Dentre a variedade de culturas florais, algumas espécies ocupam um lugar especial. Isso se aplica às flores que decoram canteiros e chalés de verão, mas não exigem muita manutenção. Erigeron ou pétala pequena é uma grande variedade de flores de jardim, cujo plantio e cuidado até mesmo os jardineiros novatos podem dominar.
- Descrição e recursos
- Cultivo de mudas
- Datas de desembarque
- Seleção e preparação de sementes
- Como plantar
- Condições de temperatura e luz
- Escolhendo
- Endurecimento
- Rega
- Cobertura
- Plantar em terreno aberto
- Quando plantar
- Requisitos do solo
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura morta
- Cobertura
- Doenças e pragas
- Aparar
- Rejuvenescimento
- Depois da floração
- Coleta e armazenamento de sementes
- Preparando-se para o inverno
- Tipos
- Lindo
- Karvinsky
- Laranja
- Alpino
- Estendido
- Nu
- Flor única
- Pendurado
- Norte
- xícara de lã
- canadense
- Cáustico
- Variedades populares
- Triunfo rosa
- Tolet
- Prosperidade
- Beleza Azul
- Dimidade
- Rote Shengayt
- Libling de Foerster
- Reprodução
- Estacas
- Sementes
- Dividindo o mato
- Características de crescer em casa
- Benefício e perigo
- Uso em paisagismo
Descrição e recursos
A família Asteraceae é uma das maiores famílias de flores. Inclui uma variedade de espécies com características comuns. Erigeron ou pequena pétala é um representante brilhante da família. É representada por plantas perenes e anuais com sistema radicular desenvolvido e pétalas pequenas e frequentes na flor.
A América do Norte é considerada a pátria da planta de pequenas pétalas, de lá foi trazida para a Europa e países asiáticos. Várias variedades híbridas foram desenvolvidas através de melhoramento seletivo e são cultivadas com sucesso em diferentes condições climáticas..
Cultivo de mudas
O método mais comum de cultivo de erigeron é por meio de mudas. É plantada em áreas abertas depois que o arbusto fica mais forte.
Datas de desembarque
Sementes de pétalas pequenas são semeadas no inverno. Fevereiro é adequado para a semeadura se o plantio em terreno aberto estiver planejado para ocorrer no final da primavera.
Abril é adequado para a semeadura de pequenas pétalas em estufa. As mudas serão fortes o suficiente para o plantio permanente na primavera ou início do verão.
Seleção e preparação de sementes
Sementes de pétalas pequenas para semeadura são adquiridas em departamentos especializados de lojas de jardinagem ou preparadas de forma independente no outono.As sementes da pétala pequena são pequenas, sua germinação não é estável, por isso o método de cultivo de mudas é considerado o mais adequado.
Como plantar
Devido à peculiaridade das sementes de pétalas pequenas, são adquiridos recipientes grandes para o plantio. Eles são preenchidos com mistura de solo preparada. Em seguida, as sementes são distribuídas na superfície, levemente polvilhadas com areia ou vermiculita por cima. As sementes não estão completamente cobertas com terra, caso contrário podem nem brotar.
Condições de temperatura e luz
Para que as mudas surjam, devem ser previstas condições especiais:
- temperatura – não inferior a + 20 graus;
- O horário de verão é de pelo menos 12 horas; lâmpadas fluorescentes são usadas para iluminação adicional.
Escolhendo
Os brotos podem ser muito frequentes, por isso são colhidos após o aparecimento de 1-2 folhas verdadeiras. Para fazer isso, compre recipientes separados e encha-os até dois terços com terra.
Endurecimento
Depois que os pequenos brotos de pétalas ficam um pouco mais fortes, eles são transferidos para a varanda ou sacada envidraçada. A temperatura do ar deve ser reduzida para +15 graus. As pétalas pequenas toleram bem o endurecimento, desde que haja um fornecimento constante de luz solar difusa.
Rega
A primeira rega é feita com borrifador. Antes do surgimento dos brotos maduros, umedeça a parte superior do solo desta forma. Em seguida, regue o solo enquanto ele seca.
Cobertura
Na fase de cultivo das mudas, não é realizada fertilização regular. Uma única rega com soluções de potássio-fósforo durante o período de brotação, bem como a adição de nitrogênio na fase de crescimento da massa verde, serão suficientes para as pétalas pequenas.
Neste caso, o solo para a semeadura deve ser previamente fertilizado com nutrientes, esse suprimento é suficiente antes do plantio em local de crescimento permanente.
Plantar em terreno aberto
Para o plantio, escolha brotos de pétalas pequenas e fortes. Aquelas que não tiveram tempo suficiente podem ser plantadas de 1 a 1,5 semanas após o plantio principal. Mudas fracas podem ser deixadas para cultivo em estufas.
