Decorativo incrível propriedades da bergenia tornam-no uma das culturas populares para a criação de magníficas paisagens em jardins e áreas públicas que podem decorar qualquer projeto paisagístico. Para apreciar a aparência fascinante da bergenia desde o início da primavera até o final do outono, você precisa se familiarizar com todas as nuances do plantio adequado e dos cuidados com a planta em campo aberto.
- Características e características da bergenia
- Tipos e variedades populares
- Aplicação em paisagismo
- Condições necessárias para crescimento e floração
- Iluminação
- Composição necessária do solo
- Condições de umidade e temperatura
- Bairros adequados e inadequados
- Germinando uma planta a partir de uma semente
- Escolhendo um local de pouso
- Momento e tecnologia de semeadura de flores
- na primavera
- Outono para inverno
- Cuidados com mudas
- Escolhendo
- As nuances do cultivo de bergenia por meio de estacas
- Como cuidar de uma planta em terreno aberto
- Com que frequência regar?
- Fertilizando e soltando o solo
- Formação de arbustos
- Controle de pragas e doenças
- Transferir
- Preparando e invernando o jardim Bergenia
- Como e quando coletar sementes
- Métodos de propagação de cultura
- Sementes
- Estacas
- Problemas durante o cultivo e cuidado
- Não cresce
- Não floresce
Características e características da bergenia
Bergenia é uma planta perene que pode crescer em um local por 10 anos sem replantar. Planta com rizoma espesso localizado próximo à superfície do solo e enormes folhas basais redondas. A folhagem brilhante permanece decorativa durante todo o período de cultivo.
Graças às flores rosas, brancas e roxas, coletadas no topo de caules baixos em densos racemos, a cultura é especialmente popular entre os jardineiros. A floração ocorre em maio e dura até 20 dias. Após a sua finalização, a planta permanece decorativa, pois forma uma cobertura densa de 15 a 20 cm de altura.
Tipos e variedades populares
Os jardineiros cultivam 10 tipos de bergenia, mas os seguintes são considerados populares:
- Folha grossa de Bergenia. Perene, atingindo até 60 cm de altura. Os arbustos têm grandes folhas coriáceas, pintadas de verde brilhante, que mudam para vermelho intenso no outono. As flores em formato de sino em tons de branco, lilás e roxo chamam a atenção. A espécie possui variedades:
- Purpuréia;
- Hidroruspe;
- Senhor.
- Bergênia cordifolia. Os arbustos, que chegam a atingir 60 cm de altura, apresentam folhas densas em formato de coração e flores lilases com tonalidade rosada. Muitas variedades foram criadas com base nesta espécie:
- Baby doll;
- Davi
- Badan Strechi.A planta é valorizada por suas folhas ovóides com bordas recortadas e grandes flores brancas, rosa e lilases coletadas em racemos.
- Hissar Bergénia. A planta perene é caracterizada por folhagem grande e alongada e flores brancas coletadas em uma inflorescência racemosa unilateral. Entre as variedades famosas:
- Alba;
- Beethoven;
- Mirante.
- Bergênia ciliata. Esta espécie distingue-se pela presença de cílios ou pêlos na base das folhas. Flores rosa claro ou brancas com cálice brilhante, quase roxo, chamam a atenção.
- Roxo de Bergênia. Uma das espécies de plantas espetaculares que possui folhas brilhantes e flores vermelhas.
- Bergênia do Pacífico. Flor muito grande, de até 50 cm de altura, decorada com pedúnculo vermelho com flores rosa, lembrando pequenos sinos na aparência. Graças às suas folhas verdes escuras e resistentes, é especialmente popular entre os jardineiros.
Aplicação em paisagismo
Bergenia certamente se tornará uma das decorações coloridas do jardim. Com a sua graça e luxo, tornará a zona do jardim elegante e original, mantendo um belo aspecto até ao final do outono.
Condições necessárias para crescimento e floração
O principal segredo do sucesso no cultivo da bergenia é a criação de condições ambientais ideais semelhantes às naturais.
Iluminação
Bergenia é uma cultura tolerante à sombra, por isso não precisa ser colocada em áreas abertas e ensolaradas. Na hora de escolher o local para o plantio, deve-se levar em consideração que na sombra parcial, onde o solo retém a umidade por muito tempo, a bergenia crescerá como um tapete verde, mas não irá deliciar-se com uma floração espetacular. Ao plantar uma planta perene ao sol, você pode desfrutar de uma bela floração, mas neste caso a flor não formará um lindo e exuberante tapete de folhagem.
Composição necessária do solo
Bergenia requer drenagem de alta qualidade, ausência de água estagnada e solo levemente ácido ou neutro. Se houver solo pobre para o plantio, é necessário preparar uma mistura contendo areia, brita fina e solo de grama. Pegue todos os ingredientes em quantidades iguais.
