Monarda é uma das plantas mais atraentes pertencentes à família Lamiaceae. Sua principal característica é que pode crescer em todos os continentes do mundo, pois possui excelente resistência a diversas temperaturas. Antes de começar a cultivar monarda, é recomendável estudar o plantio e os cuidados em campo aberto, a diversidade de espécies e os métodos de propagação da cultura.
- Descrição e características da monarda
- Propriedades valiosas de uma flor
- Variedades de cultura
- Anuários
- Monarda cítrica ou limão
- Monarda Lambada Híbrida
- Ponto monarda
- Perene
- Dupla Monarda Monarda didyma
- Monarda fistulosa bergamota selvagem
- Híbrido Monarda x híbrido
- Variedades populares
- Mogno
- Citrodera Arlequim
- Panorama
- Conto de Terry
- Renda Rosa
- Bérgamo
- Supremo
- Diana
- Renda Rosa (rosa)
- Monalisa
- Cambridge escarlate (vermelho)
- Cambridge escarlate
- Jacob Kline
- prairinacht
- Pássaro dançando
- Branca de Neve (branca)
- Tecnologia de cultivo de flores
- As condições necessárias
- Ótima localização e iluminação
- Composição necessária do solo
- Temperatura
- Umidade necessária
- Como semear monarda em terreno aberto
- Prazos
- na primavera
- Antes do inverno
- Tecnologia de semeadura
- Nuances do cultivo de plantas, desde sementes até mudas em casa
- Organizamos atendimento competente para monarda
- Rega
- Cobertura
- Cobertura morta e afrouxamento do solo
- Preciso cortar a flor?
- Possíveis doenças e pragas: controle e prevenção
- Preparando-se para o inverno
- Transferir
- Métodos de reprodução
- Dividindo o mato
- Estacas
- Sementes
Descrição e características da monarda
O famoso especialista, pai da botânica, Carl Linnaeus, foi o primeiro a descrever detalhadamente a planta e a realizar experimentos com sua participação. Posteriormente, ele lhe deu o nome de seu bom amigo, o botânico espanhol Nicolás Monardes. O próprio Nicholas chamou isso de orégano canadense. Séculos depois, a cultura recebeu outro nome – erva-cidreira.
Monarda é uma planta ornamental, pode ser anual ou perene, que é cultivada em campo aberto. A altura da colheita pode ultrapassar 1,5 M. As folhas têm cheiro agradável, formato oblongo com bordas pontiagudas. Os botões são coletados em uma inflorescência, formando um pincel de formato regular. As cores das plantas são muito diversas. O fruto tem a forma de uma pequena noz contendo muitas sementes, que se caracteriza pela alta capacidade de germinação que dura 3 anos.
A planta não requer replantio frequente e pode crescer no mesmo local por 7 anos..
Jardineiros e paisagistas escolhem a monarda tanto pela sua atratividade e apresentabilidade, quanto pelo seu aroma agradável que pode se espalhar por longas distâncias. Além disso, a cultura é popular na culinária: é adicionada aos pratos como tempero e no preparo do chá.
Propriedades valiosas de uma flor
Monarda é uma das plantas medicinais e é ativamente utilizada na indústria medicinal devido ao grande número de propriedades benéficas que podem curar:
- processos inflamatórios na boca e nos olhos;
- distúrbios alimentares;
- furúnculos;
- doenças ginecológicas;
- doenças fúngicas dos pés;
- pneumonia;
- tuberculose;
- anemia;
- síndrome da fadiga crônica.
A planta é amplamente utilizada em cosmetologia devido à sua capacidade de inibir o processo de envelhecimento e acelerar a regeneração das células epidérmicas. Um dos principais ingredientes de máscaras, cremes e tônicos. O óleo à base de Monarda é usado durante uma sessão de massagem.
Variedades de cultura
Existe um grande número de variedades de monarda. Normalmente os especialistas os dividem de acordo com a duração do seu período de vida, a saber: anual, perene.
Anuários
Monarda possui muitas variedades anuais, incluindo as seguintes.
