Floxes perenes são frequentemente usados para decorar chalés de verão e canteiros de flores. Estas flores diferem em formas e tonalidades. Eles começam a florescer com o início do clima quente da primavera. Este processo termina em meados de agosto. Muitos residentes de verão têm uma pergunta: os floxes desapareceram - o que fazer com eles a seguir?e? Para que a planta perene permaneça decorativa no próximo ano, é importante cuidar bem dela.
Protegendo o flox de pragas e doenças após a floração
Como outras culturas com flores, o flox é suscetível a doenças e pragas. A pulverização preventiva facilita o combate a esses problemas. Patologias vegetais comuns incluem o seguinte:
- oídio - caracterizado pela formação de uma camada branco-acinzentada na folhagem;
- manchas nas folhas - quando a folhagem seca e fica amarela;
- Praga de Septoria - este fungo causa o aparecimento de manchas marrons nas folhas inferiores;
- fomose - com o desenvolvimento da patologia durante a floração, o caule escurece.
Aos primeiros sinais de patologias e para fins preventivos, os floxes devem ser tratados com quaisquer preparações fungicidas. Para isso, é permitido o uso de calda bordalesa ou Fitosporina.
Phlox também são suscetíveis a ataques de pragas, que causam sua morte. Os possíveis parasitas incluem o seguinte:
- nematóides - causam a destruição de plantações com flores;
- lesmas - danificam folhas jovens e rebentos;
- sapo babando - causa destruição das folhas durante a seca.
Para evitar o aparecimento de pragas e lidar com os parasitas existentes, o flox deve ser tratado com inseticidas. Estes incluem “Confidor”, “Aktara” e outros.
A pulverização preventiva após a floração deve ser realizada até o final de setembro. É importante que a temperatura do ar seja de pelo menos +18 graus. Caso contrário, as substâncias individuais simplesmente não terão efeito.
Nutrientes para phlox após a floração
Recomenda-se fertilizar o flox do final de agosto até a primeira quinzena de setembro. O horário deve ser escolhido de forma que se passem 2 semanas após o tratamento contra parasitas e doenças.
Definitivamente, as flores devem ser alimentadas após a floração e antes do início do inverno.No entanto, não é necessária uma quantidade significativa de fertilização. Portanto, basta adicionar os nutrientes uma vez.
Para saturar o Phlox com nutrientes, vale a pena usar as seguintes composições:
- Pegue 1 colher de sopa de cinza de madeira ou 200 gramas de farinha de ossos e adicione 2 colheres de sopa de superfosfato. Essa quantidade é suficiente para 1 metro quadrado. A composição deve ser espalhada sobre solo úmido e levemente incrustada no solo.
- Misture 2 colheres de sopa de superfosfato e sulfato de potássio com um balde de água. A composição resultante precisa ser distribuída ao redor do arbusto.
- Pegue 30 gramas de fertilizante de fósforo e potássio e meio balde de lascas de turfa ou composto. A composição resultante deve ser distribuída pela cultura.
Você também pode usar substâncias combinadas prontas. Eles podem ser produzidos em diferentes formas:
- Fertilizantes líquidos – devem ser aplicados após a rega. Isso facilita a absorção de nutrientes. O melhor é aplicar a mistura à noite.
- Os fertilizantes secos devem ser usados em tempo nublado. Nesse caso, os nutrientes chegarão às raízes junto com a chuva.
Formação de arbustos flox após a floração
Phlox, como outras culturas perenes, precisa ser podada. Isso ajudará a prevenir parasitas ou infecções. Juntamente com a vegetação, é possível livrar-se de larvas e patógenos perigosos. Em regiões com clima quente e pouca neve, os brotos devem ser podados pela raiz.
Em áreas frias, os caules devem ter de 5 a 7 centímetros de tamanho. Ao mesmo tempo, os tocos seguram a neve, o que proporciona abrigo adicional. A poda deve ser feita no final do outono - antes do início das geadas. O tempo varia dependendo da região de cultivo. Normalmente, esse período cai de 10 a 30 de outubro.
Cuidando do Phlox após a floração: regar
Após o término da floração, as plantas devem continuar a ser regadas. É importante evitar o ressecamento da bola de solo. O solo deve ser umedecido em intervalos de 10 dias. Para 1 metro quadrado de plantio vale usar 2 baldes de água.
Cobertura morta e cobertura de flox para o inverno após a floração
Phlox deve ser coberto com cobertura morta após a poda. Isso ajudará a prevenir o apodrecimento do sistema radicular. Vale a pena usar resíduos de poda como cobertura morta. Também é permitido o uso de composto, húmus e turfa. A substância deve ser distribuída sob o sistema radicular em uma camada de 10 a 12 centímetros. Em regiões com invernos particularmente rigorosos, galhos picados ou galhos de pinheiro devem ser usados como isolamento para arbustos.
A necessidade de cobrir as flores se deve ao fato de parte de suas raízes estar localizada próxima à superfície da terra. Em condições adversas, eles podem simplesmente congelar.
Após a floração, os floxes precisam receber cuidados completos e de alta qualidade. Graças a isso, a planta irá deliciar-se com uma floração exuberante e abundante no próximo ano.