Condições de umidade e temperatura
Em condições de jardim, certifique-se de que a flor esteja umedecida e não seca demais. Não deve ser permitido transbordamento ou estagnação de água. Isso é prejudicial para a bergenia. A perene não precisa ser pulverizada e umedecida constantemente, pois se caracteriza pela resistência à seca.
Bergenia é uma planta resistente à geada, por isso não tem medo de baixas temperaturas.
Bairros adequados e inadequados
Bergenia, plantada ao lado de samambaias, zimbro, astilbe e pulmonária, cria composições originais em canteiros de flores. Observa-se uma vizinhança inadequada com lírios do vale, pervinca e outras culturas rasteiras e rasteiras, pois a bergenia impede seu crescimento. A planta perene parece harmoniosa ao lado de árvores decíduas. Também lindo rodeado de flores primaveris como jacintos, flocos de neve, scillas, açafrões.
Germinando uma planta a partir de uma semente
Cultivar uma planta madura a partir de uma semente é fácil, mas o processo é longo. Existem dois métodos: solo - no outono e mudas - no início da primavera.
Escolhendo um local de pouso
Na hora de escolher o local, dê preferência a áreas com drenagem natural para evitar a estagnação da água. Adicione areia ou cascalho pequeno ao solo.
Momento e tecnologia de semeadura de flores
Antes de começar a plantar bergenia, você precisa conhecer não apenas a tecnologia de semeadura da flor, mas também determinar corretamente o momento de plantar a cultura.
na primavera
Jardineiros experientes observam que é melhor plantar bergenia no início da primavera.Para isso, no início de março, encha o recipiente com substrato de solo e faça sulcos de 5 mm de profundidade. Regue os buracos e espalhe as sementes e feche-as. Leve o recipiente com as colheitas para fora e coloque-o sob a neve. No início de abril, leve-o para uma sala quente. No meio do verão, plante as mudas em um canteiro de flores.
Outono para inverno
Você pode semear Bergenia antes do inverno. Em setembro, enterre as sementes diretamente no solo e regue constantemente. Com o início do frio, cubra as mudas com folhas caídas e palha e deixe-as para o inverno.
Cuidados com mudas
O cuidado subsequente com as mudas inclui atividades como:
- umedecer o solo à medida que sua camada superior seca;
- afrouxamento;
- garantir a ventilação da sala;
- desbastando os brotos.
Importante! Quando uma crosta ou placa verde se forma na superfície do solo, deve-se afrouxar o solo com cuidado, fenômeno que sinaliza que as raízes dos brotos não estão recebendo oxigênio. Isso pode ser causado por excesso de água.
Escolhendo
Em maio, as mudas precisam ser arrancadas. Para isso, pegue uma caixa grande e plante os brotos, mantendo uma distância entre eles de 5 a 7 cm, e entre as fileiras - 15 cm. 2 semanas antes de plantar no canteiro, comece a endurecer, levando-os para o fresco arejar todos os dias, aumentando gradativamente a duração da sessão. Depois que as mudas passarem 24 horas ao ar livre, elas poderão ser plantadas em solo aberto. O momento do plantio depende do clima da região. É melhor esperar as geadas noturnas passarem do que destruir as mudas.
As nuances do cultivo de bergenia por meio de estacas
As estacas envolvem a seleção de grandes arbustos de bergenia aos 6 anos de idade. Plante as mudas em solo solto, aprofundando as rosetas. A raiz deve ter 5 cm de profundidade e um arbusto pode produzir de 10 a 20 novas plantas. Não há necessidade de esperar pela adaptação ativa das mudas.Normalmente eles não formam rosetas por cerca de 3 anos, mas florescem 2–3 anos após o plantio.
Como cuidar de uma planta em terreno aberto
O cuidado adequado dará à despretensiosa bergenia uma estética ainda maior. É importante realizar corretamente todas as técnicas agrícolas.
Com que frequência regar?
Uma das medidas importantes de cuidado é a rega de alta qualidade. Bergenia necessita de irrigação abundante na época da brotação e floração. No futuro, regue apenas quando não houver precipitação. Em tempo chuvoso, a irrigação deve ser evitada.
Fertilizando e soltando o solo
Bergenia responde a fertilizantes bem escolhidos. A cultura precisa ser fertilizada antes e depois da floração com fertilizantes minerais. Isso ajudará a estimular o crescimento adicional da planta perene. Para repor as reservas de nutrientes e acelerar o crescimento das rosetas, após o murchamento das inflorescências, os arbustos precisam ser alimentados novamente.
Formação de arbustos
Muitos jardineiros estão interessados em saber se precisam podar a bergenia. A formação dos arbustos é realizada no início da primavera e inclui:
- verificar a integridade das raízes e a presença de botões de crescimento;
- limpeza de folhas secas e inflorescências do ano anterior;
- podando os brotos excedentes, deixando apenas arbustos independentes.
