Phlox é uma das ferramentas artísticas favoritas no arsenal de um designer de jardins. Quarenta variedades desta flor de diferentes texturas e épocas de floração abrem um amplo campo de experimentação. Phlox pode ser plantado com quase tudo, no paisagismo coexistem com arbustos, flores e plantas verdes. Perenes despretensiosas são universais para decorar vasos de flores e composições ao ar livre.
- Características de planejamento de design com phlox perene
- O que acompanha o phlox?
- Que flores podem ser plantadas ao lado do flox?
- É possível plantar floxes de cores diferentes lado a lado?
- Phlox pode ser plantado próximo a rosas?
- Combinação de hortênsia e flox
- Combinação de floxes com outras flores no canteiro
- Com peônias
- Com lírios
- Quais plantas ornamentais são combinadas com Phlox?
- O que você não deve plantar ao lado do flox no canteiro de flores e no jardim?
- Conclusão
Características de planejamento de design com phlox perene
O nome da flor foi dado pelo cientista natural Carl Linnaeus. Traduzido do grego, “flox” significa “chama”. As flores da planta são coletadas em rosetas redondas e brilham intensamente contra o fundo da folhagem verde. São ao todo 85 variedades com caules rasteiros, retos e ascendentes que variam em altura de 10 a 150 centímetros. Metade deles são selvagens.
Ao compor composições, as seguintes classificações serão úteis:
Nome | Descrição |
Forma e altura | Bush com dezenas de hastes
Relva intermediária, solta, com caules rastejantes e brotos retos. Rastejando, cobrindo o solo com tapete. |
Forma de pedúnculos | paniculata
Aberto subular |
Período de floração | Início de maio
Médias de junho Tarde, floresce de julho a setembro |
As vantagens do flox incluem um longo período de crescimento em um local (6-8 anos) e floração contínua com um arranjo sequencial de variedades precoces, médias e tardias.
O que acompanha o phlox?
Na hora de compor uma composição, a primeira coisa que importa é uma combinação harmoniosa de cores. Também é necessário selecionar plantas que sejam cultivadas nas mesmas condições que o phlox. Requisitos primários:
- sombra espalhada no local;
- solo drenado em uma colina sem água estagnada;
- rega abundante;
- solo argiloso, ligeiramente ácido ou neutro.
As variedades baixas e médias são plantadas com plantas verdes e com flores, e as variedades altas são plantadas com arbustos. Se os vizinhos florescerem mais cedo ou mais tarde, o canteiro se beneficiará do jogo de sombras conforme a mudança das estações.
Que flores podem ser plantadas ao lado do flox?
Não existem regras especiais para a seleção de variedades e variedades de plantas. Neste caso, a melhor opção será determinada pelo seu gosto. Phlox exalam um aroma duradouro, por isso irão adicionar uma nota doce à floração geral do jardim.
Uma combinação popular de rosetas brilhantes é com botões de rosa. Inflorescências arredondadas de flores “flamejantes” enfatizam a ternura das hortênsias. Phlox também são plantados em canteiros de flores com lírios, peônias e gramíneas ornamentais. Variedades de cores diferentes formam uma combinação única quando florescem ao mesmo tempo.
A experiência de jardineiros e designers permitiu-nos recolher recomendações que ajudarão a plantar correctamente as composições, tendo em conta a tecnologia agrícola, a cor e as condições de cultivo.
É possível plantar floxes de cores diferentes lado a lado?
Uma solução simples e eficaz é decorar um jardim frontal multicolorido com flores “flamejantes”. Na hora de escolher as variedades é importante não brincar com o contraste na altura dos caules, a transição das de baixo crescimento para as de alto crescimento deve ser suave. As variedades de baixo crescimento são adequadas para decorar bordas ao longo de caminhos, enquanto as variedades paniculadas com flores são adequadas para bordaduras ou plantio em grupo.
Dicas para decorar uma área de flox:
- plante variedades altas no centro, médias no meio e baixas nas bordas;
- leve em consideração a textura das pétalas, elas podem ser onduladas, onduladas, lisas, com listras e manchas;
- ao selecionar cores, use as regras da roda de cores;
- combine tons da mesma cor;
- plante variedades rasteiras em listras para criar um tapete colorido.