Quando plantar
As mudas são plantadas no final de maio e início de junho. A essa altura, o broto deve ter crescido para 4-5 folhas. O solo deve aquecer até +15 graus para que as raízes das mudas se adaptem rápida e facilmente às novas condições.
Requisitos do solo
Os Erigerons não exigem muito do solo. Eles podem crescer em diferentes solos, mas preferem solos soltos ligeiramente alcalinos com uma camada de drenagem.
Esquema de plantio
O plantio é realizado pelo método de transbordo. Isso significa que a planta, junto com um pedaço de terra, é movida de um recipiente separado para o buraco preparado. Deixe cerca de 25 centímetros entre os arbustos. Via de regra, os arbustos são plantados em fileiras. Deixe pelo menos 20 centímetros entre eles.
Cuidado
Após o plantio no local, eles seguem as regras de cuidado com pétalas pequenas. Erigeron precisa de estabilidade.
Rega
As flores não precisam de rega excessiva. O alagamento constante do solo pode levar ao apodrecimento das raízes.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
O solo ao redor dos pequenos arbustos de pétalas é solto após cada chuva. Eles também garantem que não haja ervas daninhas se espalhando. Muitas vezes tornam-se portadores de doenças e parasitas de insetos.
Cobertura morta
Muitos jardineiros recomendam cobrir o solo ao redor dos arbustos para evitar a propagação de ervas daninhas. Para fazer isso, use grama cortada. A camada de cobertura morta não deve ser muito densa para que o solo não fique úmido e endureça.
Cobertura
Erigeron não precisa de alimentação. Eles são realizados apenas na fase de brotação para adicionar potássio e fósforo adicionais ao solo.O excesso de fertilizantes pode levar a alterações na acidez do solo, o que afeta negativamente o desenvolvimento dos caules.
Doenças e pragas
Pétalas pequenas são facilmente infectadas com variedades de podridão. Essas infecções fúngicas se formam devido à umidade excessiva do solo. Em primeiro lugar, a raiz apodrece, depois começam a aparecer manchas úmidas nos caules e nas folhas. Para combater doenças e pragas, a planta é pulverizada com fungicidas antes e depois da floração.
Aparar
A poda é necessária à cultura durante todo o seu período de existência. É realizado com tesouras de jardim afiadas em diferentes etapas.
Rejuvenescimento
As plantas perenes são podadas regularmente na primavera. Os rebentos velhos e danificados são cortados pela raiz.
Depois da floração
Para prolongar o período de floração, as inflorescências desbotadas são removidas regularmente. Os arbustos crescidos são podados para manter a qualidade da floração.
Coleta e armazenamento de sementes
Após a floração, o caule da pequena pétala é amarrado com gaze. Isso ajuda a coletar as sementes quando elas estão totalmente maduras e começam a cair.
Preparando-se para o inverno
Antes do inverno, os caules são cortados, deixando cerca de 2 a 3 centímetros acima do nível do solo. Esses arbustos são cobertos com ramos de abeto ou material industrial.
Conselho! Para evitar que o erigeron congele, ele é coberto com uma camada de turfa e depois coberto com materiais adicionais.
Tipos
Os criadores desenvolveram muitas variedades diferentes de pequenas pétalas. A base para isso foram espécies populares que possuem características externas semelhantes.
Lindo
Este é um dos principais tipos de erigeron. O caule cresce até 70 centímetros, o diâmetro das flores chega a 5 a 7 centímetros. A tonalidade das pétalas desta espécie varia do lilás ao bordô, o centro da flor é decorado com um núcleo amarelo.
Karvinsky
Esta espécie é chamada de margarida.As flores são pequenas e parecem margaridas. O arbusto cresce até 60 centímetros. A peculiaridade da espécie está na mudança gradativa da tonalidade das pétalas. O início da floração é marcado pela cor branca, depois as pétalas ficam rosadas e no final da temporada ficam laranja.
Laranja
Erigeron desta espécie cresce no noroeste das províncias chinesas. A altura do arbusto chega a 40 centímetros. Pequenas flores únicas de tom laranja crescem até 30 milímetros de diâmetro.
Alpino
Uma das espécies mais antigas, encontrada nas regiões montanhosas da Ásia e da Europa. O arbusto chega a 30 centímetros, pequenas flores lilás-rosa têm centro amarelo.
Estendido
Os arbustos crescem até 80 centímetros. As raízes estão profundamente enterradas no solo. Via de regra, esta espécie apresenta grandes arbustos cobertos de vegetação.
