Plantar e cuidar de ficus em casa, reprodução e problemas durante o cultivo

Ficus é uma das plantas de interior mais populares, pertencente à família Mulberry e que se distingue por uma variedade de espécies. Em condições naturais, cresce na forma de árvores, vinhas e arbustos. Eles são caracterizados por um alto grau de resistência e se sentem bem em diferentes condições. Ao mesmo tempo, muitos estão interessados ​​em plantar e cuidar de ficus em casa, reprodução e problemas durante o cultivo.


Descrição da planta

Ficus é o nome dado a todo um grupo de culturas da família Mulberry.Eles podem crescer como vinhas, árvores ou arbustos. Muitas espécies possuem raízes aéreas, chamadas epífitas. As raízes que descem ao solo formam troncos adicionais. Os representantes deste grupo de plantas são chamados de figueiras. Se as raízes aéreas crescerem na casca de outra árvore, a ficus é chamada de “estrangulador”. Na natureza, a cultura cresce até 30 metros. Em casa, sua altura não ultrapassa 3-4 metros.

As folhas da planta podem ser serrilhadas ou lobadas. Eles se distinguem por seu arranjo oposto ou alternativo. As flores da planta podem ter formatos diferentes. Os frutos apresentam-se em forma de nozes. Eles estão rodeados por suculentas frutas falsas. Quando o sistema radicular é danificado, a seiva branca e leitosa é liberada. Em muitas variedades é bastante venenoso.

Regras para ficar em casa

A cultura cresce rapidamente e permanece decorativa se tiver condições adequadas. Neste caso, você deve se concentrar nos seguintes parâmetros:

  1. Temperatura – no verão deve ser de +25-30 graus. No inverno vale a pena manter os parâmetros +16-20 graus. Os valores mínimos para ficus com folhagem variada são +15 graus. A maioria das plantas com folhas monocromáticas pode crescer em temperaturas de +10 graus. A cultura não resiste bem à hipotermia do solo. Portanto, a panela não deve ser deixada em local fresco - por exemplo, no chão ou no parapeito de uma janela.
  2. A iluminação deve ser bastante clara, mas ao mesmo tempo difusa. A cultura adora muita luz, mas não resiste à exposição direta ao sol. Algumas espécies com folhas escuras monocromáticas desenvolvem-se normalmente em sombra parcial clara. Quando falta iluminação, a ficus perde a cor e perde as folhas.
  3. Umidade do ar – o parâmetro ideal é considerado 70%.Contudo, é aceitável manter os indicadores em 50%. No verão, a cultura prefere umidade elevada. Se o ambiente estiver quente e seco no inverno, a flor deve ser borrifada regularmente e banhada no chuveiro.
  4. Umidade do solo – a planta necessita de rega abundante e sistemática. Ao mesmo tempo, dificilmente suporta a umidade estagnada. Após cada rega, o solo deve secar 2 a 3 centímetros. Para ficus que atingem o tamanho de uma árvore, esses parâmetros precisam ser aumentados para 6 a 7 centímetros. Após cada rega, a água deve ser drenada. Caso contrário, o solo ficará encharcado, o que levará ao apodrecimento das raízes.

É importante considerar que quanto maior a temperatura ambiente no inverno, mais a ficus necessita de luz e pulverização, pois continua seu processo de crescimento. Para isso, vale a pena fornecer iluminação adicional.

Instruções de cuidados

Para que a ficus se desenvolva normalmente, ela precisa receber um atendimento completo e de qualidade.

Plantando e cuidando de ficus

Seleção de solo

Ficus precisa de solo leve e solto que contenha muito nitrogênio. Ao mesmo tempo, a planta não tolera solos densos, oleosos e pesados. Um substrato adequado contém solo foliar, turfa e areia grossa de rio. Você mesmo pode fazer misturando todos os ingredientes em partes iguais. Com isso, você poderá obter solo leve e arejado. À medida que a ficus se desenvolve, você precisa adicionar mais 1 pedaço de grama.

Ao colocar o substrato em uma panela, ele deve ser colocado de forma que haja drenagem no fundo. Neste caso, a parte principal deve incluir terra e por cima deve ser colocada areia limpa. Isso fornecerá permeabilidade adicional. Caso não seja possível fazer o substrato sozinho, deve-se comprar uma mistura pronta chamada “Palm” ou “Ficus”.

Alguns fabricantes oferecem um substrato que não contém húmus.Ele também é chamado de sem-terra. As plantas podem ser transportadas nesse solo. Também é adequado para cultivo. A única desvantagem de tal substrato é o teor mínimo de nutrientes. Ao utilizar esse solo, deve-se alimentá-lo com preparações especiais para ficus.

Especialista:
Qualquer solo pode conter parasitas. Para evitar infectar a planta, o solo deve ser desinfetado. Para fazer isso, ele precisa ser cozido no vapor. Vale considerar que a desinfecção do solo leva à destruição da flora benéfica de que as plantas necessitam. Para restaurá-lo, é necessário adicionar produtos biológicos à composição - em particular, Trichodermin.

Temperatura e iluminação

A planta vive nos trópicos, por isso precisa de calor. No verão, a colheita requer uma temperatura de +25-30 graus, no inverno – +16-20. Em configurações mais baixas, as folhas caem e o arbusto pode morrer. No verão, não é recomendável levar a planta para fora para evitar que congele. Variedades com folhas verdes resistem melhor ao frio do que variedades variegadas. Variedades de culturas decíduas adaptam-se bem ao frio. Ao mesmo tempo, as variedades perenes são consideradas mais termofílicas.