Um exemplo de combinação de cores aprovada pelos moradores do verão: uma variedade amarela no centro, rosa ao redor, roxo no próximo círculo e branco na borda. A combinação de flores roxas, vermelhas, rosa e brancas fica bem em um gramado verde.
Phlox pode ser plantado próximo a rosas?
Ao compor uma composição, é importante considerar que as rosas irão dominá-la. Os floxes recebem um papel secundário como fundo de sombreamento benéfico. Variedades rasteiras de plantas herbáceas perenes são adequadas para decorar uma área com roseiras. A combinação de rosas e flox paniculado também é popular.
Dicas de plantio:
- variedades altas de rosas ficam bem com uma borda de flores “flamejantes”;
- variedades herbáceas que florescem mais tarde decorarão roseiras desbotadas;
- No design, é aceitável um jogo de contrastes e tonalidades do mesmo tom.
Um exemplo prático de combinação de cores: amarelo, pêssego, rosas creme e floxes azuis, azuis escuros e lilases. A combinação clássica é o branco com tons contrastantes. As variedades Terry estão especialmente em harmonia umas com as outras.
O perigo para uma composição de rosas e floxes é a infecção por oídio. Ambas as plantas são predispostas a esse fungo, por isso é melhor plantá-las em intervalos e garantir uma boa drenagem.
Combinação de hortênsia e flox
A proximidade dos arbustos floridos é tão favorável quanto a das roseiras. O destaque da composição será novamente plantas maiores, hortênsias. Phloxes definirão o tom geral. Variedades de folhas estreitas, de baixo crescimento e rasteiras são combinadas com arbustos.
Características da vizinhança de hortênsias e floxes:
- variedades médias e altas de flores “flamejantes” parecem harmoniosas em mixborders com variedades de arbustos floridos semelhantes a árvores;
- com grandes rosetas exuberantes de hortênsias, variedades de plantas herbáceas com flores pequenas parecem interessantes;
- para as inflorescências esféricas brancas de um arbusto florido, um bom par são plantas perenes herbáceas paniculadas de flores vermelhas, azuis e roxas.
Ambas as plantas possuem variedades de flores exuberantes. Uma solução interessante é plantar hortênsias e floxes lado a lado na mesma paleta de cores e com a mesma época de floração. Um excelente complemento à composição seria um hosta de folha larga verde brilhante plantado em primeiro plano.
Combinação de floxes com outras flores no canteiro
Phlox se encaixa harmoniosamente em composições com qualquer conjunto de plantas. As recomendações a seguir lhe dirão quais vizinhos são adequados para variedades com diferentes períodos de floração:
- variedades precoces com pedúnculos subulados são adequadas para decorar bordas, jardins ornamentais e colinas alpinas. Perenes rastejantes - cravo, aubrieta, pata de gato - combinam bem com elas;
- gerânio, áster, knotweed e campainhas são adequados para variedades de junho;
- variedades de verão-outono coexistem alegremente com pulmonária, basilisco, astilbe;
- variedades tardias são combinadas com spirea.
O jardim de flores parece rico quando flores “flamejantes” são adjacentes a delfínios, papoulas orientais, tremoços, prímulas e miosótis. Os residentes de verão preferem especialmente seu dueto com peônias e lírios. As plantas combinam perfeitamente no esquema de cores das pétalas e no momento da floração.
Com peônias
A vantagem das peônias é o longo período de floração, do início da primavera ao final do outono. Graças às variedades precoces e tardias, o jardim ficará iluminado durante todo o verão. As peônias geralmente são plantadas na frente, no centro ou no fundo da composição. Até as plantas desbotadas encantam os olhos com folhagens esculpidas. Contra o pano de fundo de sua vegetação brilhante, as variedades paniculadas de flox parecem agradáveis.
