Hippeastrum é um brilhante representante da família Amaryllidaceae, nativa dos trópicos da América Central e da bacia amazônica. O nome da flor de interior é formado por duas palavras gregas - “cavaleiro” e “estrela”. Foi trazido pela primeira vez para a Europa no século 16 e dois séculos depois o primeiro híbrido foi criado. A planta é frequentemente confundida com a amarílis, representante dos trópicos africanos. Mas o hippeastrum difere em descrição e características de cultivo.
- Princípios básicos do cultivo de hippeastrum
- Características da cultura hippeastrum
- Cuidando do hippeastrum em casa
- Requisitos de iluminação para hippeastrum
- Temperatura ideal para hippeastrum
- Regras para regar hippeastrum
- Alimentando hippeastrum: recomendações e dicas
- Transplante de Hippeastrum: instruções passo a passo
- Métodos de propagação de Hippeastrum
- O período de descanso do hippeastrum: características e recomendações
- Floração de Hippeastrum: como conseguir uma floração abundante
- Maneiras de estimular a floração do hippeastrum
- Razões para a falta de floração em hippeastrum
- Cuidando do hippeastrum após a floração
- Possíveis problemas ao cultivar hippeastrum e formas de resolvê-los
Princípios básicos do cultivo de hippeastrum
Para que uma planta tropical floresça é necessário seguir o regime de rega e selecionar a iluminação. Hippeastrum se sente bem nas seguintes condições:
Nome | Descrição |
Temperatura | +17-25 graus |
Luz | Brilhante, mas difuso |
Rega | Raro antes da floração, abundante após o aparecimento do pedúnculo |
Cobertura | 2 vezes por mês, antes da floração com complexo mineral para plantas decíduas, com aparecimento de botão - para plantas com flores |
Transferir | A cada 3-4 anos |
Hippeastrum floresce várias vezes durante a estação de crescimento ativa. Recomenda-se colocar a flor nos lados sul, sudeste e sudoeste da casa. O excesso de umidade e a estagnação da umidade são indesejáveis para isso, aproxime-set regar através de uma bandeja.
De outubro a janeiro, a planta inicia um período de dormência. Neste momento pode ser transplantado. Hippeastrum é propagado por plantas bulbosas ou sementes.
Características da cultura hippeastrum
A flor pertence às plantas bulbosas. Hippeastrum também é confundido com lírio, pois o formato de seus botões abertos é semelhante.
Características da planta:
- as folhas são verdes ou roxas, com 50-70 centímetros de comprimento e 4-5 centímetros de largura;
- o caule florido é oco, sem folhas, com 35-80 centímetros de comprimento;
- as flores são bissexuais, com 25 centímetros de diâmetro, 2 a 6 piadas em um pedúnculo;
- as pétalas têm 13-15 centímetros de comprimento, cores laranja brilhante, vermelho, amarelo e misturadas;
- bulbo com diâmetro de 5 a 10 centímetros, redondo ou cônico.
O fruto do Hippeastrum é uma cápsula de semente redonda ou angular. A planta possui as seguintes características:
- sementes recém-colhidas são caracterizadas por alta germinação;
- os botões abertos lembram um buquê festivo;
- as flores murcham em dez dias.
Recomenda-se levar o hippeastrum para a casa de campo no verão e plantá-lo no solo sem retirá-lo do vaso. Os bulbos de plantas grandes contêm mais nutrientes, por isso germinam melhor do que os pequenos.
Cuidando do hippeastrum em casa
Na botânica, são conhecidas 90 espécies de plantas tropicais. Hippeastrum é um geófito, ou seja, acumula nutrientes durante o período vegetativo e entra em hibernação quando as condições ambientais se tornam desfavoráveis, por exemplo, ocorre seca ou a temperatura cai abaixo do confortável.
Requisitos de iluminação para hippeastrum
A planta adora luz, mas não tolera os raios diretos do sol. Cortinas de janela feitas de tecido translúcido ou filme de proteção solar adesivo no vidro ajudam a difundir a luz.
