Arbustos herbáceos são cada vez mais usados para paisagismo de jardins. Uma das plantações populares é a bergenia perene, que se distingue por sua aparência espetacular e relativa facilidade de cuidado. A sua vantagem indiscutível é a preservação do seu efeito decorativo até ao final do outono. Na natureza existem 10 variedades de bergenia, cada uma das quais se destaca pela sua individualidade e coloração.
- Breves características da planta
- Quais são os benefícios da bergenia?
- Vantagens da aplicação em paisagismo
- Variedades de bergenia
- Folhas grossas
- Cordifolia
- Pacífico
- Schmidt
- Strechi
- Ciliado
- Variedades de culturas híbridas
- Abendglut
- Bressingham branco
- Ballawley
- Baby doll
- Glockenturm
- Morgenrote
- Scheekoenigin
- Eroica
- luz de prata
- Sunningdale
- Como plantar e cultivar uma colheita
- Nuances de cuidar da bergenia
Breves características da planta
O berço da planta herbácea perene bergenia é a Ásia. Este brilhante representante da família Saxifraga prefere crescer e desenvolver-se em prados, planícies e terrenos rochosos.
Bergenia se distingue por um poderoso sistema radicular, é de cor marrom escuro e tem diâmetro de 3,5 centímetros. O comprimento do rizoma pode atingir vários metros. A parte subterrânea da bergenia é um rizoma altamente ramificado com grande número de lóbulos localizados próximos à superfície do solo.
O caule grosso atinge 15-50 centímetros de altura. Não tem folhas e é de cor rosa avermelhada. As lâminas das folhas são redondas ou amplamente elípticas. Bem adjacentes um ao outro, eles formam uma grande roseta basal.
No período primavera-verão, a cor das folhas é verde escuro e no outono é vermelha. O comprimento das placas é de 3 a 35 centímetros e a largura é de 2,5 a 30 centímetros. Pequenas flores desprovidas de brácteas são coletadas em densas inflorescências paniculadas-corimbosas. As flores têm cerca de 2 centímetros de diâmetro, sua cor depende da variedade da bergenia. A planta floresce em maio, esta fase continua até junho-julho.
Sem replantando bergenia perene é capaz de manter suas altas qualidades decorativas por 10 anos.
Quais são os benefícios da bergenia?
Entre propriedades curativas da erva bergenia Seu efeito antiinflamatório é especialmente apreciado. A planta é utilizada para normalizar o funcionamento do trato digestivo e eliminar problemas associados à motilidade intestinal. As propriedades hemostáticas e cicatrizantes da bergenia também são conhecidas.
A planta é muito utilizada em ginecologia, onde é utilizada para tratar erosões e estancar sangramentos durante a menstruação. É usado ativamente para processos inflamatórios na cavidade oral.
O arbusto perene, devido à sua rica composição química (cobre, ferro, manganês, vitamina C e outros), tem efeito positivo no funcionamento do sistema cardiovascular, fortalecendo as paredes dos vasos sanguíneos. Para preparar uma decocção medicinal, o rizoma é limpo e cozido no vapor na proporção de 2 colheres de sopa de matéria-prima triturada para cada 0,5 litro de água. O caldo é cozido em fogo baixo por 30 minutos.
Vantagens da aplicação em paisagismo
Dado que a planta herbácea se distingue pela sua despretensão às condições de cultivo, cuidado e vizinhança, pode ser utilizada com segurança para decorar eficazmente uma área local ou jardim.
Uma plantação exótica perene fica ótima tanto como decoração separada quanto como componente de um arranjo de flores em grupo. Bergenia também se diferencia pela capacidade de se espalhar como um tapete denso, protegendo a área da germinação de ervas daninhas.
Bergenia, com suas folhas lisas de bardana, parece especialmente harmoniosa em conjunto com astilbe, que possui luxuosas placas de folhas perfuradas. Também é eficaz plantá-lo perto de hostas multicoloridas, o que no geral cria uma imagem incrivelmente bonita.
Variedades de bergenia
Para desenvolver variedades cultivadas de bergenia, foram utilizadas espécies silvestres. Entre as variedades que conquistaram o reconhecimento dos entusiastas do cultivo de plantas, destacam-se os seguintes exemplares.
Folhas grossas
Esta bergenia cresce em Altai, Mongólia e Sayan. Esta planta perene tem quase 60 centímetros de altura.Produz placas de folhas coriáceas com superfície brilhante. Eles têm formato redondo e formam uma roseta densa. Na aparência, inúmeras flores são muito semelhantes aos sinos.
A cor da inflorescência paniculada é predominantemente rosa suave, mas também pode ser lilás. A fase de floração começa cedo e ocorre no final de abril-junho. Thickleaf mantém sua aparência atraente durante todo o verão devido às suas folhas suculentas.
Vale ressaltar que a bergenia não perde a cor da folhagem durante o inverno, o que só aumenta sua popularidade entre os paisagistas.
Cordifolia
Essa variedade de bergenia atinge apenas 35 centímetros de altura, mas esses números podem variar dependendo do local de crescimento. A cor das inflorescências originais também pode variar, do rosa ao roxo profundo. Bergenia é valorizada por suas exuberantes placas de folhas em formato de coração. A planta pode deliciar-se com a sua floração invulgar várias vezes ao ano.
