor do círculo do tronco.
- Encha o arbusto com um balde de água.
A planta requer supervisão durante as primeiras semanas. Regue na hora certa, evitando que o solo resseque. Caso contrário, a planta pode murchar e morrer.
Regar e fertilizar
Se for importante para o jardineiro que a planta produza tantos botões exuberantes quanto possível, a hortênsia precisa ser regada regularmente. Concentre-se no clima e monitore as condições do solo. A chuva ou a água sedimentada são excelentes para irrigação. Adicione ácido cítrico à água dura da torneira. Para prevenir o apodrecimento e infecções fúngicas, é aconselhável adicionar permanganato de potássio à água durante a primeira rega.
A alimentação da planta merece atenção especial. Pela primeira vez, a fertilização contendo compostos de nitrogênio deve ser aplicada na primavera. Na segunda vez, os nutrientes precisam ser introduzidos no solo durante a estação de crescimento, e a terceira alimentação é realizada no início do outono.
Formação da coroa de Hydrangea largeleaf Early Blue
A hortênsia não precisa de poda até os três anos. Você só precisa retirar os galhos secos. Quando o arbusto cresce, é preciso podar a planta antes mesmo do aparecimento dos primeiros botões. Ao mesmo tempo, as inflorescências antigas são removidas. Recomenda-se iniciar a formação da copa no início da primavera e antes do início do fluxo ativo de seiva.
Preparando a planta para o inverno
A hortênsia Early Blue deve ser preparada pulverizando a planta com calda bordalesa. Devido a isso, o arbusto não murchará enquanto estiver coberto. Complete a preparação de acordo com as instruções:
- Preencha a área do tronco da árvore com turfa e coloque ramos de abeto por cima.
- Dobre os brotos altos no solo, prendendo as mudas com alfinetes.
- Coloque agrofibra sobre os galhos e polvilhe com composto.
- Para fornecer proteção adicional ao arbusto contra a neve, use feltro.
Se os galhos da hortênsia forem rígidos e maciços, não os dobre no solo. Basta agrupá-los e amarrá-los, colocando-os com ramos de abeto. Depois disso, embrulhe o feixe com agrofibra ou filme. Isso permitirá que os botões das plantas sobrevivam a geadas particularmente severas.
Métodos de propagação de hortênsia Early Blue
Para propagar o arbusto Airlie Blue, são utilizados os seguintes métodos: estratificação de raízes, estacas e divisão do arbusto. Os jardineiros preferem propagar esta planta com mais frequência usando camadas. Para este método, siga um algoritmo simples:
- Dobre o frágil broto da planta no chão.
- Prenda-o.
- Regue o broto.
Assim, depois de algum tempo, um novo sistema radicular se formará neste local, o que permitirá o transplante da hortênsia para o local desejado.
Usando estacas, é conveniente enraizar o material de plantio obtido durante a poda de primavera. Para propagar hortênsias por meio de estacas, faça o seguinte:
- Selecione brotos com dez a doze centímetros de comprimento.
- Coloque o material em um recipiente especial - até mesmo um simples copo plástico de 200 mililitros serve para isso.
- Regue e cuide da muda por 3-4 meses.
- Após esse período, você encontrará raízes, o que será um sinal de que a planta está pronta para ser transplantada para campo aberto.
- Replante a planta no início da primavera.
O método de divisão da hortênsia raramente é utilizado devido aos altos riscos para a mata-mãe. Portanto, se você danificar acidentalmente o sistema radicular da planta principal, ela poderá murchar.
Proteção contra doenças e pragas
Esta planta perene pode sofrer do seguinte número de doenças:
- Ferrugem – um sinal de dano é uma camada laranja. Esta doença pode levar à morte do arbusto. Para evitar isso, trate a hortênsia com uma solução fungicida.
- Podridão cinzenta - afeta tecidos moles. Como resultado, aparece uma penugem cinza. Via de regra, esta doença é difícil de curar e muitas vezes a planta precisa ser destruída.
- Podridão branca - que causa danos às raízes e murchamento da planta. Se não for tratado, o arbusto morrerá.
- Míldio - que causa manchas verde-amareladas na parte externa das folhas e uma placa roxa no verso. Um fungicida é usado para tratamento.
- Clorose – que ocorre se a planta não receber ferro suficiente. O tratamento e a prevenção são realizados através da introdução de fertilizantes contendo este elemento.
Quanto às pragas, a hortênsia raramente se torna objeto de atenção especial. Na maioria das vezes as pessoas estão interessadas na planta: cochonilhas, pulgões e ácaros. Fungicidas são usados para eliminar essas pragas.