Para garantir que a folhagem se desenvolva uniformemente, o vaso deve ser virado de vez em quando.
Temperatura ideal para hippeastrum
A temperatura favorável para a flor durante o período de atividade é de +20-25 graus. A floração durará mais se você esfriar um pouco o clima na sala com hippeastrum para +18 graus. A diminuição e o aumento da temperatura devem ocorrer gradativamente. Mudanças repentinas levarão ao desenvolvimento mais lento das plantas e à queda prematura das folhas.
Regras para regar hippeastrum
Ao acordar, a flor não precisa de muita umidade.A rega abundante é necessária depois que o hippeastrum produz um pedúnculo. O solo do vaso deve ser mantido sempre úmido, mas a água não deve estagnar. A rega excessiva ameaça a flor com podridão e murcha das raízes.
A maneira ideal de manter o hippeastrum em equilíbrio hídrico é chamada de rega de fundo. O vaso de flores é colocado em uma bandeja com água morna. A umidade penetrará pelos buracos na parte inferior e saturará gradualmente o solo até o topo. A água deve ser adicionada periodicamente à panela. Com este método de rega, a planta absorverá a quantidade de líquido necessária.
Alimentando hippeastrum: recomendações e dicas
Durante o período de crescimento das folhas, a flor necessita de nitrogênio, e com o início da brotação - potássio e fósforo. Um complexo de fertilizantes contendo nitrogênio destinado a plantas decíduas ornamentais dará conta da primeira tarefa. É aplicado uma vez a cada duas semanas.
Antes do início da floração, a fertilização com nitrogênio é cancelada e substituída por fertilização com fósforo e potássio. As substâncias necessárias contêm fertilizantes complexos destinados ao florescimento de plantas de interior.
Quando os caules das flores atingem 12 centímetros de altura, deve-se adicionar permanganato de potássio à água de irrigação até aparecer uma cor rosa pálido. Após 5 dias, você pode aplicar fertilizante para floração e repetir a fertilização a cada duas semanas até que o ciclo vegetativo seja concluído.
Transplante de Hippeastrum: instruções passo a passo
A planta é transplantada pela primeira vez aos quatro anos. O estado de repouso é o melhor momento para mudar o local de residência do hippeastrum.
Como replantar uma flor:
- escolha um vaso de acordo com o tamanho do bulbo para que a distância entre ele e a parede não ultrapasse 20 milímetros;
- Coloque drenagem feita de pequenas pedras de granito ou pedrinhas no fundo do vaso;
- Para o plantio, prepare uma mistura de areia grossa, grama e solo frondoso. Misture todos os componentes em duas partes, adicionando uma parte de húmus. O solo do jardim deve primeiro ser calcinado no forno. Uma mistura pronta para plantas bulbosas também é adequada;
- remova o bulbo do hippeastrum com um pedaço de terra velha;
- Faça um buraco no solo do vaso preparado do tamanho do bulbo e instale-o de forma que fique um terço acima do solo.
O hippeastrum transplantado não é regado até mostrar sinais de despertar da hibernação.
Métodos de propagação de Hippeastrum
A flor raramente é propagada por sementes. Para que o hippeastrum forme uma vagem em ambientes fechados, ele deve ser polinizado artificialmente. O pólen é transferido de flor em flor com uma escova de cerdas naturais. Quando o fruto está maduro, as sementes devem ser colocadas imediatamente no solo, pois dificilmente germinam no estado seco.
Na maioria das vezes, os floricultores propagam o hippeastrum usando crianças bulbosas, combinando este processo com o transplante:
- o bulbo retirado do vaso é inspecionado;
- crianças facilmente separadas são quebradas e aquelas que estão bem presas são deixadas ou cortadas com uma lâmina fina e afiada;
- locais de quebras e cortes são polvilhados com cinza de madeira.
Os bulbos assim obtidos são plantados em vasos separados.
