Levando em consideração as regras de plantio e cuidados com a fisiostegia, você poderá desfrutar por muito tempo de uma floração exuberante e brilhante. Cada variedade de planta ornamental difere na época de floração, altura do arbusto e cor das pétalas. O cultivo começa com a preparação do local de plantio e o processamento da semente. A reprodução é realizada de diversas maneiras. A flor fica linda em um canteiro com outras plantas.
- Descrição e recursos
- Variedades e tipos populares
- Alba
- Variegata
- Neve de verão
- Pináculo de verão
- Vívido
- Buquê de rosas
- Rainha Rosa
- Pico de Cristal
- Senhorita boas maneiras
- Brilho de verão
- Variegado
- Como crescer
- Preparação de sementes e recipientes
- Preparação do solo
- Prazos
- Cultivo de mudas
- Escolhendo
- Endurecimento
- Plantar em terreno aberto
- Que horas plantar
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura morta
- Cobertura
- Proteção contra pragas e doenças
- Preparando-se para o inverno
- Reprodução
- Sementes
- Divisão de rizoma
- Dividindo o mato
- Em camadas
- Estacas
- Transferir para um novo local
- Coleta e armazenamento de sementes
- Uso em paisagismo
Descrição e recursos
Physostegia virginiana pertence ao grupo das plantas herbáceas perenes da família Lamiaceae. Do grego, o nome da flor physostegia é traduzido como “bolha” e “capa”.
A planta possui as seguintes características:
- altura do caule reto e denso de 62 cm a 122 cm;
- os rizomas são do tipo poderoso e rastejante;
- as flores são dispostas aos pares ou opostas;
- o formato das flores é oblongo ou lanceolado, as pétalas têm bordas recortadas;
- as inflorescências formam uma haste longa (até 32 cm de comprimento) com aroma agradável e adocicado;
- as cores mais comuns das pétalas são branco neve, roxo, rosa ou lilás;
- a floração vai de meados de julho até os últimos dias de setembro;
- Após a floração, um fruto maduro permanece em forma de noz.
A flor virginiana não possui requisitos especiais, por isso qualquer jardineiro pode cultivá-la.
Variedades e tipos populares
Na natureza, existem mais de 10 tipos de fisiostegia, mas os jardineiros cultivam apenas uma espécie - a Virginiana.
Alba
O forte caule triangular estende-se até 78 cm e a floração abundante ocorre na última semana de julho. As flores grandes são coletadas em uma haste grande e se distinguem por uma tonalidade branca como a neve.
Variegata
A variedade Variegata pertence ao grupo variegado de plantas. A altura do arbusto chega a 87 cm e as folhas alongadas verde-escuras distinguem-se pela presença de uma borda branca nas bordas.As flores são de um rosa profundo.
Neve de verão
A planta perene forma um arbusto com 86 cm de altura, as inflorescências têm formato de espiga, com comprimento superior a 30 cm e a floração dura 1,5 meses. As inflorescências são brancas como a neve.
Pináculo de verão
O caule se estende até 88 cm e as flores estão dispostas em inflorescência em forma de espiga. A cor das pétalas é rosa lilás. Os botões começam a florescer no final de julho.
Vívido
A altura do arbusto é média, chegando a 65 cm, as folhas são oblongas, de cor verde escura e com superfície brilhante. Começa a florescer em meados de julho. As flores são rosa-púrpura, coletadas em inflorescências que lembram uma espiga.
Buquê de rosas
A planta forma inflorescências em forma de espinhos com flores grandes de uma rica cor rosa. O caule atinge uma altura de 122 cm.
Rainha Rosa
A planta perene forma um arbusto de até 68 cm de altura e as flores rosa brilhante apresentam-se em uma longa inflorescência em forma de espiga.
Pico de Cristal
O caule ereto, forte e tetraédrico cresce até 78 cm e o período de floração coincide com meados do verão. As flores são brancas como a neve, reunidas em uma longa haste.
Senhorita boas maneiras
A altura do arbusto chega a 56 cm e as folhas são oblongas e estreitas. As inflorescências são brancas como a neve, até 23 cm de comprimento.
Brilho de verão
A variedade distingue-se pelos arbustos altos, o caule chega a atingir 125 cm de altura, as flores são de cor rosa lilás brilhante e agrupadas em espiga.
Variegado
Esta variedade de fisiostegia distingue-se pelas folhas verdes escuras com uma borda branca nas bordas. As flores são rosa-púrpura.
Como crescer
Para cultivar mudas de Physostegia em casa, você deve preparar as sementes e selecionar recipientes e solo adequados.