Monarda cítrica ou limão
Planta anual com rebentos retos ramificados que podem atingir 150 cm de altura. Monarda possui lâminas foliares lanceoladas com borda serrilhada. As flores de dois lábios são pintadas em cores diferentes: roxo, amarelo claro, branco, vermelho. A flor é valorizada pelo seu aroma a limão, graças ao qual as suas inflorescências são adicionadas ao chá e utilizadas como tempero. A fruta é uma noz.
Monarda Lambada Híbrida
Esta variedade é considerada uma excelente planta de mel e é ativamente utilizada como cultura ornamental. Monarda hybrida foi criada artificialmente, por isso não é encontrada na natureza. Foi obtido pela primeira vez por criadores na Holanda. Sua principal característica é o forte aroma ácido de limão das folhas e caules da planta perene. Tem aparência semelhante à monarda de limão.
Ponto monarda
O segundo nome da planta é hortelã. Monarda atinge uma altura máxima de 80 cm e é cultivada ativamente não só pelas lindas flores perfumadas que formam pontas alongadas na extremidade do caule, mas também pelas brilhantes folhas de cor salmão que circundam as inflorescências. Acontece que tais folhas, com seu tamanho impressionante, ofuscam os botões. A duração da floração é de cerca de 50 dias.
Perene
As espécies perenes mais comuns de monarda incluem as seguintes.
Dupla Monarda Monarda didyma
Planta perene atingindo 1 metro. Monarda cresce nos prados dos grandes lagos, tem um poderoso sistema radicular, um caule forte e folhas opostas localizadas nele. O comprimento da folha é de 12 cm, a borda é pontiaguda para cima, tem borda recortada, é de cor verde e as estípulas distinguem-se por uma tonalidade vermelho-avermelhada. Monarda floresce lilás-violeta, formando uma inflorescência redonda com cerca de 5 cm de diâmetro.
Monarda fistulosa bergamota selvagem
O principal objetivo do cultivo da monarda tubular é preparar especiarias. O arbusto em si é de tamanho impressionante, atinge 1,2 metros de altura e possui sistema radicular fibroso. Durante muito tempo, os topos foram decorados com inflorescências capitadas de até 5 cm de diâmetro. As pétalas do botão têm uma tonalidade branca ou bordô.
Híbrido Monarda x híbrido
Planta herbácea perene, seccionada pela combinação de duas espécies comuns de Monarda Dvuchata e Duchata. Cultura despretensiosa de cuidar, não requer condições especiais de cultivo. As principais variedades de monarda híbrida incluem: Scarlett, Mahogany, Elsiz lavander, Lambada. Cada variedade difere na cor e na altura do arbusto.
Variedades populares
Os jardineiros identificam várias das variedades mais populares de monarda.
Mogno
Planta perene de raiz longa e até 150 cm de altura, uma das maiores flores entre todas as variedades de monarda, com caule grosso e forte e pequenas folhas verdes escuras. As inflorescências apresentam tonalidade vermelho-framboesa e agradável aroma de limão e menta. O diâmetro mínimo de uma inflorescência é de 7 cm.A floração da monarda começa em julho e agrada até a geada.
Citrodera Arlequim
Monarda compacta e baixa, com apenas 30-35 cm de altura. As flores são coletadas em uma inflorescência chamada sultão. Possui aroma refinado de bergamota e aparência apresentável. Esta variedade é muito procurada pelos jardineiros.
Panorama
Uma cultura perene com inflorescências capitadas delicadamente coloridas coroando o topo dos brotos tetraédricos. A altura do caule central pode variar de 60 a 80 cm, a inflorescência atinge 6 cm de diâmetro.No outono, a monarda complementa a paisagem com suas atraentes frutas e nozes exóticas.
Conto de Terry
Monarda perene resistente ao inverno com uma variedade de cores de inflorescência, variando do branco ao vinho escuro. Graças à variedade de tonalidades, a cultura foi chamada de Terry Fairy Tale. A altura da planta é de 60 a 80 cm e as flores, coletadas em inflorescências capitadas, localizam-se no topo dos brotos tetraédricos.
Renda Rosa
Monarda de baixo crescimento até 40 cm de altura e 45 cm de largura. As flores formam inflorescências grandes e exuberantes de tonalidade rosa-carmesim. As folhas são de cor verde escura e ligeiramente ásperas. A planta é perfumada, despretensiosa e resistente à geada.