Pacífico
Este grande representante da família Saxifraga produz um pedúnculo avermelhado sobre o qual se formam pequenos sinos rosados. Muitas vezes eles se destacam com um tom lilás. A altura da bergenia não passa de 50 centímetros.
As lâminas das folhas são coriáceas em forma de elipse, a cor é verde escura, mas no outono muda para vermelho. A Bergenia não é difícil de cultivar: floresce na primavera e os frutos amadurecem em junho-agosto.
Schmidt
A bergenia de Schmidt é especialmente popular na Europa. É escolhido por suas folhas elípticas com superfície fosca. Distinguem-se pela cor verde escura, crescem até 25 centímetros de comprimento e 15 centímetros de largura.Eles têm bordas irregulares e pecíolos alongados. Chamam a atenção pela estrutura incomum das lâminas foliares, onde protuberâncias semelhantes a asas se formam próximas à base do pecíolo.
A cor das flores é brilhante, rosa-escarlate. Eles são coletados em inflorescências densas. No outono, a massa foliar adquire uma tonalidade vermelho escuro, quase escura.
Strechi
Esta bergenia em miniatura distingue-se pelos grandes pedúnculos, cuja altura chega a 30 centímetros. Vale ressaltar que ao mesmo tempo pode haver flores brancas como rosa. A fase de floração começa em maio.
A planta, cuja terra natal são os Pamirs e o Himalaia, forma lâminas foliares com superfície brilhante. Eles têm formato oblongo e bordas irregulares. Seu comprimento é de 10 centímetros e a largura de 5 centímetros. Bergenia se consolidou como uma planta resistente à geada e a fatores ambientais adversos.
Ciliado
Esta variedade cresce no Tibete e no Himalaia. Possui placas foliares arredondadas e cobertas por pequenas cerdas (fiapos). Eles crescem ativamente em largura, seu comprimento chega a 35 centímetros. A cor é verde e no outono – bronze avermelhado. As bordas possuem dentes arredondados.
Numerosas flores grandes são formadas em pedúnculos altos (30 centímetros). São pintados de branco ou rosa e exalam um cheiro agradável. A planta é cultivada tanto para corte quanto para jardinagem. Não se preocupe se as folhas caírem no inverno, isso acontece em temperaturas a partir de -18 graus.
Variedades de culturas híbridas
Abendglut
A altura da planta não ultrapassa 30 centímetros. Mais perto do outono, as ricas folhas verdes tornam-se marrom-bronzeadas. As flores semi-duplas são de cor roxa.
Bressingham branco
A Bergenia desta variedade não deixa ninguém indiferente: as suas flores brancas atraem instantaneamente os olhos. Altura da planta até 30 centímetros.
Ballawley
O arbusto cresce apenas até 40 centímetros. É espetacularmente decorado com flores vermelho-rosadas. A planta se adapta perfeitamente a qualquer composição e não requer cuidados especiais.
Baby doll
O híbrido tem uma taxa de crescimento lenta. Suas flores variam do rosa suave ao cor da pele. A planta se posiciona como altamente decorativa e despretensiosa às condições de cultivo.
Glockenturm
A altura da bergenia chega a quase 50 centímetros. As lâminas das folhas são ligeiramente onduladas e apresentam uma rica cor verde esmeralda. Chama a atenção com botões rosados e cheiro agradável.
Morgenrote
A planta híbrida forma inflorescências exuberantes, que consistem em lindos botões rosa. Floresce duas vezes: na primavera e no outono.
Scheekoenigin
A colheita decorativa não ultrapassa 50 centímetros de altura. As lâminas das folhas apresentam bordas onduladas e cor verde. As flores mudam gradualmente de brancas para rosa.
Eroica
O arbusto desenvolve inflorescências vermelho-carmesim e massa foliar verde. Com a chegada do outono, muda de cor para roxo, o que parece muito original.
luz de prata
A planta atinge 40 centímetros de altura. A cor das flores é branca, apresenta um tom rosado. O arbusto se distingue pela ternura e sofisticação.
Sunningdale
Bergenia cresce até 40 centímetros. Sua característica distintiva são as flores roxas escuras.
Como plantar e cultivar uma colheita
Para plantar bergenia deve-se escolher prados ensolarados, onde ela irá deliciar-se com sua floração por muito tempo. Plantar à sombra também é possível, mas crescerá como um tapete. O solo não deve ser pobre, moderadamente fértil e livre de ervas daninhas.
O principal é que no buraco haja uma almofada de drenagem de argila expandida. A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 40 centímetros.
Nuances de cuidar da bergenia
Para evitar o ressecamento do solo sob os arbustos, é necessário usar cobertura morta feita de serragem, casca triturada e húmus de folhas. A irrigação deve ser abundante e regular. Depois que os caules das flores murcham, eles são cortados.
A Bergenia é uma cultura ornamental que não necessita de condições especiais e confere ao local um certo exotismo. O principal é evitar que o solo fique encharcado e cobrir as raízes.