Uma das flores mais comuns e exigentes que nossos jardineiros tanto amam é o áster anual. É incrível quantas variedades existem. As variedades diferem em forma, tamanho da flor e incrível gama de cores. E a principal característica do Callistephus é a sua total despretensão, que permite até a um iniciante cultivar um jardim de flores.
- Descrição e características dos ásteres anuais
- Variedades de flores
- Ramalhete
- Duquesa
- Corte de arbusto
- Agulha
- Em forma de peônia
- Em forma de rosa
- Garra
- Crisântemo
- Venechnaia
- Globular
- Recursos de pouso
- Método de muda
- Método sem sementes
- Cuidados com áster
- Rega
- Fertilizante
- Afrouxamento e cobertura morta
- Cuidando dos ásteres após a floração
- Doenças e métodos de tratamento
- Pragas e métodos de sua destruição
- Possíveis dificuldades ao cultivar ásteres
Descrição e características dos ásteres anuais
Os ásteres anuais têm vantagens características que os distinguem das flores perenes e outras flores semelhantes:
- grande variedade;
- não é exigente quanto às condições do solo;
- a planta atinge rapidamente a fase de floração;
- não há necessidade de cuidados na hora de formar um arbusto;
- a floração dura muito tempo, até 50 dias;
- sobrevive a geadas de curto prazo.
Variedades de flores
Agora existem cerca de 40 grupos de ásteres anuais e mais de quatro mil variedades. As plantas são geralmente classificadas de acordo com:
- crescimento de arbusto;
- na disposição das inflorescências;
- de acordo com a finalidade do cultivo.
Importante! Antes de comprar sementes, é sempre recomendável certificar-se de que a variedade especificada corresponde ao conteúdo. Portanto, você deve comprar sementes e mudas apenas de vendedores de confiança.
Ramalhete
Como o nome sugere, o bouquet aster é cultivado para fazer buquês coloridos. É de altura média e floração abundante. Recomenda-se semear as sementes no final de março e, assim que aparecerem os primeiros brotos, podem ser plantadas em campo aberto no padrão 5x5. As mudas podem ser movidas para o canteiro já em meados de maio ou junho.
Duquesa
Áster anual de baixo crescimento, excelente para reprodução em casa. A altura média do arbusto chega a 30 centímetros, a circunferência das flores é de 7 a 12. As flores costumam ser cultivadas em parapeitos de janelas, em vasos e recipientes. A planta é resistente a geadas curtas e floresce até geadas fortes e estáveis.
Corte de arbusto
O áster cortado, ao contrário, tem grande crescimento, até 75 centímetros, e flores pequenas (não mais que 5 centímetros). O arbusto Cut Aster floresce por um tempo surpreendentemente longo - de junho a setembro.Cultivado em terreno aberto. Aster é resistente às mudanças climáticas e a várias doenças. Eles são cultivados exclusivamente por meio de mudas.
Agulha
Agulha Áster é uma planta alta com enormes inflorescências duplas. A planta floresce tarde, o período vai de meados de agosto até fortes geadas. E a vida útil de uma flor cortada é de 2 a 3 semanas. Ao cuidar, é necessário fornecer uma certa quantidade de luz solar e eliminar completamente a estagnação da umidade no solo.
Em forma de peônia
O incrivelmente belo áster em forma de peônia tem um arbusto estável que lembra um cone (grosso na parte inferior, mais fino na parte superior). As flores são grandes - até 10 centímetros, têm formato esférico. Ela floresce por pouco tempo - de meados de agosto ao final de setembro. Recomenda-se o plantio pelo método de mudas.
Em forma de rosa
O áster em forma de rosa distingue-se por uma agradável inflorescência rosada e pela altura dos arbustos (60-70 centímetros). O formato da bucha é estável, em forma de cone. Inflorescências por planta - até 25 peças. A representante mais popular da variedade é Lady Coral. Mantém um aspecto decorativo em quaisquer condições climáticas.
Garra
O clássico áster de tamanho médio é popular na Ásia Central. Ótimo para canteiros urbanos e canteiros de flores. Agrada aos olhos já a partir de julho com sua folhagem densa e inflorescências de raios espalhadas. Possui muitas variedades: Rei do Fogo, Chinchila, Jóia, Carmelita.
Crisântemo
Uma característica desta variedade de áster são flores grandes com pétalas largas e pontiagudas. Durante a floração, a planta pode ser facilmente confundida com um crisântemo, mas os arbustos de tamanho médio (até 60 centímetros) e o incrível brilho das flores tornam impossível cometer erros. A planta se distingue por múltiplas cores e longa vida útil.