Bérgamo
A variedade apresenta-se sob a forma de um pequeno arbusto com folhas recortadas de cor verde escura. Os botões são felpudos, por isso, segundo os jardineiros, lembram insetos multipatas. Cresce desde a segunda década de julho até as geadas. A vegetação dura até o final do outono. A folhagem da Monarda tem sabor de bergamota e por isso é adicionada ao chá.
Supremo
Uma variedade perene popular devido à presença de folhas dissecadas perfumadas e flores multicoloridas perfumadas. A floração vai de julho a setembro e cresce bem em qualquer solo. Usado para decorar áreas residenciais em plantações em grupo.
Diana
Monarda decorativa com agradável aroma de menta e limão, cresce em arbustos de até 45 cm de altura. Possui pedúnculos finos com 5 a 7 espirais de flores atraentes de vários tons, lembrando a aparência de um candelabro. Capaz de florescer abundantemente e por muito tempo, é resistente ao frio. A variedade é recomendada para plantios em grupo e individuais.
Renda Rosa (rosa)
Monarda de baixo crescimento até 40 cm de comprimento e um pouco mais de largura. Possui flores rosadas, coletadas em grandes e exuberantes inflorescências no topo do caule. O nome vem da cor das inflorescências. As folhas têm cor verde escura e cheiro agradável.
Monalisa
Monarda cresce selvagem na América do Norte e no México. Uma planta herbácea perene de rápido crescimento, que às vezes é erroneamente chamada de bergamota devido ao seu cheiro agradável e à semelhança botânica com esta planta.Monarda tem hastes finas e retorcidas, sobre as quais há inflorescências brancas, rosa ou roxas.
Cambridge escarlate (vermelho)
Planta híbrida perene com longo rizoma horizontal e caules eretos, ao longo dos quais os tricomas estão abundantemente localizados. A altura do caule varia de 80 a 100 cm e as folhas ovais, localizadas em frente, com até 12 cm de comprimento, são de cor verde claro. Inflorescências com 6 cm de diâmetro desenvolvem-se no topo do caule.
Cambridge escarlate
Perene com caule horizontal alongado. A altura do arbusto é de 80-100 cm e as folhas verdes claras estão localizadas frente a frente nos brotos.
Jacob Kline
A planta tem flores grandes de tonalidade vermelha brilhante e as brácteas são roxas escuras. O período de floração ocorre nos primeiros dez dias de julho - última semana de agosto. As folhas aromáticas são utilizadas para preparar chá. A altura máxima do rebento é de 120 cm.
prairinacht
Flor perene com caule tetraédrico de até 100-140 cm de altura, grandes flores roxas coletadas em inflorescências espiraladas, cujo diâmetro varia de 6 a 8 cm, florescendo do início de julho ao final de agosto. As partes aéreas da planta têm um cheiro ácido de limão e menta.
Pássaro dançando
A altura da colheita chega a 1,5 metros, distingue-se por um longo rizoma e rebentos retos ramificados. As folhas são ovais com borda dentada. Devido ao seu grande número, pequenas flores formam inflorescências exuberantes.
Branca de Neve (branca)
A variedade, que tem flores brancas como a neve, impressiona quando plantada sozinha e em combinação com outras plantas. Arbusto de baixo crescimento, compacto. Todas as partes moídas da flor apresentam um aroma característico agradável.
Tecnologia de cultivo de flores
O cultivo de flores a partir de sementes é feito de duas maneiras:
- semear em terreno aberto;
- usando mudas.
Após o plantio adequado e os devidos cuidados, a planta se desenvolverá perfeitamente, responderá com um crescimento vigoroso e uma floração exuberante.
As condições necessárias
Os requisitos básicos de uma planta no momento do plantio incluem a escolha do local certo, a presença de iluminação ideal, a composição nutricional do solo, um regime de temperatura favorável à cultura e um nível de umidade.
Ótima localização e iluminação
Escolha um local bem iluminado e sem correntes de ar. As variedades altas perdem suas propriedades decorativas com ventos fortes.
Também é possível plantar monarda em locais escuros, neste caso a duração da floração e a saturação da cor serão significativamente menores do que a dos representantes que crescem sob luz solar direta..
O local deve ser escolhido com antecedência e coberto com filme para que o solo embaixo aqueça e descongele. O solo precisa ser fertilizado com esterco, turfa e fertilizantes minerais à base de potássio e fósforo.