Preparação de sementes e recipientes
As sementes das flores germinam bem. Para melhorar sua qualidade, eles devem primeiro ser processados.As sementes são imersas em solução de permanganato de potássio e depois embebidas em preparações estimuladoras de crescimento.
Semeie as sementes em recipientes especiais para mudas. Deve haver furos no fundo do recipiente. É melhor semear em recipientes separados. Três sementes são colocadas em cada copo. Nesse caso, é mais provável que os brotos sejam fortes e não necessitem de desbaste.
Preparação do solo
As caixas são cobertas com solo nutriente. O solo deve ser nutritivo, leve, com acidez neutra e boa aeração. É melhor comprar um primer universal em uma loja.
Prazos
As sementes das mudas começam a ser semeadas no início de março. Em dois meses será possível iniciar o transplante para uma casa de veraneio.
Cultivo de mudas
Plantas fortes só podem ser obtidas se as mudas forem cultivadas corretamente:
- Faça sulcos com 6 mm de profundidade, semeie, cubra com terra e umedeça.
- Depois disso, o recipiente é coberto com filme e colocado em local aquecido e iluminado.
- Os primeiros brotos devem aparecer após 12 dias.
- Antes do aparecimento dos primeiros brotos, o filme é retirado periodicamente da caixa para ventilação.
- Assim que a maioria das filmagens aparece, o filme é removido.
Os rebentos jovens devem ser protegidos da luz solar direta e das correntes de ar. Regue as mudas enquanto a camada superior do solo seca. Após regar, é necessário soltar o solo. Após o aparecimento do primeiro par de folhas, as plantações são desbastadas, deixando uma distância de 8 cm entre os brotos.
Escolhendo
Depois de desdobrar o segundo par de folhas verdadeiras, elas começam a colher em um recipiente maior. A distância entre os brotos é de 9 cm.
Endurecimento
12 dias antes do transplante das mudas para áreas abertas, inicia-se o endurecimento. Para isso, as mudas são levadas para fora todos os dias.O tempo de permanência no ar deve ser aumentado gradativamente, começando em 10-15 minutos.
Plantar em terreno aberto
Fisostegia refere-se a plantas despretensiosas. Um local ensolarado ou parcialmente sombreado é adequado para o plantio. Mas se a área não receber nenhuma luz durante o dia, as flores ficarão pequenas e desbotadas.
O solo deve ser fértil, leve e úmido, com baixo índice de acidez. A opção ideal é solo argiloso e arenoso.
Que horas plantar
As mudas preparadas começam a ser plantadas em área aberta nos últimos dias de maio, quando o risco de retorno das geadas é mínimo.
Esquema de plantio
O solo da área selecionada é escavado previamente e aplicado fertilizante. Em seguida, são feitos furos a uma distância de 27 cm. Como o sistema radicular da flor é poderoso e rasteiro, é necessário tomar medidas para limitar o seu crescimento. Caso contrário, não será possível cultivar outras flores próximas à fisiostegia:
- Jardineiros experientes recomendam plantar cada arbusto em recipientes separados. Por exemplo, eles pegam um balde velho, retiram o fundo e cavam no chão e plantam um arbusto.
- Outra opção é cavar uma ardósia, uma tábua de madeira ou uma placa de metal ao redor do canteiro até uma profundidade de 38 cm.
Você deve retirar regularmente o excesso de arbustos da planta junto com as raízes.
Cuidado
Com os devidos cuidados, as flores irão deliciá-lo com lindas flores.
Rega
A Physostegia precisa de rega moderada e sistemática. O procedimento é realizado pela manhã. Para irrigação, leve água morna e sedimentada:
- Em clima quente, a fisostegia deve ser irrigada a cada dois dias.
- Em dias chuvosos, a umidade adicional do solo deve ser interrompida.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Após a rega, é imperativo soltar o solo e, ao mesmo tempo, remover as ervas daninhas:
- O afrouxamento impedirá a formação de uma crosta seca na superfície da terra. Além disso, o ar e os componentes nutricionais penetrarão livremente na raiz da planta.
- Não se deve permitir que ervas daninhas cresçam. Promove o desenvolvimento de doenças fúngicas e aumenta o risco de pragas de insetos.
Cobertura morta
Cuidar da flor será mais fácil se você aplicar cobertura morta no solo. Turfa ou húmus são adequados como cobertura morta. A cobertura morta reduzirá significativamente o número de regas e o número de ervas daninhas.