Nu
Assim chamado porque os caules são quase desprovidos de folhas. Folhas de platina circundam apenas a base. As flores são lilases claras, solitárias.
Flor única
O pequeno arbusto se estende até 8 centímetros. Flores únicas adornam um caule fino e verde brilhante.
Pendurado
O sistema radicular desta espécie é melhor desenvolvido do que o sistema radicular acima do solo. As flores são solitárias, azuis, com centros amarelos brilhantes.
Norte
A espécie é semelhante aos representantes do tipo Alpino. A diferença entre eles está na tonalidade das pétalas. Na pequena pétala norte, podem assumir tons de azul claro e azul lilás.
xícara de lã
Esta espécie pode ser encontrada em matagais de tundra. Os caules podem crescer de 5 a 35 centímetros. As pétalas podem ser azuis, ciano, roxas.
canadense
Esta planta não é cultivada como elemento decorativo. Pequenas flores brancas com centro amarelo são imperceptíveis de longe.O arbusto se estende por apenas 20 centímetros.
Cáustico
Os arbustos chegam a 75 centímetros, neles desabrocham pequenas flores claras. Segundo os jardineiros, esta espécie é semelhante ao botão de ouro selvagem.
Variedades populares
Entre as pétalas pequenas, as variedades híbridas são as mais populares. Cada um deles possui características especiais e é utilizado de forma diferente no projeto paisagístico.
Triunfo rosa
Esta é uma variedade terry com pétalas do tipo junco. Os tons variam do rosa ao vermelho escuro.
Tolet
As pétalas da variedade apresentam tonalidade roxa escura. Por tipo, pertencem a variedades felpudas.
Prosperidade
As flores parecem incomuns devido à sua cor. Eles são sempre azuis claros com um centro amarelo no interior.
Beleza Azul
As inflorescências em tons de lavanda são conhecidas por sua resistência aos ventos. Os arbustos crescem até 70 centímetros. A massa verde desenvolve-se ativamente nas hastes.
Dimidade
Variedade incomum. Em um arbusto, cestos em tons de rosa e pêssego florescem simultaneamente. As línguas de ambas as espécies são amarelas brilhantes.
Rote Shengayt
Os cestos de inflorescência vermelha são classificados como variedades semi-duplas. Os arbustos são pequenos, estendendo-se até 30-40 centímetros.
Libling de Foerster
A variedade pertence às variedades felpudas. A cor das pétalas é rosa.
Reprodução
Se houver um arbusto adulto no local, a propagação de qualquer variedade é bastante simples. Além disso, sempre existe a oportunidade de usar o método da semente.
Estacas
Na primavera, uma muda adequada é selecionada de uma planta adulta de pétalas pequenas. É separado com um instrumento pontiagudo junto com o talão e plantado próximo à planta-mãe sob uma película. Depois que as folhas verdes aparecem nas mudas, elas são transplantadas para um local de crescimento permanente.
Sementes
O método da semente envolve o cultivo de mudas.As sementes da pétala pequena são muito pequenas, por isso na hora de semear aproveitam toda a colheita colhida no outono.
Dividindo o mato
Arbustos maduros crescidos são propagados por divisão. Para fazer isso, parte do sistema radicular é desenterrada e cuidadosamente cortada. Em seguida, a planta mãe é fortalecida em seu local original e a divisão é transplantada para outro local. A divisão precisa de apenas alguns dias para se adaptar, já que a planta de pétalas pequenas tolera facilmente o plantio.
Características de crescer em casa
O cultivo doméstico envolve controle constante sobre as condições do solo. Solo excessivamente úmido ameaça o desenvolvimento de doenças fúngicas do sistema radicular. A planta é conhecida por sua capacidade de se adaptar facilmente a qualquer condição.
Benefício e perigo
Erigeron é famosa como planta medicinal. As propriedades das pétalas e flores são especialmente valiosas quando se usam decocções e infusões. Pequenas pétalas são retiradas para estabilizar a hematopoiese e melhorar o hemograma. Produtos baseados nele ajudam no tratamento de reumatismo, artrite e dores nas articulações.
Aviso! As flores de pétalas alpinas não são utilizadas para infusões, pois quando expostas a elementos auxiliares do álcool liberam substâncias nocivas.
Uso em paisagismo
Pequenos arbustos de pétalas são adequados para decorar o local:
- é feito um limitador de espaço;
- plantado como elemento de fronteira;
- cultivado em canteiros de flores alpinos e de vários níveis.
Arbustos altos de pétalas pequenas precisam de suporte adicional, já que pesados cestos de inflorescência puxam os caules finos para o chão. Os arbustos baixos parecem mais impressionantes nas camadas superiores de canteiros de flores de vários níveis.