Os amantes das flores não esquecem os ásteres que lhes são caros. Agora novas variedades complementam sua coleção. Os criadores melhoraram as características: resistência à geada, resistência a doenças, pragas - este é o áster de jardim chinês. A gama de cores cativa e fascina até quem é indiferente às cores. Um arbusto pode ter 40 ou mais hastes de flores com tonalidades diferentes. Isso torna o arbusto majestoso e insuperável.
- Descrição e características do áster chinês
- Variedades populares
- Serenata
- O Dragão
- Balun
- Princesa
- fechadura antiga
- Pompons
- Reprodução de ásteres chineses
- Cultivo de flores
- Datas de desembarque
- Preparação de sementes
- Plantar sementes para mudas e cuidar delas
- Transplante de flores para terreno aberto
- Processo de cuidado
- Alimentação e rega
- Afrouxamento e cobertura morta
- Preparando-se para o inverno
- Várias doenças e pragas
- Possíveis erros durante o cultivo
Descrição e características do áster chinês
O áster chinês tem um sistema radicular poderoso, mas não é profundo. A localização superficial da raiz permite separar sem dor algumas das flores para propagação e corte. O arbusto pode ser extenso e ter formato piramidal.
A abundância de cores não pertence ao áster chinês - são variedades diferentes. Entre eles não estão apenas os tons usuais: branco, vermelho, amarelo, mas também cores como azul, roxo, lilás. Isso é raro para outras cores.
Existem exemplares com dupla cor, quando uma tonalidade fica no centro, outra tonalidade margeia ou a flor é cortada em partes por tonalidades.
As inflorescências podem ser esféricas, de formato redondo e achatado. Diâmetro – miniatura, médio, grande. O crescimento do arbusto varia de 20 a 90 centímetros. Eles são cultivados anualmente e bienais por sementes ou mudas. O áster chinês cria raízes em qualquer região.
Variedades populares
O áster chinês tem muitas variedades. Convencionalmente, eles podem ser divididos por altura (em centímetros):
- anão – 20;
- curto - 40;
- estatura média – 65;
- gigante – 90.
De acordo com o formato do arbusto:
- espalhando;
- piramidal;
- colunar;
- largo e denso;
- oval.
E também pela época de floração, pela estrutura do arbusto, pelo tamanho das inflorescências. Uma variedade popular é a mistura de variedades cortadas. O arbusto é colunar, com até 70 centímetros de altura. As flores são grandes, duplas, de vários tons.
Serenata
Os criadores japoneses desenvolveram a variedade Astra Serenada da série Matsumoto. Cresça anualmente. A cada nova safra, um local de plantio diferente é escolhido para evitar a doença fusarium. A planta adora áreas ensolaradas.
A serenata cresce como um arbusto, com muitas inflorescências em cada haste.As flores são semiduplas, com 3 centímetros de diâmetro, erguendo-se em pedúnculos altos. A gama de cores varia do branco ao bordô, há exemplares azuis. Quando cortados, não perdem a aparência original por 2 semanas.
O Dragão
O alto arbusto piramidal surpreende pela sua grandiosidade. No caule existem grandes bolas com pétalas de junco onduladas. Externamente, a variedade Dragon é semelhante aos crisântemos de jardim. Flores brilhantes com tons de arco-íris.
Balun
A variedade Balun forma um arbusto em forma de pirâmide. A planta se estende até 60 centímetros. Incríveis inflorescências esféricas grandes de até 15 centímetros de diâmetro. Flores duplas. As pétalas se ajustam tão firmemente umas às outras que a chuva não entra. Até 7 hastes de flores aparecem em cada arbusto.
Princesa
A variedade Princess cresce como um extenso arbusto. Altura – 75 centímetros. O diâmetro das flores varia de 9 a 13 centímetros. As pétalas são tubulares, reunidas em bolas. Tons de cores pastéis enfatizam a imagem delicada da planta.
fechadura antiga
Um arbusto muito pequeno em forma de pirâmide, com 70 centímetros de altura. Surpreende com seus muitos talos de flores - até 40 peças. Inflorescências de tons delicados: azul, rosa, lilás, leitoso. O diâmetro das bolas é de 10 centímetros. As pétalas se curvam para dentro.
Pompons
A forma do arbusto é colunar. Altura – 60 centímetros. Variedade pompom com inflorescências redondas e achatadas. As flores têm até 8 centímetros de diâmetro, espalhadas pelo arbusto no valor de 30 peças. A incrível coloração dos botões irá decorar qualquer canteiro ou jardim de flores. Eles ficam lindos quando cortados. Mantém o cheiro e a aparência por 2 semanas.
Reprodução de ásteres chineses
As flores são cultivadas por sementes e mudas. O método mais simples é por meio de arbustos. Para fazer isso, desenterre a raiz e separe parte do arbusto.Transplantado para outro lugar.
Cultivo de flores
As sementes são plantadas em terreno aberto em três etapas. Mas as flores aparecerão apenas 3 meses após a germinação. A propagação por mudas irá acelerar a floração. Após 1,5 meses, os botões se abrirão.