Composição necessária do solo
Recomenda-se escolher um local com solo neutro ou alcalino. A principal condição para a criação da monarda é o solo úmido e permeável.
Temperatura
A planta enraíza-se bem em regiões com clima quente e ameno.
Umidade necessária
A planta perene necessita de muita umidade, por isso a rega deve ser regular e oportuna, principalmente durante o período de floração.
Como semear monarda em terreno aberto
Ao semear monarda em campo aberto, vale estudar as características da planta e utilizar o conhecimento na prática.
Prazos
Se a monarda for plantada diretamente em terreno aberto, a época ideal para semear é abril.O método de mudas é realizado mais cedo, nomeadamente em fevereiro ou março, uma vez que a temperatura na estufa pode ser ajustada.
na primavera
Se a monarda for cultivada no sul, suas sementes podem ser plantadas diretamente no solo, em março, escolhendo um dia ensolarado e quente. O clima frio promoverá a estratificação natural das sementes. Os brotos aparecerão em abril e precisarão ser desbastados.
Antes do inverno
Não é recomendável plantar no inverno, pois devido às fortes geadas a monarda pode não criar raízes e morrer. Embora muitas pessoas semeem no outono, no final de outubro, quando não há risco de o material germinar em climas quentes. Prepare o canteiro com antecedência, depois faça sulcos, mantendo uma distância de 25 cm, semeie até 2,5 cm de profundidade, para obter mudas bonitas e fortes, colha na primavera.
Tecnologia de semeadura
Semear sementes de monarda é uma atividade para jardineiros esforçados, pois a taxa de germinação do material de plantio é bastante baixa e às vezes as sementes não mantêm suas propriedades maternas.
Deve-se levar em consideração que na semeadura no outono as flores brotam muito lentamente.
Escolha o dia certo para o plantio, nomeadamente seco e ensolarado. A profundidade dos furos não deve ultrapassar 2,5 cm, a superfície dos canteiros escavados deve ser coberta com areia. Após o plantio, umedeça o canteiro. Ao notar os primeiros brotos, desbaste os canteiros, retirando os exemplares mais fracos e as ervas daninhas. Com os devidos cuidados, a floração ocorrerá somente no ano que vem.
Nuances do cultivo de plantas, desde sementes até mudas em casa
O plantio de sementes para mudas em casa é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Plante as sementes em recipientes separados com substrato solto, é aconselhável comprar solo especialmente desenvolvido para esse fim em uma floricultura.
- Aprofunde as sementes em pelo menos 2 cm.
- Cubra o recipiente com um saco plástico ou simplesmente coloque os recipientes em uma estufa.
- A germinação não demorará muito e começará no 20º dia após o plantio. Quando as mudas tiverem 4 folhas verdadeiras, colha e plante cada espécime em um recipiente separado.
É importante notar que a monarda se desenvolve bem lentamente, mas depois que a planta ficar mais forte, o crescimento continuará de forma mais intensa.
Organizamos atendimento competente para monarda
Se o plantio foi feito de acordo com todas as normas, a perene poderá se desenvolver de forma rápida e eficiente no futuro, sem quaisquer perturbações. O crescimento e desenvolvimento da flor no futuro dependerão da correção e regularidade dos cuidados com a colheita.
Rega
No outono e na primavera, a monarda não precisa de muita umidade, mas no verão precisa ser regada com mais frequência. No calor extremo e na ausência de chuva, recomenda-se regar diariamente. A falta de umidade torna a planta vulnerável a doenças como o oídio, que é muito difícil de ser enfrentada até mesmo por um jardineiro experiente.
Cobertura
Como qualquer outra planta com flores, a monarda precisa de alimentação oportuna. Durante o período vegetativo, a fertilização deve ser feita pelo menos 2 vezes por mês. Na primavera, aplique fertilizantes minerais em 2 abordagens, uma vez a cada 2 semanas. No final do verão, dê preferência aos fertilizantes potássio-fósforo, pois têm efeito positivo na formação das flores e fortalecem o sistema radicular. O potássio ajudará Monarda a se preparar para o frio.