As plantas perenes “ardentes” podem ser escolhidas entre variedades de baixo e médio crescimento, e as altas serão adequadas para peônias de árvores. Além disso, as folhas verdes dos vizinhos plantadas em primeiro plano têm uma função importante - esconder os caules do flox, cuja parte inferior parece pouco apresentável.
Um exemplo interessante de composição: peônias lilases com floxes rosa claro são cercadas por miosótis e cravos turcos. Depois que as peônias murcharem, o canteiro de flores manterá sua cor brilhante contra o pano de fundo de sua vegetação exuberante.
Com lírios
A combinação é frequentemente encontrada em jardins e parques. Grandes flores únicas de hemerocallis destacam-se contra o fundo de inflorescências de pequenas flores floxes. Ambas as plantas possuem uma rica paleta de tons, portanto será fácil escolher tons harmoniosos.
Para a composição, é melhor escolher variedades que floresçam na mesma época - julho-agosto. Uma combinação vencedora são os daylilies baixos em primeiro plano, com floxes altos atrás deles. Grandes flores brancas ficam ótimas à distância contra o fundo brilhante de suas vizinhas menores em mixborders e composições de vários níveis.
Uma opção campestre é um pequeno jardim de flores em contraste ou no mesmo tom próximo à varanda ou parede da casa. Phlox e daylilies são compatíveis em termos de condições de cultivo. O principal na escolha de uma combinação é a tonalidade das pétalas e a altura dos caules.
Quais plantas ornamentais são combinadas com Phlox?
Flores brilhantes parecem exóticas ao lado de arbustos que mudam a cor das folhas e galhos, bem como de plantas com folhagem decorativa. Esses incluem:
- Bérberis Thunberg;
- repolho decorativo;
- samambaia;
- hospedar;
- pequeno abeto Hoopsie;
- euônimo;
- cotoneaster;
- absinto anão;
- camélia;
- lavanda;
- esteva.
Arbustos decíduos em projetos paisagísticos servem como uma barreira vegetal para outras plantas contra a chuva e o vento. Eles também são usados como separadores de zona. Pontos brilhantes de flox adicionam uma aparência pitoresca às sebes.
As flores “flamejantes” das variedades rasteiras formam uma combinação incomum com o musgo. Também faz uma combinação interessante com suculentas. Pedras - blocos de granito, calcário, seixos coloridos - darão cor natural à composição. Variedades de flores “flamejantes” de baixo crescimento plantadas nas laterais decorarão bordas de pedra, escadas e riachos secos.
O que você não deve plantar ao lado do flox no canteiro de flores e no jardim?
Para plantas perenes com flores, a proximidade de plantas com sistema radicular mais forte é desfavorável. Esses incluem:
- árvores coníferas altas;
- árvores frutíferas decíduas;
- bétula;
- álamo;
- lilás;
- salgueiro.
Árvores grandes são contra-indicadas para phlox. Essas plantas perenes só podem coexistir com espécies anãs de plantas lenhosas. Neste caso, as plantas precisam ser plantadas distantes umas das outras.
Vizinhas de flores desfavoráveis são as íris. Suas raízes também ficam próximas à superfície da terra. As plantas inevitavelmente entrarão em uma luta por comida.
Phlox e íris têm uma doença fúngica comum - a ferrugem. Um canteiro de flores afetado pode causar uma epidemia no jardim.
Conclusão
Organizar um jardim é uma tarefa emocionante e criativa. Dentre a variedade de plantas ornamentais, Phlox se destaca pela grande variedade de variedades, facilidade de cuidado e cores vivas.
As plantas perenes ficam bem no contexto de plantas com folhagem decorativa e enfatizam a beleza de seus vizinhos dominantes. Os melhores companheiros para eles serão rosas, peônias, hortênsias e lírios, além de arbustos ornamentais.A proximidade com árvores frutíferas, grandes coníferas e caducifólias é desfavorável, pois possuem raízes poderosas e tiram o alimento das flores “flamejantes”.
Phloxes são adequados para decorar pequenas casas de verão e grandes áreas de parques. Eles são universais na composição de qualquer composição - slides alpinos, mixborders, bordas, jardins ornamentais.