Venechnaia
A variedade alta de áster anual é uma variedade de floração precoce. As inflorescências são duplas, compactadas, com muitas pétalas tubulares. A variedade é frequentemente usada para decorar canteiros de flores e chalés de verão.
Globular
Aster Globular é o mais espetacular de todos os arbustos. A planta é de tamanho médio, com inflorescências pequenas e brilhantes. As flores cobrem completamente o tronco e formam uma cúpula incrível. O Globular Aster não é usado em buquês, mas no local a planta fica elegante.
Recursos de pouso
Para o áster anual, como para qualquer outra planta, o papel mais importante é desempenhado pelo solo para o plantio. Por isso, os especialistas recomendam preparar o solo no outono: desenterrar, umedecer e saturar com fertilizantes. Existem duas maneiras de plantar um áster: mudas e não mudas.
Método de muda
O método da muda envolve o plantio em caixas especiais, e somente após o aparecimento das primeiras folhas a planta pode ser plantada em campo aberto. O método das mudas oferece proteção contra possíveis mudanças nas condições climáticas e permite o cuidado adequado e oportuno.
Método sem sementes
As sementes também podem ser plantadas em terreno aberto durante o inverno, mas isso é arriscado. Enquanto as sementes estiverem no solo, elas não correm perigo, mas as plantas germinadas podem congelar. Após o aparecimento da segunda folha mais forte, recomenda-se desbastar a distância de 15 centímetros entre os arbustos.
Cuidados com áster
Os ásteres anuais são plantas extremamente despretensiosas, por isso não requerem cuidados especiais. É necessário fornecer inicialmente solo fértil e rega oportuna. Às vezes é recomendável remover ervas daninhas dos canteiros para melhorar o aspecto estético. E se você alimentar as plantas 1 a 2 vezes, as inflorescências serão maiores e os caules ficarão mais estáveis.
Rega
O excesso de água é prejudicial ao áster anual, portanto a rega deve ser moderada. Não existe um regime de irrigação padrão para a planta, ele é calculado com base na absorção do solo.
Importante! Não se deve permitir que a água fique estagnada no solo - estas são as melhores condições para o aparecimento de podridão.
Fertilizante
Ao usar fertilizantes para ásteres anuais, recomenda-se proceder de acordo com o seguinte esquema:
- 2,5 semanas após o plantio das mudas no solo, é necessário fertilizar as plantas com um conjunto padrão de fertilizantes minerais. A quantidade é calculada da seguinte forma: 50 gramas por metro quadrado.
- No estágio inicial de aparecimento dos botões, você pode adicionar uma porção adicional de fertilizantes contendo potássio e fósforo.
Afrouxamento e cobertura morta
Importante! A formação de uma crosta endurecida de solo nas raízes de Callistephus deve ser evitada. Para isso, recomenda-se recorrer ao afrouxamento e posterior cobertura morta.
No entanto, não enterre profundamente as raízes. Além disso, durante este procedimento, você pode remover facilmente ervas daninhas desnecessárias.
Cuidando dos ásteres após a floração
Como os ásteres são anuais, não se pode contar com a longa vida útil de uma flor, mas muitas pessoas cultivam suas próprias sementes. Para isso, não é recomendável se desfazer das inflorescências, mas sim esperar o aparecimento das sementes. Recolha-os e só depois livre-se dos arbustos. É importante capturar o sistema radicular para que não interfira no próximo ano.
Doenças e métodos de tratamento
Doenças que freqüentemente afetam ásteres anuais:
- Murcha de Fusarium.
- Requeima.
- Ferrugem.
- Mancha.
- Podridão parda.
Muitos jardineiros consideram que é mais fácil destruir plantas infectadas e plantar novas do que tratá-las. No entanto, os sintomas aparecem quando há excesso de nitrogênio ou umidade no solo.Muitas vezes, uma diminuição nos indicadores é suficiente para uma recuperação completa.
Pragas e métodos de sua destruição
As principais pragas do áster anual são:
- lesma de preparo do solo;
- tesourinha comum;
- traça do girassol;
- centavos babando;
- inseto do prado
Tratamentos especiais, escavação básica e tratamento das bordas com cal ajudam com sucesso no controle de pragas.
Possíveis dificuldades ao cultivar ásteres
Os ásteres anuais são despretensiosos e não causam dificuldades adicionais aos jardineiros. No entanto, por vezes pode ser difícil escolher o modo de rega. Se o canteiro for muito negligenciado, também será difícil se livrar das ervas daninhas e do excesso de brotos de plantas. Mas a beleza do jardim vale a pena.