Cobertura
Se a Physostegia for plantada em solo fértil, a fertilização é realizada uma vez durante toda a safra. É melhor usar soluções líquidas à base de componentes minerais. O procedimento é melhor realizado antes do início da floração.
Proteção contra pragas e doenças
A flor é altamente resistente a infecções e pragas. Mas às vezes podem surgir problemas.
Na maioria das vezes, a fisiostegia é atacada por pulgões. O inseto suga todo o suco da planta, por isso ela murcha, fica amarela e deixa cair os botões. Preparações como Aktara e Actellik ajudarão no controle de pragas.
A Physostegia sofre de ferrugem ou infecções fúngicas:
- A ferrugem é fácil de reconhecer. As folhas e o caule são cobertos por manchas elevadas marrom-amareladas de vários tamanhos. Gradualmente, as folhas enrolam-se, amarelam, secam e os botões caem. Drogas como Altazol, Topaz, Baktofit e Atlant ajudarão a combater a doença.
- A doença fúngica do oídio pode ser reconhecida por uma camada esbranquiçada nas folhas e manchas marrons. As folhas secam gradualmente, os botões e as flores caem e o crescimento da planta pára.Produtos como “Hom”, “Topázio”, “Oxychom” e mistura bordalesa vêm em socorro.
- A podridão cinzenta se desenvolve em condições chuvosas de verão. Uma camada cinza aparece no caule na zona da raiz. Então a doença se espalha para as folhas e inflorescências. Quando são detectados os primeiros sinais da doença, os arbustos são tratados com Topsin e Fitosporin.
- Se as regras de cuidado forem violadas, existe uma grande probabilidade de apodrecimento das raízes. As folhas da planta ficam deformadas, murcham e secam.
Preparando-se para o inverno
A Physostegia tolera bem as baixas temperaturas do ar. Mas em regiões com invernos frios, ainda é necessário cobrir os arbustos com palha, serragem, folhas caídas, turfa ou galhos de pinheiro. Os arbustos são pré-podados, deixando 27 cm de altura.
Reprodução
A fisostegia é propagada por sementes, camadas, divisão de rizomas ou arbustos e estacas. Cada método tem suas próprias características distintas.
Sementes
A fisostegia costuma ser cultivada por meio de mudas. Durante dois meses, as sementes são germinadas em casa e depois transplantadas para áreas abertas.
Após o amadurecimento, as próprias sementes podem derramar-se dos frutos no solo e, na primavera, começam a germinar. Então bastará colocá-los no lugar certo.
Divisão de rizoma
Nos meses de outono, antes do início da geada, a parte da raiz é dividida. O arbusto é escavado no solo, dividido em partes separadas e plantado em local permanente.
Dividindo o mato
Este método de propagação é mais frequentemente realizado na primavera, antes que os botões comecem a se abrir. É permitida a divisão do arbusto no final do verão, após o término da floração. O arbusto é escavado no solo e a parte do solo é cortada. Então eles são divididos em várias partes. Cada parte separada é plantada da mesma forma que as mudas.
Em camadas
O arbusto da fisiostegia está dobrado ao chão. Eles pressionam com um suporte e cobrem com terra. Assim que ocorre o enraizamento, as mudas são desenterradas e transplantadas para local sombreado. As mudas são transplantadas para local permanente após um ano, quando a planta já cresceu.
Estacas
As estacas são cortadas do arbusto em abril, antes do início da floração:
- O comprimento de cada galho deve ser de 11 cm e nele devem ser deixados 2 a 3 botões.
- Em seguida, as mudas são plantadas em um recipiente com areia úmida e retiradas para local escuro e fresco.
- Na próxima primavera, as mudas serão transplantadas para o solo do local.
- Só será possível transplantar as mudas para um local definitivo depois de mais um ano.
Transferir para um novo local
O cultivo em um local é permitido por 4 anos. Em seguida, é necessário um transplante para manter uma aparência espetacular e brilhante. O arbusto é retirado do solo, dividido em várias partes e plantado em novo local. O arbusto transplantado precisa de rega regular, por isso é recomendável cobrir imediatamente o solo.
Coleta e armazenamento de sementes
As sementes começam a amadurecer no final de agosto. Por serem facilmente transportados pelo vento, é melhor coletar o material muito antes do amadurecimento final. As sementes maduras são pretas.
As sementes coletadas devem ser bem secas, colocadas em sacos de tecido e armazenadas em local seco e escuro.
Uso em paisagismo
A Physostegia fica linda com outras flores perenes. Em uma horta, é melhor plantar flores ao longo de uma cerca ou caminho. Os arbustos de Physostegia ficam lindos ao redor de um lago ou fonte artificial.