Datas de desembarque
O material de plantio é semeado em terreno aberto depois que o solo aquece e não há previsão de geadas. Na Rússia Central, este período cai em abril e maio.
A semeadura no solo também é realizada no final do outono - depois de 15 de novembro, então você pode semear de dezembro a fevereiro. O solo e os sulcos são preparados com antecedência. A semeadura das mudas em casa começa no início de março.
Preparação de sementes
O material de plantio perde sua viabilidade em 50% após 2 anos. É melhor escolher sementes frescas da coleção mais recente. Selecione o local de plantio com antecedência para saber qual altura esperar. Se for plantado um canteiro de flores, cores harmoniosas são importantes.
As sementes são preparadas de duas maneiras:
- Germinação. Prepare uma solução fraca de permanganato de potássio, molhe um guardanapo e embrulhe as sementes. Em uma semana, os brotos aparecerão. Umedeça periodicamente o guardanapo para que as sementes não sequem.
- Absorver. O material de plantio é mergulhado na mesma solução por um dia.
O permanganato de potássio protege as flores de doenças infecciosas.
Plantar sementes para mudas e cuidar delas
Você pode semear material de plantio em vasos e recipientes de turfa. Se for utilizada a segunda opção, será necessário um mergulho. O solo para mudas é escolhido para ser nutritivo: solo gramado, areia 3:1. Vermiculita é adicionada para respirabilidade. O solo preparado de forma independente é desinfetado.
As sementes são semeadas até 1 centímetro de profundidade e cobertas com uma camada de areia. Derrame bastante terra e cubra o recipiente com filme.As mudas são mantidas a uma temperatura de 23 graus. Após 7 a 10 dias, os brotos aparecerão.
O abrigo é retirado, a temperatura do ar é reduzida em 5 graus. A rega repetida é realizada após a germinação das sementes. Fornecer iluminação às mudas - 12 horas. Se as sementes forem plantadas em caixas, se houver 2 folhas, colha-as.
Após 10 dias, fertilize com microfertilizantes complexos. Quando 4 folhas forem formadas, fertilize novamente. Antes do plantio em terreno aberto, as mudas são endurecidas. Comece com 30 minutos, aumente gradativamente o tempo.
Transplante de flores para terreno aberto
No início de junho, as mudas são enviadas para campo aberto.
- Prepare o solo com antecedência.
- No outono, eles cavam o solo com uma pá e adicionam húmus.
- Na primavera, o solo é cultivado e são adicionados fertilizantes minerais.
- O áster chinês prefere solo neutro. Faça um teste e ajuste a reação do solo.
- Prepare os buracos e regue-os abundantemente.
Plante xícaras de turfa nos buracos e pressione com terra. Ao mesmo tempo, eles aprofundam 2 centímetros abaixo do vidro; mudas crescidas são aprofundadas em 5.
Processo de cuidado
Após o plantio em terreno aberto, a planta necessita de: regar, afrouxar, fertilizar. Bem como o combate a ervas daninhas, doenças e pragas.
Alimentação e rega
Nos verões secos, a rega é feita abundantemente, mas raramente. 3 baldes de água são despejados por metro quadrado. Os fertilizantes minerais são adicionados à primeira fertilização após o plantio. A segunda alimentação é feita com fertilizantes potássio-fósforo durante o período de floração ativa.
Afrouxamento e cobertura morta
Após cada rega, quando o solo seca, o solo fica solto. Como o sistema radicular está próximo à superfície, o afrouxamento não deve ser feito a uma profundidade superior a 5 centímetros. Remova ervas daninhas.Para reter a umidade e evitar o crescimento de ervas daninhas, o solo é coberto com cobertura morta.
Preparando-se para o inverno
O áster chinês suporta o inverno sem abrigo. Nas regiões Norte, onde as geadas ultrapassam os 40 graus, ainda vale a pena tomar precauções. O arbusto é aparado e coberto com folhas e húmus. Turfa envelhecida é usada.
Várias doenças e pragas
Aster pode ser infectado com fusarium. Para evitar que isso aconteça, alguns requisitos de tecnologia agrícola devem ser atendidos:
- mudar o local de plantio todos os anos;
- não use composto, substitua por húmus;
- dar livre acesso ao ar aos arbustos - no momento do plantio leve em consideração a variedade em termos de crescimento e mato;
- não encha o solo.
Se a doença atacar, eles se livram do arbusto e o queimam. Lesmas e pulgões podem atacar o áster. Você pode prevenir a invasão de pulgões com antecedência - as mudas são tratadas com Clorofos para fins preventivos. O metaldeído é usado no combate a lesmas.
Possíveis erros durante o cultivo
Os floricultores prudentes cobrem suas flores com ramos de abeto para o inverno. Pode ser bom para outras plantas. Mas os ásteres, devido à presença de árvores coníferas nas proximidades, podem desenvolver ferrugem.
Aster prefere solo com reação neutra. Não se apresse em plantar mudas em qualquer solo. Pegue um pedaço de terra e divida-o em 2 partes. Despeje vinagre por cima, se houver reação e aparecerem bolhas - a terra é o que você precisa - neutra; não - azedo. Se o solo for ácido, é necessário adicionar farinha de dolomita ou cal.