Os proprietários de jardins têm recorrido cada vez mais ao paisagismo para melhorar a área, decorando-a com flores decorativas, sendo a mais comum a Brunnera. Este arbusto compacto agrada aos olhos pela ternura e leveza das suas flores, e pelo aroma discreto e agradável. Além disso, Brunnera é despretensiosa e não requer cuidados especiais, e o plantio da planta não leva muito tempo.
- Descrição e recursos
- Crescendo em terreno aberto
- Datas de desembarque
- Seleção e preparação de sementes
- Preparação do solo
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura
- Doenças e pragas
- Preparando-se para o inverno
- Transferir
- Reprodução
- Sementes
- Dividindo o mato
- Tipos
- folhas grandes
- Siberiano
- Oriental
- Variegado
- Variedades populares
- Milênio Prata
- Jack Frost
- Creme Hadspen
- Langtrees
- Variegata
- Espelho
- Resgate dos Reis
- Cabana de Prata
- Uso
- Medicamento
- Recursos benéficos
- Contra-indicações
- Projeto paisagístico
Descrição e recursos
Brunnera é um arbusto com flores perenes que pode crescer em um local sem replantar por 15 anos, formando densos matagais. A altura da planta é de 15 a 60 centímetros, as folhas têm formato de coração, em pecíolos altos e caídos. As inflorescências são azuis, com cerca de 10 milímetros de diâmetro, lembrando miosótis, daí o segundo nome de Brunnera - miosótis, a única diferença é que o miolo de Brunnera é branco.
Crescendo em terreno aberto
Para cultivar Brunnera no jardim, deve-se escolher uma área com sombra, desprovida de raios diretos constantes, que prejudicam a floração dos arbustos. A melhor solução na hora de escolher o local para o plantio é quando o sol brilha na primeira metade do dia e a sombra cai na segunda metade.
Datas de desembarque
O plantio deve ser realizado do final de julho ao início de agosto, escolhendo para isso a segunda metade do dia, preferencialmente em tempo nublado. O plantio na primavera é proibido, pois nesse período o arbusto fica suscetível a doenças.
Seleção e preparação de sementes
Na hora de comprar brotos de brunnera, preste atenção nas opções de recipientes, cujo posterior plantio é muito mais fácil. Brotos com sistema radicular aberto requerem cuidados adicionais:
- a planta deve ser plantada imediatamente - no solo ou em vaso com terra;
- remova as folhas grandes para reduzir a evaporação;
- borrifar ou embrulhar com filme prejudica os brotos, pois Brunnera adora ar e é suscetível à umidade.
Qualquer material de plantio deve estar livre de danos externos e parecer forte e saudável.
Preparação do solo
A escolha e preparo do solo depende do tipo de material de plantio:
- A planta de folhas grandes prefere solo com umidade, frouxidão e fertilidade médias, por isso o solo deve ser desenterrado. Não há necessidade de fertilizar para não provocar o crescimento abundante da folhagem;
- É melhor plantar Siberian em solos argilosos e úmidos, que não precisam ser capinados, apenas controlando o nível de umidade.
Esquema de plantio
A maneira mais fácil de plantar uma planta é dividindo a raiz, o que dará juventude e força ao arbusto:
- após a floração, corte a parte do solo, deixando 10 centímetros;
- desenterre as raízes e enxágue bem;
- remova os velhos, podres e doloridos;
- Divida a raiz principal em partes com uma faca afiada para que cada uma tenha um botão;
- enterre partes das raízes nas covas de plantio, deixando o colo da raiz;
- Regue bem e aplique cobertura morta.
Cuidado
Como qualquer planta, a brunnera requer alguns cuidados.
Rega
A rega regular só é necessária se a planta for plantada a pleno sol ou se o verão for muito quente. Em outros casos, regar várias vezes por temporada é suficiente.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
A remoção de ervas daninhas da brunnera adulta depende da espécie, mas os arbustos jovens devem ser removidos durante o transplante e propagação. A planta de folhas grandes precisa de proteção regular contra ervas daninhas, enquanto a planta siberiana não, pois cresce fortemente, evitando o aparecimento de ervas daninhas.
Importante! Além das ervas daninhas, a brunnera siberiana também pode sufocar outras culturas, por isso não se esqueça do espaço para o seu crescimento.
O afrouxamento não é recomendado para todas as espécies, pois as raízes do arbusto ficam próximas à superfície e podem ser danificadas.
Cobertura
Na primavera, logo após o derretimento da neve, o solo precisa ser fertilizado com fertilizantes minerais, espalhando grânulos no canteiro. Entre os fertilizantes orgânicos, deve-se escolher a infusão de esterco, que é aplicada uma vez por mês.