Outra forma de propagar o hippeastrum é dividindo o bulbo. É realizada após a última floração no outono. Procedimento:
- exponha o bulbo na panela em dois terços;
- remova escamas externas;
- corte as folhas restantes com uma pequena parte do topo do bulbo;
- Com uma lâmina afiada, corte a cebola em quatro partes iguais, não atingindo o terço inferior, que fica no solo;
- Separe as bordas dos cortes inserindo neles agulhas de tricô de madeira ou plástico.
Cuide do bulbo dividido como se fosse uma planta comum, alimente-o com fertilizante nitrogenado quando as folhas surgirem. Na primavera do próximo ano, o bulbo poderá ser finalmente dividido e suas partes plantadas.
O período de descanso do hippeastrum: características e recomendações
O período de descanso da planta chega em novembro. Os preparativos para a hibernação começam com a redução da rega em setembro. Quando as folhas caem completamente, o vaso com o bulbo é transferido para um local escuro.
O hippeastrum permanece dormente por 1,5 meses, não necessitando de umidade. Após esse período, o vaso com a planta é novamente colocado no mesmo parapeito ensolarado. O bulbo retém nutrientes, por isso ganha vida quando exposto à luz e ao calor. Em seguida, a rega e os cuidados anteriores são retomados gradativamente.
Para que o hippeastrum floresça em um determinado momento, o período de dormência é deliberadamente aumentado ou diminuído.
Floração de Hippeastrum: como conseguir uma floração abundante
Às vezes, a planta fica em um vaso sem sinais de deterioração, mas não produz caules de flores. Para despertar nele atividade vital, é necessário reconsiderar o procedimento de atendimento.
Maneiras de estimular a floração do hippeastrum
A planta florescerá se as condições ambientais forem alteradas. Os floristas usam os seguintes métodos:
- leve a panela para um local mais ensolarado ou deixe a luz mais difusa;
- verifique a rega, talvez seja necessária mais umidade;
- alimentar a planta.
A ausência de floração significa que falta alguma coisa à flor ou está desperdiçando energia em outros processos.
Razões para a falta de floração em hippeastrum
Os jardineiros citam a rega irregular, a superalimentação com fertilizantes nitrogenados e os danos às raízes como razões comuns pelas quais uma planta não tem pressa em produzir caules de flores.Menos comumente, o florescimento do hippeastrum é impedido por pragas de insetos - ácaros, cochonilhas e cochonilhas.
Cuidando do hippeastrum após a floração
Hippeastrum precisa de descanso para que no novo ciclo vegetativo floresça com o mesmo brilho e abundância. O cuidado após a floração no final do ciclo vegetativo resume-se à abolição gradual de todas as medidas agrotécnicas.
Não há necessidade de fertilizar a flor ou colocar água na panela. As folhas e caules das flores secarão gradualmente e cairão. É impossível cortar especificamente a parte fundamental do hippeastrum. Quando resta um bulbo do buquê do vaso, a planta está pronta para se aposentar.
Possíveis problemas ao cultivar hippeastrum e formas de resolvê-los
Na maioria das vezes, os produtores de flores enfrentam os seguintes problemas:
- praga fúngica - listras e manchas vermelhas nas folhas. As partes aéreas afetadas devem ser cortadas, inclusive as do bulbo. Trate as seções com HOM com oxicloreto de cobre. Coloque o bulbo em local seco e após cinco dias plante-o em solo fresco;
- folhas amareladas - a planta reage a vaso apertado, falta ou excesso de fertilizantes. O amarelecimento nas folhas também indica o fim do ciclo vegetativo;
- fundo coberto de vegetação - o fenômeno é chamado de calcanhar. Não interfere na vida da flor e desaparece por conta própria;
- As raízes podres são o resultado da longa imersão do bulbo antes do plantio, da rega excessiva e da tentativa de despertar a flor antes do previsto. As raízes afetadas devem ser cortadas, o bulbo tratado com o antifúngico “Maxim”, plantado em solo fresco e regado por cima.
Hippeastrum com bulbo pequeno é uma ocorrência normal com floração abundante e grande número de filhos. Caso contrário, significa que a planta não tem luz suficiente.