Recomenda-se também a realização de alimentação foliar. Para isso, utiliza-se uma composição mineral diluída em baixa concentração. Em caso de seca prolongada, use a solução estimulante Epin.
Cobertura morta e afrouxamento do solo
É necessário aplicar cobertura morta e afrouxar os canteiros para que, após a rega, o solo retenha a umidade por mais tempo. Para cobertura morta, use húmus ou turfa. Essas substâncias são capazes de proteger o solo da evaporação da água e saturar o substrato. Não é recomendado o uso de serragem ou agulhas de pinheiro, pois acidificam fortemente o solo e tornam extremas as condições de cultivo perene. O afrouxamento enriquecerá o solo com oxigênio, melhorará as trocas gasosas e a fotossíntese da planta.
Preciso cortar a flor?
A época da poda, bem como a sua necessidade, é determinada em função da variedade da monarda. Na maioria dos casos, você ainda não consegue viver sem ele. Apare as inflorescências no outono, quando começarem a secar.
Possíveis doenças e pragas: controle e prevenção
Monarda é uma planta bastante resistente, mas ainda precisa de prevenção. Para evitar danos à cultura por fungos, é necessário criar um cronograma de irrigação. Isso ajudará Monarda a esquecer para sempre o oídio.
A planta perene também pode pegar mosaico de tabaco, ferrugem e gorgulho. Para prevenção, cuide adequadamente da planta e escolha com antecedência o local de cultivo preferido.
Preparando-se para o inverno
O inverno geralmente ocorre sem complicações. Para preparar a planta para este período, é necessário aparar a colheita, aplicar cobertura morta, cobrir as raízes com ramos de abeto, borrifando-as levemente com terra.
A planta perene é resistente à geada e não precisa de abrigo durante o inverno, pois pode suportar temperaturas tão baixas quanto -25 graus..
Transferir
Monarda pode sobreviver em um lugar por cerca de 4 anos. Depois precisa ser transplantado para um novo local de crescimento. Na hora de replantar vale dividir o arbusto.
Métodos de reprodução
Monarda se reproduz tanto generativamente quanto vegetativamente. O método de divisão do arbusto ou estaca é o mais utilizado, pois a porcentagem de germinação das sementes não é elevada, ao contrário de outros métodos.
Dividindo o mato
O arbusto é dividido depois que a monarda perene completa três anos. O procedimento é realizado 2 vezes por ano:
- no meio da primavera, quando o solo aquece adequadamente;
- no início do outono, quando o solo ainda não congelou.
Primeiro você precisa remover cuidadosamente as raízes do solo e dividi-las em várias partes. Envie novos arbustos de monarda para o canteiro na mesma profundidade. A divisão pode ser feita em dois anos, quando o mato já tiver crescido muito.
Estacas
Para implementar este método, selecione pelo menos 7 estacas de monarda medindo 0,1 m, é melhor usar brotos de um arbusto grande que já cresceu bastante, mas ainda não atingiu a fase de floração.
Apare todas as folhas da parte inferior da estaca e apare um pouco a parte superior. Plante o material preparado em uma caixa espaçosa cheia de substrato e fertilize com minerais. Você também pode simplesmente colocar as mudas em um recipiente com água. Após 3 semanas, você pode notar que o sistema radicular já está formado. Durante este período, a planta deve ser movida para terreno aberto.
Sementes
Comece a coletar sementes de monarda no final de setembro ou agosto, cada variedade tem seu tempo de maturação. Você não deve permitir a auto-semeadura; você precisa coletar as vagens a tempo.
Nem toda planta, especialmente as híbridas, tem a capacidade de polinizar. As sementes são plantadas em recipientes especiais. A temperatura ideal para germinação das mudas é de 20 graus.O crescimento é bastante lento e pode demorar algum tempo, mas no futuro irá acelerar significativamente. Após o início da fase 4 das folhas verdadeiras, colha. Quando as mudas de monarda estiverem fortes o suficiente, elas podem ser transplantadas para terreno aberto. A principal desvantagem desse método é que a monarda não floresce nem no segundo ano de desenvolvimento.
Monarda é uma planta ornamental muito apreciada pelos jardineiros por sua atratividade e despretensão. Até um iniciante pode plantar e cuidar desta flor requintada, mas primeiro ele deve aprender as regras para plantar e cuidar de uma planta perene.