Doenças e pragas
Durante um verão chuvoso ou excesso de umidade no solo, Brunnera pode desenvolver oídio ou mancha marrom. Adequado para combater fungos Mistura bordalesa ou Fitosporina, bem como remoção completa de todas as partes infectadas. Dos parasitas, o arbusto está sujeito a ataques de pulgões ou moscas brancas, que podem ser controlados com remédios químicos ou populares.
Preparando-se para o inverno
O inverno dos brunners não envolve dificuldades particulares, uma vez que a planta é resistente à geada:
- as folhas que não caíram devem ser removidas você mesmo;
- em invernos rigorosos, o solo deve ser coberto com húmus ou composto, em outros casos não é necessário abrigo;
- À medida que o abrigo aquece, é necessário retirar e soltar levemente o solo, lembrando das raízes próximas à superfície.
Transferir
O transplante é realizado no máximo uma vez a cada 10 anos, em agosto. Desenterre o canteiro e fertilize-o, coloque uma camada de drenagem no fundo da cova de plantio. Em seguida, desenterre a planta e leve-a para um novo local, polvilhe com terra e compacte bem. Regue o arbusto transplantado e aplique cobertura morta de serragem.
Reprodução
É possível dividir a planta de diversas maneiras.
Sementes
A auto-semeadura do arbusto não ocorre com frequência. As sementes amadurecem no final de julho, sendo necessária uma estratificação de 4 meses. O plantio ocorre no inverno.
Dividindo o mato
Como já mencionado, para a divisão das raízes de um arbusto é necessário aparar, lavar e limpar as raízes, seguido de nova divisão e plantio.
Tipos
Brunnera é dividida em vários tipos.
folhas grandes
Altura – 40 centímetros.Os caules estão caindo. As folhas são em forma de coração, pontiagudas, verde-escuras. As flores são azuis escuras, com centro branco. Diâmetro – cerca de 7 milímetros. Floresce de meados de abril a meados de maio. Possível reflorescimento no outono.
Siberiano
Altura – 60 centímetros. Os caules são únicos, caídos, crescendo em matagais. Folhas: basais – em forma de coração; nas hastes - lanceoladas. As flores são azuis escuras, com coração branco. Diâmetro – 5 milímetros. Floração - do final de maio ao final de junho. A partir de meados de agosto, o paisagismo volta a ocorrer após secagem temporária.
Oriental
Não é utilizado na jardinagem por ser uma planta silvestre.
Variegado
A planta não existe como uma espécie separada, mas muitas variedades são chamadas assim por suas folhas multicoloridas.
Variedades populares
Vejamos as variedades mais cultivadas em jardins, descendentes da espécie de folhas grandes Brunnera.
Milênio Prata
Diferenças: manchas branco-acinzentadas na vegetação perto da borda.
Jack Frost
Altura: 60 centímetros. Diferenças: folha prateada, com veios verdes. Resistente ao gelo, necessita de umidade constante.
Creme Hadspen
Diferenças: larga, longa, cerca de 15 centímetros, folha emoldurada por borda branca e bege.
Langtrees
Diferenças: as flores são azuis claras; as folhas são esmeraldas, com salpicos prateados.
Variegata
Ou Variegata. Altura: 35 centímetros. Diferenças: a folhagem verde escura torna-se gradualmente branca. Não gosta de luz solar direta e perde o verde durante a seca.
Espelho
Altura: 20-30 centímetros. Diferenças: as folhas são prateadas; as flores são azuis claras. Resistente a fungos, adora sombra parcial.
Resgate dos Reis
Altura: 40-55 centímetros. Diferenças: as folhas são grandes, cinza claro, com nervuras verde-escuras e borda bege. Período de floração: 2 meses, a partir de abril.
Importante! É possível repetir a floração no outono, mas as inflorescências devem ser removidas para não esgotar o arbusto antes do inverno.
Cabana de Prata
Altura: 40 centímetros. Diferenças: as folhas são prateadas, com borda e nervuras verdes. Não tem medo da luz solar direta e da alta umidade.
Uso
Consideremos o uso de Brunners em vários campos.
Medicamento
Brunnera é uma planta que não só é bonita, mas também útil, como evidenciado pela sua utilização em métodos populares de tratamento.
Recursos benéficos
Na medicina popular, utiliza-se a parte aérea de um arbusto siberiano coletada durante a floração, que posteriormente é seca e, em seguida, são preparadas infusões ou decocções que auxiliam em processos inflamatórios, febre alta, febre ou prisão de ventre.
Contra-indicações
Antes de usar infusões ou decocções, você deve consultar o seu médico para evitar intolerância individual.
Projeto paisagístico
A Brunnera é usada para decorar bordaduras, a planta combina bem com pedras e lagos, além de outros arbustos com flores ornamentais. Além disso, o arbusto pode ser plantado como sebe ou usado para decorar uma colina alpina ou um canteiro de flores de várias camadas..