Controle de pragas e doenças
As doenças assolam a Bergenia por falta de atenção. Arbustos saudáveis são resistentes a doenças e pragas. Fungos e apodrecimento do sistema radicular podem ser perigosos. Esses problemas surgem devido ao aumento da umidade do solo. As medidas de controle incluem poda e queima das partes afetadas.
Das pragas que podem atacar as plantas perenes, os gorgulhos são os mais insidiosos. Os próprios besouros não são tão perigosos quanto suas larvas, que se alimentam das raízes da flor. Para combatê-lo você precisa usar produtos químicos especiais.E como medida preventiva, na primavera, retire toda a folhagem escurecida, pois os gorgulhos hibernam embaixo dela.
As plantas perenes também podem ser atacadas por lesmas, nematóides e moedas de um centavo babando. Os arbustos por eles afetados devem ser desenterrados e destruídos para evitar a propagação, e o canteiro onde cresceram deve ser tratado com inseticidas.
Transferir
Bergenia reage negativamente aos transplantes frequentes. A perene cresce fortemente e mostra agressividade, ocupando território destinado a outras culturas, e por isso necessita de replantio para novos locais a cada 6 anos. Para isso, transplante a flor em setembro pelo método de divisão do arbusto. Plante partes da planta, mantendo uma distância de pelo menos 30 cm entre elas, deve-se levar em consideração que com transplantes frequentes a planta não terá tempo de se recuperar, ficará deprimida e muitas vezes adoecerá.
Importante! A propagação descontrolada das plantações provocará sua densidade excessiva, o que leva ao surgimento de doenças e infestações de insetos.
Preparando e invernando o jardim Bergenia
A mudança na cor das folhas da bergenia é um sinal da primeira geada. Esse fenômeno indica que a planta começou a acumular açúcar em seus tecidos, o que proporcionará aos arbustos um inverno favorável. Para cada tipo de cultura, as folhas ficam vermelhas de forma diferente - em algumas, forma-se uma borda amarela ao longo da borda da lâmina foliar, que fica saturada com o frio, em outras, um padrão colorido de estrias se espalha pela folha, em outras, a folhagem adquire imediatamente uma cor carmesim.
Graças à enorme oferta de açúcar, a perene não tem medo dos invernos frios. A principal condição é não cortar as folhas murchas no outono, pois servirão como proteção natural do frio. É importante preparar as plantas jovens para o inverno, cobrindo-as com ramos de abeto.
Como e quando coletar sementes
O período de coleta de sementes é em setembro. A capacidade da bergenia de formar um grande número de sementes evita que o jardineiro tenha problemas com o material de plantio. É necessário delinear previamente um pincel com flores grandes e, quando começar o murchamento, amarrar a inflorescência em um saco de gaze. Corte a caixa madura e seque-a, enviando-a para uma sala aquecida por 2 semanas. Em seguida, limpe, embale em sacos de papel e guarde.
Métodos de propagação de cultura
A cultura pode ser propagada por sementes ou estacas.
Sementes
A Bergenia pode ser propagada por sementes, mas esse método é considerado demorado e requer muita atenção dos jardineiros. A muda é pequena e floresce 2 anos após o plantio. Até então agrada pelas suas folhas intrincadas e enche o jardim com a frescura de um dia de verão.
Estacas
Para propagar uma planta perene por meio de estacas, você precisa selecionar plantas saudáveis. Antes de plantar, separe a parte do galho que deverá ter gema apical e roseta. Em seguida, arrancada a folhagem, plante as estacas preparadas a uma distância de 40 cm uma da outra, aprofundando a roseta no substrato do solo até a base.
Você também pode propagar dividindo o arbusto. Para isso, no início de setembro ou início de março, desenterre um arbusto grande, divida-o em 4 partes e plante, mantendo uma distância de 40 cm entre elas. Para este método é importante utilizar um arbusto com mais de 5 anos; uma planta mais jovem não sobreviverá bem à divisão e eventualmente começará a adoecer e morrer.
Problemas durante o cultivo e cuidado
Ao cultivar a bergenia, o jardineiro enfrenta muitos problemas, sendo os principais a falta de crescimento e floração da cultura.
Não cresce
Se as folhas da bergenia não crescerem, é necessário organizar uma drenagem de boa qualidade e também garantir que não haja água estagnada. Outra razão para o crescimento atrofiado pode ser o aparecimento de doenças e pragas. A proximidade inadequada de plantas em canteiros de flores também pode ter um efeito negativo no crescimento.
Não floresce
Se a bergenia não agrada com a floração, significa que o local de plantio foi escolhido incorretamente. Para isso, deve-se levar em consideração que a planta não formará inflorescências sob luz solar direta ou à sombra. Plantações densas ou doenças fúngicas também podem ser a causa.
Esta bela herbácea perene surpreende pela despretensão, aspecto expressivo e versatilidade de uso. Todos estes aspectos positivos fazem da Bergenia uma convidada bem-vinda em qualquer jardim.