Plantando e cuidando de ficus

Como o ficus é uma flor tropical, é considerada bastante fotófila. Ao mesmo tempo, variedades variegadas podem resistir até mesmo à luz solar direta. A árvore pode ser colocada em uma janela bem iluminada a sudeste ou sudoeste.

No inverno, a ficus deve receber iluminação adicional. Porém, sua duração deve ser de 12 horas. Na janela, a bucha deve ser girada periodicamente para que fique igualmente exuberante de cada lado. Quando falta luz, uma planta de casa pode perder folhas.

Umidade

As árvores Ficus são cultivadas em condições de alta umidade. A mesma atmosfera deve ser mantida em casa. A planta deve ser borrifada com água usando um borrifador. Uma flor em crescimento deve passar por 2 a 3 tratamentos por semana. Ficus deve tomar banho uma vez por mês. Não vale a pena realizar este procedimento com mais frequência. Recomenda-se limpar as variedades com folhagem grande com um pano.

Com que frequência regar

Para irrigação, deve-se usar água decantada em temperatura ambiente. Ficus é capaz de resistir a uma curta secagem do solo. No verão, a rega precisa ser aumentada, mas é importante lembrar o senso de proporção. Ao cuidar de plantas de interior em climas frios, as condições devem ser ajustadas. No inverno, o ficus raramente deve ser regado. Isso é feito uma vez por semana.

Ficus responde bem à pulverização. Isto é especialmente verdadeiro para variedades de folhas pequenas, como Kinki, Safari, Kerli. As variedades de folhas grandes são melhor limpas com um guardanapo. Isto se aplica a variedades como Belize, Robusta, Melanie. Todos os tipos de ficus precisam de um banho quente. Este procedimento é realizado uma vez por mês. Neste caso, primeiro é necessário cobrir a superfície do solo.

Fertilizante e alimentação

É impossível cultivar ficus decorativos sem fertilizar. O fertilizante deve ser aplicado uma vez a cada 2 semanas. Neste caso, o arbusto deve primeiro ser regado. É melhor usar preparações que contenham muito nitrogênio. Recomenda-se alimentar a cultura de março a outubro - durante o período de cultivo ativo.

Se uma árvore fica iluminada no inverno, ela também precisa ser alimentada. No entanto, isso não é feito mais do que uma vez por mês. Para fertilizar ficus, pode-se usar produtos como “Palma”, “Ideal”, “Agricola”. Você deve ler as instruções de dosagem.

Como propagar uma flor

A planta pode ser propagada de diferentes maneiras. Na maioria das vezes, isso é feito por meio de cortes ou camadas. O método da semente não é recomendado. Mesmo que a ficus doméstica dê frutos, as sementes não amadurecerão.

Plantando e cuidando de ficus dacha

Na maioria das vezes, o ficus é propagado por estacas. Este procedimento pode ser realizado durante a poda. Também é permitido levar um pequeno galho de 4 a 5 centímetros de tamanho com folha. Os brotos precisam ser cortados em ângulo, recuando 1 centímetro. As estacas de folhas são frequentemente usadas para propagar plantas ficus. Nesse caso, você precisa fazer uma filmagem curta de no máximo 1 centímetro.

Para fazer crescer uma ficus a partir de uma pequena estaca, ela deve ser colocada em um estimulador. Para este efeito, é permitido usar “Epin” ou “Kornevin”. Depois disso, a estaca deve ser colocada em água ou em uma tigela com substrato. A planta precisa ser enraizada em local aquecido e com boa iluminação. A cultura cria raízes rapidamente. Este processo leva cerca de 2 semanas. Após o aparecimento das primeiras raízes, o galho pode ser mantido em água por mais uma semana. Após 7 a 10 dias pode ser plantado em vaso.

É melhor propagar espécies ampelosas. Ao criar ficus seringueiras, as estacas devem ser retiradas da parte central ou superior da cultura. Neste caso, deve haver pelo menos um nó nele. É importante considerar que a luz solar direta tem um efeito negativo nas plantas jovens e recentemente transplantadas. Portanto, definitivamente precisa ser sombreado.

Para propagar ficus usando camadas, é recomendado fazer o seguinte:

  • remova as folhas do broto mais forte;
  • faça um corte circular na casca;
  • coloque musgo no corte e amarre com filme plástico;
  • após 2 semanas, espere o aparecimento das raízes - nesta fase as mudas podem ser cortadas e plantadas no substrato.

Também é aceitável usar outro método.Para isso, é necessário fazer uma incisão, fixar o galho na superfície do solo e polvilhar com terra. Ao enraizar o enxerto, ele deve ser cortado e transplantado para um vaso de flores. Esse broto produzirá raízes após 10-14 dias. Pode ser encurtado antes do plantio. Para fazer isso, o topo é cortado em linha reta.

As árvores Ficus se desenvolvem rapidamente, por isso precisam ser replantadas anualmente. É melhor fazer isso no início da primavera. Porém, não use uma panela muito grande. Esta flor cresce bem em espaços limitados. Espécimes grandes, semelhantes a árvores, não devem ser transplantados para um novo recipiente. Basta que substituam a camada superior do substrato.

Ficus é uma planta de interior bastante comum que pode decorar qualquer ambiente. Para que a floricultura tenha sucesso, ela precisa receber cuidados de qualidade.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim